Bolsonaro convoca ato pró-golpe. Assista

Dentro de uma unidade militar – o Esquadrão Logístico da Força Aérea Brasileira, em Boa Vista, Roraima – Jair Bolsonaro rasgou todas a as diáfanas fantasias e assumiu, publicamente, a convocação do ato dos alucinados marcado para o dia 15.

Confesso que acreditei que, por falta de força política – a direita está dividida – o presidente fosse desmobilizar a aventura.

Porque é uma aventura, tanto pela desmobilização quanto pelo grau de agressividade que uma manifestação contra o Congresso e o Judiciário -não adianta que Bolsonaro o negue – tem nesta hora.

O ex-capitão não economizou nas imagens para dizer que está sendo vítima de ataques e de traições.

“Não é fácil. Já levei facada no pescoço dentro do meu gabinete, por pessoas que não pensam no Brasil, pensam neles apenas.”

Não disse de quem e nem se isso o fez militarizar todo o seu gabinete palaciano.

Será que a proximidade de um desastre econômico está deixando Bolsonaro com a agressividade de um fera acuada, que quer empurrar sobre outros a culpa do que está por vir?

Algo está ocorrendo que ainda não somos capazes de perceber plenamente nesta ofensiva autoritária do presidente.

É de se esperar que o alto oficialato das Forças Armadas não se alinhe a uma tentativa de golpe miliciano nem à decrepitude agressiva do general Augusto Heleno e, neste sentido, vale a pena ler o post-manifesto do general Santos Cruz, semana passada, no Facebook.

Janio Quadros e Fernando Collor apelaram às “forças ocultas” e ao “não me deixem só”. Não funcionou.

Bolsonaro, porém, é muito mais perigoso.

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

      1. Brasil não tem a menor condição de entrar num conflito com a Venezuela. E os coxas são covardes. São machões só quando é a vida ou a liberdade dos OUTROS em jogo.

  1. “Será que a proximidade de um desastre econômico está deixando Bolsonaro com a agressividade de um fera acuada, …”
    É isto. E, se vai tão longe, e vai mais, se deve à covardia das “instituições estão fortalecidas” do tofolli.

  2. Bolsonaro prepara terreno para a instituição de um regime de força, ao mesmo tempo em que vai ao encontro de Trump (depois de ter ordenado a retirada dos diplomatas venezuelanos) para tratar da invasão da Venezuela.

  3. Pois é, como comentei em uma postagem anterior, essa é a consequência de combater banditismo com conciliação. Todos conciliaram: Alcalumbre, Maia, até Lula, que disse que não se tira um presidente porque não se gosta dele. Agora que conciliaram, o que ganharam? Conciliação é entendida como sinal de fraqueza pelos bandidos. Quanto mais se concilia, mais atrevidos os bandidos ficam.

    Se em 1938, quando Hitler invadiu a Áustria, franceses e ingleses tivessem enviado tropas em auxilio aos austríacos não teria havido a invasão da Polônia e a segunda guerra mundial.

    Se não houver pedido de impeachment na segunda-feira, esquece …. Ele venceu!

  4. Em El Salvador, o presidente, que se utiliza da mesma retórica de Bolsonaro (assim como Ivan Duque, Guaidó, entre outros), também chamou suas forças pra invadirem o Congresso e aprovarem suas medidas. O que aconteceu: Atacaram o Congresso, inclusive com o Exército e forçaram a aprovar suas medidas. O que ocorreu lá, pode muito bem ocorrer aqui: Nossas elites há anos abandonaram o republicanismo e já adotam posições fascistas em público. Eles pouco se lixam pra democracia, direitos humanos e respeito as instituições.

  5. A valentia do Bozo é diretamente proporcional à covardia dos membros e dirigentes das nossas instituições democráticas.
    As instituições democráticas estão em mãos de covardes e incompetentes.

  6. Brito,
    Percebe-se claramente que a ditadura está avançando. Enquanto as autoridades dos Poderes Judiciário e Legislativo ficarem somente no campo da retórica, nada vai adiantar. Bolsonaro não fala à toa, e infelizmente nesse quesito ele tem apoio da maioria do povo brasileiro, e ele sabe disso.

  7. Impressionante, como os blogs de esquerda propagam o movimento do dia 15 do Bostanaro, e não se preocupam em fazer chamamentos para o dia 8-15 e 18 que é preciso para o pessoal irem para a avenida.

  8. Chamem essa coisa doente de “hiena miliciana” ou outro pseudonimo, parem de fazer propaganda com o nome de batismo dele. Quando ele fez a plástica no nariz, paga por nós, tiraram parte do cérebro dele. Ele está se divertindo as custas do povo brasileiro. Não contem com as porcarias do maia e alcolumbre, dois bandidos corruptos com rabo preso, eles e o dias piores….

  9. Ele está desesperado. Caso seja deposto pela crise, agora evidente, não irá dar palestras em universidades pelo mundo afora. Há uma boa chance de acabar em cana, junto com seu grupo mais próximo. Quem lhe deu a tal facada no pescoço, é presumível: Paulo Guedes. Membro da Casa das Garças, não tem compromisso com a pauta ideo(pato)lógica dos fascistas. O negócio dele é grana. Sabe que quanto mais instabilidade, mais fuga de capital e ingovernabilidade. Quanto à questão venezuelana, caso os generais embarquem nessa aventura, dará um presente aos chineses e russos: uma guerra no quintal dos EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *