Venezuelizar ao contrário, por Teresa Cruvinel

De Teresa Cruvinel, no Jornal do Brasil de hoje:

O risco Bolsonaro para a democracia não se dissolveu porque ele disse, na entrevista ao Jornal Nacional, que será escravo da Constituição.

Ele decorre de sua natureza, essencialmente autoritária.

Não vejo o PT e a campanha de Fernando Haddad – que precisam conquistar mais de um milhão de votos por dia para virar o jogo – formulando um discurso consistente contra o antipetismo, nem colocando a ênfase necessária na defesa da democracia.

Um dos mantras do antipetismo é o de que Haddad fará do Brasil uma Venezuela, mergulhando o país no caos.

Nesta hora da verdade, é preciso dizer: Bolsonaro representa um risco real de venezuelização do país, mas com sinal trocado, implantando um regime de direita, com culto à personalidade e apoio dos quartéis.

Nos 13 anos em que governou o Brasil, o PT não tentou implantar aqui a “revolução bolivariana”.

Por que Haddad, se eleito, não tendo a força de Lula, e chefiando um governo forçosamente mais conciliador, iria fazer isso?

Enquanto governou, o PT manteve relações amistosas com o regime venezuelano, mas procurou sempre contribuir para a preservação da democracia no país vizinho.

Foi o que fizeram Lula e Celso Amorim com a criação do grupo de países amigos da Venezuela.

Esta grave acusação, repetida milhares de vezes por dia, precisa ser respondida, como tantas outras que alimentam o antipetismo.

Milhões de eleitores acreditam, como também acham que Lula é milionário, que a esquerda quer acabar com a família, tal qual a conhecemos, que vão distribuir kits gay nas escolas e induzir as crianças à homossexualidade, e que no futuro todas as religiões serão proibidas.

Ontem mesmo li tudo isso num texto distribuído em redes pelos bolsonaristas, encerrado pelo lema dele: “Deus, Pátria e Família”.

Durante a campanha, o candidato Geraldo Alckmin lembrou os elogios que Bolsonaro fez, no passado, ao coronel e, na época, futuro presidente da Venezuela Hugo Chávez.

Hoje ele abomina Maduro, mas continua sendo o verdadeiro candidato a implantar no Brasil um regime parecido, chefiado por um civil tão cultuado pelos seguidores, que o chamam de mito, como era Chávez.

Um governo aparelhado pelos militares, a começar pela vice-presidência, à prova de insurgências civis.

No discurso que fez na CNI, em agosto, Bolsonaro afirmou que colocará generais em muitos ministérios: “Qual o problema? Os anteriores botavam terroristas e corruptos e ninguém falava nada”.

Na Venezuela, o que segura o governo de Maduro é o apoio dos militares, que o regime valoriza e seduz, inclusive com altos salários.

A quase vitória de Bolsonaro no domingo liberou os fluidos fascistas que correm na sociedade.

Em Salvador, bolsonaristas mataram um capoeirista porque ele declarou voto em Haddad.

Lá, até um cachorro que latia muito contra uma carreata levou tiros.

Dizem que no Rio as milícias ganharam nova desenvoltura. Um garoto foi espancado no Piaui só porque usava camiseta vermelha. O material que circula nas redes bolsonaristas é de arrepiar. Um jogo eletrônico estimula o espancamento e atropelamento de ativistas de esquerda. Sinais, fortes sinais, como dizia o Eymael.

Não haverá segundo turno mais civilizado.

Haddad não crescerá sem uma resposta forte ao antipetismo e sem insistir no risco à democracia.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

35 respostas

  1. Estive ontem no show de Roger Waters. Os acontecimentos durante a apresentação merecem destaque. O atestado de burrice assinado pelos bolsomicos só vai servir para envergonhar ainda mais o brazil no exterior. Felizmente Roger Waters sabe que havia divisão na plateia e nem todo brazileiro é fascista ou simplesmente burro, mesmo.

  2. Além de Esportes e Cultura, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Desenvolvimento Agrário também são letra morta se o Coiso ganhar.

    UDR vai mandar. Esqueçam meio ambiente, orgânicos e desenvolvimento sustentável.

  3. Como já disse, o boçal faz um discurso no estilo “acuse-os do que você vai fazer”.

    Isso se refere tanto à venezuelização quanto à fraude nas urnas.

    1. Exatamente como fez collor dizendo que Lula , se eleito iria TOMAR as poupanças do povo….e foi isso que o collor fez depois de eleito, como todos sabemos….

  4. O BRASIL VAI VIRAR REFERÊNCIA DE ATRASO PARA O MUNDO:

    -Roger Waters já deu uma demonstração de como países proto-fascistas são tratados pela comunidade global… e com razão!

    -A situação Brasileira deve estar sendo discutida por intelectuais do mundo todo.

    -Líderes globais como Dalai Lama, o Papa, e tantos outros vão passar a citar o Brasil como exemplo do que há de pior!

    -Artistas vão usar o Brasil como símbolo da decadência ocidental.

    -Seremos os “bandidos” dos novos filmes americanos… igual os Nazistas nos filmes do Spilberg… os novos roteiros terão os “Vengadores” vindo ao Brasil salvar crianças dos governos opressores.

    -Brasil vai virar a “meca” do neo-nazismo no mundo… uma nova forma de turismo! Fascista do mundo todo vão vir aqui conhecer como se dá o primeiro governo assumidamente a favor de exterminar minorias.

    -Células terroristas terão um novo alvo favorito! Se você fosse ativista extremo e fosse explodir algum lugar do mundo que povo você teria como alvo? Africanos sofridos? Argentinos inocentes? Jamaicanos? Ou os imbecis Brasileiros???

    -Acostumem-se a serem alvo de discursos inflamados na ONU! Seremos esculachados por todos… nossos “hermanos” utilizarão isso nas guerras comerciais pelo mercado da União Européia e Ásia… “Você vai comprar carne Argentina ou dos Fascistas tupiniquins?

  5. Leiam o excelente artigo, histórico, “A voz terrível das urnas” no cafezinho. O Miguel disse tudo.

    1. Meu caro,li aquele espasmo de adolescente,é deplorável que numa hora dessas aqueles que por terem transcendido o nível do cidadão comúm ( eu só,vc é comúm,ele não) O FAÇAM.
      Assim como na sua cabeça culpa aos pts de ter perdido o emprego,e claro não o assume,assim se ele tivesse a maturidade para entender a gravidade da situação ,NUNCA TERÍA ESSA CRISE DE PÚBERE.
      A HORA É DOS HOMENS ,OS ADOLESCENTES TÊM QUE SER RETIRADOS DA SALA.
      É VÁLIDO PARA SABER QUEM ESTÁ DO NOSSO LADO,COM PARCEIROS DE TRINCHEIRA COMO ELE E VC ,PREFIRO A SOLIDÃO( ao menos não levarei tiro pelas costas)

      1. Isabel, você está fazendo um papel ridículo porque está errando de pessoa. Vou fazer um favor a você: Entre com o meu nome no currículo Lattes para saber quem eu sou.

        1. Vc cometeu o mesmo erro ,peço desculpas pelo meu,mantenho as criticas ao “pronunciamento” do cafezinho e a seu elogío do mesmo,porém meu nome é Luiz Alberto..

  6. Teresa Cruvinel chama o governo de Maduro ,de regime,e diz que o Bolsonaro quer é implantar uma venezuelização ao contrário.
    Não fui na Venezuela,todas as informaçãoes que recebo são viciadas de parcialidade.portanto devo me ater aos motivos que fazem da Venezuela um “prato” desejado pelo imperialismo e ao que eu conheço do plano do asno.
    Plano este que evidencia ser claramente ANTIDEMOCRÁTICO,ENTREGUISTA,FASCISTA EM GRAU EXTREMO ,isso é Maduro para Tereza Cruvinel ,só que de corrente ideológica contrária ?.que confusão né??atingida pela propaganda anti-Maduro???Calma,vamos com calma.

  7. Sem falar que os generais superiores do Elenão diziam que ele preferia dormir no alojamento com os sargentos… Kit gay uma ova!

  8. Pelo menos estamos tendo boas notícias no segundo turno. Gente vamos compartilhar o vídeo do Daciolo chamando o malafaia e Feliciano de maçom.A turma do fakebolso já está difamando sua vida e ameaçando sua vida.E vamos divulgar a carta da igreja católica alertando os católicos sobre o perigo do Bolsonaro para a democracia brasileira.Vamos alertar nossos irmãos e amigos evangélicos e católicos sobre Bolsonaro o perigo do Bolsonaro para a democracia brasileira .

  9. Concordo inteiramente. Mas não pode ser abstrato. O que é risco para a democracia para um possível eleitor do bozo? É algo abstrato. Tem que bater no Bozo. Mostrar fatos. Que ele está envolvido em.corrupção? Que foi expulso do exercito e etc

  10. Para ele implantar uma “ditadura venezuelana” aqui ele precisaria de populismo econômico. Ele não é populista econômico. A Venezuela hoje tem uma hiperinflação de 1.000.000% ao ano devido às sanções, oposição entreguista ligada aos EUA e Colômbia, e outros problemas internos, mas possui uma base de segurança social e cuidados ao povo trabalhador que permitem que mantenham o poder.

    Monarquias selvagens como da Arábia Saudita e Emirados sobrevivem por que não cobram impostos da população e oferecem serviços básicos a baixo custo. O Turcomenistão possui uma relação de culto ao seu líder. Sabe o que existe lá? Todas as utilidades públicas eram gratuitas até meados desse ano (energia, gás, água). Esses estados agora estão aos poucos implantando um sistema de imposto por causa da queda do preço do petróleo, então é questão de tempo para que caiam.

    O que eles tem em comum é o populismo econômico, aliviando para o lado da população os serviços básicos, cobrando pouco pela gasolina. O Brasil num eventual governo do nosso fascista não será assim, porque pra ter sustentação da população e do exército ele precisa liberar dinheiro. Hoje acordei com o Diesel que tava abaixo de 3,90, ficando a 4,05. A gasolina que tava a 4,73 foi pra 4,98. O governo do golpista subiu a gasolina em mais de 2,00 reais em apenas 2 anos, imagina um do coiso. Fascismo só funciona com populismo econômico e não com neoliberalismo. Quer exemplo? Trump. Apesar de suas tendências autoritárias, seu governo está em frangalhos, seus generais modificam suas ordens para não causar mais estrago, porque ele e seu círculo não conseguem cuidar da população cuja maior preocupação hoje são débitos de saúde, débitos hipotecário e débitos estudantis, e estados considerados republicanos para sempre correm o risco de virar para os democratas de tão ruim que ele é. E olha que os cabeças do partido democrata são neoliberais fracos de discurso até a medula.

    A diferença de Trump pro coiso é que o coiso é um fascista incompetente e ele se cercou de outros incompetentes também. Trump ainda buscou gente que sabia o que fazer.

    A Venezuela era pra ter entrado numa guerra civil a algum tempo, só não entrou por causa da população ainda sustentando o governo. por ter suas necessidades ainda garantidas e também por apoio financeiro da Rússia e China, que sabem que vão precisar deles em caso de um, cada vez mais provável, conflito com os EUA. O Brasil do coiso periga ir pro colo dos EUA. China e Rússia abandonarão o Brasil num piscar de olhos se isso acontecer pois o jogo geopolítico atual está muito importante, e o Brasil ficará isolado porque não será os EUA que socorrerão um Brasil numa crise econômica, e outros países latinos quebrando também então nem tendo como vender produtos pros vizinhos devido às crises que estouram por lá.

    1. “mas possui uma base de segurança social e cuidados ao povo trabalhador que permitem que mantenham o poder”, dúvida, olhando para o que ocorre na fronteira de Roraima, que cuidados seriam esses?

  11. Que contradição ! Eleição decidida justamente pelos que não querem participar : abstenções, nulos e brancos.
    Sem o saber, acabam favorecendo os piores, porque os truculentos e fanáticos fazem questão de assinalar seu voto. “O mau aparece por omissão dos bons”.

  12. Sobre a violência que os fãs do capitão estao destilando após o término do segundo turno, o ‘mito’ em vez de pedir encarecidamente que eles parem de cometer crimes em nome dele, diz que quem tomou a facada foi ele e que os animos estão acirrados. Em outras palavras, simplesmente lavou as mãos e disse que não tem nada com isso. Vem cá, isso é postura de um estadista? Hah, soube que o ex-vocalista do pink Floyd, Roger waters, o criticou num show aí no Brasil. Quem conhece o disco ‘ the wall ‘ sabe que o roqueiro luta contra o nazismo; e se não sabe, não entendeu a mensagem que ele passou nesse disco – por sinal antológico – e deve estar pensando que o muro é coisa da construção civil.

  13. D. Teresa! Criticar o PT já tem gente demais! Haddad tem falado,em todas as suas entrevistas, o que a senhora está dizendo para ele fazer ! Presta atenção! Se o povo achar que deve eleger esse maluco, que seja! Infelizmente, a democracia é assim!

  14. O resto da esquerda, inclusive a Teresa, é e sempre foi uma merda! Quando é para unir forças ele se divide e dana a criticar o PT Coisa horrorosa!

  15. Aí d. Teresa! Porque a senhora não fala sobre a carteira de trabalho verde amarela que este projeto de ditador quer instituir no Brasil acabando de vez com CLT?

  16. Eu acho que este recorte de jornal é sensacional e deveria ser usado pelo Haddad na campanha. Acho tb que o Haddad tem que atacar o bozo mas com fatos como este e nao com conceitos que para os fanaticos do Bozo são totalmente abstratos. Por exemplo, é lógico que combater o facsimo e defender a democracia é importante. Mas tenho receio que para os eleitores do bozo. Estes são conceitos abstratos. Mas estar na lista de furnas é concreto. nao ter aprovado sequer um unico projeto que nao fosse o aumento do proprio salario e por ai vai

  17. Não há como acabar com o anti-petismo em duas semanas. Pode-se tentar que ele não cresça. A redução desse sentimento vai demorar anos para passar. Ainda acho que Haddad deve focar na Democracia x Fascismo.

  18. Concordo com Teresa agora é hora de esquentar a chapa.
    Infelizmente o Lula escolheu um xuxu como sucessor e ficamos na dependência do povão acordar um pouco pra realidade do coiso.

  19. O Brasil vai votar em Bolsonaro por que ele é louco e do jeito que está só um louco para consertar.
    Vcs acham correto o Haddad falar que vai soltar presos que cometem pequenos delitos? Se sim, não tenho mas nada a dizer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *