Vai ser assim, não se iluda: “mete o trator”

 

“Eu fui tenente feliz na vida. Quando eu construí estrada, não tinha nem Ministério Público nem o Ibama. A primeira árvore que nós derrubamos (na abertura da BR-163), eu estava ali… derrubei todas as árvores que tinha à frente, sem ninguém encher o saco. Hoje, o cara, para derrubar uma árvore, vem um punhado de gente para encher o saco.”

A declaração do o general Oswaldo Ferreira, um dos “quatro ou cinco” generais favoritos para ocupar ministérios num eventual governo Bolsonaro não é um acaso e não são só as árvores que serão derrubadas por gente “feliz da vida” por não ter “um punhado de gente enchendo o saco”.

As senhoras de boas roupas e cabelos bem tratados não se chocam, porque, afinal, jequitibás, castanheiras, macacos e onças não são  “fofos” como um poodle, um bichon frisé ou um gato persa, não é?

No caso dele, indicado Ministro dos Transportes, a fórmula é simples: acabando o Ministério do Meio Ambiente, o licenciamento ambiental passa a ser de um funcionário seu e, portanto, seu subordinado. Adivinhe se não vai sair, sem mais delongas,  o sinal verde para “meter o trator”?

Como o método vai se repetir com os órgãos fiscalizadores em todas as áreas, nada mais fácil que o “meter o trator” generalizado. Por exemplo: nos direitos trabalhistas, a tal “carteira de trabalho verde e amarela”, com menos direitos, vai ser, claro, “opcional”. Ou você aceita e pega a vaguinha ou não aceita e fica na sarjeta.

E não alegue que não sabia, porque o próprio candidato disse, várias vezes, que “o trabalhador vai ter que decidir: menos direitos e emprego ou todos os direitos e desemprego”. A única vez em que ele decidirá é no dia 28 deste mês. Depois, é no “ou dá ou desce”.

Ah, mas a opinião pública e a Justiça não vão deixar  que as coisas sejam feitas assim, com truculência…

Bem, o ex-capitão já avisou, também:

Não é a imprensa nem o Supremo que vão falar o que é limite pra mim. Vão catar coquinho, não vou arredar em nada, não me arrependo de nada que falei.

Mas, se mesmo assim, aparecer “um punhado de gente para encher o saco”, não tem problema. Talvez não precise nem chamar a polícia. Basta deixar que as milícias de fanáticos saiam distribuindo pauladas ou riscando, a canivete, “símbolos budistas” nas barrigas das moças e rapazes que protestarem.

Seus filhos, talvez.

A imaginária “ditadura bolivariana” de um partido que está fora do poder há dois anos e meio vai ser trocada, sob o patrocínio das ditas “instituições republicanas”  pela simples selvageria do capital.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

37 respostas

  1. No seu tempo, não tinha luz elétrica para encher o saco. O maior avanço do progresso foi a lamparina de dois bicos.

  2. Quem acredita que vai haver oportunidade de confrontar as propostas no horário eleitoral, está redondamente enganado. Do mesmo jeito que o Coiso fugiu do debate, vai pedir a seu eleitorado fanático que desligue a televisão neste horário, para deixar o Haddad pregando sozinho no deserto.

    1. Que debate?
      No mundinho deles, o que o capitão caverna falar que é fake, é fake. O que ele falar que é verdade, é verdade. Eles têm convicção.

  3. Vai vendo o Brasil que seu voto pode estar formatando, com vocês o General Exterminador da Amazônia:

    1. Mais vale arrasar tudo para ganhar dinheiro com madeira hoje – antes de ir para a sepultura – do que deixar um futuro mais rentável e sofisticado para seus filhos.

      1. Tenho PLENA certeza que de TODA A MADEIRA que for extraida da amazonia, NENHUM REAL vai pro seu bolso de pobreta.

  4. Sim, lembro-me bem desses anos 70, em que a palavra “progresso” soava como palavrão para mim.

    Era algo que soava como sinônimo de má qualidade de vida. E olha que eu era apenas uma criança! Eram os anos 70 da “ordem e progresso” do ufanismo militar.

    No que dependesse da mentalidade de velhacos como esse senhor, até hoje estaríamos usando diesel com dezenas de milhares de ppm de enxofre (lembro-me que como criança, tinha ânsia de vômito quando chegava à Av. Brasil).

    Teríamos também arranha-céus de 80 andares na orla, fazendo sombra na areia o tempo todo deixando-a infecta. Afinal, praia é coisa de vagabundo, não é? Viva o “progresso”!

    1. Camboriú está assim. Não tem mais sol na praia. E os edifícios são cada vez mais altos. Viva o progresso!

      1. Conheço Camboriú. Realmente essa questão da sombra na areia é horrível.

        Felizmente o Rio conseguiu evitar isso em 99% dos casos. Mas vale lembrar que no caso de Copacabana a solução foi alargar a avenida da orla e expandir a faixa de areia.

        Interessante também São Paulo fazer o tempo todo apologia ao trabalho, como se a razão de viver fosse apenas trabalhar (e não produzir, o que é bem diferente) escondendo suas favelas pela má distribuição de renda, além de ser uma cidade feia e com sérios problemas ambientais.

        Comparar São Paulo a Nova York (que também tem seus problemas) chega a ser uma ofensa a NY. Em tempo, a barca para Staten Island em NY é de graça – coisa de país bolivariano que intervêm no mercado.

        1. Colegas: Balneario Camboriu é o que seus ‘habitantes’ de fim de semana merecem, porque é o que eles mesmos querem.
          Predios de 35 a 40 andares,pra que fiquem disputando quem vê mais longe.
          Sem contar o apartheid que se instituiu ao dividir a cidade em duas: uma entre a BR e o mar e a outra entre a BR e o mato.
          Adivinhem onde se ‘instalam’ os pobres?

      2. E recentemente liberaram prédios em Bertioga. Conheço quem têm casa lá, na beira da praia, e que estão adorando o “progresso”

  5. Eles não estão nem aí.Durante a DITADURA DE 64,ficaram todos quietos,já que quem fala ,é a VELHA E SERVIÇAL PEQUENA BURGUESIA,que acena com a TAL DEMOCRACIA GRECO-ROMANA,que até hoje,não resolveu nenhum problema das maiorias,somente das MINORIAS.Os RICOS.Afinal,argumentam,DEUS FEZ ASSIM.Sofram aqui,que irão PRA O CÉU.

    1. Amigo, seremos párias no mundo.

      Melhor ficar aqui e sermos a RESISTÊNCIA.

      Aqui no meu prédio sou o único que declaradamente não voto na BESTA. Já tô esperando o convite pra sair.

      Em seis meses vão se dar conta e essa historinha de que a culpa foi do PT vai cansar até os mais idiotas.

      A história sempre pune os desgraçados, fiquemos firmes !!!

  6. NENHUMA NOVIDADE PRA MIM,PODERÁ SER PARA AQUELES QUE CONSERVAM UMA VISÃO MITICA DAS FA.(?)
    Se vc procura um imbecil e não quer perder tempo ,procure um fardado ele foi TREINADO para ser um.
    A chamada cultura militar só existe baseada na doutrina de anulação do indivíduo,vc não pensa quem pensa é seu superior,vc acha que ele está errado???o errado é vc
    A hieraraquia impede que vc QUESTIONE ,portanto vc já não é mais um indivíduo é um IMBECIL.
    DE MIM DEPENDE-SE ESSES VAGABUNDOS CAPACHOS DO TIO SAM ESTARIAM PRODUZINDO RIQUEZA,EM COMPENSAÇÃO SO VAGABUNDEAM COM OS NOSSOS IMPOSTOS E OBEDECEM ORDENS DE UMA POTÊNCIA ESTRANGEIRA.

  7. Cadê a galera histérica que berrava contra Belo Monte ? Pobre Brasil, essa pesquisa de ontem abateu minhas esperanças. Nosso povo passa por um processo psicológico francamente doentio. Nesses casos muitas vezes é preciso um choque, uma tragédia mesmo, para fazer despertar.

    1. A tragédia é inevitável, deveríamos ter chegado a maioridade como nação após a ditadura, não deu. Quem sabe dessa vez consigamos vencer a infância emocional de nosso povo.
      Não se abata, está do lado correto da história, tua luta é a luta da humanidade.
      Se até Le Pen o critica, imagina a desgraça que se abaterá sobre nosso povo, mas ainda assim, nossas mãos e consciências estarão limpas.

    1. É mais aí têm uma grande diferença , mais ou menos a distância entre Plutão e o Sol, o cel. HUGO CHÁVEZ sempre foi ””PATRIOTA”” e NUNCA entregou NADA x NADA das riquezas da Venezuela para FDP nenhum ANGLO_SIONISTA; agora o samango_Tabajara-SINECURA mourão ___NUNCA foi / é / será PATRIOTA, pois um ”’meganha ”’ que diz que entregará a AMAZÔNIA e as RIQUEZAS da Pátria para ANGLO_SIONISTAS, é o que????? Grandíssimo FDP / vagabundo / ordinário / APÁTRIDA / . . . , VTNCx meganha_TABAJARA.

  8. Olha como o fanfarrão do Boçalnaro, o Tiririca de coturno, que só sabe falar que “vai mudar tudo que está aí”, politiqueiro de carteirinha, votou na Câmara:

    Acabar com o nepotismo no serviço público: CONTRA

    Fim da aposentadoria especial para deputados e senadores: CONTRA

    Aumento de salário para deputados e senadores: A FAVOR

    Fundo de combate à pobreza: CONTRA

    O filho dele votou A FAVOR da aposentadoria vitalícia para vereadores.

  9. Mundo vê com espanto a ascensão do candidato fascista no Brasil, várias manchetes de repúdio em diversos países. Só a nossa imprensa é condescendente com o inominável.

    A política econômica do candidato fascista fará com que a nossa sociedade retroceda e se aproxime de países da América Central, dominados pelo capital estrangeiro, por especuladores, religiosos fundamentalistas e a agricultura em larga escala, como no caso do Panamá, que tem a economia baseada em serviços e cultivo de banana e cana de açúcar.

  10. Tenho dois amigos aqui no meu trabalho e são eleitores do coiso e a unica coisa que me falam, nao estao nem ai para economia e nada, so querem poder usar armas e expulsar os bandidos petralhas do poder.

  11. Preocupa a formação dos militares, ou essa é uma parte pequena da força. Onde está o contraponto? se não tiver somos forçados aceitar que é o padrão, o Benchmark. ASSUSTA!
    Ficaram parados em 1930?

  12. Mas isso é bom, porque o candidato do MP deve ser o Coiso. É ótimo ver o que a Lava-jato fez surgir como candidato, e que chegou no primeiro turno como favorito, e tendo pessoas que pensem contra o MP.

  13. Nem que o coiso vá em rede nacional de televisão dizer que irá fazer reforma agrária, taxar alto as grandes fortunas de verdade e reassentar os índios nas suas terras de direito, ele irá perder os votos dos seus seguidores. Provar que ele é um tirano, desalmado é elogio.

  14. Parece-me que a campanha foi entregue à direita do PT. Nesse momento, o caminho, na minha modesta opinião, seria candidato na rua, viajando sem descanso (ele é jovem) e polarizando sim. Pelo que entendi estão descaracterizando tudo, inclusive as cores do partido, desanimando a militância. Que se percam alguns anéis, tudo bem, mas que não se entreguem as duas mãos. O Coronel, como todos viram, deu um belo ponta pé no traseiro dos brasileiros e foi para a Europa. Afinal, ninguém é de ferro. Almoço com PSDB, cujos nomes nem mesmo podem ser citados? Procurar FHC? Nem mesmo debates teremos (alguém acredita mesmo nos tais atestados?)Será que estou tão errado assim?

  15. Vai ser curioso quando ele descobrir que estamos no século XXI, não mais anos anos 1970, e uma ação dessas pode levar a boicote e desvalorização da nossa soja e demais comodities. Isso, num governo que já anuncia que vai obedecer caninamente os EUA e ir pro pau com a China, é receita pro desastre.

  16. O general aí está apresentando o curriculum.
    Leva o ministério quem falar mais bobagem.
    Justo com o eleito e com quem elegeu.

  17. Tudo isso aí são as velhas energias deste mundo em total desespero pela sobrevivência. Poderão ter sucesso até nas eleições mas não durarão muito mais. O velho acabou. Vejam como eles estão desesperados? Eles precisam impor o medo à sociedade, pois é disso que eles vivem.

  18. essa academia militar de Resende é um dreno de dinheiro público. Cada um q saiu de lá e q aparece em público dando declarações reforça a minha convicção

  19. Ganhando Haddad ou Bolsonaro nada mudará. Estes Ministérios e órgãos do Governo será gerido por Militares. Os ladroeszinhos e os Ladroeszoes fujam enquanto é tempo. Não haverá este negócio de Ministro Supremo dar palpites e por qualquer coisinha dando um habeus corpus soltando os a como tem acontecido, Não dá mais pra continuar. A partir de inicio de 2019 o pau vai cantar. Aquele que foi comprovada sua culpa será imediatamente preso. Viram o Caso do Marcondes um dia e soltou no outro. Isto tudo vai acabar. Os caras que roubar e roubarem terão todos seus bens sequestrados. serão preso e condenados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *