Bolsonaro vai buscar no Exército a legitimidade que se foi

Um dia, talvez, me perguntem o que eu fazia enquanto Brasil vivia um golpe autoritário, essencialmente militar e eu tenha de dizer que estava lavando louça, varrendo a sala e passando pano no banheiro.

É estranho, porque estão se passando sob nossos olhos golpe e contragolpe, em absoluta ausência, por conta da pandemia, do pronunciamento popular.

A viagem do Presidente, em meio a um drama nacional, para assistir a posse do general Valério Stumpf Trindade no Comando Militar do Sul – uma das maiores unidade do Exército – para dar sua presença pessoal ao que seria um ato de rotina das Forças Armada tem um óbvia leitura.

Bolsonaro força, sem reação visível, a proximidade com os comandos militares, cada vez mais vezes comprometidos com a sua atuação.

Ao mesmo tempo, ante a omissão das instâncias políticas do Parlamento, que parece acreditar na inércia quando o movimento está evidentemente em marcha, cabe ao Supremo , fraco como é , comandar a reação.

A decisão de Celso de Mello em reduzir a cinco dias o prazo para a oitiva de Sérgio Moro sobre as acusações que fez ao Presidente, é sinal evidente de que o Supremo conta com uma reação rápida a Bolsonaro.

É talvez , a agonia de quem se vê como algo de um avanço ilegítimo e que sabe que tem de agir rápido, depois de todas as omissões que nos levaram a esse ponto.

O Supremo parece estar correndo atrás do que deixou ser perdido, a sua autoridade e da defesa da Constituição, as quais se deixou perder para Sérgio Moro, onde vai tentar buscar agora, a defesa contra a serpente que eclode do ovo que a gerou.

 

&

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. Perfeito ! Foi uma viagem escandalosanente golpista. Só discordo de que a pandemia seja o motivo do imobilismo popular. Os brasileiros estão em estado de catalepsia política.

  2. A forma que o poder entrou na família Bolsonaro criou sérios traumas psíquicos e comportamentais. Um pai indica um filho (Carlos) com 17 anos para ser candidato a vereador contra a mãe. O filho mais velho (Flávio) não aceita e o Carlos sendo menor de idade é induzido pelo pai a assumir esse nefasto papel. Tal acontecimento criou um profundo dano emocional na família com repercussões em depressão, obsessão, medo, fobia, pânico…Hoje Bolsonaro é refém dos filhos e principalmente do Carlos. Impossível civilizar Bolsonaro e família, são todos descompensados.

  3. Difícil acreditar que tenha sido do remansoso Celso de Mello a iniciativa de reduzir para cinco dias o prazo para o bandido Sergio Moro depor (antes era 60 dias). Bem mais provável é que o criminoso Sergio Moro tenha pedido a antecipação, o que conflui para seu papinho de hoje de que tem medo de sofrer atentado, além de se queixar de dossiês contra sua mulher.

    Juntando as coisas, não se duvide que o criminoso Sergio Moro esteja a ponto de fugir para o Tazuni, ao encontro dos seus patrões, que lhe pagaram para destruir o Brasil. Assim, tendo as costas quentes – tio Sam garante -, o canalha Sergio Moro escapará de responder pelos seus crimes por aqui. E, pior ainda, a continuar a destruição do Brasil e a escravização e o genocídio do seu povo, pode até voltar como governador-geral da nova colônia Brazil, sob a proteção da quarta frota estadunidense e dos seus capangas militares lesa-pátria, que temos aos milhares por aqui, loucos por um punhado de dólares, como Amaury Kruel em 1964

    Seria bom que aqueles que podem fazê-lo, desde já tomem as iniciativas acauteladoras para evitar que o criminoso Sergio Moro fuja do país e responda aqui por seus crimes.

    – – – – – – – – – – – –
    PS: Em O Globo [1], é dito que a diminuição do prazo foi determinada a pedido de três parlamentares: o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e os deputados Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES). Os 3 são aliados do lavajateirismo e podem ter agido a mando do criminoso Moro, para escondê-lo e manter as aparências.

    [1] https://translate.googleusercontent.com/translate_c?anno=2&depth=1&pto=aue&rurl=translate.google.com&sl=pt&sp=nmt4&tl=en&u=https://oglobo.globo.com/brasil/celso-de-mello-da-prazo-de-cinco-dias-para-pf-interrogar-moro-sobre-acusacoes-contra-bolsonaro-24404664&usg=ALkJrhhuXoMsbc5JFTo4uld87qp8js0QoQ

    1. Eu não confio em nada. Instituições corruptas, omissas, partícipes da subversão. A democracia era uma corrente em que seu elo mais importante, e mais fraco, foi quebrado, a CF. Agora o que temos é o caos de um demônio louco. A reação devia ter sido tomada no dia que vilipendiou os mortos da ditadura ” não sou cachorro para ir atrás de osso”. A inoperância criou o monstro que nos destrói. STF? Velhotes participantes da subversão.

  4. Não, não tem nada a ver. Há um sistema por trás que comanda tudo. O sistema agora diz que a bola da vez é Bozo. O STF, por sua vez, apenas faz o que sempre fez: o que o sistema determina!!!! Não esperem mudanças reais do STF. Elas virão apenas se……

  5. No fundo, são os golpistas de sempre querendo dar outro golpe, sem santos nessa estória…..os ministros querendo retomar a defesa da constituição dando palanque para o maior capanga dos estadunidenses? De quebra, com o risco de convulsionar o país??? É mais do mesmo, é a sequência da tragédia brasileira, com os mesmos personagens nefastos, o país só vai ter paz quando se livrar dessas figuras, até o imbecil fantoche da rede golpe está chorando ao vivo para recuperar alguma credibilidade……tão verdadeiros com uma nota de três….

  6. “Tenho conversado com os generais; eles estão garantindo. Mas tem que mudar o governo, senão essa porra (a perseguição da ORCRIM Fraude a Jato à classe política, sobretudo à esquerda e só PT) não para nunca”. “…um grande acordo (golpe de Estado), com o supremo, com tudo”. Romero Jucá disse isso e muito mais, mas ao PIG/PPV e aos demais golpistas apenas isso bastou e foi conveniente. O único recalcitrante, mas também medroso e covarde, era Teoria Zavascki, eliminado num “acidente”, juntamente com um empresário sonegador de impostos (José Filgueiras), acompanhados de uma “massoterapeuta” e da mãe desta, além do piloto da aeronave particular, seminova, de fabricação estadunidense, convenientemente sem caixa preta, para que provas do crime não pudessem ser obtidas. O local escolhido para o “acidente” não foi aleatório, mas minuciosamente escolhido: foi na mesma região em que “acidentaram” o helicóptero em que viajava Ulysses Guimarães, em 1992. O corpo do ex-deputado constituinte, assim como do piloto da aeronave, nunca foram encontrados. Por erro de cálculo, porém, o avião Cessna em que viajava Teoria caiu em águas rasas, perto da costa sul fluminense; André Barcinsck, jornalista que tem um blog e na época costumava publicar matérias no jornal FSP, estava na região e foi ao local do “acidente”; ele pôde ver uma das asas e mesmo parte da fuselagem/corpo da aeronave, tão rasas as águas no local. Barcinscki narra o que viu: uma mulher jovem (a “massoterapeuta” pedindo socorro, batendo no vidro da cabine); ele viu pessoas da região que tentavam se aproximar do avião “acidentado”, para salvar a jovem. Mas profissionais da Marinha impediram o resgate. Até o início deste ano o relato de Barcinscki estava no blog dele; o jornalista foi forçado, entretanto, a acrescentar um último parágrafo, do tipo “não foi bem assim”. Como eu tenho gravado o texto original, pude comparar as versões e constatar que, até o início deste ano, não tinham sido feitas adulteracoes além do acréscimo do parágrafo final.

    E por que narrei os fatos acima? Para deixar claro que esse supremo que está aí é golpista até a medula e que essas brigas e disputas entre Bozo, ministros, juizes da corte constiticional, veículos da mídia golpista, etc. são telecatch, ou seja, simuladas.

  7. O maior, e talvez único, risco do sistema presidencialista é quando o presidente eleito dá uma guinada forte e enlouquece. Estamos vivendo esse momento, um louco no poder, aí as instituições devem atuar fortemente, mas como? O presidente se acha “deus” último estágio da loucura, mas os generais se acham “santos” logo a loucura é geral. Não há o que fazer a não ser esperar que na loucura um mate o outro, Sérgio Moro foi o primeiro, outros virão, mas até lá morrerá muitos inocentes.

  8. Brito, permita-me observar que este silêncio do povo e dos poderes é anterior à pandemia. Estamos sendo nocauteados pelos sucessivos golpes.

  9. Pareceu -me que os Generais da ativa não estão muito de acordo com o Bolsonaro, pois recusaram-se ao aperto de mão protocolar, fazendo o cumprimento com o cotovelo.

  10. Parabéns, Fernando por publicar este belo e lúcido texto de Carolina Brigido. Ainda existem ótimos contadores da história real, com toque sutil. Dificil, mas esta moça tem.

  11. Mas qual o problema se for de 60, ou 5 dia? Não sabe né, mas eu sei, é com 60 dias você esquece e tem tempo de pensar bem e mal para atacar ou defender, já com 5 dias meus jovem é o ocorrido que ainda continua aflorado na lembrança. Agora ruim para o Bozo e sua turma que são lentos para pensar e não emoção só fazem cagadas, bom para o Moro que aprendeu quase todas as malandragem com um dos maiores malandros do Brasil. Não preciso falara quem é…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *