O roteiro para um filme de ficção que será um documentário

O dia foi salpicado de manifestações ridículas da direita – e não só a bolsonarista – contra o sucesso do documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, indicado ao Oscar em sua categoria.

E a primeira razão para que sejam ridículas é obvia: provavelmente não o assistiram, por conta de seu ódio ideológico.

Mas a crítica que fazem é mais estranha ainda: a de que o filme, mesmo sendo todo guiado e fotografado com imagens reais, seria “ficção”.

Não admitem, claro, que a “ficção” foi o processo de deposição de uma presidente eleita sem que tenha cometido crime de responsabilidade.

Ou o que se passou no Brasil não foi um “House of Cards” ao reverso?

O candidato derrotado que não se conforma com o insucesso eleitoral, desde o primeiro minuto.

Um corrupto messiânico que reúne a maioria fisiológica do parlamento.

Um juiz tornado onipotente pela mídia ao ponto e fazer tremerem os joelhos da Suprema Corte.

Um extremista respaldado por militares surgindo como “azarão” e atropelando todas as estruturas políticas do país.

Um atentado, nunca explicado, que o atinge e o transforma em mártir.

E ele vai buscar o juiz divino para ser seu xerife.

E reúne um bando de fâmulos, ignorantes, estapafúrdios, sob a batuta de um charlatão que bafora cachimbos e empunha rifles na Virgínia.

Tudo com um ex-policial que coleta propinas e lava dinheiro para a primeira-dama.

Desculpem, mas o roteiro de um filme de ficção, se a talentosa Petra Costa – não, a Academia de Hollywood não escolheu o seu filme por “petismo”, mas por técnica e criatividade – quiser, o argumento está prontinho.

Pena que será outro documentário.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Ainda tenho esperanças que esse documentário de terror tenha no futuro um final feliz, com a vitória da DEMOCRACIA e a condenação dos bandidos, se não pela justiça, pela HISTÓRIA,

  2. Haverá mais dezenas de “Democracia em Vertigem” e será pouco diante da grotesca cretinice do golpe.
    Na verdade assistimos ao vivo uma série horrorosa derivada do golpe. Assutados e de cabelo em pé.
    Enredo, horror, desgraça, traições selvagem fardadas e supremas, etc, etc.
    E um país em desgraça como “the end”.

  3. Acabo de ler em um jornal do meu estado o RS um colunista dizendo que torce pro Brasil não ganhar o Oscar porque o filme não seria um documentário mas sim uma propaganda pró pt.

  4. Comecei ver o filme meses atrás. Contraditoriamente o realismo, as cenas chocantes dos minios na rua, a acertada escolha do ponto se partida, a seleção de cenas e muito especialmente a força da narrativa fez eu parar no meio. A dor foi muito forte e foi uma dor que só é possível sentir quando a história e bem contada… agora é obrigatório engolir o choro e retornar a empreitada!
    Que a arte nos ajude a reencontrar o caminho!!!!

  5. O planeta é esférico e possui vida inteligente. Ficção é pensar que seja chato e habitado por bestas.

  6. Dessa vez o Aroeira “zerou” na charge. E logo no começo do ano, vai pro Oscar do ano que vem.

  7. O que deixa a escumalha furiosa é que essa é a versão filme da celebre fotografia com os milicos escondendo o rosto durante o julgamento de Dilma, esconderam-se por que sabiam estar do lado errado da historia, o mesmo sentimento abate esses crápulas…. estão eternizados como golpistas, fato sacramentado pela aceitação do filme e sua consagração, independente de ser laureado com o Oscar…..o filme os mostra em todo o seu esplendor golpista, sabujo, cretino, hipócrita……e o fazem com as próprias palavras…..

  8. Infortunadamente,o Brasil,não acabou,nasceu morto.Se alguém ler o que afirmo,procure na memória,algum tempo bom.

    1. Se não tão bom pelo menos de esperança: os anos de Lula e Dilma na Presidência desta República fictícia.

  9. “”A Ancine [Agência Nacional do Cinema] censurou o filme. É uma censura diferente, que usa instrumentos burocráticos para dificultar produções das quais o governo discorda. Não tenho a menor dúvida de que ‘Marighella’ não estreou ainda por uma questão política.” … – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2020/01/14/marighella-nao-e-caso-isolado-cultura-esta-sob-censura-diz-wagner-moura.htm?cmpid=copiaecola

  10. Pelas mesmas razões que Lula não podia ser agraciado com o Nobel da Paz, será difícil que este documentário seja premiado com o Oscar. Todavia, a divulgação em escala mundial do que foi o golpe é válida e faz os responsáveis por ele serem execrados no mundo todo.

  11. O filme sobre a Dima e o golpe foi indicado ao OSCAR, já o Bolsonaro, vai ser indicado ao BOSTA!!!

  12. Mas, com o prometido apoio dos EUA ao ingresso do Brasil na OCDE, nos tornamos desenvolvidos num passe de mágica. Zás-trás, mesmo que as contas não fechem, que não se tenha emprego, nem aposentadoria, nem educação nem saúde públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *