Vendas seguem caindo na “retomada” de Temer

vendasmarco

Henrique Meirelles diz que o PIB vai subir. Os jornais dizem que os sinais de recuperação são cada vez mais fortes.

Aí vem o IBGE e mostra que as vendas do comércio varejista continuam caindo e sem sinal de reversão na tendência.

Em março, 1,9% a menos que em fevereiro e 4% a menos que no mesmo mês, em 2016, quando a vaca já se afundava no brejo. Se considerado o varejo ampliado, que inclui também automóveis, motos, autopeças e material de construção, os mesmos índices ficam em – 2% e -2,7%, respectivamente.

No setor de supermercados e produtos alimentícios em geral, a queda foi de 8,7% sobre março de 2016.

Alguém aí quer mais explicações sobre a queda da inflação?

Se ninguém compra, como os preços vão subir?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. O país está em deflação. Se a Globo e globonews não falar o povo não acredita. Controlar os meios de comunicação golpista deve ser a meta de quem foi tirada do poder através de um golpe.

    1. Controlar os meios de comunicação? Não, o correto é DEMOCRATIZAR a comunicação. Todos têm que ter voz na TV e no rádio, que são CONCESSÕES PÚBLICAS. O que ocorre hoje é que a mídia virou partido único de direita, ao invés de ser um meio de informação.

  2. Eu acho que a queda foi maior.Domingo,07/05,fui obrigado a ir a um Shopping famoso comprar um produto para a minha impressora e nada mais que isso.

    Fiquei cerca de 40 minutos neste local porque aproveitei para ver alguns dvds e blu Rays mas só tinha coisa chata,e na saída ou andando até pegar meu carro no estacionamento,já que o shopping é grande,vi um vazio imenso,vendedores conversando na porta de algumas lojas e por aí afora.

    Até novembro,dezembro de 2015 e Janeiro de 2016,a situação era bem mais agitada,quero dizer o movimento era muito maior.

    O IBGE,me desculpe se eu estiver e exagerando,mais não aposto nestes dados.

    1. Na minha cidade, Juiz de Fora, a quantidade de lojas FECHANDO é inacreditável…tanto de rua, quanto de Shopping.

  3. Para um país acostumado com inflação anual na faixa de 7% com crescimento meia-boca, imagina a recessão que estamos vivenciando para chegarmos abruptamente à faixa de 3%…pelo histórico é praticamente deflação. Não nos esqueçamos do juro real…este então não abaixa nunca.

    1. Márcio, é claro que esse (juro real) não irá abaixar, pois é o “combustível” que alimenta muitos “produtivos” que estão a desdenhar dos governos de esquerda.

  4. Pelo que ouvi hoje na rádio band[aid]news, parece que a FGV, além de pesquisas econômicas, está fazendo também análises clínicas.
    Explico: segundo a rádio, a FGV encontrou algum indicador subatômico de expectativas da tal “retomada”, em meio às fezes do governo.
    No entanto, conclui que a situação geral da economia continua uma m…

  5. Segundo o ex-ministro Ricupero, o IBGE era “um covil do PT”.

    Vai ver que é por isso que agora tem um certo presidente daquele órgão pressionando para mudanças metodológicas, a fim de que se possa comparar bananas com laranjas – e gerar manchetes positivas no PIG.

  6. Que tal fazer um post a respeito do índice de inflação que está abaixo do centro da meta estipulada pelo governo. Como vocês bem gostam de dizer: isso não vem ao caso?

    1. O cirurgião corta a cabeça do paciente para depois anunciar à família:
      — Folgo em informar que aquela febre agora já se encontra abaixo do centro da meta estipulada.

      1. Pois é…..só que se o governo fosse petista, o post iria tratar de qual assunto, a queda nas vendas ou a queda da inflação?

  7. Só gostaria de LEMBRAR Fernando que os analistas desconsideram um fator PRIMORDIAL na queda das vendas no varejo (além do óbvio) que foram as mudanças nas regras dos cartões de crédito…
    Uma imensa proporção dos consumidores brasileiros de maior renda, principalmente da classe média para cima, já estava altamente endividada no(s) cartõe(s) de crédito. A obrigatoriedade pagar 100% da fatura todo mês sob pena de parcelamento compulsório da diferença não paga em 24 meses (em taxa de juros altíssima) enxugou fortemente o restante de dinheiro disponível no mercado de varejo nas faixas de renda mais altas e deu um fortíssimo freio de arrumação nas contas destes consumidores.
    Nas faixas mais baixas rendas a explicação é a mesma óbvia e conhecida DESEMPREGO mesmo…

  8. A Míriam Leitão continua com seu ramerrão fastidioso: O comércio vai melhorar; o comércio vai melhorar…

  9. Os golpistas querem inventar o capitalismo SEM CONSUMIDORES. Aí a inflação será zero para sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *