A visita de Ciro a Lula é um sinal a ser saudado

duvidaciro

Pouco importa que possa haver sentido eleitoral no pedido de visita de Ciro Gomes a Lula na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

O sentido político é maior do que qualquer benefício em votos que Ciro possa obter.

Claro que haverá pessoas de pensamentos miúdos e também aquelas que, com o coração dolorido diante de tamanha injustiça, sintam impulso de repelir o gesto de alguém que se portou com ressalvas e vacilações ao longo do processo de perseguição ao ex-presidente.

Mas a política não é o exercício puro de paixões, até porque seu objeto – a vida do povo brasileiro – não nos pertence individualmente.

Assim, é preciso examinar o que o gesto de Ciro contém.

E a primeira constatação é que ele aceita, com isso, que Lula tem o papel referencial incontestável na mente da população.

Em outras palavras, é impossível que uma candidatura tenha ares de centro-esquerda – e mais ainda, esse conteúdo – sem que assuma uma posição de solidariedade a Lula.

Ciro Gomes é teimoso e eu próprio sou testemunha disso. Em 2002, quando se avizinhavam as eleições, o receio de Brizola de que se armasse uma frente anti-Lula no segundo turno das eleições fez com que ele fizesse um apelo a Ciro, então candidato, para que desistisse em favor de Lula e ensejasse uma vitória já no primeiro turno (faltaram 8% dos votos para isso e Ciro tinha mais que isso, naquele momento).

A reação de Ciro, um homem gentil no trato pessoal, foi furiosa e eu me recordo que fez Brizola recolher-se e evitar o atrito público com ele, por responsabilidade política.

Engana-se quem acha que Brizola agia com o fígado, porque -lição que procuro seguir – o interese da população está acima dos nossos humores.

Não acho que Lula virá a ter reação diferente, por maiores que possam ser as mágoas com atitudes vacilantes de seu ex-ministro. Não é de sua natureza – veja-se como poupa até Marina Silva – e não é compatível com a sua capacidade política.

O segundo ponto é que, se supõe, o candidato do PDT não tenha tido a iniciativa de uma consulta prévia, antes de decidir pelo ingresso de um pedido judicial.  Que, aliás, nem sequer sabe se será aceito, tamanha a selvageria com que o Reich de Curitiba quer tratar Lula.

Finalmente, tal como aconteceu há uma semana em São Bernardo, é compreensível e natural que os cidadãos, os militantes, a massa popular, aja com a pureza de sua paixão indignada. Aos líderes, não.

Porque um líder vê mais longe e sabe que a resistência não é um gesto de desespero, mas de acumulação de forças.

E que é preciso ser mola, para saber ceder e poder voltar, ainda mais forte.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

217 respostas

  1. Brito, Ciro e sua habitual arrogância política “suicidaram” sua candidatura. Com certeza a maioria da militância do PT não aceitará a possibilidade de votar em Ciro, eu me incluo. Lula sempre foi solidário e enalteceu os Gomes, tanto que ocuparam ministérios chaves nos governos do PT. Ciro é tão mesquinho politicamente que se negou a ir à inauguração da Transposição das Águas do Rio S. Francisco, projeto no qual teve brilhante e decisiva participação. Na política, como na vida, somos nossas opções. Ciro fez as dele.

    1. Muito estranho o Tijolaço reduzir os que repelem Ciro Gomes, sendo muitos deles leitores e admiradores do site, a apenas duas categorias:
      1- “pessoas de pensamentos miúdos” ou
      2 – pessoas de “coração dolorido diante de tamanha injustiça”.

      O artigo ligeiro chega a ser ofensivo por tamanho reducionismo da nossa capacidade de pensar e argumentar contra alguém – Ciro Gomes – que agiu de forma nojenta e interesseira, ao apoiar e não denunciar um judiciário lavajateiro, escroto e fascista que persegue e tortura Lula há tanto tempo.

      Lamentável.

        1. O Problema são alguns muitos pró Ciro dizendo por aí que, sem Lula, a única opção salvadora é Ciro, como se Haddad não existisse.

          1. Votar no Haddad é votar no Bolsonaro, pois o Haddad é manso,sem carisma e costuma levar desaforo pra casa. Até a medíocre Jovem Pan,uma radiozinha comunitária paulistana, conseguiu derrubar o Haddad, imagina Globo,Veja,Folha e Estadão batendo todos os dias e com fake news etc. Já com o Ciro a vida deles vai se tornar um inferno.

          2. “Votar no Haddad é votar no Bolsonaro”.
            Que frase canalha! Terrorismozinho eleitoral vil. PDT, vão conversar com a Regina Duarte, vão. “Eu tenho medo”. Ui.
            Voto no PT e ponto. 2o turno, voto útil. E PT saudações!
            Tão enchendo tanto o saco com esse tudo ou nada, como se só Ciro salvasse, que é capaz de gerar mais rejeição que Marina.
            Burrice da peste essa estratégia. Achando que o povo é trouxa. Se igualando às práticas da direita. Shame on you!

          3. É por causa de esquerdistas de mente curta como a sua, que os fascistas estão mandando no governo e em todas as instituições, o Lula está preso, e os progressistas estão desunidos ao passo que a direita radical está fechada com um louco que expressa o seu atraso e ódio.
            Perder pra eles será o fim da esquerda no Brasil.
            Voto em quem o Lula indicar,desde que seja Ciro ou Requião, os dois únicos em condições de ganhar.

          4. Nunca votei na esquerda sem que houvesse chance de ganhar. Se você acha que votar Haddad é votar Bolsonaro, em termos práticos, você tá alucinado. Vai se tratar! Procura um psiquiatra. Ou, a outra opção, você está sendo mal intencionado, nesse campanha “tudo ou nada” do Ciro. Admiro as ideias anti mercado especulador financeiro do Ciro, mas esses militantes pró Ciro como você e o pessoal do PDT, das internas, loucos por umas prebendas, queimam feio o filme da campanha!!!

          5. Cara, tem q ser Ciro / Haddad, Pois Haddad é mais jovem, tem potencial, ele pode esperar e ser o próximo, depois de Ciro. Basta eles negociarem algo nesse sentido. Ciro tem muito mais chances q Haddad

        2. Pregação anticiro é democratica, vota nele quem quer, quem não confia nele não votará, simplezinho assim……….

          1. Quem não vota nele, está dando voto ao Bolsonaro, o Trump Bento Carneiro.

        3. Sem Lula, tem q ser Ciro, de preferencia Ciro / Haddad. Só um imbecil, um ignorante deixaria de votar em Ciro Gomes.

      1. Disse tudo…E sobrou…Cada “gesto” do Ciro é feito em busca de votos…não de maneira honesta, mas extremamente SORRATEIRA …Ciro convive muito com COBRAS NO AGRESTE…

      2. Os interesses primaries de uma naçao – a voz basica do povo e a democracia – vem primeiro. Nao? Com bostanauro, nem isso teremos.

      3. Vou votar em quem Lula indicar, de preferência HADDAD, a quem os pro Ciro ignoram convenientemente.
        Mas admito (e sei que vou tomar porrada por isso), se necessário, votar em Ciro no 2º turno.
        Gostaria apenas de lembrar que foi aqui, no Tijolaço, que li sobre a pressão e as negociações do PDT de Carlos Lupi para retirar o Brizola Neto do Min. do Trabalho. Brizola Neto, que escrevia aqui ainda no início do blog.
        PDT pós Brizola não é confiável. Não preciso citar Lasier Martins (RBS), preciso? Expulso apenas após o GOLPE. NUNCA Brizola aceitaria um escroque desses no partido.

        1. Logicamente eu votaria no Ciro em um eventual segundo turno com tipos como Bolsonaro, Alckmin, Barbosa.
          Lula nem precisa falar nada…

        2. Lembre-se que o Haddad ,conseguiu perder para o sujeito mais incompetente do planeta, o tal de Dória. O Haddad é o sonho dourado do Bolsonaro e dos coxinhas. Já o Ciro causa até tremores e dor de barriga nessa turba.
          Numa hora dessas, até gol de mão serve.

      4. Alo,Francisco de Assis, boa noite voce retratou muito bem o referido texto de Fernando Brito, apontando o dedo contra os que se expoem claramente suas opinioes.
        Foi vergonhoso!
        Ser cego e surdo nao e o bastante, Fernando Brito pede aos brasileiros que sejam tambem imbecis, pedindo em troca o sacrificio da inteligencia coletiva. Afinal, um pedido descabido, para uma nacao habituada ao papel de boba, fingir que nada aconteceu; uma pantomina a mais,uma pantomina a menos, nao sera nenhum sacrificio votar em Ciro Gomes.
        Como voce disse! E enternecedor, o texto chega a ser ofensivo a nossa capacidade de pensar e argumentar, isso sim, foi um afronto a nossa inteligencia e a Nacao.
        Mas hoje e sexta-feira 13, sera que hoje tambem a Carmen Lucia na Presidencia da Republica, vai pedir votos para Ciro Gomes, sorte dele, azar nosso e para outros gatos pretos e bruxas que fazem parte da supersticao.
        Mas,o que e real mesmo, e que sexta-feira e o dia da semana que antecede o sabado. Assim,relaxa, que logo vira um otimo e abencoado fim de semana para beber e esquecer o pesadelo de Fernando Brito que e imperdoavel.

        Aproveito a oportunidade para me identificar,sou Wild Alves,brasileiro nato, mas moro em Düsseldorf na Alemanha. Grande Abraco!

      5. Vai ser Ciro sim, melhor ainda se for Ciro / Haddad Pois só um imbecil deixaria de votar em Ciro Gomes. e Ciro fosse oportunistas, bastava ele falar oq o PT gostaria,ter ido no ato em apoio a Lula e etc.

    2. Minha opiniao é que Ciro está pensando somente na sua candidatura. O simples fato de ele ter se manifestado publicamente, com aquela voz empolada, não reconhecendo ser Lula um preso político, é motivo mais do que suficiente para não ir visitá-lo.

    3. Esse pedido de visita me irritou mais ainda, pois é cínica como se Moro fosse fazer uma visita “humanitária” a Lula para ver “se está sendo bem tratado”. Isso porque Ciro sequer pede em público Lula livre e não denuncia que a prisão de Lula é parte do golpe, é exigência do mercado e faz parte da agenda imperialista. Não participa das manifestações anti golpistas. Até agora Ciro é 3a. Via do golpe. Para o povo não interessa um presidente carrasco “mais bonzinho” que Bolsonaro.
      Piora mais Ciro pedir na justiça e pelos jornais em vez de pedir a familia ou advogados de Lula.

    4. Militância do PT não decide eleição, pois não é a maioria do eleitorado. Se decidisse alguma coisa, o Lula não estaria preso e a Dilma não teria sofrido processo de impedimento.

    5. Ciro apenas tenta consertar as m…que fez. Mas fez tantas e seguidas que não podem ser atribuídas à incontinência verbal.

    6. É bem aí que os donos da verdade nos liquidam. O principal é manter a esquerda dividida. Em quantos mais, melhor. A idiotia cega aliada a vaidade das esquerdas é o que mantém a direita no poder. Qualquer esquerda é melhor que a melhor das direitas. O dia que os companheiros conseguirem enxergar isto, a coisa muda.

    7. Não confio no Ciro, se ganhar a primeira coisa que vai faz ser e das as costas para o Lula. Não tem meu voto.

  2. Apoiado. Não podemos ficar desatentos às evidentes iniciativas de muitos comentaristas aqui e em outros blogs que passaram a detonar Ciro de forma oportunista fazendo o papel de inocente útil para deleite da coxinhada e dos golpistas (ou são eles próprios que opinam. Se percebe isto pela qualidade semântica do texto e ausência completa de nexo causal).

    1. Nexo causal relativamente óbvio: Ciro teve uma atitude grotesca, mesmo dentro dos padrões da política, em sua recusa a prestar solidariedade a Lula, independentemente de seus sentimentos pelo PT. A perseguição jurídica e midiática a Lula atingiu tal dimensão absurda que exigia um posicionamento civilizado de qualquer político inteligente com pretensões ao eleitorado de centro-esquerda. Resultado: Ciro perdeu a confiança e/ou a estima da maioria dos eleitores de esquerda, contingente de pessoas entre as quais eu me incluo.

      1. Procure rever as manifestações de Ciro ao longo dos últimos 15 anos, desde o início do governo Lula. Sempre de apoio e ao lado de Lula. No mensalão, momento mais duro e difícil, quando petistas amarelaram e pularam do barco, Ciro permaneceu lá, solidário e atuante, até o fim do primeiro governo, com Lula já reeleito. Faça uma reflexão e você verá em Ciro lealdade e força. E verá que ele tem currículo e direito de se candidatar. As manifestações quanto à globo estão no YouTube e são cristalinas.

        1. Em política, 15 anos de simpatia não valem nada se o sujeito arrega na hora do vamos ver. Era muito fácil fazer média quando o PT era governo ou estava em ascensão. Do Ciro só me lembro de entrevistas dizendo que não ia ter golpe porque ele não daria sossego aos golpistas. Até achei bonita essa valentia. Depois deu no pé .No Ceará isso tem vários nomes.

          1. Ciro esteve com Lula durante todo o processo do mensalão, enquanto varios petistas o abandonaram.

      2. Não manifestou apoio a Lula? Ele estava em Harvard junto com o VICE-PRESIDENTE NACIONAL DO PT!

    2. Tenho percebido que há uma galera que caça matérias relacionadas ao Ciro só para tentar fuzilá-lo, sempre com os mesmos pseudo-argumentos. Parece um movimento articulado e, provavelmente, nada há realmente de esquerda em tal articulação.
      Estão usando o mote Lula2018 em todas as publicações e se mostrando contra-argumentativos, cegos e surdos para qualquer debate de ideias que se tente travar com os fulanos.
      Usam o nome do Lula para angariar apoio, dentro da esquerda, ao combate contra o Ciro.
      Somando tudo isso com o que tenho visto do Ciro nos debates acadêmicos dos quais ele vem participando e destruindo todos os “especialistas-futurologistas-ilusionistas-neoliberalistas”, a lógica me diz que essa galera é ligada, provavelmente, ao MBL e o tal partido Novo.
      Sabem que sem o Lula na disputa, Boulos e Manuela não terão muita chance — nem com o apoio do Lula — de se tornarem alternativas viáveis para esquerda ganhar a eleição.
      O alvo deve ser, portanto, o Ciro.

  3. Se não houver um milagre que permita Lula candidatar-se, para o futuro do país e do seu povo, é melhor esquecermos a emoção e deixarmos a razão aflorar primeiramente. Qual é o mal satânico a ser combatido? O fascista ex-capitão e suas hordas nazistas. Dessa forma, Ciro torna-se uma opção de centro-esquerda pois aglutinaria votos (úteis) da esquerda tradicional e de centro (que percebem quem realmente o ex-capitão representa). É hora da razão e lógica caríssimos companheiros que ainda acreditam num Brasil para brasileiros normais.

    1. Enquanto Ciro agir como 3a. via do golpe (endossando a agenda do golpe que prende Lula para aprisionar o voto do povo e impedir programas de governos populares), a racionalidade nos impõe fincar o pé em votar em Lula ou quem ele indicar. Isso é resistência política ao golpe. Boulos e Manuela são benvindas como alternativas de esquerda para quem rejeita o PT. Escolher entre um carrasco do povo mau como Bolsonoro, ou um carrasco “melhorzinho” como Ciro não é alternativa.

  4. Eu sou insuspeita de defender Ciro. Não votaria nele nem que o próprio Lula me pedisse pessoalmente. Mas entendo o ponto do Brito: política não é feita com o fígado. E a atitude de Ciro mostra um reconhecimento que não irá muito longe sem apoio de Lula. Ou seja, Ciro tentou renegá-lo enquanto pôde, mas a realidade bateu na cara dele e teve de repensar sua estratégia.

      1. Eita, latino-americano, se eu disse que não voto no Ciro de jeito nenhum! Apenas entendo o argumento do Brito. Daí a esse argumento me convencer a votar no candidato do PDT vai uma distância enorme…

        1. Calma, galera. A pessoa faz a ressalva e ainda assim toma pancada. Assim fica difícil. Não pode mais nem fazer análise política. Se for cientista político tá lascado.

        2. Esta questão do voto util é muito complicada. Não tenho simpatia pelo Ciro, embora reconheça que ele tem qualidades. Para mim ele é muito coronel do Nordeste. Só que na eleição para prefeito no Rio a escolha era PSOL x Crivella. Eu fiz tudo para que meus amigos de centro (coxinhas claro) votassem no PSOL. É claro que não votaram, diziam que o programa do Freixo para educação era muito ruim…O resumo da opera vc ja sabe.

          Portanto, se for Ciro x Bolsomerda eu voto sem pestanejar no Ciro

    1. Nada disso, companheira. Vocês engoliram caladinhos o Temer como vice da Dilma e Agora, com o espelho quebrado, vêm projetar sua frustração em quem não teve nada com isso. As manifestações de Ciro durante o ocaso do governo Dilma foram enfáticas, duras e diretas em defesa de Dilma e da democracia.

      1. As manifestações foram, mas… e as ações? O que ele efetivamente fez de tudo o que prometeu? Se fosse tão democrata, teria percebido que não há nada mais antidemocrático que deixar o voto ser tutelado por juízes que não tiveram um voto sequer para estarem onde estão. No entanto, Ciro foi um dos que falou que Lula estava fazendo “chicanas jurídicas”, e que o “combate à corrupção” (só do PT) deveria continuar.
        Olha, respeito sua posição de querer votar no Ciro. Só não espere que eu concorde.

        1. E quem teve ações enfáticas? Quem do próprio PT? O Zé Eduardo Cardoso? Há um preconceito enorme com o Ciro por ele já ter sido tucano, mas o PSDB do Ciro era aquele social-democrata que mesmo tendo nascido há pouco, foi prontamente empurrado para a centro-direita pelo príncipe da privataria.

          1. Ninguém, mas aqui estamos falando do Ciro. Os erros do Zé, resvalando no mau-caratismo, não tornam Ciro santo.

          2. Estamos discutindo ações enfáticas e não santidade. Vocês querem de Ciro algo que nem os correligionários do PT tiveram. Estamos entrando numa fria com essa de manter a candidatura do Lula. Eu tenho carteira de trabalho para defender e filhos para sustentar, não quero a direita mais oito anos, se vocês querem, tudo bem.

      2. Nossa, esse discurso sobre Temer ainda…Fala sério!!!! Ciro auxiliou e muito no governo Lula e defendeu Dilma, mas, nos últimos meses, esteve em cima do muro sim, agora reconhece que “uma andorinha só não faz verão”… Ou a esquerda se une ou a esquerda se une!!!! Lembre-se que o pig está no controle midiático, o juizeco “todo-poderoso” e mininus inventam e prendem, o stf avaliza, além dos partidos golpistas… À União, mesmo com diferenças pragmáticas, a Democracia Brasileira agradece!!!!!

    2. Não creio que Lula indique Ciro, porque o plano do PT é registra Lula como candidato com um vice que possa assumir seu lugar se sua candidatura for impugnada. Mas se Lula indicar Ciro, aí eu voto em Boulos ou Manuela. Estou cansado de ser traído por Martas, Cristovans, Telmário Mota, ministros dos STF que se diziam progressistas, etc.

      1. Nem eu, e olha que já tinha horror a ele muito antes de vir com esse papinho de “opção na esquerda”…

    3. Isso é do jogo político. Não se deve agir com fígado mesmo. Se não, antigo adversários políticos de Lula, não teriam sido aliados. Infelizmente na política funciona assim. Em relação a Ciro, nunca esqueço dele indo ao encontro de ACM o velho, na campanha de 2002. Desde esse dia, a princípio, ele caiu no meu conceito. Mas se formos pensarmos assim, Lula também cairia, devido a ter se aproximado de tanto adversário políticos, como: Sarney, Maluf e Collor. Ciro deveria ser mais contido, porque as vezes mostra-se arrogante e destemperado. E não diz ter uma posição ideológica concreta, se é de esquerda ou de direita?! Embora, ele sempre tenha se filiado a partido de esquerda. As vezes joga pra plateia. Quando joga(de acordo o viés político dos ouvintes), muitos elogiam Ciro e outros criticam(aos que não foram agraciados com as palavras). Um exemplo claro era a época do impeachment: quantos encheram as palestras dele? Quantas vezes ele foi aplaudido, e muitos pediam pra ele ser o vice de Haddad? Assim, é a política.

  5. Desde 2012, já no Site Sonháticos, MNP, que alerto para a necessidade da participação maciça do povo. Tudo em vão!

    No início, dissimuladamente, combatiam o que mais desejavam – Um novo partido.

    Quando iniciaram a criação do partido REDE, nada publicaram sobre o programa.

    Ficaram horrorizados, quando publiquei o meu projeto para a educação básica e propus que fosse anexado ao programa.
    Claro, como conseguir o financiamento privado com um projeto como o proposto?

    Assim, ficava escancarado que MNP, SONHÁTICOS, tudo, eram, apenas, siglas!

    Queriam um partido! Mas, uma agremiação para escolhidos, onde uns, os mais íntimos, viram candidatos e o rebanho vota!

    Nota-se, na classe média, a tendência pelo menosprezo do povo e depois reclamar pela sua indiferença!

    Acordem, o povo, realmente, tem sido manipulado e forma um imenso rebanho, mas possui um cérebro diferente dos ovinos!

    Quem deseja ver o Brasil menos injusto, soberano e independente deve pensar mais amplamente, assim:

    Precisamos de um time que eduque e organize o povo!
    O pior é que essa lição vem de longe, mas pouca importância está sendo dada para a necessidade da participação consciente do povo.

    Para termos uma nação soberana, independente e com menos injustiça social, é imprescindível a participação consciente do povo, assim:
    https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/376383689185712

    Para que possamos implantar um projeto de educação básica que garantirá com solidez a transformação do Brasil; assim:
    https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004

  6. Ciro se converteu em voto útil num segundo turno, mas apenas para impor uma derrota ao candidato oficial do golpe se houver eleição. O que vai acontecer depois, não sei e nem estou muito preocupado. O brazil entrou no período da República de Tiririca: pior do que tá, num fica! E se um segundo turno se der entre um picolé de chuchu, o candidato oficial do golpe, contra bolsonaro, vou para a praia com a família no dia da eleição.

    1. Eu voto branco! Pior que tá não fica, até o Tiririca já desistiu, mas antes votou a favor do golpe.

  7. Bem antes da condenação de Lula por Moro, Ciro reverberava que Lula deveria ter juízo e não se candidatar à presidência pois senão dividiria o País. Isto acompanhado de estocadas ao PT e a Lula de que ele, Ciro, era sim o “probo”, logo o adequado a conduzir a nação. A coisa apertou para Lula e nem o manifesto dos intelectuais em defesa de julgamento justo a Lula Ciro quis assinar. E isto, Brito, são fatos objetivos. Nada de fofocas.
    Ele preferiu pegar carona no discurso direitista, amplamente propagandeado pela mídia, de que quem dividia o país eram o PT e seu líder máximo e que, portanto, estes deveriam ser abominados. Seu objetivo, interpreto eu, era o de se firmar como uma candidatura palatável e, assim, ganhar apoio da Globo e similares. Ele, assim como todos nós, já sabíamos que o alvo Lula seria ainda mais perseguido pela direita até que esta conseguisse sua condenação, como veio, e sua prisão, de agora.

    As mais recentes e últimas posturas e ações de Ciro relacionadas com o processo condenatório e prisão de Lula estão aí, amplamente noticiadas, e não carecem de repetições.

    Ciro pode ter dado um verdadeiro tiro no pé com esta sua opção. Por mais que ele tenha simpatias expressas entre antigos correligionários tucanos, como os Jereissati, ele, antes de mais nada é ao menos, entre eles, considerado “instável”, quando não um traidor de suas origens (grupo de FHC), por um dia ter andado com os governos do PT. Logo, não é confiável. Este também é o drama de Bolsonaro, mas que, diferentemente de Ciro tem “massas” arregimentadas francamente direcionadas em combater o inimigo (Lula e o PT). Bolsorano que nem para eles (aos golpistas, inclusive das FAA) é confiável, presta serviços inestimáveis aos mesmos, neste momento. E Ciro, desprovido de “massas” uníssonas apenas pode lhes oferecer confusões pirotécnicas no campo inimigo. Se Ciro se deu conta disto hoje, parece que foi um tanto tarde. Mas foi sua opção, pensada.

    Logo, esquecendo-se do fígado, como confiar em Ciro? E, se amanhã a ele for concedido o “privilégio” de visitar Lula pelo Império de Curitiba, muito vai importar o que de lá, ao sair, dirá para a mídia.

    Após isto, a Ciro poderá ser reconsiderado o meu apoio ou não. Afinal, humanos cometem erros e errar é humano, assim como a desculpa e o perdão.

    Esperar para ver.

    1. Ciro não deu tiro no pé coisa nenhuma! Você está invertendo os papéis. Ciro tem direito de apresentar suas idéias, de ser candidato. Ciro jamais fará, por exemplo, a conciliação fanta que colocou Temer como vice de Dilma. Pelo conjunto da obra de ambos, Ciro e PT podem e devem compor num segundo momento, no primeiro turno, não. Da parte de Ciro, está claro o apoio ao candidato do PT em eventual segundo, qual a razão, então, da frescura petista em apoia-lo?

      1. Quem sou eu para impedir Ciro de expor suas ideias e até se candidatar ao que quiser. Apenas que ele não é meu candidato, minhas ideias não se coadunam com as dele e eu o acho apenas oportunista e falastrão. Só isso. E se você o vir por estes dias, passar bem. Mas longe de mim.

        No mais, Lula Livre! Lula Presidente!

      2. pois é, quando o PT abraça Renan Calheiros, não se vê problema nenhum. Quando abraça o Ciro, a “militância” explode, quale que é?

    2. Pois é, tudo pode ser resumido numa única questão, na questão de confiança: Ciro é centro-esquerda mesmo, ou o progressismo dele sempre foi de ocasião? O fato é que Ciro, além de latir bastante, já deu bastante provas de ser capaz de morder, mas…

      Mas quando afinal ele foi mordido de verdade? Digo, pela direita? E meu (atual, até que o próprio Lula, com Ciro ajoelhado, dê sua benção) voto de desconfiança é esse: quando o Ciro for mordido de verdade pela direita, ele se debandará pra ela num piscar de olhos. Pior. Sem nenhum máscara, tal como aquelas que a Marina passou a usar.

  8. Caro FB
    Ciro é explosivo.
    Viu que perde apoio, ir contra o Lula.
    Está tentando se redimir.
    Saudações

    1. Ciro tem personalidade, a conciliação permanente levou Michel Temer à vice de Dilma e o resultado está aí.

      1. Os pró Ciro ignoram o nome do HADDAD convenientemente. Curioso isso. Lembro da pressão e das negociações do PDT de Carlos Lupi para retirar o Brizola Neto do Min. do Trabalho.
        PDT pós Brizola não é confiável. Não preciso citar Lasier Martins (RBS), preciso? Expulso apenas após o GOLPE. NUNCA Brizola aceitaria um escroque desses no partido.

          1. Então não enche o saco de quem prefere o Haddad como opção à falta de Lula.

    2. Redimir depois que Lula já está na cadeia? pra ganhar votos? eu não perdoo os absurdos que ele disse sobre o Lula e sua ausência de São Bernardo. Meu voto não terá e faço campanha contra.

  9. E O AUXÍLIO-MORODIA?
    (será julgado quando mesmo?)

    “Diferentemente de pelo menos outros 19 magistrados, o casal de juízes federais Marcelo da Costa Bretas e Simone de Fátima Diniz Bretas conseguiu na Justiça o direito de receber, cada um, 4.378 reais de auxílio-moradia. Além de incomum, o acúmulo do penduricalho envolve falhas administrativas do Judiciário que retardaram em 29 meses o recurso da Advocacia Geral da União contra a sentença favorável aos Bretas…”

    http://piaui.folha.uol.com.br/incomum-decisao-pro-bretas-envolveu-falha-judiciaria/

  10. Num cenário eleitoral em que não tenha o nosso grande presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devido à perseguições judiciais e fascistas que o tenham tirado do jogo eleitoral, e tendo como candidatos a presidente um candidato da direita fascista e o Ciro Gomes, infelizmente o meu voto será de Ciro Gomes. Vou ter que engolir os sentimentos e votar no Ciro para não jogar o Brasil e o povo num buraco de violência, destruição total e fascismo. Até o último momento, sou Lula.

    1. Infelizmente, cara pálida?!?!?! Compare o currículo formal e o histórico politico-administrativo de Ciro com todos os demais candidatos e diga quem está mais preparado que ele.

      1. HADDAD tem tanto conhecimento quanto. Os pró Ciro ignoram o nome do HADDAD convenientemente. Curioso isso. Lembro da pressão e das negociações do PDT de Carlos Lupi para retirar o Brizola Neto do Min. do Trabalho.
        PDT pós Brizola não é confiável. Não preciso citar Lasier Martins (RBS), preciso? Expulso apenas após o GOLPE. NUNCA Brizola aceitaria um escroque desses no partido.

        1. cara, sou de sp e adoro o Haddad. Mas penso com a cabeça e não com o coração. Haddad saiu da eleição de sp 2016 com uma imagem péssima: perdeu pra um lixo chamado Dória, ainda no primeiro turno, tendo apenas 18% dos votos, perdendo inclusive em TODA A PERIFERIA, isto é de difícil recuperação rápida, o ideal seria ele ter um ministério e se recompor com a ENORME CAPACIDADE TÉCNICA que ele tem.
          Se o PT quiser lançar um nome, sou mais Jaques Wagner até para não queimar o Haddad. Mas o Ciro é a melhor opção na minha opinião. Temos que pelo menos atenuar o golpe, pq se com um lixo não eleito eles fizeram essa devassa nas leis, imagine o que eles não farão ano que vem com um Alckimin ou a fantoche do Bolsonaro.

      2. Cara pálida, meu candidato é Lula! Ciro Gomes pode ser muito melhor do que qualquer nome da direita e dos fascistas. Mas antes de Ciro, a minha opção é Guilherme Boulos, Manuela Dávilla e só depois Ciro Gomes. Se infelizmente for Ciro Gomes para o segundo turno com alguém da direita, voto, infelizmente, em Ciro Gomes.

        1. Haddad foi simplesmente o melhor Ministro da Educação! É inacreditável que haja alguns petistas contra a candidatura dele, internamente, ainda que apoiado por Lula, só porque o cara não é estilo sindicato raiz. Preconceito às avessas? Depois não reclamem de sofrer preconceito. Fala sério! Tomara que isso seja só um boato maldoso, porque, se for verdade, digo: tem mais é que se lascar e engolir Ciro mermo.

          1. Gurgel, o nome de Haddad também é bom, mas não foi colocado como pré-candidato do PT. Entre os pré candidatos apresentados até o momento, fico com Boulos e Manuela. Se Haddad se tornar um pré-candidato do PT, logicamente que ele terá mais visibilidade do que Boulos e Manuela. Meu voto é de Lula. Só informando que não sou filiado ao PT e também não sou petista. Caso Lula disser que o candidato dele é beltrano, passo a apoiar beltrano, esse beltrano pode ser Fernando Haddad ou Ciro Gomes (ou Boulos e Manuela).

          2. Tá certo. Quem Lulão indicar.
            Só achei antiético de alguns pró Ciro descartarem outros nomes como Haddad, colocando um tudo ou nada conveniente a eles nesse momento. Abraços.

      3. De novo, convenientemente e propositalmente esquecendo Haddad nas discussões, como se, sem Lulão, fosse Ciro ou nada. Manipulalores maniqueístas!!

    2. O problema do Ciro, a meu ver, que ele é o risco de aumentar o buraco da violência, da continuidade da destruição e do domínio fascista total graças à sua instabilidade e irresponsabilidade política.

  11. Em outros blogs, raivosos apoiadores de Ciro têm voltado suas “metralhadoras” contra Lula, contra o PT e contra os petistas. Com maior autoridade para falar de Brizola e PDT que qualquer outro jornalista brasileiro, Fernando Brito nos dá aula de História e Ciência Política, em postagens históricas como esta. Houvesse maiores tino, humildade e experiência, Lula teria fechado com Brizola, em 1989, e este, na disputa do 2º turno, não teria caído nas armadilhas da Globo. Brizola venceria a disputa com Collor; esse era o pavor da Globo, dos milicos que deixavam o poder, após quebrarem o País em 1983, das oligarquias e dos detentores do poder real desde 1500, que ali perceberam a mais séria ameaça da História. Esse erro histórico de Lula nos custou 13 anos de governos neoliberais, privatistas e entreguistas, marcados pelo desmonte do Estado, privatarias, estagnação econômica, desindustrialização, aumento da concentração de renda e queda real da renda do trabalho.

    Engessado pelos compromissos que teve de assumir com os “donos do poder real” Lula pouco ou nada pôde fazer para mudar estruturalmente o Brasil. Se ele ou Brizola tivessem ascendido ao poder por meio do voto, ainda em 1989, a história certamente seria diferente. Pelo relato desta postagem Ciro Gomes por pouco não inviabilizou a eleição de Lula em 2002, que poderia se dar em 1º turno. Neste ano, antes dessa decisão de visitar o preso político Lula, Ciro Gomes queimou várias pontes com o PT e com a Esquerda; se ele não segurar a língua e afinar o discurso, não conseguirá votos nem de um lado nem de outro, deixando a disputa entre o nazifascista Bolsonaro e o candidato da banca financeira, do golpe, da juristocracia e das oligarquias, Geraldo Ackmin.

    1. Cara. O Brizola se propôs a convencer o Ciro a desistir. O Brizola argumentou que se derrubassem o Collor com um argumento tosco, o cipó de aroeira voltaria no lombo da esquerda.
      Adoraria saber a opinião do Brizola sobre o PDT dos últimos anos… Faz agora dois anos que o PDT não foi unânime na câmara, e do senado nem falemos..
      Brizola não teria estado na caravana do Sul?
      Brizola não teria estado em São Bernardo?

  12. Ciro não teria coragem de propor uma lei de mídias, meu candidato tem que ter essa coragem em seu programa. Acho esse sujeito pouco consistente. muito centro

  13. Talvez seja o que o país precise para aclamar os ânimos. Talvez seja o que precise pra acabar de vez com o PT. Quem vai saber?

  14. De gente bem intencionada e “teimosa”, o inferno político brasileiro está lotado. Dilma foi um ótimo exemplo dessa mistura kamikaze de teimosia e arrogância. Digna, responsável, coerente, etc, porém teimosa como uma mula, bem o lembramos. A ponto de deixar muita gente boa de esquerda falando sozinha e permitir que chegássemos aos descalabros de “republicanismo” que desembocaram no golpe. Sinto muito mas não boto a mínima confiança no Ciro e seu desequilíbrio emocional ou seus arroubos de raiva. Eu era pequena quando Jânio Quadros renunciou mas ainda lembro do impacto nos rostos de meus pais naquele dia terrível e da tragédia que o Brasil viveu em seguida. Obrigada, Ciro, mas não.

      1. Quer dizer que se eu não voto no Ciro é porque sou de direita? hahaha que mentalidade tacanha a sua.

        1. Exatamente, Cousinelizabeth. Eles estão sendo manipuladores maniqueístas e esquecendo Haddad propositalmente nas discussões, como se fosse Ciro ou nada.

    1. Ciro Gomes também não explicou direito o que era o tal “desserviço” (um não-argumento) que Lula prestava ao país por se colocar disponível como candidato. Quem decide quem presta ou não o tal “desserviço”, seja isso o que for, é a nação quando escolhe seus candidatos preferidos e não um dos candidatos. Além disso, como os golpistas não conseguem um candidato no formato global, Ciro estava claramente se colocando à disposição dos golpistas/Globo como possível plano B ao entrar na onda do antilulismo, o que o mostra como um oportunista e abutre político. E Dilma, realmente foi um desastre ferroviário graças ao maior erro que o PT cometeu em toda a sua história ao não impor Lula como candidato em 2014 pois ela não entendeu (ou se fez de desentendida) que ela era para ser apenas um tapa-buraco até Lula poder concorrer de novo.

  15. Brito, o linguamen Ciro não é de confiança, é um cidadão anódino, dúbio, primeiro diz que a prisão do LULA foi justa, depois que LULA não é um preso político, desanca o tempo inteiro o partido do LULA, morde e assopra num vandalismo linguístico de fazer inveja aos futricadores de celebridades. Para Ciro o LULA bom é o LULA preso, o oportunismo do Ciro é assombroso que beira a desonestidade. Segundo Darci Ribeiro numa entrevista a revisa KALUMGA, o PDT era um PFL de saia, hoje eu só mudo a sigla e tamanho da saia, o PDT é um DEM de mini saia, mostrando o fundilho.

  16. Alguém que seja mais próximo do PT sabe dizer se de fato existe a chance do partido compor chapa com Ciro, ou pior ainda, com Joaquim Barbosa, como vem noticiando o PIG?

  17. Ciro é intolerante e violento. Jamais votaria nele para Presidente. #LULALIVRE #LULA2018 ou quem ele indicar.

  18. Se Lula for sabotado, não acho que um segundo turno entre Ciro Gomes e Fernando Haddad seja impossível. Lula ,agora mais ainda, coloca quem quiser no segundo turno. Haddad foi um excelente ministro e o melhor,mais apto e moderno prefeito de Sampa. A direita está acéfala e boçalnaro, na campanha, vira piada de mau gosto.

  19. A militância do Ciro, presente nos blogs progressistas, apoia qualquer coisa favorável ao Ciro. Bem treinados, não polemizam, defendem seu candidato, o que é uma atitude civilizada.Entretando, nos “ pessoas de pensamentos miúdos” e com o “ coração dolorido por tamanha injustiça” não podemos compactuar com a ideia de que a lealdade na política tem outro sentido. Em Ciro não voto, ele já mostrou seu caráter verdadeiro que tem DNA da Arena. Melhor definição para seu campo político seria “ centro direita” porque de esquerda não tem nem uma pincelada.

  20. O PT precisa ter uma posicao mais firme para conseguir o apoio que precisa dos militantes de esquerda. Nao aceito que, enquanto a combativa Manuela, que nem do PT é, vai na Argentina denunciar a ignominiosa condicao do maior lider popular que este pobre pais jamais teve, o Haddad, que ainda tem meu respeito, faz um discurso no acampamento de Curitiba e nao fala as duas coisas mais importantes que precisam estar muito claras para todo o Mundo:
    – que a rede Globo é golpista.
    – que Lula é preso político.
    Se precisar se coragem, pede um pouco pra Manuela.
    Francamente…

  21. Concordo que não vale a pena ficar brigando com o Ciro. Pessoalmente eu não confio nele. Acho que é uma Marina Silva de calças, capaz de tarir o campo popular por interesses pessoais. Porém é uma liderança que deveria se somar à unidade de esquerda e brigar com ele será altamente contraproducente. Basta não criar ilusões em relação a ele e manter um pé atrás.
    Ciro já se enrola sozinho. Ele alegou anos de apoio ao Lula e ao campo popular como desculpa para sua omissão oportunista nas manifestações de São Bernardo, as de que adianta esses anos de apoio se na hora mais crítica ele se omite? Fica apenas a impressão de que aquele apoio foi oportunista, por interesse e que ele é capaz de mudar rapidamente de opinião de acordo com o que lhe é mais interessante em cada situação (ou seja oportunismo).
    Depois veio aquela desastrosa (mais para ele do que para o Lula) declaração de que não considera Lul um preso político. Se Lula não éum preso político, por que ele está indo visitá-lo então? É só para conversar sobre amenidades? Para se aproveitar da popularidade de Lula? Para agradar seus apoiadores? Tudo cheira como oportunismo e demagogia.
    Só tem sentido Ciro visitar Lula se reconhecer o caráter de perseguição política de sua prisão. A partir daí a visita se reveste de um significado político de defesa da democracia. Caso contrário é apenas uma visita social que não tem o menor valor e é até esdrúxula, já que o relacionamento entre Ciro e Lula é político e não de amizade pessoal. Por esse motivo sua intenção em visitar o Lula cria uma contradição com suas próprias ações anteriores e persistindo na contradição ele só vai perder.
    Ciro tem que escolher um lado nessa história. Não é possível ficar em cima do muro porque o muro é dos golpistas. Quem se omite aceita o golpe, as perseguições políticas, a entrega do Brasil, enfim, a ditadura. Se a estratégia do Ciro é ficar dando uma no cravo e outra na ferradura ele vai é levar um coice da realidade, porque o momento histórico não permite esse tipo de oportunismo.

  22. O jornalista tem razão, o bom político olha adiante, assim como fez o Brizola quando aceitou ser vice do Lula, contra o que tinha de pior no cenário daquele momento. Acho extremamente importante a aproximação do Ciro, pois, o inimigo a ser batido é a direita. Caso aconteça a impossibilidade do Lula em candidatar-se, no atual contexto, o Ciro seria o melhor nome para “peitar” Bolsonaro e outras aberrações que se apresentarão. Radicalizar para perder, não é uma boa tese.

  23. FERNANDO HADDAD

    Haddad assumiu o cargo de Ministro da Educação do Governo Lula em 29 de julho de 2005.[41] Com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) de 2007,[42] inaugurou no MEC uma visão sistêmica da educação, que levou o Ministério a atuar da creche à pós-graduação.[43][44][45][46] Ainda em 2007, instituiu o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que passa a medir a qualidade do ensino fundamental e médio.[47] O novo indicador permite estabelecer metas de desempenho anual para cada escola, município e estado, bem como melhorar a distribuição dos recursos pela identificação das carências localizadas.[48][49]

    Em (2007), substituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica- (FUNDEB).[50][51] A mudança ampliou o fundo de financiamento – antes restrito ao ensino fundamental – para toda a educação básica, incluindo creche, pré-escola, ensino médio e modalidades como alfabetização de adultos, educação no meio rural, entre outras.[52] Em 2008, Claudio Haddad,diretor do Ibmec São Paulo, o solicitou com a proposta de mudar o Sistema S.[53] Com o Fundeb, os recursos transferidos da União para estados e municípios saltam de 500 milhões de reais (média no Fundef) para cinco bilhões ao ano.[54][55][56] Em contrapartida, estabeleceu o piso salarial nacional para o professor,[57] que passou a ser progressivamente adotado pelas unidades federativas.[58][59]

    Ao final da gestão Haddad, o Brasil havia aumentado o investimento público em educação de 3,9% para 5,1% do produto interno bruto.[60] Os maiores investimentos não resultaram em melhora da educação de acordo com a análises internacionais de desempenho, como o PISA, no qual o Brasil se manteve na 52ª posição entre 57 países[61] e na Unesco, que manteve o país na 80ª colocação entre 129 países avaliados.[62] Haddad respondeu que a posição do Brasil no Pisa não era uma “vergonha”.[63]

    Ainda durante a gestão Haddad, estipulou-se o ensino fundamental de nove anos[39] e expandiu-se o acesso ao ensino superior com a criação de catorze novas universidades federais e mais de 100 campi.[39] Com isso, segundo dados do governo, o número de vagas em universidades federais aumentou de 139 mil para 218 mil.[43] Por meio da criação do SiSU,[64] o Sistema de Seleção Unificada o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) torna-se uma porta de entrada para instituições públicas de ensino superior.[65]

    O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi um projeto criado durante a gestão de Haddad no MEC, que concede bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes de baixa renda. O embrião do projeto surgiu quando ele integrava a Secretaria de Finanças na gestão Marta Suplicy na Prefeitura de São Paulo. Na ocasião, já havia proposto uma lei municipal que permitia a transformação de débitos tributários de instituições privadas de ensino em bolsas de estudos. Quando assessorou o então ministro do Planejamento Guido Mantega, prosseguiu discutindo com universidades particulares a proposta de trocar tributos por bolsas.

    Quando foi secretário executivo do Ministério da Educação, em 2004, concretizou a ideia na forma de projeto de lei federal. E foi durante a sua gestão como ministro que o programa se expandiu até atingir a marca de um milhão de bolsas concedidas.[43] Com o mesmo propósito de facilitar o acesso de estudantes de baixa renda à universidade, o ministro Haddad alterou as regras do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Assegurou a redução dos juros, aumento de prazo de carência, dispensa de fiador e um mecanismo de remissão da dívida para professores da escola pública e médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), à razão de 1% por mês de exercício profissional.

    Haddad instalou 14 novas universidades federais e concebeu e implementou a Universidade Aberta do Brasil e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Durante os seis anos e meio em que comandou o MEC, o número de vagas no ensino superior público federal passou de 139,9 mil em 2007 para 218,2 mil em 2010. Foram entregues ao país 126 campus universitários federais, 214 escolas técnicas e 587 polos de educação à distância. O número de formandos cresceu 195% nos últimos dez anos.[43]
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Haddad

  24. PT TEM ESTATURA E VOLUME PARTIDÁRIO PARA TER CANDIDATURA PRÓPRIA ……!
    ESTAMOS ESPERANDO AS DETERMINAÇÕES DO PARTIDO E DE LULA….
    UM PARTIDO E SEUS SEGUIDORES SEGUEM DIRETRIZES E COMPROMISSOS IDEOLÓGICOS INARREDÁVEIS!
    SÓ LULA SALVA!
    LULA E HADDAD 2018!

  25. Meus caros amigos, sempre votei no PT e vou continuar votando.
    Mas os tempos estranhos que estamos vivenciando não nos permite titubear e nem ancorar nossas expectativas numa Justiça arrogante e tendenciosa como está, nesta quadra da história brasileira.
    Não vou muito com a cara do Ciro Gomes, sei lá, é coisa minha.
    Assisti uma participação dele num debate em Havard e fica patente que está melhor preparado do que qualquer candidato da esquerda neste momento.
    É do Nordeste e pode, a depender de sua capacidade de reconhecer em Lula o destinatário dos votos dos eleitores daquela região.
    Uma aliança com ele vai balançar a turma golpista, pois, não nos iludamos, Lula não vai ser libertado até as eleições. Os golpistas não ultrapassaram a linha limite da decência para entregar o poder a Lula e ao PT.
    Se mantiverem o Lula nas próximas pesquisas, a pressão da Globo, dos delegadozinhos da PF, os menudos da PF e os juizinhos de piso vão aumentar o tom e dificultar as condições de aprisionamento do Lula.
    Não é hora para soberba, é hora de reflexão.

  26. Caro Fernando, se encontrar o ciro pessoalmente, por favor , envie-lhe esta mensagem…..Ciro, vá morar com o Diabo !!!

    Esse LIXO nunca terá um voto meu…

  27. Brito, receita de pudim de cachaça… pega se um copo de boa aguardente, mistura-se com goma, deixe meia hora adormecido, depois adicione açúcar e mexa até ficar homogêneo, acrescente também hortelã e alcaçuz, leve ao congelador até ficar cremoso. O Ciro não é dúbio, não é anódino, é de confiança e o LULA bom para ele é o LULA solto.

  28. 1. Primeiramente é necessário saber se Lula quer de fato falar com o intragável Ciro.
    A Dilma, por exemplo, vomitou do ministério este Lupi (aquele do Dilma eu te amo!). Nem tanto pela denúncia mas pela miudeza que deixou transparecer.
    2. É importantíssimo saber se a visita não iria tomar a vez dos filhos do Ex-Presidente ou impedí-lo de ficarem a sós com o pai. Visitas só na quarta-feira. Neste caso o Ciro estaria deixando o centrismo que sempre o caracterizou, para assumir de vez o facismo.
    3. Finalmente o que Ciro iria mentir depois da visita. Uma pequena tosse do Lula seria suficiente para que a dupla coloque em sua boca que Lula irá votar em Ciro para presidente, em troca de seu “generoso” indulto.
    4. O Ciro já teve uma grande oportunidade de ser um puxadinho do PT e não soube aproveitar. Agora terá que contentar-se em ser um puxadinho do Bolsonaro.
    Roubar impunemente é aceitável, a corupção constitucionalizou-se, insuportável mesmo são as traições, origem de todos os males. Acredite em Ciro e verá o FHC como Ministro da Economia, para tomar conta da gaveta.

  29. Sempre votei no Lula e votarei em Ciro sem problemas. Como disse o dono da pagina “a vida do povo brasileiro – não nos pertence individualmente.” e nosso povo está voltando a passar fome.Diante disso vou votar em quem? Nesses tais Manu e Boulos? Até outro impeachment nem sabia quem eram esses. Votar em Marina? Vai que dá ” Bossalnaro ” e Ciro, já sabemos quem ela apoiará (vide ultimas eleições presidenciais). Fico com Ciro sem dúvida. Principalmente depois do ataque do MBL.

  30. Não é hora de se ficar debatendo o que se deve fazer em relação a um possível apoio a Ciro Gomes. A carruagem está andando e há muita estrada pela frente. O tempo é o senhor da razão, porque as coisas mudam com o tempo, e a razão deve acompanhar as mudanças. O que á absolutamente certo é que vivemos num regime federado, e as eleições deste ano (se acontecerem) não podem ficar resumidas a discussões sobre o problema apenas da União. Um conjunto muito forte – mas muito forte mesmo – pode se contrapor ao poder federal. Por isso os partidos de esquerda devem se unir em todos os estados, sem exceção, com um só candidato que tenha chances quase absolutas de eleição no primeiro turno. Nunca dividir. E o PT deve abandonar definitivamente a postura de querer sempre ter a cabeça de chapa. No nordeste temos vários governadores com consagradora aprovação, de outros partidos do espectro da esquerda. Acertada a questão dos estados, e dependendo da situação do Lula, chegará a hora de se entrar, no nível federal, também completamente unidos. O futuro nos dirá, se com Lula, Ciro, Boules ou Manuela. Se Lula poder ser candidato, ele na cabeça; se não puder, um consenso entre os demais candidatos, os partidos (observando-se as situações estaduais) e as pesquisas. Há tempo para lutar e observar as estratégias possíveis. A direita está em frangalhos (no maior colégio eleitoral o candidato a governador dará apoio muito sutil para Alckmin, mas a Bolsonaro na prática). Não vamos nos esquatejar também. A situação de Lula está nos unindo, e isto é fundamental.

  31. É impressionante como os comentários aqui, em sua maioria são realizados por pessoas de Fígado doente…. Esse texto de Brito é brilhante, porque tras uma referencia do passado, coloca os personagens no Presente e vislumbra uma saída possivel para o Futuro. Os personagens, Lula, Ciro, etc… mudam, mas a historia se conta ao longo do tempo… Historicamente, PT e PDT sempre buscaram ocupar o mesmo espaço politico. Entãp é natural que seus líderes, se biquem de vez em quando…. Existem diferenças monstruosas de liderança, formas de dialogar, conceitos, etc… entre Lula e Ciro, mas para alem das paixões reducionistas, e dos Egos inflados, a esquerda precisa aprender um minimo de pragmatismo que a direita tem de sobra… Então, estamos numa casa de tapia, caindo com um temporal, somos filhos do mesmo Pai, nascendo vivemos e convivemos em baixo do mesmo teto, e agora , só pó ódio ou pirraça vamos ficar em essa briga de bonecos barby? Cadê a maturidade que voces cobram dos outros? olhem para dentro de voces bando de meninos mimados!

  32. Tudo muito lindo mas Ciro é um falastrão e nada muda isso. Salve Lula. LULA LIVRE I AM LULA EU SOU LULA JE SUIS LULA

  33. Nós estamos polarizados e neste momento o centro-esquerda não tá tendo espaço. Eu não vou esquecer que o Ciro não foi solidário ao Lula. Caso o Lula seja impedido mesmo o meu voto vai para o Boulos ou pra Manuela.

  34. CADA UM COM SEU PROBLEMA

    Analisando a situação politicamente, sem o fígado, como disse o Brito, nem Ciro deve ser condenado, nem tampouco o PT e o grande LULA. Cada um com sua estratégia. Ciro não fez favor nenhum, pois recebeu ministério em troca e assim funciona o nosso sistema político, quer queira, quer não. Assim como o PT não fez favor a Ciro o nomeando no passado.

    Não há pureza em Ciro, nem no PT. Mas que fique claro que, a estratégia de deslocar-se do PT, agora, foi de Ciro, que quer voto dos moderados, marinistas, por exemplo. É legítimo. Que siga a sua estratégia. Mas não venha dar uma de vítima de uma esquerda radical não.

    Sai pra lá, PDT vaselina! Assuma sua estratégia!!! E não conte com a gente pra defendê-lo dos bolsominions…

    Simples assim.

    #EusouLula

    1. Ciro não tem nada de vaselina! Esse papo é de petista que adora uma boquinha, por isso prefere ser derrotado e golpeado a apoiar. Como Narciso, petista acha feio tudo o que não é espelho. Lula mexeu mal as pedras ao elevar uma pessoa sem curriculo em política, como Dilma. Deu no que deu. Portanto, apoio incondicional só na China, onde dissidentes morrem cedo.

      1. Os pro Ciro ignoram o nome do HADDAD convenientemente. Curioso isso. Lembro da pressão e das negociações do PDT de Carlos Lupi para retirar o Brizola Neto do Min. do Trabalho.
        PDT pós Brizola não é confiável. Não preciso citar Lasier Martins (RBS), preciso? Expulso apenas após o GOLPE. NUNCA Brizola aceitaria um escroque desses no partido.

        1. Pois que Haddad, excelente ministro é currículo, seja candidato. E que Ciro seja também. Qual o problema?

          1. Nenhum. O Problema são alguns muitos pró Ciro dizendo por aí que, sem Lula, a única opção salvadora é Ciro, como se Haddad não existisse. Citam Manuela e Boulos e esquecem, convenientemente, Haddad.

  35. Vou torcer pelos candidatos da esquerda que enfrentarem os candidatos que representam os golpistas do PSDB, o facista bolsanaro e toda a turma da direita e extrema direita. Vou ser pratica. Precisamos somar nossas forças. O resto acho melhor deixarmos para lá.

  36. Receita de bolo de fubá, pega 1 kg de fubá, misture açúcar e erva doce, adicione 5 ovos e óleo de milho misture bem, depois untar uma forma, despejar a massa e colocar no forno quente, é só esperar o linguamen Ciro ganhar xingando o PT, com seu oportunismo, fazer um bom café e degustar a vontade, se servi ao Ciro fale com ele para ter o cuidado para não queimar a língua ferina dele.

  37. Já que o negócio é ser radical, sou Lula e na impossibilidade deste sou Ciro. Comigo não tem esse negócio de “sou quem Lula Indicar”, não entrego meu voto à acomodações políticas de ocasião.

  38. Ciro, nada mais é que um infiltrado de direita! Nascido na ditadura a mim ele não engana! Provou que é quando disse que o Lula não é um preso político!
    Arrogante, prepotente e safado!

  39. Eu é que não caio mais na Lábia de traidores. É LULA titular ou LULA reserva. Não há outro caminho para nós.

  40. Ciro não inspira confiança. Chegou a dizer que se prendessem o Lula iria buscá-lo a pontapés para defendê-lo. Depois começou a bater e a assoprar. Perdeu a chance de ter os votos da ampla maioria de esquerda. Na tentativa de viabilizar a sua candidatura acabou por inviabilizá-la!

  41. Mesmo me sentindo ofendido por este blog vou comentar. O senhor Ciro Gomes está tentando remediar uma situação que ele mesmo criou. Não cola mais, parte da esquerda que dava alguma credibilidade a ele, e não é o meu caso, já percebeu o ”joguinho camaleão” dele.

  42. Ciro NÃO FALA MAL DA GLOBO. E candidato pra mim, tem de DETONAR a Globo. Se o PT não tiver candidato VOTO em Manuela…os GOLPISTAS misóginos vão ENLOUQUECER….

    1. A Manuela convoca uma Assembléia Constituinte e senta o pau nas Forças Armadas, Judiciário, Mídia , sistema financeiro e tributário….Destroça os golpistas….

      1. Os golpistas e parte dessa classe média (capitão do mato), tem de ficar só no Couro e Osso.

    2. Um detalhe…A Manuela já escolheu o vice dela? Pode escolher um vice (que funcione como chefe de Governo) Lembrem-se a garota é Líder, militante, vermelhinha e dos Pampas, a terra de Getúlio… a Globo Pira!!!!

  43. Se você tivesse que contratar dentre dois grandes advogados para defendê-lo ou a alguém de sua família qual seria seu critério?

    Por exemplo, dentre Ciro Gomes e Flávio Dino. Um consegue, lendo as leis e pondo a cara a tapa, denunciar abusos e arbitrariedades e fazer uma boa argumentação, o outro, por conveniência, passa batido, silencia e faz um jogo para inglês ver.

    Abstraia nomes e pessoas, quem lhe representaria melhor?

    Óbvio que a administração de um país, estado ou município não se resume apenas a aferir um único aspecto, mas é um bom indicador.

    Não me iludo com essas “boas práticas”.

  44. Não acho que foram só “ressalvas e vacilações” mas sim uma participação ativa na campanha antilulista da mídia dominante nos últimos anos, e pior, sem racionalidade política nas suas palavras e omissões o que me faz crer que fê-lo por ressentimento e inveja, afinal Lula é o candidato preferido até no Ceará. Vc Brito, de boa fé, ainda está embalado pela ideia do PDT brizolista que desde a ida de seu líder maior (e põe tamanho nisso) vem caminhando progressivamente para a direita, chegando ao ponto de votar majoritariamente a favor do impedimento ilegal da nossa legítima Presidenta e seguir votando sempre a favor do regime golpista (engessamento do orçamento, intervenção militar no Rio, entre outras monstruosidades). Só falta vc dizer que Ciro Gomes não tinha e não tem qualquer ascendência sobre as bancadas do PDT, ou não sabia qual seria sua posição nestas votações.

  45. Não voto no Ciro, para mim ele continua com a alma tucana.
    Nunca foi de esquerda e nem será.
    Meu voto é Lula ou quem ele indicar.

  46. ciro quer ganhar uns votos com essa visita, vai não o povo tá esperto, ele é traíra, nunca esqueção, ele comemorou a decisão do trf4!!!..ciroé o plano b da globofesra!!!!

    1. Vai ganhar é vaia. Mas acho que essa visita não sai agora. Tem uma fila enorme na frente de Ciro.

  47. Minha nota sobre Ciro ser ou não oportunista.

    Eu, Gabriel Lima, militante da campanha do Ciro e participante da juventude do PDT, também senti falta do Ciro lá comigo. Era a maior oportunidade do PDT dar as mãos ao PT, PSOL, PCdoB e reafirmar uma frente de esquerda contra o golpe. Senti falta da voz do Ciro ao lado do Lula nos palanques aonde se protagonizaram Manuela D’Ávila e Guilherme Boulos. Senti falta, na hora que me encontrei com o Lula, horas antes da sua entrega a polícia federal, de Ciro estar ao meu lado. Era hora da união, precisou matarem Marielle para o PSOL enxergar a importância disso e como sabemos, com o fascismo não se brinca.

    Mas eu estava dentro do sindicato, na loucura dos momentos que ali ocorreram. Minha paixão sobressaia da minha racionalidade e hoje, em casa, refletindo sobre tudo, encarei a razão de Ciro não estar lá: intimidade.

    Ciro apoiou Lula em todas as suas eleições (98, 2002, 2006 e 2010), não só apoiou, foi de sua equipe econômica como ministro de Estado nos primeiros passos da gestão do petista. Ciro foi o maior articulador do Nordeste quando o “Mensalão” explodiu. Ninguém lembra, mas Lula chegou sofrer severas ameaças de impeachment de setores da direita que ali já mostravam suas garras e Ciro junto a muita gente boa não permitiu.

    Ciro esteve nas posses de Lula como presidente e esteve ao seu lado um dia depois de sua saída do governo. Fez campanha para Dilma.

    Não só fez campanha, articulou novamente todos os votos a favor da ex-presidenta na face do golpismo. Esteve com Dilma em sua saída antecipada do governo.

    Vocês não falam isso, mas no congresso que o PDT postulou o nome do Ciro para a corrida presidencial pela primeira vez, Dilma estava lá, ratificando que Ciro era segundo ela, um dos principais guerreiros contra os políticos que tiraram a mesma do Planalto.

    Ciro elegeu o PT ao governo de Ceará.
    Ciro elegeu deputados do PT pelo estado do Ceará.
    Ciro, com todo seu capital político, confiou e transferiu ao PT seus votos em todas eleições presidenciais.

    Como assim Ciro é oportunista? No mínimo houve um erro de não estar com o ex-presidente quando a história do nosso país era desenhada. Mas nem isso foi erro.

    Explico: existiu vários fatores para Ciro não estar em São Bernardo do Campo e vou levanta-las aqui.

    1) Locomoção: Moro decretou as 17h da sexta-feira a prisão do Lula. Neste momento Ciro desembarcava em Nova York a caminho de Harvard. Ciro, por mais dinheiro que tenha, não dispõe de jato particular. Para economizar para uma campanha tão ingrata (45 dias com o tamanho do Brasil), a tempos vem viajando em vôos comerciais em classe comum. Se decidisse ali voltar naquele momento, sua saída só poderia ser no Sábado, aonde ele era palestrante do maior evento de discussão do Brasil fora do país. Então ali ponderou.

    2) Mas não estava decidido, existia possibilidade da sua volta. Ciro então, em nome de todo o PDT, encaminhou seu irmão Cid a São Bernardo. Sim amigos e amigas. Cid não só esteve lá, como ficou a madrugada com o ex-presidente em sua primeira noite de reclusão no sindicato dos metalúrgicos do ABC. Cid levou toda a solidariedade do Ciro ao Lula que o recebeu de braços abertos e ali Cid junto do próprio, transmitiram a mensagem a Ciro que ficasse e denunciasse o golpe na “Brazil Conferense”, evento da Harvard para discutir o nosso país.

    3) Juventude presente: toda a juventude do PDT esteve as mais de 30 horas que Lula esteve em São Bernardo do Campo. Uma juventude que com todas as dificuldades do momento repentino (dormiram no chão, sem alimentação e água – pois cortaram a água do estabelecimento e estava difícil o acesso a comida) ficaram até o último momento com o ex-presidente. Fomos recebidos calorosamente sabe por quem? Gleisi Hoffmann, que nos deu acesso ao Lula integralmente, mostrando a importância do PDT neste processo. Também estávamos ali representando o Ciro.

    4) Brazil Conferense: ninguém fala, mas Ciro estava no mesmo painel que o vice presidente nacional do PT Alexandre Padilha (que também não voltou). Não só do Alexandre Padilha, de Flávio Dino, um dos principais quadros do PCdoB que também decidiu ficar. Ciro abdicou de toda a sua pauta que falaria no evento e denunciou 100% o que acontecia no Brasil naquele momento. Deixou seus projetos, para falar de Luís Inácio. Isso é oportunismo?

    5) A frase que a mídia golpista frisou “não sou puxadinho do PT”: distorcendo novamente as palavras de Ciro, a pergunta que lhe foi dirigida era – “Por que o senhor não esteve *NOS ÚLTIMOS* atos do ex-presidente Lula? – Veja amigos e amigas, a pergunta não se dirigia ao evento de São Bernardo e sim da caravana e dos demais eventos aonde Manuela D’Ávila e Boulos para além daquele momento, também se encontraram em palanque com Lula. Ciro no estresse dos questionamentos (visível pela sua reação por uma cobrança indevida de alguém que queria o colocar como o vilão do momento) respondeu o que respondeu. E de fato não é estratégia do PDT seguir os caminhos do PT no primeiro turno das eleições. Isso não significa inamizade ou que somos de direita. Significa que temos outra estratégia do jogo que está dada.

    6) A importância da denuncia do golpe a mídia internacional: o principal discurso do PT e de sua presidente Gleisi Hoffmann, era que o mundo ia ver Lula preso e que isso faria o Brasil está em xeque com a sociedade internacional. E quem novamente estava a frente de repórteres do quatro cantos do mundo nos Estados Unidos? Ciro Gomes! Vocês realmente não vêem importância dele não ter voltado?

    7) A base: como todos sabem, existe hierarquias nos partidos políticos e qualquer político que queira um partido 100% voltado a si, respeita primeira e integralmente sua base. E a base do PDT decidiu por Ciro ficar. Ciro lançou nota pública, em coletiva denunciou o Moro e sua decisão e dedicou um painel inteiro ao Lula. Essa foi a nossa decisão.

    8 ) Por último e o mais importante, a intimidade: Ciro sabia que Lula se entregaria e não optaria por transformar São Bernardo em uma praça de guerra. Se alguém tinha dúvidas que Lula se entregaria, Ciro não. E por ter a todo momento atualizações da juventude e diálogo aberto com Cid que esteve lá, acompanhou toda a situação e falou com Lula por telefone. Vocês não sabem, mas Ciro ligou a Lula. Como legalista e professor de direito, acredita que o momento será revertido na próxima decisão do STF de que prisões em segunda instância são inconstitucionais.

    Ciro esteve e de alguma forma estará com Lula até os seus últimos passos.

    Existe Lula no projeto político de Ciro Gomes.
    Existe Lula quando Ciro decide que a principal chave do seu plano político é o combate as desigualdades.

    Não vamos reproduzir o que a direita e fascistas querem: o rompimento dos nossos laços. Vamos enxergar a importância de Ciro estar lá, junto de Padilha e Flávio Dino denunciando internacionalmente o golpe.

    Ciro, a última coisa que você é, é oportunista.

    Texto: Gabriel Lima

  48. Antes de ser petista sou de esquerda e voto em Ciro, salvo se por um milagre, o Lula sair candidato.

  49. Cada vez que leio alguma passagem que cita atos ou atitudes do velho Briza, mais me convenço de que aquele era um estadista que nos faltará sempre. O Brasil não seria nem parecido com o que é atualmente se ele tivesse sido eleito presidente.

  50. Em primeiro lugar temos que ter em mente que a candidatura do Lula não vai evoluir, pois as forças fascistas que estão em cargos de comando no país não vão deixar. O Lula está fora da disputa, então o que resta?
    O que resta é que o Ciro é o único que pode ,com o apoio total das esquerdas e do próprio Lula, ganhar até no primeiro turno, pois os coxinhas do Brasil todo, que são uns 25% da população, vão se agrupar em torno do pistoleiro terrorista Bolsonaro.
    Se o Requião não entrar mesmo nesse jogo, os 75% das pessoas normais(non-coxinhas), precisarão desesperadamente se unir à candidatura do Ciro Gomes. Não existe nenhuma outra alternativa viável, ou é isso, ou os fascistas vão ficar à vontade para destruir e entregar a parcela do Brasil que ainda não foi destroçada pela dupla das sombras Moro/Temer.

  51. Lula Preso numa Solitária e tanto Ciro quanto seus Apoiadores só que saber da Eleição.

    Tudo que a Direita não quer é ver Lula Presidente: Pra isso eles tem Bolsonaro, Alkcmin, Meireles, O dono da Riachuelo e tem também o Ciro travestido de esquerda . Se Ciro for a única alternativa pra não deixar Lula ser Presidente, eles vão de Ciro. Até porque Ciro já prometeu pra Globo não regular a mídia.

    Conheço vários Prefeitos do DEM que apoiaram Ciro pra Presidente em outras Eleições na ânsia de derrotar o Lula.

    Não Voto em Ciro em hipótese alguma! Avante com Lula!

    Não adianta amigo, o Ciro (irmão Cid Gomes) teve o Governo deles bombado por Lula no Ceará mas Ciro sempre disposto a atacar o PT e Lula toda vez que a grande imprensa o procura. O bom é que a máscara caiu! A pessoa tem de ter lado. Ou é ou não é. Ciro não é um homem transparente!

    Primeiro o Ciro diz que Lula não é um preso político concordando com Moro, pra depois querer visitar Lula?
    Primeiro Ciro não assina o manifesto a Favor de Lula pra depois querer ir visitar o Lula?
    Primeiro Ciro não vai a São Bernardo resisti contra a prisão ilegal de Lula, pra depois querer ir visitar Lula?

    Boulos e Manuela nem tá falando de candidatura agora. O assunto agora de Boulos e Manuela e o Povo em geral é somente a Liberdade de um Preso Político.

    Boulos, Manuela, Requião, Rui Costa Pimenta do PCO, Stedilli tão acima do Egocentrismo que corrói Ciro!

    Ciro não tá ligando pra Democracia, pra Lula nem pro Povo.

    Com Lula preso ou impedido de se candidatar, o processo politico estará castrado. Nenhum outro candidato tem a força indispensável para enfrentar a brutal ofensiva da direita contra a democracia, contra os direitos da massa da população e contra a soberania popular. ]

    Como Ciro não é de Esquerda, ele só quer saber dele. Ciro foi surpreendido com o avalanche de protestos no mundo inteiro contra a prisão política de Lula. Ciro achou que ele após a prisão de Lula ele decretaria a morte política de Lula e pronto! Seguiria o projeto dele e Lula seria esquecido na cadeia, apostava o Porco Capitalista.

    Ciro inventar de ir visitar Lula é por puro marketing. O Cara é um traidor!

    1. Ciro é um brasileiro com seus direitos políticos ativos e que coloca seus nome e currículo à disposição da sociedade. Simples assim.

  52. A mim pareceu que Ciro foi covarde e oportunista.

    Acreditou que lhe traria mais vantagens eleitorais se afastar de Lula, e só voltou atrás quando percebeu que esse afastamento só lhe trazia prejuízo. Mas já é tarde, perdeu o momento de estar do lado certo num instante muito importante da defesa não do Lula e do PT, mas da democracia.

    Foi pequeno e mesquinho num momento em que se exigia grandeza e força. Nem à esquerda nem à direita: Ciro mostrou que está do lado que melhor atender aos próprios interesses.

  53. Realmente, o PT sequestrou o pensamento de esquerda brasileiro. Tudo é Lula isso, Lula aquilo. E as idéias e propostas que se danem.

    No fim estão igualzinhos aos eleitores do Aécio… engraçado olhar lá atrás e ver que o Enéas estava certo.

  54. Onde estava Ciro quando o país entrou em ebulição? Foi a São Bernardo? Não. Foi ao #OcupaCuritiba? Não. Ficou dando entrevistas surfando na prisão de Lula. E foi ao fórum liberal com os demais pre candidatos, num evento para afirmar que Lula foi para o ostracismo. Ora, essa ‘aproximacao’ é escandalosamente oportunista. Tal qual os demais candidatos está de olho no butim de um Lula supostamente abatido. As pedras estão rolando. E quem de fato está no combate contra o fascismo e pelo Estado Democrático de Direito são os partidos de esquerda e centro esquerda que se uniram numa frente q é #LulaLivre. Curiosamente, inclusive o PDT de Ciro. Ciro é autoritário e corre em raia própria. O que quer realmente esse Sr.?

  55. Não se trata de julgar com o sentimento, é a mais pura razão ! Ciro teve a oportunidade de inúmeras vezes de se aproximar e se solidarizar com Lula e o PT, Lula já vinha sofrendo perseguição e abusos há muito tempo, e o que fez Ciro ? Apoiou a lava-jato e quando pode teceu críticas venenosas ao Lula e ao PT em consonância com os Procuradores Celebridades do MPF. Ciro é cínico, 5ªcoluna e oportunista, terá o que merece, a lata do lixo junto com todos envolvido com a lava-jato, especialmente Judge Morow.

  56. Meu primeiro voto sempre foi e continua sendo de Lula…Meu segundo voto neste momento é de Ciro.
    Precisamos de valentia, honestidade… e talvez a força de um coronel consciente…

  57. Ciro é a única opção hoje de ganhar as eleições do campo progressista. Todos os demais têm reduzidas chances ou nenhuma. Boulos e Manuela são muito jovens. No meio de tanta bagunça, brasileiro não votar em alguém com menos de 40 anos. Quem aposta nisso não entende nada da nossa sociedade.

    Há setores no PT que fazem um cálculo meramente eleitoral e oportunista, mas antes de tudo desonesto. Não querem o Ciro porque acham que ele ocuparia o campo político do lulismo, o que é mais um equívoco, já que em política a conjuntura é sempre mais importante que a história ou a tradição.

    Embora o Ciro tenha falado muita bobagem nos últimos meses, o que deve contar é o seu comportamento nos últimos 16 anos, de, nos momentos mais difíceis, sempre ter estado ao lado do Lula: mensalão e crise do governo Dilma são apenas os dois exemplos mais emblemáticos.

    O PT não vai ter um candidato viável nas próximas eleições e não adianta dizer que é só o Lula apontar um nome. Não vai ser assim, principalmente por conta da memória recente do governo Dilma. Vai ser muito fácil desconstruir uma candidatura petista. E pesquisa que aponta transferência de voto do Lula é equivocada, pois não consegue captar o calor da disputa.

    Se o PT pensa e acredita na liberdade do Lula, deve apoiar a candidatura do Ciro, pois essa, em caso de vitória, representa algum equilíbrio institucional, ou seja, a única chance do ex-presidente conseguir sair vivo da cadeia.

    O Ciro, por sua vez, precisa obviamente ser mais comedido nas palavras, pois a eleição está pra ele do mesmo jeito que esteve pro Lula em 2002. Quando começar de fato a campanha, a experiência e o passado recente vão contar muito a favor do candidato do PDT. Ele está no inconsciente do povo e a campanha vai aclarar a situação.

    Para o PT vai ser péssimo perder sem apoiar o Ciro, que pode vencer mesmo sem o apoio do partido. Com o Lula preso, perder a eleição vai ser fatal, Mas fazendo uma aliança com o candidato do PDT, a narrativa preponderante vai ser que o Ciro só venceu por causa do apoio do PT.

  58. Ciro é o único presidenciável com coragem de fazer uma lei de médios e dar indulto a Lula.

  59. “até Marina”.

    ora, quem defende Ciro nas atuais circunstâncias não tem nenhum crédito para falar nada de Marina, que ao menos tem uma história política dentro do PT e saiu pelos motivos certos.

  60. Ciro pensa assim: “Eu sempre servi à vocês (PT), agora que vocês não tem ninguém para candidato, que venham à mim.”… Ele só esquece que os políticos até vão, mas não os votos, para isso precisa cativá-los e ele está longe disso.

    1. Ciro coloca seus nome e currículo à disposição da sociedade. Tem esse direito e o exercerá. Sabe que coxinhas e mortadelas o combaterão, por absolutos preconceito e inveja, e por acharem feio tudo o que não é espelho. Ciro já deixou claro seu apoio a um candidato de esquerda, caso ele não esteja lá. O PT tem um grande quadro que é Haddad, mas ao invés de apoia-lo e propagar suas idéias e projetos, fica no papel de carpideira, de vítima, em função de Lula, o melhor presidente que tivemos, mas indicou 7 dos atuais 11 ministros do STF, e outros 3 que já deixaram aquela corte, além de, apesar de 87% de aprovação, escolheu a conciliação com Temer, em 2010, para vice de Dilma, que fez o que fez. E querem que o Ciro deixe de se apresentar como candidato… Francamente, votem em Bolsonaro, Alckmin, nulo ou branco.

      1. Se o Ciro não consegue nem conquistar aqueles que simpatizam com ele, imagina estando no governo. Vão tirar ele antes da Dilma.

  61. PHA e Fernando Brito tentando tocar a vida depois da prisão de Lula. Fernando com sua habitual ponderação. PHA, no vídeo sobre um suposto 3o erro de Lula, só falta dizer que Lula já está fedendo. Uma coisa é certa: pra muitos eleitores, eu incluso, as eleições de outubro e a candidatura de Ciro estão longe, muito longe de serem uma prioridade frente ao drama vivido pelo presidente Lula. Ciro estará sempre muito encantado com a própria voz pra perceber isso.

    1. Ciro tem apresentado suas propostas e, se não estiver no segundo turno, já deixou claro seu apoio ao candidato de esquerda, num eventual segundo turno.

  62. TENHO 66 ANOS
    VIVI OS GOVERNOS DITATORIAIS E DO PSDB
    E VIVI OS GOVERNOS DO PT
    POR ISSO
    NÃO VOTO EM CIRO BIRUTA DE AEROPORTO GOMES
    FICAREI DE FORA DESSA!

  63. Cláudio, estou de acordo com seu comentário. Sempre tendi pro Ciro, não por ele ter se passado pro PT, mas pela sua trajetória, e pela sua inteligência. Seria meu plano B, desde quando senti, profundamente, a determinação de Moro e da Justiça em geral, mancomunada com a imprensa, para esse desfecho que vimos com a vida de Lula.
    Com certeza Ciro encanta muita gente com seu modo de se portar, de falar o que lhe vem à mente. Acontece que ele parece esquecer-se de que o YOUTUBE registra tudo. Qualquer pode buscar Ciro, ora dizendo que Lula pode ser tudo, menos ladrão, e de outra feita, não só atribuindo a pecha de ladrão a Lula como aos filhos dele. E nem falar que ele afirmou, certa vez, que quem tentasse prender Lula, ele seria o primeiro a conduzi-lo a uma embaixada pra lhe conseguir o exílio, etc. Devia tá blefando mesmo, porque o mundo soube da eventual prisão de Lula, e o que fez Ciro?
    Sinceramente, que vá encontrar-se com Lula, e diga o que lhe aprouver. Lula, elegante, e sem rancores, ficará feliz demais em revê-lo.
    Apesar de não votar em Ciro, ou votar apenas se não tiver outra opção, ainda assim, desejo vê-lo na disputa.

  64. O artigo ofende as “pessoas de pensamentos miúdos” e
    de “coração dolorido diante de tamanha injustiça” que estão de vigília por Lula e a democracia lá em Curitiba. A professora de 67 anos que deixou sua casa e partiu para Curitiba com sua barraquinha para acampar em solidariedade ao Lula, seria uma dessas pessoas de “ pensamentos miúdos”?

    1. Só você achaque me refiro aos manifestantes de Curitiba assim. Não é no que creio e lhes homenageio o valor. É inútil ver se me irrito com isso: incompreensão,se há, talvez seja falaha minha ao me expressar. Entenda, portanto, que penso o contrário do que vc acha que disse em relação àqueles companheiros.

  65. Fernando. Você é de longe meu blogueiro favorito. O primeiro post que me marcou foi o da Chevron. O que eu tinha de argumento na crise da Sabesp era graças a você. Por confiar em você, levantei e fui embora na sexta feira. Se você garantia que Lula se entregaria, a cena que fiz em casa no sábado de manhã não precisava tornar-se um vexame frente a tantas câmeras. Eu não teria aguentado estar lá.

    O seu texto no entanto é um insulto à inteligência. Quem não pensa como você age com o fígado.

    Desde que o Lula e o Dudu passaram a perna no Ciro que acompanhei TUDO que saía dele. Sempre disse que votaria nele para o executivo e no PSOL para o legislativo… Mesmo que Lula concorresse. Tenho amigos petitas, de fundação, que são testemunhas. Suas posições foram acertadissimas.. Até ao golpe.

    Aí um cara que se gabava de ter sido professor de direito constitucional omitiu-se diante uma perseguição política claríssima que alimentava e se alimenta de um fascismo crescente.. Ainda por cima culpava o Lula pelo ambiente enquanto elogiava o Moro. Eu lembro dos elogios dele a Mercadante e Cardozo… não concordava, mas agora é claro. Ele estava era a fim de ver o circo pegar fogo.

    A grandeza de Brizola, que Ciro se recusou a ter, duas vezes, é a que exige agora ao Lula. É sério?

    Diante do fascismo, omissão é colaboração.

    Meu voto no Ciro era muito claro. O PT precisava deixar de ser poder para reencontrar às bases e purgar-se de quem só procura uma sinecura…
    .. mas falaí, uma sinecura é tão gostoso!

    Tenho um nome para quem descobriu o Ciro agora. Lembram militante petista a quem não havia crítica possível a ser feita ao partido. É a turma do “pão é trigo e trigo é dólar”.

    São os imbeciros. O Ciro diz que só ele salva e eles acham que é verdade.

    Se o Ciro fosse isso tudo estaria sentindo o peso do Estado em algum processo kafkiano…

    Boulos, Manuela e o PCO lutaram contra o arbítrio. Ir agora na carceragem é ser urubu.. picar a carniça. Oportunismo.

    Duvido que o PDT fizesse a figura que fez com o Brizola no comando.

    A questão não é eleitoral. É a defesa do estado de direito frente ao fascismo. É a defesa da democracia frente a ditadura.

    O Ciro perdeu meu voto no pós senado. Não o terá jamais. Traição só se pode aceitar uma vez.

  66. “”” LAMENTAVEL … LAMENTAVEL … LAMENTAVEL … LAMENTAVEL … LAMENTAVEL … “”

    Afronta a nossa Inteligencia,o artigo de Fernando Brito,chega ser delirante:
    – Pessoas de pensamentos miudos…
    – Aquelas que,com o coracao dolorido diante de tamanha injustica…

    Ser cego e surdo nao e o bastante,Fernando Brito pede aos brasileiros que sejam tambem imbecis, pedindo em troca o sacrificio da inteligencia coletiva. Afinal,um pedido descabido, para uma nacao habituada ao papel de boba, fingir que nada aconteceu; uma pantomina a mais,uma pantomina a menos, nao sera nenhum sacrificio votar em Ciro Gomes.
    E enternecedor,o texto chega a ser ofensivo a nossa capacidade de pensar e argumentar,isso sim,foi um afronto a nossa inteligencia e a Nacao.

    Eu tive a “pachorra” de ler e reler, por inteiro a porcaria do texto de Fernando Brito…Lamentavel!
    E de tal o “Proselitismo Politico Partidario” de Fernando Brito, utilizando de praticas que fogem a etica e moral, com argumentos agressivos, apelativos, discriminatorios, utilizando tecnicas de persuasao na tentativa de conseguir novos votos ou mais para Ciro Gomes,e vergonhoso,e no minimo de causar tristeza,vez que, quando maior o grau intelectual e a posicao social, maior deveria ser o Respeito e a Consideracao,pelos menos favorecidos. Independente de nossas opcoes politicas, ideologicas e eleitoras, em defesa e luta pela a Democracia,frente ao fanatismo fascista,midiatico,juridico e ditatorialismo.

    O Conceito e Principio da dignidade da pessoa humana, tamanha sua relevancia, importancia e significado,foi elevada a categoria de direito fundamental pela Constituicao, e algo absoluto, nao se admitindo qualquer conjectura na tentativa de relativizacao desse conceito e principios.
    Seja para diminui-lo, menospreza-lo, desvaloriza-lo, ou ainda, desrespeita-lo, sobre qualquer pretexto, mesmo que seja com fim humoristico, ou qualquer forma mesmo que jocosa de satira, mesmo que singela ou sem querer que vise o desrespeito a pessoa humana,ha de ser entendido como uma afronta, nao so aquela pessoa ou aquele grupo de pessoa ofendidas,mais com intuito de diminuir esse principio ou pressuposto nato de todo e qualquer ser humano e tambem o proprio Estado Democratico de Direito.

    O referido “Proselitismo”! De toda sorte,o pedido de desculpas nao e suficiente, mas e memoravel, para reparacao e para restabelecer a luta contra a ordem juridica corrupta de Curitiba e sua guarda pretoriana do TRF-4,com a decisao vergonhosa do Supremo Tribunal, que foi violada, e nem assim diminui a humilhacao e o sofrimento impostado ao ex-presidente LULA,e sua familia, que luta,e sempre lutou pela sua inocencia e tambem pelo principio da dignidade da pessoa humana e sua valorizacao,que sao direitos “Perene” fundamentais, que foram conquistados ao longo dos anos a duras penas, sao de ordem publica e deveriam ser tratados com maior atencao pelas autoridades,e tambem pelas pessoas publicas.

    1. Amaralina,eu lamento que o sofrimento gere ressentimento e façadirigir o fogo contra quem está do mesmo lado. Se algo aprendi na vida foi o não esperar que as pessoas pensem exatamente o mesmo e a grandeza de pensar que sim, pensamos o mesmo nas grandes questões e que as colocamos à frente das diferenças, porque elas são insignificantes diante de nossas tarefas comuns.

  67. Vamos lá ,o ciro nunca foi de confiança e quem confiar nele vai se arrenpender ,ele vai ser igual os ministros do lula na hora h se vende.não se iluda com este trouxa eu não voto em ninguem da direita ,mas no ciro em pensar por que não sou trouxa,aliás e só pesquisar quando saiu do governo lula saiu atirando.ciro tú és um merda pior que a direita,porque se passa de esquerda para amanham criminalisar igual os coxinhas
    sai que e fria.perguanta para o PT do ceará o que é a familia gomes.

    1. Camilo, atual governador do Ceará, era e é filiado ao PT, e foi eleito com o apoio de Ciro e Cid Gomes.

  68. P quem acha que Haddad é uma opçao saibam que ele já está na alça de mira da corja golpista. Se ainda nao puxaram o gatilho é pq estao esperando arrefecer o alvoroço pós prisão de Lula. Esse canalhedo limou e continuará limando um a um dos expoentes do PT.

  69. Ciro pode se transformar em unanimidade se apoiado por Lula. Sempre foi o plano B (talvez C) dos escroques que dominam o grande capital, não se enganem. Tem um discurso dúbio e populista em que sustenta um nacionalismo que não vai perseguir. O projeto é se tornar a opção viável dos partidos que apoiam Lula e negociar com a grande burguesia nacional para atender os interesses dela . Foi claudicante em relação a Lula. Seus elogios a ele sempre acabavam por desqualificá-lo. Já declarou que não pretende arranhar o quarto poder que é representado pela Globo. Acabará governando com ela e para ela. Sua trajetória política e seu relacionamento com o setor político/privado o denunciam . Lula sabe disso e não o apoiará no primeiro turno. Resta a dúvida se não teremos Alckmin e Bolsonaro no segundo turno.

  70. * MANCHETES DE REPORTAGENS QUE TODOS DEVERIAM LER ANTES DE VOTAR:
    • Temer reserva embaixadas para seus parceiros não perderem foro privilegiado
    • Bolsonaro passa mal e dá entrada em hospital
    • Trump anuncia ataque na Síria
    • PGR denuncia Bolsonaro por racismo
    • Gilmar Mendes diz que corrupção chegou ao Ministério Público Federal
    • “Falha Judicial” garantiu auxílio-moradia duplo ao casal Bretas
    • Miséria explode no Brasil: 1,5 milhões de novos miseráveis
    • A pedido da PGR, STJ tira inquérito de Alckmin da Lava Jato
    • STJ reduz de R$ 160 milhões para R$ 160 mil condenação do Itaú
    • Moro é recebido aos gritos de “golpista” na PUC-RS
    • Raquel Dodge pede arquivamento de investigação contra deputados do PP
    • Justiça federal nega prisão preventiva de amigos de Temer
    • Sociólogo diz na GloboNews ao vivo que na Lava Jato a lei não é para todos
    • Beto Richa do PSDB vai parar na Justiça de Curitiba de Moro
    • Delator da Lava Jato, solto,dá festas em cobertura em bairro de luxo em SP
    • Procurador diz que não tirou Alckmin da Lava Jato, porque “ele nunca esteve nela”
    • Procurador da PGR que salvou Alckmin é primo de Senador do DEM
    • Relembre 15 escândalos envolvendo tucanos que não deram em nada
    • Aécio Neves é internado em hospital de Brasília
    • FHC, intocável na Lava Jato, diz que prisão de Lula foi justa
    • Barusco que recebeu 100 milhões em propina deixa cadeia e tornozeleira da Lava Jato
    • Jornais europeus e americanos tratam Lula como um preso político
    • Os Tucanos citados na Lava Jato que perderam foro privilegiado e ainda não foram incomodados
    • 1 mês antes do voto para Lula ser preso, Rosa Weber arquivou inquérito de tucano
    • Apoio a Lula dispara após sua prisão política
    • Polícia Federal repudia delegado que pediu prisão de Aécio, Temer e Alckmin
    • Pesquisador americano diz que EUA está por trás da ofensiva judicial contra Lula
    LEIA MAIS SOBRE TUDO ISSO EM: https://falandoverdades.com.br/

    1. Sempre bom relembrar a máxima do Roberto Marinho, segundo a qual o importante não é – não pode – ser publicado. Esse falandoverdades é do Estadão, logo…

  71. Brito ? até entendo sua “PARCERIA ” com o CIRO,afinal o politico hoje, é do histórico PDT do seu venerável amigo e ídolo BRIZOLA ! mas, daí querer que nos eleitores do PT,e de outros partido de esquerda engolir o CIRO? , a ai vai, uma enorme distância…O Ciro Brito é um politico que não sabe fazer politica ,daí então…?

    1. Ao contrário, tenho sido crítico da postura de Ciro em muita coisa. Mas daí a coloca-lo como inimigo, vai a distância da minha pouca inteligência

      1. O Ciro, Brito ? a meu ver é seu próprio inimigo,não teclei dizendo ser seu inimigo e sim, dele mesmo ,quem sou para falar de politica com você? mas ,o jeito turrão dele ( Ciro) só afasta outros , possíveis eleitores
        ,cito a mim mesmo como exemplo…

  72. Ciro Gomes,estar longe de ser um progressista,chama-lo de um candidato de esquerda certamente é um dos maires equívocos do mundo,o cara foi gerado em um ovo da arena,passou sua adolescência no antigo PDS,debutou com a beca do PSDB,aprendeu a ser fascista no PPS e agora o cara quer ser um trabalhista, é duro de se engolir.Todo aquele discurso que ele reverbera de que fez isso,fez aquilo é tudo papo furado,Ciro nunca participou da criação do plano real,isso que ele propaga é delírio,na época era apenas moleque de recado de Tarso.É próprio do Ciro de querer se apropriar de algo que lhe possa trazer algum dividendo.Se o que ele diz fosse verdade o Estado do ceará estaria nadando num mar de prosperidade,mais não é isso a realidade.Ele manipula alguns índices favoráveis e esconde as mazelas e fica repetindo isso a exaustão,acho que até poderia o ceará apresentar melhores índices de desenvolvimento econômico,porque a família ferreira gomes teve tempo fazer isso,só que a realidade é bem diferente,vejo Ciro como uma fraude.

  73. Ciro n fez nada q não seja reversível. N votar em Ciro é tudo q a Direita Entreguista deseja. Ciro vai começar a ser constantemente atacado pelas grandes mídias..

  74. Já que que honestidade é obrigação e moralidade é relativa votemos no melhor PROJETO que visa o desenvolvimento nacional e não na melhor aliança ou apoio partidário.amam políticos não amam o Brasil. Que Deus, Destino ou Seja lá quem dita o futuro das nações e do universo tenha piedade do nosso povo.

  75. É certo que Ciro foi um dos mais ferrenhos defensores do mandato da presidenta Dilma,mas também é certo que suas declarações em desfavor do Lula, querendo com isso angariar votos do anti lulistas e, fazer sua candidatura decolar não me parece postura de um líder,mas sim de um oportunista,um líder precisa construir pontes e não abismos,o que Ciro fez ao criticar o Lula publicamente assumindo o discurso hegemônico, não só dos golpistas, mas da mídia,destruiu essas pontes,ele poderia até se distanciar, mas se juntar aos algozes do ex=presidente ai já é demais,ele não só atacou o ex=presidente,atacou a militância petista e o PT,isso é ser líder?? Agora, mais uma demonstração de oportunismo,vendo que sua candidatura não decola,decide depois de estar ausente,prestar solidariedade ao ex=presidente,um líder não presta solidariedade tem compromissos.Ciro sabe que sem a militância petista ele não tem chance,talvez seja por isso a visita à Lula. Óbviamente os defensores da candidatura Ciro,vão dizer que não podemos deixar a direita,ou extrema direita ganhar as eleições e que a politica é assim mesmo,que pessoas com pensamentos miúdos irão repelir esse gesto,tem um ditado que diz:agora Inês é morta ,esse gesto de reconhecimento e de solidariedade deveria ter vindo antes,aceitar Ciro hoje como candidato das esquerdas,agora unidas,irá provocar uma divisão ainda maior do que antes da prisão do Lula,esse sim um grande líder. Não voto,não faço campanha,não apoio,não sou O lula,sou uma pessoa com pensamento miúdo e com o coração dolorido diante de tamanha injustiça e tbm com as “vacilações ao longo do processo de perseguição ao ex-presidente.”

  76. Ciro tenta criar um fato politico pra apagar as merdas que falou sobre o Lula e o PT,mas nem todos são idiotas.

  77. Com este bandido o PT não tem meu voto, e não votarei para Governador, Senador, Deputado Federal nem Estadual, Adeus PT.

  78. Pro petista só existe o Pt, eh impressionante. Se o Lula tivesse apoiado o Ciro em 2010, esse golpe não tinha saído. Se o Ciro quisesse mesmo espaço na casa grande, poderia ter se calado durante o impeachment da Dilma. Ele eh um cara queimado com a direita por todas as defesas q sempre fez ao pt e os ataques ao psdb. Não gosta dele, ok! Mas não o queimem.
    Qm está aqui nesse espaço, está pq confia no Brito. E o Brito sempre teve carinho pelo Ciro. Acho q ele tem mto mais condições de saber se o Ciro é bom para o país do que nós.

  79. Há mais do que gente de coração miúdo e de gente que repele o gesto, Brito. Há aqueles, como eu e outras pessoas, que não repelem o gesto (se ele quer visitar, é ótimo), mas nem por isso deixam de criticar a postura política de Ciro de querer mostrar independência não participando, por um cálculo eleitoral rasteiro, da frente democrática criada e pelas suas “ressalvas e vacilações ao longo do processo de perseguição ao ex-presidente”.
    Ciro se arvora em dizer q esteve 30 (?) anos apoiando Lula para lavar as mãos nesse seu “abandono” ao ver Lula sendo lançado ao mar. Quem está esse tempo todo ao lado dele não pularia fora justamente agora quando atos de exceção são reiteradamente praticados, ganhando ares de naturalidade (o que consegue ser muito pior ainda!), e quando estão sendo desmontados os avanços que os governos petistas trouxeram (critique-se ou não em maior ou menor grau, mas são inegáveis). Ciro poderia muito bem mostrar independência ao mesmo tempo apoiando todo esse golpe que se iniciou em 2014 e que vai concluir o roteiro esgotadas as chances de Lula sair da prisão. Mas ao que parece preferiu focar nos eleitores q não votam no PT, seja de qual espectro político for.
    E usando de argumentos que, dentre outros, sorrateiramente condenam Lula e apoiam sua prisão, como do tipo “e cadê os tucanos, vão prender tb não?” (tem esse duplo sentido de justiça é para todos, não adianta prender só um lado, tem que prender o outro tb, típico argumento da Marina Silva e daqueles que falam “primeiro tira a Dilma e depois os outros”. Ahã, tá ‘serto’…).

  80. Acho muito louvável que Tijolaço admire Brizola. Ele faz uma falta danada. Mas não é possível que não perceba que Ciro Gomes, “o puxadinho da Direita”, está levando o PDT, de Leonel Brizola, ladeira abaixo, com sua desfaçatez peçonhenta, seu oportunismo eleitoreiro gritante. Meu voto ele não leva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *