Vamos virar o país do “escracho”? Ou já viramos?

torquemada

A Justiça brasileira está dando um tiro no pé e fazendo nosso país regredir  em matéria de respeito às instituições, ao se comportar – e não importa se são alguns juízes, se o Judiciário não lhes põe freios – de maneira sensacionalista que está fazendo.

A esta altura, os observadores que acompanham a situação brasileira – e há muitos, até em razão da repercussão internacional da “temporada de caça” que aqui se abriu – devem estar horrorizados com o clima de linchamento que, pouco importa se voluntariamente ou não, está sendo criado em nosso país.

A exibição das cenas deploráveis da resistência de Anthony Garotinho em ser retirado de um hospital para um presídio e a divulgação das fotos de Sérgio Cabral tomadas para sua ficha de identificação prisional são algo que não se dá em qualquer país civilizado.

Seja qual for o julgamento pessoal que se tenha sobre eles, a lição do respeitadíssimo penalista pernambucano Aníbal Bruno, há 50 anos, segue atual:

Por mais baixo que tenha caído o indivíduo, haverá sempre, em algum recanto do seu mundo moral, um resto de dignidade […] que o Direito não deve deixar ao desamparo. Ninguém ficará ligado a uma espécie de pelourinho, onde seja exposto sem defesa ao vilipêndio de qualquer um.

Não é uma questão política, é judicial. Tanto que você não viu nada semelhante com pessoas notórias detidas em parte alguma do mundo, onde o Judiciário não se vê como promotor de espetáculos.

Aqui, a prisão preventiva virou “arroz de festa”: decreta-se com razão ou sem razões.

E o que não se vê  acontecer no mundo dito civilizado, o dito mundo civilizado vê que acontece aqui.

Duvido que até gente tíbia, na alta cúpula do Judiciário, que deveria estar exercendo – e já deveria ter exercido, faz tempo – suas responsabilidades não esteja constrangida com o clima que se instalou e nos tornou o país do “escracho”.

Mas não pode reagir mais, porque agora será linchada pela mídia também, se o fizer.

Ou alguém acha que o conceito absurdo de que o STF é “um puxadinho do PT” é só da horda que invadiu a Câmara, esta semana.

A imagem do Brasil ganhou mais um fator de erosão, já não bastassem a crise econômica e o processo que levou à ascensão de Michel Temer ao poder.

Será que alguém, em sã consciência, agora pode achar que foi um erro a queixa de Lula à ONU?

Escrevam o que digo. Haverá um movimento igual e contrário , um repuxo desta onda insana que se vive.

Quem (sobre)viver verá.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. Estava lendo um documentário do acervo de lula apreendido pela PF,puxa vida,isso é quase uma aula de história hem!..Eu nunca tinha visto um presidente com tantas condecorações assim,deve ser por isso que o tio sam falou que ele é o cara.se pendura todos no peito,vai parecer um general.

  2. Brito, da uma olhada no perfil Dileta Corrêa Silva no fb. Mostra como foi organizada a invasão dos fascistas ao congresso.

    1. Uma loura linda, jovem e alegre… Perfil perfeito para infiltração financiada por organizações como as de George Soros, pode ser coisa semelhante, em alguma instituição-alvo, de modo a fazer proselitismo com pessoas de espírito desarmado, informação condicionada e cultura fraca, infantilóide. Dispõe de uma equipe considerável, com ampla margem de monitoramento de notícias em diversas frentes. Seus ataques parece abranger toda a vida política do país, com predileção pelo ataque aos petistas e a Lula em particular. Não esconde a vinculação golpista, já que endeusa Moro e Dalagnol. No caso, a infiltração visada parece ser as Forças Armadas, ou é ainda apenas um desejo ardente e teleguiado. A infiltração com certeza deve ter um objetivo bem mais realista que uma inimaginável intervenção militar para colocar no poder supremo o juiz Moro, ou o procurador Dalagnol. Interessante, imaginar generais e almirantes a serviço de Moro como seu comandante supremo.

  3. Se este arreganho fascista deixar algo positivo será exatamente por ter exposto à sociedasde aquilo que o judiciário e seus apêndices sempre foram.Desde sempre o judiciário é o pior dos poderes da república, o único que nunca se submeteu à vontade soberana do povo.
    É imprescindível estabelecer o controle democrático externo ao judiciário (não esta patifaria intra-corporis que eles chamam de órgãos de controle). Até por que o judiciário sempre teve controle externo, e nunca foi democrático, por parte da elite plutocrática, como se exacerbou nesta crise política.
    Na restauração democrática espero que finalmente se faça a faxina nestes setores, e as condições estão criadas para que a sociedade entenda esta necessidade.

  4. Jornalista, aborreço-me muito quando, é costume nessa página, opino sobre suas abordagens, e não vejo publicado o que digo, sou censurado, obviamente. Mais uma vez, pode até não publicar novamente, mas fique certo que é difícil uma pessoa amante da liberdade e democrata não concordar com sua abordagem nesse texto. O Judiciário brasileiro, aí incluídos os Ministérios Públicos, sem terem mandato para tanto, mancomunados com a mídia liderada pelas Organizações Globo, estão atacando a cidadania brasileira em verdadeiras operações, dignas das ditaduras mais violentas, a pretexto de acabar com a corrupção no país, quando todos sabem que justo no Judiciário encontra-se, sabidamente por todos, basta envolver-se em qualquer questão que envolva os membros desse poder, os maiores focos crônicos de corrupção.

  5. Brito, tem como rastrear esse Everaldo? Quando retornarmos ao poder vamos fazer ele pagar por seus crimes.

  6. AVISO AOS JUSTIÇANTES:

    Pessoal, esse tipo de empreendimento não termina bem para ninguém.
    Eu que o diga.

    Assinado: Maximilien Francois Marie Isidore de Robespierre

    * Nascido em Arras em 06/05/1768, Personagem principal da Revolução Francesa, líder mais radical no período chamado de regime do “Grande Terror” e conhecido como “O Incorruptível”, após mandar executar na guilhotina Danton, também revolucionário, mas que propunha um rumo mais moderado à Revolução, foi ferido, preso e executado na guilhotina em 28/07/1794, em Paris, aos 36 anos.

  7. A Justiça não tem o que fazer por ela própria. Todos lá confessam que são meros seres humanos comuns, e não gente com perfil de juízes, um perfil por definição sobrehumano. Ninguém por lá é capaz de dar grandes empurrões, têm receio ou remorso que os bloqueiam. Só quem dá empurrões terríveis é o Grande Interventor. E eles todos a ele obedecem, quietinhos.

  8. Jararaca roxa no CU(nha) do ‘mor(t)o’!

    ***

    LULA PROCESSA MORO POR ABUSO DE AUTORIDADE

    Advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira pedem providências sobre a representação feita contra Moro em junho na Procuradoria Geral da República (PGR), por abuso de autoridade; queixa-crime subsidiária cita três ações específicas: condução coercitiva de Lula, busca e apreensão de bens e documentos de Lula e de seus familiares, e a interceptação telefônica de Lula, seus familiares e advogados; “Até a presente data, nenhuma providência foi tomada pelo Ministério Publico Federal após a citada representação”, dizem; no mesmo dia, o ex-presidente Lula participou de visita à Vila Soma, a maior ocupação urbana do Brasil, localizada no município de Sumaré em São Paulo. Lá moram cerca de 10 mil pessoas que lutam pelo direito à moradia; ocupação é organizada pelo MTST e fica em um local que estava abandonado há 25 anos

    18 DE NOVEMBRO DE 2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/266108/Lula-processa-Moro-por-abuso-de-autoridade.htm

    1. “Se tivesse perpetrado estes crimes nos EUA, o Moro seria condenado à pena de morte.” Por Ciro Gomes

      NOTA:
      e “olha que os EUA são [supostamente] o país mais democrático do mundo!
      Trump que o diga!
      Risos!

      1. “Depois de viver tanto tempo, eu não imaginava assistir a um juiz de quinta quebrar um país em primeira instância.”
        Por eminente e impávido jornalista e escritor Palmério Dória – autor dos best sellers ‘O Príncipe da Privataria’ e ‘Honoráveis Bandidos’

    2. ALVÍSSARAS

      O eterno e honrado presidente Lula jogou o fascista DEMoTucano militante ‘mor(t)o’ e “os(as) supremos(as)” do STFede na lixeira da ONU!

      Perdão

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Viram, estropícios desalmados e [quase]anencéfalos?

  9. [Somente certas mulheres poderão nos salvar da barbárie!]

    MINISTRA DO TSE DETERMINA RETORNO DE GAROTINHO A HOSPITAL

    Ministra Luciana Lossio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta sexta-feira, 18, que o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) seja transferido do complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, para um hospital; magistrada criticou a decisão do juiz Glaucenir Silva de Oliveira, que decidiu pela transferência de Garotinho; ministra disse que não cabe ao juiz avaliar o quadro clínico do ex-governador, que é cardíaco; “Atitude, a meu ver, em tudo temerária, ante o risco de grave à integridade física do custodiado”, diz a ministra na decisão

    18 DE NOVEMBRO DE 2016 ÀS 18:58

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/266115/Ministra-do-TSE-determina-retorno-de-Garotinho-a-hospital.htm

  10. … Os ratos começam a pular da canoa furada – e IMUNDA!
    Não à toa, este ‘miniSTRO’ da ‘CUrtura’ tem cara de (DEMo)Tucano!
    Almofadinha!
    É o golpe dentro do golpe, estúpido!

    “Ai, ai, aiaiai
    é só empurrar
    que o traíra cai!”

    bis ‘n’ vezes!

  11. Juiz Moro viola Constituição Federal ao interceptar ligação de Dilma, defendem juristas

    Especialistas da área do direito criticam conduta do juiz federal encarregado pela Operação Lava Jato

    Publicado: 17/03/2016

    O juiz federal Sérgio Moro violou a Constituição Federal ao interceptar e divulgar uma ligação da Presidência da República, em uma afronta à ordem jurídica.
    Essa é avaliação de juristas e advogados consultados pelo Portal Brasil, que consideram que a publicação do grampo da conversa entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é ilegal e coloca sob suspeita a Operação Lava Jato.
    “Foi um ato absolutamente ilegal. Uma ofensa ao direito da cidadã e da presidente Dilma Rousseff”, afirma o professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e membro da Comissão Internacional de Juristas, com sede em Genebra, Dalmo Dallari.
    “A interceptação mostra que há desvios e que as investigações estão sendo influenciadas por fatores que não são jurídicos”, complementa o jurista.
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil.gov.br/governo/2016/03/com-interceptacao-da-ligacao-de-dilma-moro-viola-constituicao-federal

    1. [o “juiz” (hã juiz!) e “a mãozinha de gato em prol do golpe vagabundíssimo”!]

      Juiz Moro viola Constituição Federal ao interceptar ligação de Dilma, defendem juristas
      Especialistas da área do direito criticam conduta do juiz federal encarregado pela Operação Lava Jato
      “Os golpes começam assim”, diz Dilma sobre grampo em conversa com Lula
      Grampo de conversa entre Dilma e Lula é ‘típica de Estados policiais’, diz OAB-RJ
      “Lula no governo facilita a construção de saída para o momento político que a gente vive”
      O juiz federal Sérgio Moro violou a Constituição Federal ao interceptar e divulgar uma ligação da Presidência da República, em uma afronta à ordem jurídica.
      Essa é avaliação de juristas e advogados consultados pelo Portal Brasil, que consideram que a publicação do grampo da conversa entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é ilegal e coloca sob suspeita a Operação Lava Jato.
      “Foi um ato absolutamente ilegal. Uma ofensa ao direito da cidadã e da presidente Dilma Rousseff”, afirma o professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e membro da Comissão Internacional de Juristas, com sede em Genebra, Dalmo Dallari.
      (…)
      O professor emérito da Faculdade de Direito da PUC de São Paulo, Celso Bandeira de Mello, avaliou que Moro acumula atribuições de forma excessiva no âmbito da operação Lava Jato e age “sem freios”.
      “Sérgio Moro está agindo como um juiz vingador de televisão. Essa não é uma maneira normal de conduta, sem a serenidade e o equilíbrio que devem caracterizar um juiz.”
      Na análise de Celso Bandeira de Mello, a quebra do sigilo telefônico da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula é um elemento adicional de questionamento da Operação Lava Jato.
      “A operação Lava Jato deveria estar sob questionamento porque esse juiz (Moro) não pode ser um juiz ‘universal’, que julga tudo”, acrescenta o professor.
      Em um quadro em que um juiz viola a Constituição, quebrando o sigilo do presidente da República, optando ainda por dar publicidade ao conteúdo da conversa interceptada, os juristas dizem que as instâncias superiores da magistratura deveriam se pronunciar.
      “O Supremo Tribunal Federal (STF) precisa revisar a legalidade da operação Lava Jato”, comenta o professor de Direito Constitucional da PUC de São Paulo, Pedro Serrano. “O juiz Sérgio Moro não possui competência para interceptar ligação da presidência da República. No momento em que ouviu a voz da presidente, ele deveria ter enviado o material imediatamente para o STF”, destaca o professor.
      Isso porque o presidente da República somente pode ser processado e julgado (em casos de crimes comuns) pelo Supremo Tribunal Federal, conforme determina o artigo 102, inciso I, alínea “b”, da Constituição Federal.
      Segundo Pedro Serrano, outro elemento da ilegalidade é a decisão de Moro de dar publicidade à gravação. “Pelo caráter das interceptações, elas não devem ser divulgadas. A publicidade dada me parece ilegal.”
      O professor de direito João Gabriel Lopes cita a Lei 9296/96, que regula interceptações telefônicas.
      “O ponto crucial dessa discussão é a divulgação dessas interceptações, que é impedida pela Lei 9296/96, que é a lei que fala sobre interceptação telefônica.”
      (…)
      “O procedimento do magistrado, típico dos Estados policiais, coloca em risco a soberania nacional e deve ser repudiado, como seria em qualquer República democrática do mundo”, avalia a OAB-RJ.

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil.gov.br/governo/2016/03/com-interceptacao-da-ligacao-de-dilma-moro-viola-constituicao-federa

        1. [o “juiz” (hã juiz!) DEMoTucano militante ‘mor(t)o’ e “a mãozinha de gato em prol do golpe vagabundíssimo”! II]

          (…)
          Decisão por convulsionar a sociedade
          O ato do juiz Moro foi duramente criticado pela presidenta Dilma em discurso na posse de ministros nesta quinta-feira (17), em Brasília.
          “Convulsionar a sociedade brasileira em cima de inverdades, métodos escusos e práticas criticáveis viola princípios e garantias constitucionais e os direitos dos cidadãos. E abrem precedentes gravíssimos. Os golpes começam assim”, alertou a presidenta.
          Ela disse ainda que determinou a completa investigação das causas e motivações que levaram à gravação da sua conversa.
          (…)

          FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil.gov.br/governo/2016/03/com-interceptacao-da-ligacao-de-dilma-moro-viola-constituicao-federal

  12. Percebo que o Fernando está com muito medo ultimamente. Dá para ver claramente isso em seus textos.
    Por que será? O que ele tem a temer? Será que está sabendo de algo que não sabemos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *