Voltamos ao tempo do “o cana da turma”?

wally

É estarrecedora a reportagem do El País sobre a ação do Capitão do Exército Willian Pina Botelho junto a grupos de jovens que se manifestavam contra o governo Michel Temer.

É documentada e exige explicações públicas.

A ideia de que um oficial do Exército Brasileiro possa estar atuando clandestinamente – porque a lei não o permite, salvo em casa de ameaça externa, ação manifestamente terrorista ou a pedido dos governos estaduais – deste tipo de atividade clandestina fez lembrar dois episódios que minha geração viveu sob a ditadura.

Um, dramático e mortal, quando o capitão Wilson Machado, que escapou, e o sargento Guilherme do Rosário, que morreu, foram atingidos por uma bomba que carregavam no Riocentro, em 1981.

Outro, aparentemente prosaico, que marcou a  memória dos estudantes -como eu – dos anos 70, que era a do “cana da turma”.

Explico: era a convicção – não desarrazoada – de que em cada turma da Universidade tínhamos um  “cana”  a nos espionar.

Não era uma discriminação com pessoas – curiosamente, em minha turma, tínhamos duas pessoas com ligações familiares com oficiais de alta patente do Exército que foram e são pessoas absolutamente queridas  de todos os que vivemos aqueles tempos.

Não, o temor era de um sórdido, de um mentiroso, de um dissimulado, de alguém que se fingisse um amigo, sem o ser, para colher informações e incriminar jovens por suas ideias, já que, como diziam os Novos  Baianos, não havia entre nós alguém ” capaz de matar uma muriçoca”.

Era o medo de “um amigo”.

O Exército Brasileiro levou três décadas para recuperar o acatamento geral do país, por profissionalismo.

Melhor do que ninguém, nossas Forças Armadas sabem os desvios de conduta e de poder que a atuação repressiva lhes rendeu. Até porque acaba degenerando em formação de quistos dentro das organizações militares.

Mais ainda levamos nós para nos livrarmos da cultura do “dedurismo”, a criminalização das relações sociais, de desconfiança como regra de convívio.

É aterrorizante que instâncias paralelas ao seu comando usem militares para ações políticas.

É sintomático que, através do ministério da “Justiça”, com Alexandre de Moraes e do recriado Gabinete de Segurança Institucional, com Sérgio Westphalen Etchegoyen, as Forças Armadas fiquem sob a suspeita de atuarem como polícia política.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. Isso é muito grave. Temos o direito de manifestar. Democracia.
    É a cara do Etchegoyen. É o tipo do cara que vê o diferente como inimigo.

    E a mídia finge de morta.
    E a classe média não bate panela. Onde estão os senhores de meia idade que foram vítimas da ditadura e passeavam com a camisa da CBF contra o governo eleito? Porquê não morrem logo?

  2. Isto pode acontecer em qualquer exército bom e honrado do mundo. Assemelha-se ao outro episódio que se deu com nosso exército recentemente, quando alguns de seus membros que viraram bandidos usaram equipamento sagrado de defesa para traficar drogas. O que é grande sempre pode sofrer falhas em alguma parte obscura. O importante é que episódios como estes não fiquem jamais impunes.

  3. O GOLPE É SIM VAGABUNDÍSSIMO!

    ***

    PARECERES DO GOVERNO TEMER NEGAM PEDALADAS E CONFIRMAM: FOI GOLPE

    Práticas consideradas ilegais pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que foram usadas como base para o impeachment de Dilma Rousseff chegaram a ser defendidas pelo próprio governo Temer, o que comprova que a acusação contra Dilma foi apenas um pretexto para afastá-la da presidência; relatórios técnicos elaborados por órgãos do atual governo defendem a regularidade de práticas como as “pedaladas fiscais”; os relatórios foram encaminhados à defesa de Dilma pelo então advogado-geral da União de Temer, Fábio Medina Osório, demitido ontem por ações que estavam desagradando o Planalto; as notas técnicas faziam parte da colaboração do governo Temer com a defesa de Dilma no processo de impeachment, o que havia sido acordado com o então chefe da AGU em junho

    10 DE SETEMBRO DE 2016 ÀS 10:00

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/254425/Pareceres-do-governo-Temer-negam-pedaladas-e-confirmam-foi-golpe.htm

  4. Este foi pego , estava destreinado , fazia tempos que não atuavam Imagine quantos capitães, tenente , e sargentos estão já estão infiltrados , sem contar com o pessoal do gabinete de segurança , pf , abin e outros já acionados . O sistema repressor já foi acionado, o envolvimento colaborativo de informação de todo aparato de segurança do estado envolvendo polícia civil e militar de estados e municípios . Resta ao cidadão resistir.

  5. Se não esta em licença de algum tipo esta em serviço, se esta em serviço, o Exército tem conhecimento, pois com uma barba e cabelo desse amanho concluimos que é um P2 do exercíto trabalhando em parceria com a PM. Se não está em serviço deve ser expulso com palavra o comando do Exercito.

  6. Infelismente,a globo foi protagonista do maior golpe sem provas que já se viu,não só no Brasil como também em todo mundo,agora só nos resta,prestar mais atenção qundo esta mídia golpista estiver falando mentiras com se fosse verdade

  7. O exército nunca deixou de investigar de perto os movimentos sociais populares. Como 2e2 são 4. Repito, nunca, desde Sarney. O exército é um organismo vivo autônomo e faz o que acha que deve. Não se iludam.

  8. Olhem para Argentina e vejam o que aconteceu com seus ditadores. No Brasil nem suas pensões foram reduzidas.

  9. E denuncia,para quem? Convém procurar saber,para faze-lo,além dos BLOGs SUJOS! A quem esta subordinado,o CRIMINOSO EM QUESTÃO?

  10. Esta matéria é gravíssima:

    http://brasil.elpais.com/brasil/2016/09/09/politica/1473452777_631937.html?id_externo_rsoc=FB_CC

    Como pode este capitão do Exército, não monitorar movimentos, mas entrar dentro deles para atuar e direcionar as ações do movimento de jovens (tentar também se aproveitar sexualmente de participantes, tudo no xaveco), para depois entregá-los e cair fora ? Os políticos progressistas no Congresso devem fazer pronunciamentos imediatos e exigir explicações das autoridade superiores e ir atrás dos fatos. Senão, iremos para uma nova ditadura. Não gostaria de passar por outra. Nada me diz que isto não estava sendo feito desde 2013, através de setores radicais, que protestavam falsamente com quebra-quebras. Uma sociedade, que se diz, democrática, deve urgentemente investigar estes fatos. Há de se botar sol forte nestas sombras.
    Só um trecho da reportagem: ” Segundo o portal da Transparência, o militar está na ativa desde 1998, o que significa que não se afastou das funções para se infiltrar entre os manifestantes.”

  11. Os milicos levaram anos para fazer , mahomeno, uma limpeza em sua imagem, serem considerados parte do povo brasileiro. Acabaram de se borrar de novo.

  12. Em 1976, quando estive no Exército, conheci um capitão que era apaixonado por um cabo. Quem sabe esse cabra não esteja atrás de um cabo fora das fileiras!

  13. As forças armadas continuam como um cabide de empregos para um monte de picaretas. Servem pra meia dúzia de generais, slmieante e brigadeiros livrarem avpropria cara às custas do estado. Sempre foram uma tropa de ocupação colonial para garantir os privilégios da canalha que pilha o país. Chega a ser risivel a encenação das paradas e continências e toda aquela baboseira de bandeiras e ordens e progresso pra fingir patriotismo. Pura canalhice. Alguém acha que um juizinho berdamerda de primeira instância do cú do mundo ia fazer o que faz sem o apoio dessa canalha? O vigaristazinho do juiz que no caso do Banestado deixou os gangsters de sempre expatriarem ilegalmente 150 bilhões de dólares. Um roubo descarado na cara dos merdas dos milicos. Agora o mesmo vagabundo prende um almirante, condena e entrega o programa nuclear brasileiro para os eua. Onde estão os militares enquanto a canalha entrega o pré -sal para os eua? Não passam de um monte de vigaristas traidores. Estes vigaristas quevficam falando em ordem e progresso estão sim, mais uma vez, apoiando a desordem e o atraso. É disso que eles vivem de atraso como todos os incompetentes desse país. É preciso de uma vez por todas acabar com esses traidores numa próxima constituição. Chega de dar estatuto de força de ocupação a esses pilantras. Estão ai tentando fuder com os trabalhadores e serviço público civil. Pode ter certeza que esta canalha continuará pendurada no estado sem ninguém mexer com eles. O mesmo pro judiciário.
    O povo é um povo de merda. Já devia ter parrido pra cima dessa turma a muito tempo.

    1. Os movimentos sociais têm que fazer o que o lula vez. Têm que se reunir e denunciar à ONU as forças armadas, as polícias militares, o governo de são paulo e o judiciário. É preciso mostrar que não é s? o lula que é perseguido. Estão ai as mortes de jovens negros nas favelas pela pm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *