Um em cada três desempregados no mundo em 2017 será brasileiro

desemp

O excelente correspondente do Estadão na Suíça, Jamil Chade, traz o número desolador da Organização Mundial do Trabalho, sediada em Genebra.

A OIT estima que, entre 2016 e 2017, o exército de desempregados no planeta aumentará em 3,4 milhões. Mas o epicentro dessa crise será o Brasil, responsável por 35% desse número, com 1,2 milhão em 2017 e mais 200 mil em 2018. De cada três novos desempregos no mundo, um será brasileiro. 

Se considerarmos que a população brasileira representa apenas 2,9 % da população mundial, ter um terço de todos os novos desempregados é um desastre de proporções cataclísmicas.

Em termos absolutos, o Brasil terá a terceira maior população de desempregados entre as maiores economias do mundo, superado apenas pela China e Índia, países com uma população cinco vezes superior a do Brasil. Nos EUA, com uma população 50% superior à brasileira, são 5 milhões de desempregados a menos que no País.

A OIT acha que fica “menos pior” em 2018, mas ainda com crescimento do desemprego:

“As coisas vão piorar no Brasil antes de voltar a melhorar”, alertou o economista-senior da OIT, Steve Tobin. Pelos dados da entidade, o número de brasileiros sem empregos passará de 12,4 milhões em 2016 para 13,6 milhões em 2017. Para 2018, o número total chegará a 13,8 milhões. 

A única coisa em economia  que o neoliberalismo absorveu do velho Lord Keynes foi sua frase irônica: “no longo prazo estaremos todos mortos”.

Aqui, literalmente.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Espero que entre esses milhões de desempregados estejam milhões de coxinhas estúpidos que vestiram a camisa da mafiosa CBF e que bateram panelas a favor do golpe. Conheço alguns que agora choram lágrimas de crocodilo, porque perderam bolsas de pesquisa ou que os concursos estão quase zerados. que se explodam e peguem os cabos das panelas e enfiem no rabo, para deixarem de ser burros.

  2. … É muito otimismo!
    É muito otimismo da OIT!
    A desgraça será ainda pior!
    Convulsão social à vista!
    E à prazo!

  3. … No tíbio PT desde a era da governança está faltando é um ‘cabra macho’ do tipo Donald Trump, para enquadrar os canalhas da imprensa e do restante da oPÓsição!
    Não à toa os vagabundos e covardes da eterna oPÓsição ao Brasil mantêm o grande líder José Dirceu em prisão perpétua!
    E nem a denúncia de que no Brasil temos presos políticos o PT é capaz de fazer!
    José Dirceu, João Vaccari Neto, Henrique Pizzolato, Antonio Palocci…
    É por estas e outras a razão pela qual qualquer quadrilha de gângsteres perpetra um golpe de estado em nosso meio!
    Golpe vagabundíssimo!
    E quando quiser!
    A máfia nazifasciterrorista do vampirão libanês decorativo da vez daqui que o diga!
    Povinho de mmmeeeeerrrrrrrrddddaaa!

  4. Temer o ursurpador super delatado e ministerio de corruptos, entreguistas a troco de nada que nao e, pois sao especialistas em falcatruas, esta mostrando a que vierao, Aecio corrupto, o pisador de calcinhas (caso para a psiquiatria) nao soube perder, responsavel principal pelo caos, gritou, gritou o arrivista Temer viu e aproveitou, conspirou e deu o golpe, Moro agente dos EEUU, destruindo empreas brasileiras,ao invez de apenas julgar e punir culpados rasgou a constituicao e passou a cusador, esses sao os que estao criando a maior crise de desemprego do Brasil, so nao ve quem nao quer! Os 200 milhoes de brasileiros vao reagir, as consequencias serao terriveis! Eleicoes Ja!

    1. na verdade maria o Aécio Neves DEU O GOLPE. está usando o michel temer para dar uma rasteira boa no mesmo. não se iluda.

  5. Ontem, depois da reunião entre Pezão e Meirelles e a decisão da contrapartida do RJ para ‘merecer’ ajuda da União, quem apareceu para dar seu recado? Quem?Quem? Aécio Neves. O ipanemense afirmou que essa é a solução para o Rio e para outros estados.A empáfia do sujeito era a de um manda chuvas, parecia até um herdeiro Marinho, tal a pose. E adivinhem, onde Aécio voltará a morar? Em Minas, com certeza para ajudar a destruir o Pimentel e o povo mineiro. Em 3 tempos.

  6. Será mesmo que numero tão relevante como este teria sido causado por meses de desgoverno temer? Quem nisso acredita, também acredita que com uma ou duas “canetadas” o país sai, como um passe de mágica, como um teletransporte, desse atoleiro em que se encontra…..

  7. EDER PAIVA: imbecil, quem diz isso é a OIT – Organização Internacional do Trabalho, não é o PT, sua mula comedor de alfafa. E a sua colocaçào sobre o Trump é, no mínimo, sinais de que seu cérebro é atrofiado.

  8. Vou ter orgasmos. Como é bom falar de Divida Pública e provar que os coxinhas só repetem o que “ouvem dizer”, sem prova alguma. É a alienação coxinha jorrando pelos poros.

    DÍVIDA PÚBLICA – LISTA DE PAÍSES

    % PIB
    Alemanha 71.20 2015-12
    Austrália 36.80 2015-12
    Brasil 66.23 2015-12
    Canadá 91.50 2015-12
    China 43.90 2015-12
    Coréia Do Sul 37.90 2015-12
    Espanha 99.20 2015-12
    EUA 104.17 2015-12
    França 96.10 2015-12
    Índia 69.00 2015-12
    Indonésia 27.00 2015-12
    Itália 132.70 2015-12
    Japão 229.20 2015-12
    México 43.20 2015-12
    Reino Unido 89.20 2015-12
    Rússia 17.70 2015-12

    Período 2012 – 2015. Comparem o Brasil com outros países, senão vai parecer que só o Brasil deve. Estamos com 66% , enquanto Japão, Estados Unidos e Itália devem mais do que o próprio PIB. Eles estão pior do que nós?
    Vamos coxinhas, argumentem por que a dívida pública é nosso problema. Isso é um desafio. Quero ver quem aceita. Taí os números, otários midiotizados.

    1. Inclui aí agora o custo da dívida de cada país, amigo…
      Fica calmo, esse “debate” emocional não leva nada a lugar nenhum.

  9. Será que adianta dizer para os coxinhas que a dívida interna é composta pelo que a União, os Estados, os Municípios e o Banco Central devem? Será que eles “acham” (achismo é marca registrada dos coxinhas) que é só a dívida da União? Se for assim, são mais burros do que pensávamos. Mas números abaixo desmentem que o Temer está diminuindo esta dívida.

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/06/divida-publica-subiu-282-em-maio-para-r-2878-trilhoes-diz-tesouro.html

    1. Temer claramente está aumentando a dívida através de novos déficits fiscais. A maioria dos Estados segue na mesma toada…

  10. Em carta aberta ao governador Camilo Santana, enviada ao Blog, a Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace) aponta uma desestruturação do Programa Sistema Nacional de Emprego (Sine).

    “O Governo do Estado promove cortes sistemáticos de recursos para o financiamento das políticas públicas do trabalho executadas pelo Sine/IDT”, afirma a Federação, ao ressaltar a “grave crise de desemprego que ora se abate sobre o país e sobre o Estado do Ceará, uma vez que somente na Região Metropolitana de Fortaleza havia 246 mil desempregados, em novembro/2016”.

  11. Coisa boa ver coxinha desempregado. Não desanimem, papai Temer vai dar um docinho para cada coxinha bem comportado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *