O “psicológico” e os fatos. Junho: 16,5 mil pagam o pato na indústria paulista

empregofiesp

Incrível como a necessidade de dizer que, agora, com  Michel Temer no comando, a confiança voltou e, como já dizia José Sarney no Plano Cruzado, “tem que dar certo”.

A Folha publica matéria dizendo que “Sinais mistos sobre a economia indicam saída da recessão“, falando que indicadores, “ora positivos, ora negativos, têm levado analistas a acreditar que a economia caminha rumo à saída da recessão.

O economista-chefe do Santander, Maurício Molan, diz que “com a depreciação do câmbio [o real caiu ante ao (sic) dólar] e a piora do mercado de trabalho (!!!), a retomada das exportações (que subiram desde o ano passado, justo pela depreciação do real!) e dos investimentos sairá na frente da do consumo”.

-“A indústria e o setor agrícola se recuperarão antes dos serviços. É o script da retomada”

Não se precisou esperar nem um dia para ver o espetáculo sair do “script” do moço.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), anunciou hoje que 16,5 mil trabalhadores da indústria paulista pagaram o pato da crise perdendo seus empregos. É mais que o dobro dos 7,5 mil demitidos em maio. Queda de 0,73% no nível de emprego do setor no Estado em relação a maio, ou 0,5% se descontadas as variações sazonais.

Um dos piores setores foi justamente o de máquinas e equipamentos, que vende para outras indústrias e empresas de prestação de serviços, o que é sinal que também estas não estão se preparando para retomada alguma.

Quem manda gente embora nesta escala está pensando em aumentar produção daqui a um ou dois meses?

Demissão custa caro e ninguém arca com este custo em junho para recontratar em setembro. E não tem essa de que os números são tão negativos quando vinham sendo, o que demonstraria que se chegou ao “fundo do poço”.

Nada disso: a partir de um certo ponto, a demissão de trabalhadores, mesmo sendo “igual” é diferente: as empresas já cortaram na gordura, na carne e, agora, o que resta para cortar é o osso, aquele mínimo sem o qual não param de pé.

Não existe “estabilidade” no fundo do poço, existe afogamento, soterramento, gente que está respirando o restinho do oxigênio financeiro que se acaba.

Mas, como se sabe e o disse o grande economista Michel Temer, a crise é psicológica.

PS. O gráfico do post é da própria Fiesp. Patos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. Provado e comprovado. Se participou das passeatas pelo golpe ou é fraudador, ou sonegafor, ou tem muitos processos. Ou é corrupto, ou recebia pagamento para protestar .

    Agora um delegado dos protestos, preso por fraudar a Previdencia.

  2. Coxinhas sempre bem informados. Esperem até o Cunha ser preso e verão seus heróis todos na cadeia. E a Dilma e o Lula soltinhos da silva. Por que? Por que não existe nenhuma delação contra eles. Cada vez mais me convenço que coxinha/trouxinha/escondidinho é alienado. Sempre o mesmo papo.

  3. Voltamos a ter que aguentar a vista do buraco dos vermes de direita fracassados. O tal alex scarpa andou uns tempos sumido e volta com a burrice nstural dos boçais de direita. Vamos lá ao perfil psiquiátrico do merdinha. A primeira coisa que se nota no perfil do escroto é uma foto de uma metropole que pela arquitetura é americana. Ai vai ver onde o bosta mora é em Vitoria (ele esconde que é no Espirito Santo). No item cidades onde morou só aparece Vitória que é a atual. Vai-se na formação entra a universidade federal fluminense -uff em Niterói RJ. Ele não diz que morou lá logo conclui-se que é uma picaretagem. Além do mais a formação indica UFF faculdade. mais uma vigarice. Qual faculdade e qual curso?
    Finalmente vem as fotos de ?carrões que pelo visto são a preterição de um fracassado que mora em Vitória ES e nunca saiu de lá, nunca fez curso universitario algum e cujo trabalho é “capitalismo”. Como sempre é um babaca fracassado que acha que algum dia vai ser um milionário. Na minha opinião o QI do estafermo é muito baixo para dar alguma esperança. Talvez plantar batatas fosse mais útil e compatível com a capacidade intelectual do pobre coitado.

  4. Na Cleptocracia que significa, literalmente, “Governo de ladrões”, cujo objetivo é o do roubo de capital financeiro dum país e do seu bem-comum. Ela ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito e passa a ser governada pelo poder discricionário de pessoas que tomaram o poder político nos diversos níveis. Para evitar insatisfações a Mídia que é parte do processo, passa a enganar as pessoas com números que não são factíveis, não permitindo contestação, pois a sua especialidade é falácia.

  5. Só sei de uma coisa, algumas pessoas estão indo ao supermercado, pegam o mínimo possível de comida e vão de caixa em caixa pedindo para que outros paguem a mercadoria. Também as pessoas estão se mudando dos apartamentos, porque não podem pagar o aluguel. Outras invadem ônibus, pedem, desesperadamente, um auxílio para que possam voltar para casa e dar alguma coisa para os filhos comerem. E o michelzinho 2mi., come até se fartar.

  6. Um fato que se percebe é que a Mídia brasileira trabalha de uma forma muito organizada, as ações são articuladas , por trás dos bastidores, de forma que as notícias que lhe interessam são publicadas e as que não, são sonegadas e em grande parte inventadas. O “modo operantis” é o mesmo, de sul a norte de leste a oeste. Quem comanda é a TV Globo, nas revistas , a Veja, nos jornalões, Globo, FSP e Estadão. Os demais são repetidores. A derrubada do governo foi uma ação articulada pela mídia por mais de 10 anos, batendo na mesma tecla. Corrupção do PT. Para tal, se articula com judiciário, PF, MP. Cria-se milhões de midiotas- manipulados. O estado de direito passa a ser sabotado. Logo o Golpe via legislativo. Instituem o governo de seus interesses e esse não é do povo trabalhador. A partir de agora em todos os recantos, a notícia é que a economia se ergue e o país se torna promissor, embora todo o trabalhador saiba que isso ele não viu e não verá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *