Um pacto de conveniências?

xadrez

Não me arrisco, por falta de informações próprias, a cravar se é verdadeira ou não a ideia de que a Globo, à frente da mídia e da nata do empresariado nacional, possa ter sinalizado um pacto pela sobrevivência do Governo Dilma.

Mas acredito, ao contrário de outras visões expostas aqui,  na solidez das informações que se veiculam de que, sim, se teriam, ao menos, feito sinais de que poderia arrefecer a “onda” do “derrubem a Dilma” assumida, há muito tempo, pelo, como chamava Brizola, “Comando Marrom” da mídia brasileira.

Daí, como manda o bom raciocínio sobre as duas possibilidades da história do chinês, temos uma primeira pergunta: acontecerá ou não o controle da crise?

Essa é a primeira questão a se esclarecer e, talvez, a mais difícil de ser colocada em prática, de ambos os lados.

Como quem açula cães e depois terá dificuldades para contê-los, o comando empresarial da mídia vem há tempos gritando à sua matilha: “isca, pega, mata”, e transformando-a em panzerdivisionen de sua ofensiva para retomar o controle integral do que considera parte de seu lebensraun, seu espaço vital: o governo do país.

Lembremo-nos sempre que o pacto colonial tem um fundamento econômico, essencialmente, do qual o controle político da colônia é parte. E que este controle tanto se pode fazer com quem a ele tenha submissão mental, pela cooptação à ideologia colonial ou por quem lhe tenha medo reverencial.

Algum medo, aliás, sempre se tem. Mesmo quando se possui muito mais condições de enfrentar os grandes da feitoria.

O próprio Lula, quando chegou ao Governo, na crista da rejeição do povo brasileiro ao fracasso neoliberal, um dos seus primeiros gestos foi o de oferecer à Globo sinais de que não estava disposto a se servir de seu momento especialmente difícil – o grupo estava tecnicamente quebrado, em default – indicando um interlocutor do qual não se podia acreditar que lhe viesse confronto, como foi o primeiro Ministro das Comunicações, Miro Teixeira.

E só um tolo não dá valor ao que, à custa de “acordos de leniência”, o  país e o povo ganharam em seus mandatos, embora à custa de feridas, baixas e arrefecimento de vontades.

Feita a digressão, vote-se à pergunta. A mídia pode mudar de atitude, o quanto pode e o quanto isso surtirá efeito?

Sim, pode, mas não talvez com a rapidez e a explicitude que a crise política talvez já esteja a exigir.

Como diz a Veja ao se desculpar à ombudsman da Folha sobre o  extrato bancário falso de Romário – assunto de um próximo post –  ela criou pernas e teima em andar sozinha.

Moderar-se, a esta altura, e algo difícil, pois de tal maneira insuflou-se ódio que, agora, a retomada de um clima de convivência não é simples.

Envolve elementos sobre os quais se tem controle ideológico, mas não controle político, uma lista deles: o Judiciário – especificamente Moro e o STF – o Ministério Público, a Polícia Federal, Eduardo Cunha, Renan Calheiros, os ministros do Tribunal de Contas, e por aí vai…

Um deles, porém, é mais difícil ainda: o segmento de opinião pública que assumiu a intolerância, o horror à política, o udenismo babujante e o desejo de sangue como o arroz e feijão de seu dia a dia.

O Governo Dilma, por sua vez, terá dificuldades em entregar mais que já entregou, porque os seus movimentos foram barrados pela completa falta de comando da política.

O próprio ajuste fiscal só encontrou espaço para avançar na redução da ação e dos investimentos do Estado e nas distorções de políticas trabalhistas e previdenciárias, devidamente “compensados” pelas “bondades” providenciadas pelo Congresso.

Em matéria de impostos, zero.

Restam situações onde os recuos são complicados e simbólicos demais, embora possíveis sem estardalhaço, como é na Petrobras.

Estamos, assim, metidos num complicado jogo de xadrez, onde os movimentos das peças são limitados e  complicados.

É difícil que não se esteja assistindo a Dama a proteger o Rei, que não pode se mover senão uma casa por vez. Mas a Dama tem sua própria liberdade de movimentos errática e erroneamente aproveitadas. Ainda assim, jogador algum daria de ombros à possibilidade de que tombasse a Rainha e se deixasse a peça sem a qual não há mais jogo dependendo apenas de movimentos heróicos e e isolados.

É de lembrar que Lula é odiado pela elite financeira deste país muito mais como “pessoa física” do povão  do que como “pessoa jurídica” que não lhe é, de forma alguma, mortal no curto prazo, embora a ideia de que o povo possa estar na mente dos governantes seja intolerável a essa gente.

E a presença do povo em Lula passa do político, é atávica, intrínseca.

Há fatores demais em jogo  – e bispos e cavalos em polvorosa- para que se possa assegurar a estabilidade do tabuleiro e o próprio acordo de cavalheiros entre os contendores, até porque há que administrar um PSDB que, tal como a UDN em outras épocas, já saboreava (e o gosto segue-lhe à boca) o poder sem voto.

Assistiremos, porque aos peões pouca reação nos é possível no quadro de desmobilização que se instalou na esquerda após as eleições, os próximos movimentos.

Desinflar o dia 16 é o primeiro passo – o mais fácil – para o conservadorismo, mas que trará uivos de dor, após o PSDB ter assinado ao lado de coisas como os “Revoltados Online” a sua convocação.

Os mais difíceis virão, porque vai se tratar do “quem vai morrer” judicial e político e do quanto estejam dispostos a morrer em silêncio.

Collor, Dirceu, e a “compensação”, talvez, de Eduardo Cunha – este com as bênçãos de Renan Calheiros – e outros personagens estão aí para isso.

Por isso, antes de discutir se há ou não tal pacto, é melhor que vejamos se lhe sucedem os atos correspondentes e, sobretudo, quanto estes ainda podem ser eficazes.

E podem funcionar , porque manter as situações institucionalmente normais é sempre mais fácil que rompê-las, o que só se faz com barulho e agitação. As grandes bocas, devidamente amamentadas, podem e talvez queiram sossegar. As pequenas, excluídas, farão sua algazarra.

Toda a questão resume-se a uma paradoxal e triste equação: sobreviver por sua própria fraqueza, à espera do tempo e não a tecê-lo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. Também muita gente quer agora, mais do que nunca, que globo, que o resto da mídia golpista e que o psdb se estrepem e esta “mentirinha” não fará efeito para diminuir o ódio gerado contra eles. Abriram a tampa da caixa de Pandora, agora não serão eles que conseguirão recolocar tudo que saiu para dentro novamente. Deixaram claro de maneira inequívoca sua vocação para o golpe e sua ambição por manter o controle sobre o Brasil para desfruta-lo como acharem mais conveniente.

  2. Brito, mais uma vez lúcido, mais uma vez equilibrado. Vou deixar a minha opinião de leigo que, apenas virtualmente, na imaginação, visita esta gente do poder em suas reuniões de tramóias e de manipulação odientas. Li o post no DCM e também o da Conceição, no Azenha e, além disto, tomo o que disse a vaidosa madamezinha sogra do Kaká no post em Os Amigos do Presidente Lula. A dita cuja é ativista antipovo. Diverte-se com isto e conta com a mídia marinha, não dá outra. Ela reúne-se com 15 peruas, pega o megafone, a midia amplifica e segundo ela transforma em cinco mil pessoas que aderem mental e fisicamente ao protesto odiento e por sua vez arrastam outra leva de ovelhas sem cérebro. O poder de multiplicação da mídia você conhece. O Brasil é, de fato, colônia, mas o xerife do barraco ou quintal americano é ainda o ectoplasma do falecido dono da Globo através dos seus três filhos. E que poder nefasto e hipertrofiado tem este oligopólio midiático. Ele já provou que de uma hora para outra pode destruir a reputação e atirar na masmorra quem quer que seja. Os três Poderes são, nada menos, nada mais do que 3 Vassalos . Brizola peitou, mas não dominou, este poder terrivel que só se submete ao setor financeiro da Casa Grande, em primeira instância e, em última instância, ao poder supremo do Império. As ordens para a frenagem e pela moderação vieram mais de cima, acho mesmo que do Império e esta midia canalha segue ditames superiores, eles não têm saída. De qualquer forma vão lucrar e muito com isto. Os acordos (ou imposições) foram feitos em outras instâncias e eles, a cofraria midiática já retira bruscamente o pé do acelerador, não sem, antes, acertarem todas as concessões que favorecem a perpetuação deste monstro. O medium filhote do falecido Marinho, pelo que se diz da reunião, chegou ao ponto de ordenar ao governo controle sobre a sua base, ou seja, silêncio total. Espero o dia 16, porque se a midia não repercutir o barraco que montou, a coxinhada definha. Há interesses poderosissimos em jogo, acho que o ouro negro é a principal moeda de troca. Há muitos bilhões em investimentos e o lucro desmesurado dos bancos em jogo. Muitos anéis estão a ir-se, ficam os dedos. Lula, a meu ver, mesmo frágil fisicamente é o ponto fora da curva, quem de fato faz a diferença. É apenas um ser mortal, mas diferenciado, um gênio politico como disse Raul Castro. De qualquer forma, a destruição fisica do Lula neste momento de super entusiasmo dos cães de caça do MP, PF e Judiciário, poderá tornar-se um pesadelo até para o Império. Somente eles sabem o porquê. Uma coisa sempre pensei, se prenderem o Lula terão de ir buscá-lo no cárcere para juntar os cacos da nação, como fizeram com Mandela. É o unico lider moderadodo e capaz de pacificar a nação e até mesmo apaziguar a vizinhança e os EUA sabem que não se resolve tudo com bombas atômicas.

      1. Creio que o PIG tem as verdadeiras pesquisas na mão, e caso haja novas eleições via impeachment, LULA ganha tranquilamente. Sabendo disso, os golpistas estão a recuar, pois caso Temer assuma no lugar de Dilma, seria o PMDB de Temer e Requião, e não o PSDB de Serra e FHC, que mandaria nesta joça. Ou seja, o impeachment não é um bom negócio no momento para os golpistas.

      2. Este imperio,tem a sombra das novas midias a roer-lhe as beiradas em nacos nada pequenos.Google,Face,Netiflix para citar alguns.Sua credibilidade esta la embaixo,tanto que os panelaços se reumem as varandas gourmet.Suas novelas e seu principal jornal despencam.O poder que detem é mais atavico,que tambem rebaixa quem pode e deve enfrenta-lo,o governo.Nassif disse bem quando falou que esta seria a ultima eleição com onfluencia decisiva da velha midia.O grande capital quando ver que este tipo de midia não lhe serve mais,e isto esta bem proximo,vai descarta-la,bem como ela descarta a quem a serve e depois de de passada sua utilidade é como se nunca tivesse existido (Recente o Joaquim Barbosa).Globo sem o golpe tem mais chances de prolongar sua sobrevida,com ele sua(s 3)cabeça sera exigida nas ruas em uma bandeja de prata.

  3. É isto Simone Araujo, seu comentário é perfeito é o que penso e faz muito tempo e conheço dezenas que dizem o mesmo. E voltariam as ruas, e segundo ponto, está direção covarde da nacional precisa ser desbancada, e um pacto pela esquerda é urgente…..

  4. Pior que o dia 16 é ver as lideranças sindicais todas agindo contra o governo. Há greves federais nos hospitais, no INSS, na receita federal (que quer equiparação ao mais alto cargo da AGU) e há greves de professores, funcionários e ALUNOS nas universidades federais!
    A greve nas universidades é muito grave, porque um espaço que deveria servir para discutir soluções para o país, com a greve, dispersou-se. Não há discussão alguma, só o radicalismo e a intolerância. Até alunos, os que seriam os mais prejudicados, entraram em greve ANTES dos professores. Ou melhor, na UFRJ, algo como 100 alunos, aproveitando-se da inação dos outros 35 mil, decretaram a tal greve. O mesmo para os professores, menos de 200 mantém toda a categoria parada na UFRJ.

  5. Desse mato não sai coelho! Mesmo com R$ 6 bilhões depositados pelo PT em seus cofres, a Globo investiu pesado para destruir o partido e derrubar os governos do PT. No voto não ganha, o povo não é bobo! O que está por trás do recuo golpista talvez seja a duvida que paira sobre as cabeças da imprensa golpista: quem vai acreditar nas notícias que eles vendem? faturamento e audiência caindo, leitores cancelando assinaturas e fugindo para os blogs “sujos” na internet. O PIG só conseguiria enganar aos coxinhas e daqui a 50 anos fariam um novo pedido de desculpas por terem participado do atentado contra a democracia brasileira. Vade Retro golpistas!

  6. Vejamos, daqui a um tempo:

    1- quais corporações oriundas do capital financeiro se assenhoraram de nossas empresas (e do nosso pré-sal se mudarem o sistema de partilha) ou dominaram o espaço deixado no mercado por algumas delas. Ou seja, o quanto a Lava a Jato nos terá entregado, como nos entregou FHC, descaracterizando a soberania nacional em engenharia, tecnologia, espaço de mercado, etc.

    2- os cálculos dos prejuízos da Lava a Jato devido ao comando judicial-midiático que desestabilizou o moral geral, a credibilidade no país e deu ensejo a atitudes persecutórias e fascistas. Quantos falidos, quantos desempregados, quantas reputações de inocentes arruinadas, quantos sofridos e humilhados, quantas bombas, quantos haitianos assassinados…

    3- a equanimidade da justiça ou sua subserviência à mídia e à política, a capacidade de reverter os mal feitos da Lava a Jato, de rever o instituto da delação premiada x forçada e tudo que resulta de algo que se inicia com um mega mentiroso e traidor pretérito de acordo de delação (Youssef).

    4- o quanto a classe média se dará conta de que mais uma vez, como historicamente, foi manipulada ao bel prazer dos interesses que ela representa mas que são alheios a ela, ou como diz o sociólogo Jessé Souza, do quanto é “tola” e amadurecerá politicamente, entendendo de uma vez por todas a existência e o teor da nossa luta de classes (vã esperança).

    5- as recomposições políticas e do PT, e o quanto as forças progressistas em geral terão entendido que governo de teor popular, voltado para a questão da desigualdade, não faz parte da elite e sua “festa” (como diz o Bob Fernandes na entrevista para o documentário Mercado de Notícias) e que por isso é melhor manter-se firme no seu projeto político e econômico que ficar tentando agradar e se entender com mídia e com rentistas. Ou peita o sistema para instaurar seu projeto, ou não é progressista.

    6- o quanto teremos incorporado que estamos aprendendo a democracia que, como diz o Cortella na palestra “Política para não ser idiota”, tem só 30 anos e representa apenas 6% de toda a nossa história – e que para ela se aprofundar temos todos que fazer política, nas suas mais diversas formas.

    7- se após tudo isso, começaremos a nos interessar pelo horror vivido nas prisões comuns: a Guantánamo de Curitiba nos deu uma mais que pálida ideia do que deve ser, e se passaremos a considerar que isto nos diz respeito, assim como o assassinato dos haitianos e dos jovens negros nas periferias, que evidenciam uma verdadeira eugenia. Tudo nos diz respeito, na democracia.

  7. Fernando texto lucido e inteligente, mas falta de comando da Dilma nao, com essas conspiracoes desses perdedores sedentos de poder, desse desequilibrado do Cunha que nao passa de um bandido chantagista descarado, acompanhado ( bem disse Ciro bandidos )
    de mais de 200 deputados ( precisamos relacionar e propagar o nome desses sabotadores para que os eleitores nao os reelejam ) e de todos os politicos anti patriotas e da midia canalha, sabotando o Brasil diuturnamente numa orquestracao subliminar de surpreender os maiores maestros , e nao podemos nos esquecer de GIlmar que nao se respeita e nem ao judiciario ao qual pertence, com ilacoes contra o governo, e o Serra aproveitando para entregar o pre sal, mas Dilma nao se deixa abater e continua trabalhando nao entrando no jogo de seus algozes que queriam que a mesma se desesperasse para alegarem desgoverno. A Globo ao sentir que o feitico virou contra o feiticeiro, esta se presevando.

  8. O Governo Dilma tem que fazer a reforma ministerial e escolher como um dos seus novos ministros o pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva, que assim escapará da sanha terrorista do terrorista dr Sergio Tucano Moro.
    O outro ato do Governo Dilma é cortar a Bolsa PIG neste momento e fazer uma nova divisão da mesma que englobe todos os meios de comunicação do país que promovam a diversidade ideológica e cultural do Brasil.

  9. E assim caminha a humanidade. Lideres de banqueiros e da midia decidem que não a vale a pena ter golpe, impeachment ou coisa parecida e, portanto, nao vai ter.
    E o lado de cá fica com cara de “ei pessoal, anularam o 7×1…”. Rezar 13 Pai Nossos funcionou .

  10. Nestes imbróglios que todas chamam de “POLÍTICA”,e que muito poucos se dão conta de que “POLÍTICA” somente não fazemos,NO VASO SANITÁRIO,desde que sós,o TEMPO é o ingrediente mais importante.Dar-se tempo ao tempo,é a mais sábia colaboração que se possa dar,já que sabemos não ser possível domarmos FATOS ,sem o fator TEMPO.Muitas vezes constatamos ao longo da vida,que até nossos próprios cérebros,são vez por outra,INDOMVEIS.Quanto mais,CÉREBROS ALHEIOS.Tempo,ao tempo…

  11. Talvez o que pese é a opinião pública lá de fora. Confundir os observadores em casos complexos como os do Oriente Médio, em que os governos derrubados não eram flor que se cheire, embora lutassem por autonomia em relação aos EUA, até que dá. Mas, derrubar um Governo eleito democraticamente, vitorioso em setores mais notórios da pauta progressista, como a erradicação da miséria, tendo clara a posição histórica dos que pedem a queda do Governo iria, a médio prazo, justificar o espírito crítico e a resistência aos movimentos políticos da Casa Branca que até agora conseguiram imobilizar a opinião pública mundial pelo princípio da dúvida. Se derrubassem Dilma, o jogo ficaria tão claro que o mundo perceberia as reais intenções do Governo americano e das ONG’s e aliados que promovem “primaveras” pelo mundo afora. Nossa elite é tão notavelmente fascista que derrubar o Governo seria passar recibo de golpista.
    É mais fácil ter controle sobre o Governo e preparar o caminho para o PSDB numa próxima eleição, já que a Dilma e um poste no governo não têm muita diferença.
    Neste jogo, até o PT se salvará. Quem não se salvará é o povo e a soberania nacional. Petrobrás que se cuide! Pra salvar a “democracia” (hipócrita isto, não?) venderão até os fundilhos da presidenta.
    A pergunta que fica é a de sempre: a que custo?!

  12. Me lembrei de algo: o salve-geral de 2006 em São Paulo.
    Dia 16 é um Salve-geral! Os Marinho foram pedir as TV’s de LCD.

  13. Vale lembrar, que as dívidas das grandes empresas de comunicação do país, denominadas de PIG, foram feitas em dólar quando ainda havia paridade entre a moeda americana e o real. Apostaram no que disse o poderoso na época, Sérgio Motta, quando falou que o PSDB ficaria no poder pelo menos 30 anos.
    Pois bem, o dólar disparou e a dívida dessas empresas aumentaram exponencialmente e isso trouxe dificuldades extremas par o Estadão que está praticamente falido, a Abril sufocada e sem esperança de sobreviver economicamente. A Globo desesperada a ponto de desembarcar do golpe, pois a continuar com a insanidade de paralisar o país achando que substitiria a Dilma por alguém que a ajudasse, viu que a coisa não é tão fácil assim, e seus negócios que dependem também da sua audiência não estão indo bem. A Folha tem sérias dificuldades tanto de credibilidade como financeiras.

    Todas essas dificuldades têm um forte componente; a alta do dólar, que o governo, por estratégia não interveio como fazia anteriormente através do Banco Central, pois, muito embora a alta do dólar tenha trazido um certo aumenta na inflação, por outro lado tem aumentado as exportações. Essa posição do governo tem desagradado as empresas endividadas em dólar, daí essa gritaria contra o governo.

  14. O tijolante fez um bom texto. O maior erro do PT é ter de dar satisfação a esse esquerda radical desmiolada tupiniquim, uma esquerda excludente que só vê seu próprio umbigo e demoniza a classe média brasileira, o que inviabiliza qualquer pacto de governabilidade (a não ser que se compre, como o PT sempre fez, mas agora isso não é mais uma boa alternativa já que anda dando uma cadeiaa…). Essa esquerda estuda pouco e lê muito blog/revistas achando que isso os torna inteligentes superiores. Se enxerguem. O tijolada é um cara inteligente (pena que só analisa a parte que lhe convêm dos acontecimentos e joga pra galera pra ganhar cliques) analisou a situação de maneira correta e vem os boboes que acham que a revolução radical salvaria desejando a morte da globo….se liguem, enquanto voces acharem que governar é atender somente seus eleitores vão colher ódio.

  15. Repito pela undécima vez, a crise política desfaz-se em meses, dando-se um pé na bunda do Mercadante e Zé Cardozo, substituindo-os por Jaques Wagner e Tarso Genro, complementando com Franklin Martins na SECOM, Paulo Nogueira e Marcio Pochmann introduzidos na equipe econômica para ações futuras e Lula mudando-se para Brasília, ao menos até o final do ano.
    Quanto aos coxinhas, deixem o monopólio da mídia repetir o esquema de convocação, pois eles sabem que protestos sem quebra-quebra são inócuos e esvaziam-se ao correr do tempo, ainda mais no caso de coxinhas e paneleiros de sacada, e com quebra-quebra, sabem melhor que nós, a possibilidade que numa dessa a senzala ocupe as ruas e queira permanecer enquanto a Casa Grande não expiar a que veio e se mandar.

  16. Li a entrevista do Frei Betto na folha final de semana. Finalmente vi alguém que, ao se despir do “manto sagrado” do petismo, consegue, de forma bastante objetiva, colocar exatamente ende se encontra o governo, e prinipalmente o país governado pelo PT. Frei Betto disse com todas as letras que o partido, ao ascender ao poder, pensou somente em se perpetuar lá, deixando assim um projeto de país, nação, com melhorias de falto para as pessoas e passou a tão somente pensar no seu projeto político. Seroa Frei Betto um coxinha?

  17. E mais q urgente a saida de dilma e a posse de Temer.
    A omissão e participação de dilma na prisão de Othon , Ze Dirceu e na assinatura do acordo com os eua de desmatamento zero tornam urgente a saida de dilma após esta desmontar a Defesa e a Soberania Nacional.
    Se somarmos o grampo no telefone da presidencia e vigilancia na Internet temos tambem as comunicações expostas ao inimigo eua , sendo que o governo dos eua é acusado de genocidio no Iraque.
    Com o plano economico que eleva o desemprego , desnacionalizaçao das industrias e taxa de juros que ameaçam as reservas financeiras , dilma rstraçalha a Nação e a Soberania Nacional
    É hora de retomarmos a Nação !

  18. Nao só a GLOBO, mas tambem a RECORD com seu programa lixo policialesco sobre o crime com o jornalista Marcelo Resende, ataca o PT quase todos os dias, fala contra os vermelhos parece o proprio McCarthy. Não passa um dia sem difamar o prefeito de São Paulo. Seus louvores são só para quem fuzila menores.

  19. O estrago no inconsciente coletivo contra o pt já foi feito – desgastou ao máximo a Dilma, prejudicou Lula para 2018 e, claro, surtirá efeito na tentativa de reeleiçao do Haddad na próxima eleiçao;

    A globo, que nao engana em nada quem sabe do quanto ela é suja, está interessada é no dindim governamental para salvar-se da quebra, tendo em vista que as ordens que seguramente veio[de fora] foi a de esperar mais um pouco para terminar o serviço. Chegaram a conclusao de que ainda nao é o melhor momento porque a oposiçao que está aí é mais suja que pau de galinheiro, além do mais, o tal TCU está mergulhado em corrupçao e nao escaparia de ir para o buraco antes de condenar as contas.

    O governo, que sempre encheio o rabo da globo de dinheiro, mais uma vez vai ceder e liberar milhoes para salva-la com a promessa de que os marinhos vao se comportar melhor daqui prá frente. Ledo engano. Depois que a globo já tiver pego o dimdim todo, aí em algum momento vem novas ordens e o jogo vira de novo contra o PT e o governo. O fogo será cruzado todos os dias.

    Dilma nao tem espaço para mais nada e o seu ministério é fraco demais para aguentar o tranco. Acho que dali nao se espera mais nada.

    Tudo por causa do pré-sal, o ouro negro que movimenta o mundo. Vai ser nesse 2015 que a petrobras deixará de ser operadora única do pre-sal, vai vendo..

    Se olharem no site do planalto verao que as concessoes dos poços do pre-sal já estao indo em ritmo acelerado para as maos estrangeiras. É o nosso petroleo indo embora, minha gente. Cortaram todos os investimentos na Petrobras prá que? Para entrega-la. É o governo petista que está fazendo isso, nao a oposiçao. Foi Dilma que nomeou o Levy.

    Enquanto isso, a recessao aumenta e a inflaçao sobe. Com a arrecadaçao caindo, vao começar a privatizar, lógico, para atender ao superávit primário determinado pelo ajuste da Dilma e do Levy. E o valor pago na privatizaçao nem vai ficar aqui, será para pagar só os juros da dívida pública com os bancos internacionais, porque a dívida mesmo só crescerá com os juros altíssimos que só o Brasil pratica. Os Bancos adoram Dilma por causa dos altos juros que eles recebempelo títulos dos quais eles sao credores.

    Nao se enganem, nós já nos Fud… de verde amarelo.

    O resto é circo político. As decisoes já foram tomadas nos bastidores do Poder, tenham certeza.

    Na minha opiniao, nem deveriam mais tentar o golpe, nao precisa, o país já está do jeito que o sistema financeiro e rentistas querem. Só falta mesmo é tomar o nosso petróleo, porque aí sim está tudo certo do jeito que eles tanto querem. Eles querem o poder e o petróleo, falta o petróleo.
    Aí Dilma pode ficar lá no Planalto, quietinha, para podermos dizer que o Brasil tem, sim, um governo mas que nao governa na prática, só cede e concede.

    E o povo que se exploda.

  20. Enquanto existir um governo trabalhista, progressista e popular, a tentativa de golpe será permanente, dinâmico e flexível, aumenta ou diminui dependendo do contexto, vem e vai, assim como as ondas do mar. Ao comparar agosto de 2005 com agosto de 2015, podemos notar muita coisa semelhante. Antes contra o presidente Lula da Silva, agora contra a presidenta Dilma Rousseff. O importante é resistir de maneira inteligente.

  21. Cunha dias atrás se encontrou secretamente com os donos da Globogolpe, diaz atrás o tal corrupto Nardes do TCU foi na câmara fazer sabe se lá o que em convescote com Cunha. Ou seja a meu ver tudo que a Globo golpe faz é mero jogo de cena. Tenra disfarsar que não é mentora de mais um golpe contra a democracia, acredita que o tucano TCU vai desaprovar as contas de Dilma e assim Cunha vai aceitar colocar o golpe paraguaio em prática via impeachment para votação. A Globo que dar o golpe sem sujar as mais , como se isso fosse possível , suas mãos já são sujas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *