Óleo: o reforço da Marinha para “o pior por vir” ou o “não se sabe”

O presidente disse que tinha um “anúncio de que o pior está por vir”. O ministro da Defesa disse que é “impossível saber” quanto óleo há no mar.

Como nossas autoridades estão perdidas ou, pior, são insinceras, resta olhar o que está sendo feito para tentar entender quais são os riscos que nossas praias e a população costeira estão sujeitas.

A Marinha enviou seus dois maiores navios para o Nordeste, o porta-helicópteros Atlântico e navio doca Bahia, além de mais 600 fuzileiros navais, uma fragata e outra embarcação não identificada ainda.

O uso de um porta helicóptero – que você vê ai em cima quando ainda era o inglês HMS Ocean -, com capacidade de servir de base flutuante para até 17 aeronaves, sugere que se ordenou uma ampliação das buscas por sinais de óleo ainda distante da costa, aumentando o alcance e reduzindo o tempo de deslocamento em vôo para áreas mais distantes do litoral, de onde operam os aparelhos usados neste momento.

O Bahia, comprado à França, tem vários propósitos, desde o transporte de tropas até a docagem de veículos anfíbios. Mas o que provoca sobressaltos é que ele é também um navio-hospital, capacitado para atuar em situações de calamidade pública, segundo a própria Marinha. Vai ficar atracado no porto de Suape, isto é, não vai ser empregado em missões de busca.

Cresce a impressão de que, se nos primeiros dias do desastre não se sabia de nada, agora sabe-se e não se diz.

E que tudo demorou, inexplicavelmente.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. Os militares brasileiros são certamente os mais panacas de toda a Humanidade ,em todos os tempos. E ainda são corruptos e só pensam em política, completamente em desacordo com suas funções constitucionais.
    Quando mais precisamos deles , o que quase nunca ocorre, é justamente quando sua burrice cataclísmica sobressai ainda mais obesa e sua incompetência mais explícita.

  2. Caro Fernando Brito, você acha que tanto petróleo pode ter vazada pelo convés sem ser notado?

    1. Eu tenho minha opinião…Estourou um campo do pre-sal…Que estavam roubando petróleo…Simples…

  3. Crime Ambiental ou Terrorismo de Estado ??

    Essa é a pergunta a ser feita e esclarecida…..FORA BOLSONARO !!! CADEIA NA MILÍCIA !!!

    Lembrei que o Ciro , em uma entrevista, disse que ainda defenderíamos a Globo…..taí ….premonição.

  4. O militares da marinha estão preocupados em contar a propina, indicar contas para depósitos, programar férias.
    Não se incomodaram com a perda dos submarinos nucleares, a prisão do Almirante Othon, vão se preocupar com alguns galões de óleo no mar!

  5. Esse porta helicópteros não é o mesmo que foi usado esses dias no programa Mastechef da Band? O mar emporcalhado de óleo e essa geringonça fazendo marketing barato da marinha? Alguém sabe quando foi gravado o programa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *