Um dia para separar Justiça de linchamento

Michel Temer e Moreira Franco são dois personagens que me embrulham o estômago.

Que vão além da repulsa racional ao que são e ao que representam.

O primeiro, porque, como um canalha, conspirou para derrubar a ordem constitucional que me custou a juventude ajudar a repor no Brasil.

O segundo, por razões mais próximas, porque vi agarrar-se à demagogia de José Sarney e a criminosos – e falo no sentido literal – para interromper o sonho de educar nossas crianças que me levou à caminhar com Leonel Brizola e Darcy Ribeiro durante duas décadas.

São figuras abjetas, portanto, para mim, porque me roubaram vida e não relógios ou o conteúdo de uma carteira que se possam repor.

É um desafio civilizatório defender que tenham um tratamento legal e justo.

Isso não é ideologia, é princípio, coisa que vem antes e nos obriga a não sermos selvagens  com quem é diferente de nós.

O abandono dos pricípios nos torna monstros, nos torna selvagens.

E, fazendo assim, nos torna indignos de nossas crenças na humanidade, na justiça, na igualdade, nas velhas e insuperáveis bandeiras que moldaram gerações das quais nos orgulhamos de suceder, radicalistas republicanos.

Foi, portanto, um dia duro, em que , ao escrever, tive de deixar de lado os ódios pelo que Temer e Moreira fizeram com este pais e colocar à frente disso o que este pais não deve fazer com ninguém: prisões espalhafatosas, uso político da Justiça e linchamentos virtuais.

Dói mais conter a mão, pela razão, do que bater.

Preocupam-me menos os bandidos que estão apeados de suas posições de mando do que os bandidos estão lá e  que os colocaram no poder e, agora que estão inservíveis, montam operações de guerra para prendê-los e humilhá-los.

Dia difícil, do qual se sai, porém, com a alma limpa, por não ceder à histeria, por não se entregar ao ódio, por não se brutalizar quando é fácil e prazeiroso se entregar à vingança.

Do qual se sair não como o “melhor”, mas como aquele que respeita os seres humanos, embora tão miseravelmente diferentes de nós.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

33 respostas

  1. Que beleza, Fernando. Era o que eu pensava há pouco. A luta pelos ideais de democracia tem que ser pautada pelo distanciamento da selvageria. Que se enquadrem esses bandidos, esses canalhas desprezíveis, mas, nunca ao arrepio da lei e como forma de atingir a ninguém. Se fazemos diferente, ali adiante nos igualamos.

  2. Estão a falar que a decisão das prisões estava assinada desde o dia 19, e portanto não poderia ter sido obra de vingança de Moro contra Maia, pelos acontecimentos de ontem e antes de ontem. Ocorre que o canhão estava armado desde o dia 19, mas a ordem de acender o pavio só foi dada na manhã de ontem. E depois, a briga entre Moro e Maia não nasceu ontem, mas já vem rolando há vários dias. Fica cada vez mais claro que teria sido, realmente, um soco político para atingir o queixo do Maia e tentar amedrontar o Congresso, além de ser também uma arriscada cartada em busca de recuperação do prestígio anti-corrupção que estava esgotado. Certamente não irá conseguir nem uma coisa nem outra. Mas vai confirmar por uma última vez a índole personalista, autoritária e fora da lei da famigerada operação. Temer não merece, mas seus direitos devem ser respeitados, como de resto todos os direitos de todas as pessoas.

    1. Decisão pré-assinada.

      Se Maia estivesse OK com Sejumoro, essa decisão ficaria velha na semana que vem, então o juiz Tretas rasgaria e preencheria outra com data mais atual (exemplo: 24 de março).

      De fato, sempre com o canhão apontado.

      Não tenho provas, mas sobra convicção.

    2. Se a operação estivesse bem planejada há vários dias, os dois não teriam sido presos de forma improvisada no meio da rua, mas pelos às 06 da manhã em suas próprias casas. A rocambolesca e amadora história da prisão de Moreira Franco é prova cabal nesse sentido.

  3. A gente saberia ser tão civilizado não tivessem começado pelo Lula ou mesmo pela Dilma? A gente saberá ser civilizado quando chegar a vez do Jair na fila?

    1. A coisa com o Jair vai ser muito mais séria. Privação total dos sentidos não vai ser suficiente para justificar nada.

    2. quero crer que sim. é preciso crer nisso ou iremos chafurdar na lama pra onde tentam nos arrastar há bastante tempo, com provocações de todo tipo

      1. Vejo as pessoas com quem compartilho o espectro político dizerem coisas irracionais o tempo todo.

        1. bolsonaro tem o “dom” de puxar o que temos de pior. Se a gente não tiver cuidado acaba chafurdando junto com ele e sua laia. É justamente o tema do texto: ontem foi dia da gente exercer o controle

    3. O caso do Jair é ainda mais grave do que o de Temer.
      O Jair fez um grande embrulho do Brasil e entregou tudo ao “amor da vida dele”.
      Que o Jair tenha seus sonhos doentios, vá lá. Um psicólogo, ou um psiquiatra, resolveria o caso dele. Seria no máximo um louco a ser controlado à base de tarja preta, ou, no limite, recolhido a um manicômio.
      O que o canalha Jair fez, e continua fazendo, contudo, vai muito além de qualquer loucura. Ele está destruindo, de forma irremediavel, um país inteiro. E sob a cumplicidade de uma elite raivosa revelou que é mais tolerante com essa destruição do que com a possibilidade de que o País se torne uma sociedade mais inclusive.
      Que até do Jair se evite o linchamento físico, mas, ante a História, não tem perdão. Ele tem que ser estraçalhado, mesmo, sem o mais remoto resquicio da piedade que ele não tem com o futuro de tantos que está destruindo.

      1. Bem, eu acho que linchar é ruim em qualquer situação. Ainda bem que não dependeram de mim para fazer a revolução francesa.

  4. Note-se, na foto, que Moro até se curva para cumprimentar Temer. E agora, através de seu funcionário Bretas, manda prendê-lo para mostrar força. Essa gente não tem amigos. No antro dos golpistas ninguém pode dar as costas pra ninguém.

  5. excelente
    e o melhor disso é que a maioria da esquerda não festejou o o show macabro
    defendendo a justiça acima de tudo seja lá ora quem for
    e isso me dá uma satisfação enorme, estamos do lado certo

  6. Os Minions estão aproveitando para voltar àquela conversinha de culpar o PT por Temer. Mas agora já podemos mostrar aos zumbis que vice é fruto de alianças políticas, normais em TODAS as democracias. TEMER ERA O MOURÃO DA DILMA !!! Entenderam Minions que atacam Mourão ??? Também estão com medo do golpe do vice ???

    1. Gostei do mote: Temer era o Mourão da Dilma.

      Tenho ultimamente mandado na lata que o miliciano Bozo é o bandido de estimação deles, assim como Sejumoro, que se omite.

    2. esquece

      minions nunca entedem o óbvio
      e se entedem fazem de conta de que nada entenderam

  7. Parabéns, Fernando Brito. Como é bom ver bem escrito, o que a gente pensa e tenta fazer. Foi um dia mesmo de contenção da ira selvagem e vingativa

  8. Fora de pauta: recebi um vídeo do Jair numa entrevista ao Jô, detonando FHC, por conta das privatizações. Não sei postar aqui. Talvez alguém mais competente, com essas dicas, consiga. Vale a pena

  9. Brito, você nos é indispensável.
    Brilhante.
    Sempre nos coloca os pés no chão, sem perder a indignação e a racionalidade.

  10. A foto da matéria demonstra com clareza a índole do puxa saco.
    Moro sempre foi sabedor das falcatruas do Temer.
    Quando este estava por cima, eram deferencias e bajulação, agora usa-o como instrumento para demonstração de poder e vingança.
    Serve para explicitar o caráter.

  11. Um alento de texto, um chamado a não nos tornarmos bolsominions de sinal trocado. (uma repetição da história quando o stalinismo perseguia quem sequer questionasse a forma daquele “comunismo”, não o comunismo em si)

  12. Minha grande admiração por você, Fernando Brito, vem de seus princípios, de suas posições perante as injustiças. Vida longa e abençoada para você, pois precisamos de sua lucidez nesse Momoa tão difícil.

  13. Para os que votaram no Bolsonazi, 2 + 2 dá 5 e não se fala mais nisso, talquei! O cavalo está passando selado, não podemos nesse momento ficar incomodados com as prisões que ocorreram ontem (quinta-feira). Estas prisões vão abrir muitas fraturas entre os golpistas! Estamos em guerra!

  14. Dane-se o Temer, Moreira Franco, a farsa a jato e todo este governo que ai está. Que se comam suas víboras, querem enganar quem com esta encenação? Canalhas!

  15. moreira acabou com a esperança q eram os cieps alegando q era caro, hoje nem a 5a frota e nem a OTAN seriam suficientes … um ser como o Moreira deve ter uma vaidade enorme e ela está sendo moída literalmente nas últimas horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *