Um virus pode derrubar o comércio mundial?

É cedo para dizer que a epidemia de coronavirus vá se espalhar sobre o mundo, embora os sinais de propagação (nos EUA, França e em países do Sudeste Asiático) sejam fortes.

As fotos que correram o mundo mostrando dezenas de máquinas preparado um (são dois, no total) hospital de emergência para pacientes contaminados, apesar de sua beleza plástica, revelam que o governo chinês espera um acréscimo exponencial dos casos da doença.

Só ontem, segundo a agência oficial Xinhua, foram 444 novos casos confirmados e 1.118 novos casos suspeitos, além das 16 mortes anunciadas pela imprensa.

Um crescimento de 50% em um só dia, que levou à decretação de emergência nível 1 – o grau mais alto – em 26 províncias chinesas e à restrição de viagens aplicadas a mais de 40 milhões e pessoas. Esta noite, 150 médicos e enfermeiros militares foram levados a Wuhan, o foco dos casos que agora se espalham.

E os sinais de pânico também: o Wall Street Journal publica hoje que o governo norte-americano está fretando voos para retirar seus cidadãos de Wuhan, cerca de mil pessoas.

É claro que é a vida e o bem-estar das pessoas o que importa, mas é inevitável que, a confirmar-se a expansão galopante do coronavirus, haja um forte impacto negativo no mercado, provocado pela queda da demanda de bens e serviços na China e a consequente redução do fluxo de comércio chinês, como aconteceu na epidemia de SARS, sigla em inglês da Síndrome Respiratória Aguda Grave, em 2002/2003.

Capitais e doença, no mundo globalizado, espalham-se rápido.

Nem para um nem para outra parece que temos um governo capaz de defender-nos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Tendo em vista o número de habitantes no planeta, as condições sanitárias em vários países e as facilidades de deslocamento, na minha modesta opinião, o fato notável é não termos tido uma epidemia arrasadora no passado recente.

  2. É terrível, mas talvez uma grave epidemia atingindo o mundo seja o que o universo preparou para recolocar o mundo nos eixos, mostrando para a humanidade que o valor do mercado, do dinheiro e do poder foram supervalorizados.

    1. Ricos e pobres morrendo, independentemente de origem, raça, gênero, credo, posição social, posição política, cultura, princípios, honestidade e o que mais for considerado fator de desigualdade entre as pessoas…

    2. Neste caso, Emília, o universo são laboratórios ianque/israelenses de produção de armas biológica (SARS, dengue, zica, chicungunha, gripe, vaca louca, HIV, volta da cólera e da tuberculose – estas últimas, extintas há décadas etc. ) espalhados pelo mundo. O que desejo é que, desta vez, o Universo faça o feitiço virar contra o feiticeiro.

  3. Hoje no History Channel vai passarmais episodio inedito da serie Alienigenas do Passado. Nao sei se ja pode ser visto no app mas de qualquer jeito eu so assisto pela tv.
    E sobre Infecçao Alienigena com apresentaçao da hipotese de alienigenas alterarem nosso dna com epidemias. Quem tiver curiosidade. Vale a pena conferir. Possivelmente amanha reprisa mas nao tenho certeza.

    1. José Fernandes, até há pouco tempo, se chamava isso de “teoria da conspiração”, no que, geralmente, eram ridicularizados os que assim pensavam. Hoje, depois de tanta evidência e até provas, é aceito que conspirações existem e são até “técnicas” de dominação. O grande useiro e vezeiro disso, sabemos quem é. A meu ver, não é infundada sua suspeita. É também a de milhões, com certeza. É insano, é cruel, mas é o que vemos e sabemos.

  4. Quando você vê a Globo usando o Jornal cedo a tarde e a noite por quase meia horas, dá para desconfiar que tem mentiras no meio. Lembram da Febre amarela? Pois é né!! A Globo falava 24 h por dia, tentando apavorar o povo. A Globo teve o desplante para alarmar os brasileiro que a febre amarela estava chegando ao Brasil através de Tabatinga no Amazonas. Lembram do vírus dos porcos?? Este pessoal tem de serem fuzilados por tentar ganhar dinheiro em cima do pânico da população .Mas, como este governo Bostonaro, podem esquecer, pois o mesmo está mais desmoralizado que putas de cabaré. Me perdoem as putas.

  5. Se essa epidemia fosse no Brasil Bozo já teria provisionado 14 bilhões de reais, construído 5 hospitais e contratado 37 mil agentes de saúde para combater a doença… nem ferrando. Ele iria ao Youtube dizer que a culpa é do PT, só vai morrer quem votou no Haddad e Guedes dará entrevista dizendo que o SUS não tem dinheiro e a iniciativa privada não tem que ter prejuízo para salvar a vida de nenhum pobre.

    1. Esqueceu alguns governadores pilantras se fantasiando com macacoes luvas mascaras e capacetes dizebdo q estao se preparando pra evitar a epidemia. So falta faturar em cima da estatistica de 0 caso afirmando q graças ao seu governo nao houve casos. Ha quem acredite

  6. Se essa epidemia fosse no Brasil Bozo já teria provisionado 14 bilhões de reais, construído 5 hospitais e contratado 37 mil agentes de saúde para combater a doença… nem ferrando. Ele iria ao Youtube dizer que a culpa é do PT, só vai morrer quem votou no Haddad e Guedes dará entrevista dizendo que o SUS não tem dinheiro e a iniciativa privada não tem que ter prejuízo para salvar a vida de nenhum pobre.

  7. O vírus apareceu inicialmente em Wuhan, uma cidade do centro da China que já foi completamente isolada e onde os habitantes devem permanecer dentro de suas casas, apesar do Ano Novo Chinês, época em que mais se verifica deslocamento de pessoas para passar o feriado com suas famílias. Não há pânico, e uma empresa chinesa de tecnologia já desenvolveu um instrumento para a rápida detecção de casos positivos. Os sistemas de transporte para esta cidade foram suspensos, e qualquer carro que se proponha a sair dela tem os passageiros examinados por técnicos de saúde treinados. Os casos de fora da cidade que foram detetados, já foram isolados e tratados, assim como as casos além China, que são maiores onde é grande o fluxo de turistas chineses, como na Tailândia, 5 casos, Austrália, Malásia e Singapura com 4 casos e Coreia do Sul, Japão e França, com 3 casos cada. Nos EEUU foram observados 2 casos em Nova Iorque. A indústria chinesa foi mobilizada para a produção excepcional de máscaras, que podem proteger as pessoas durante 4 horas. Tudo indica que em nenhuma parte do mundo uma ameaça viral foi enfrentada com tanta presteza. Espera-se na China que em breve haja uma solução final satisfatória para o problema.

  8. lembram do bicudo nos algodões do NE? Não confio em governos Norte americanos…..eles já foram longe demais…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *