TSE omisso, Facebook nem tanto: fora do ar 68 páginas de fakes bolsonaristas

Enquanto o TSE dorme, o Facebook age. Tardiamente, mas age.

Da Folha, agora há pouco:

O Facebook removeu nesta segunda-feira (22) 68 Páginas e 43 contas da rede social que replicavam  postagens favoráveis ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) que recebiam milhões de interações. De acordo com a empresa, os responsáveis por essas páginas usavam contas falsas ou múltiplas contas com os mesmos nomes, violando políticas de autenticidade e de spam.

Segundo nota do Facebook, essas páginas, controladas por um grupo chamado Raposo Fernandes Associados (RFA), publicavam uma grande quantidade de artigos caça-cliques, com o objetivo de direcionar as pessoas para seus sites fora do Facebook. Esses sites, por sua vez, têm grande número de anúncios e pouco conteúdo, sendo chamadas de “fazendas de anúncios” (“ad  farms”, em inglês). 

De acordo com a empresa, a decisão de remover as páginas e contas deveu-se ao comportamento delas, e não ao conteúdo.

Esta Raposo Fernandes Associada já havia sido denunciada, pelo UOL e pelo The Intercept, como promotora de “fake news que recebiam pagamentos do PRTB – partido do General Mourão e de Levy Fidélix – e do delegado-deputado Fernando Francischini (PSL-PR). O mesmo grupo, que associado a Kim Kataguiri – no início da carreira do agora deputado – respondia por um site de difamação, como apontou este Tijolaco.

Enquanto isso, a ministra Rosa Weber diz que nada precisa ser feito.

Como já disse aqui, Mark Zuckerberg, dono do Whatsapp e do Facebook, é a grande autoridade eleitoral do Brasil.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

35 respostas

  1. A ditadura já se impôs há muito tempo, não pela força, mas pela inoperância, partidarismo e inconstitucionalidade dessas instituições.
    Vão ser tragadas em breve pelo monstro que acalentam.
    As pessoas que compõem os altos escalões do judiciário são tão indignas, quanto os atos covardes que sempre promovem.
    É muita vergonha pra um país só.

    1. Pois eu queria ver um soldado é um cabo colocar estes onze golpistas do STF para correr. Juro , eu juro !!

  2. Assustador que a esquerda não soubesse e não tenha denunciado essa ação criminosa da direita, nas redes sociais.
    É muita incompetência.
    Agora, vem o mimimi.
    A direita interrompe a democracia desde sempre e, a partir de 2013, usa as redes sociais para manipular a opinião pública.
    E só ministros do stf indicados pela direita foram enfáticos na denúncia do fascismo escancarado. Celso, Marco Aurélio e Alexandre de Moraes. Tofoli fez pronunciamento protocolar, mas em nome do tribunal.

    1. A esquerda? a esquerda está há anos CEGA/SURDA com PAUTAS IDENTITÁRIAS em um país ULTRA/CONSERVADOR/MORALISTA que é o nosso, isso é a esquerda brasileira,teimosa,ignorante, o resultado tá aí 6 dias de oficializar a DITADURA, agora só milagre, mas sou brasileiro e acreditar em milagre.

      1. Na semana que vem, faça suas críticas. Já bastam os Jaques Wagner, Mino Carta, PHA, Senadora Regina, Rui Costa Pimenta, Ciro e Cid Gomes, Wanderley Guilherme e vários outros.
        No momento, precisamos correr atrás de votos para evitarmos um futuro sombrio.

        1. Meu papel eu faço e tento virar votos, mas que grande parte desta esquerda virou uma sucursal da burguesia isso virou, precisamos enxergar os erros para que esses sejam menores.

  3. A Rosinha está apelando para o bom e nobre discernimento do povo e vai indicar para usasmos o controle remoto.

  4. O poder judiciário e a mídia serão cobrados pelos democratas do mundo logo, logo, um dia o Lula sai da cadeia.

    1. Existe um site italiano chamado cognome.it que mostra a distribuição de sobrenomes na Itália e outras regiões do planeta
      Se digitar Rossi o mapa fica vermelho de tanta gente que o carrega
      Se digitar Bolsonaro um único pontinho surge ao norte da Itália
      Não é um sobrenome, é um acidente geográfico

    1. “a literatura jurídica me permite” … “E contra o meu entendimento, mas voto contra para acompanhar a colegialidade” que se formou se diga com o voto dela, mas outra colegialidade poderia ter se formado, se não fosse a covardia dessa senhora.

  5. Essa Senhora a presidente so tse e uma vergonha para a democracia. Pensa que o autoritarismo não vai atingi-la. Coitada, como e fraca, não consigo entender essa nomeação da Dilma.

  6. Delegado Francischini deu dinheiro a grupo de 68 páginas e 43 contas
    ARTICULADOR POLÍTICO DE BOLSONARO FINANCIOU REDE DE FAKE NEWS RETIRADA DO FACEBOOK

    22/10/2018
    O deputado Delegado Franceschini (PSL-PR), coordenador da campanha presidencial de Jair Bolsonaro (PSL), doou R$ 24 mil à maior rede de fake news e contas falsas que atuava na eleição brasileira. Nesta segunda-feira (22), a rede social Facebook anunciou ter desbaratado o esquema e retirado do ar “um grupo de 68 páginas e 43 contas da rede social que, juntas, formavam a maior rede pró-Bolsonaro da internet”, como informa o jornal “O Estado de S.Paulo”….)

    FONTE: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/articulador-politico-de-bolsonaro-financiou-maior-rede-de-fake-news-do-facebook-retirada-hoje-do-ar-por-vinicius-segalla/

    1. Veja, abaixo uma das cinco notas fiscais (todas constantes no Portal da Transparência do governo federal) que provam o pagamento, por parte do coordenador de campanha de Bolsonaro, à rede de perfis falsos desbaratada nesta segunda.

  7. Agora não adianta mais… estamos entregues aos fascistas da vez… Mesmo se perderem no voto, vai ter golpe, isto não é mensagem subliminar pois está muito evidente depois das declarações de Bozo filho de fechar o STF com um soldado e um cabo; e Bozo pai de prender ou exilar os opositores com a Justiça acovardada.

  8. A “coisa” ficou tão vergonhosa que tiveram de fazer uma reunião com o alto escalão tentando dar veracidade a uma escabrosa mentira

  9. Ainda estou esperando a Rosa Weber pedir explicações ao colega Celso pelo uso da palavra “golpista”!

  10. Comparo o Bozo como Jhin Jones . O povo vai cometer suicídio coletivo dia 28 de outubro de 2018. Só o milagre de Deus para salvar o Brasil.

  11. Vamos Ter fé,que vamos virar esse jogo em 7 dias!Mas ainda precisamos alertar nossos irmãos e amigos evangélicos e católicos desinformados sobre o perigo do Bolsonaro para a democracia brasileira.

  12. NOS MEUS QUASE 70 ANOS, ELEITOR DESDE OS 18 ANOS, NUNCA, MAS NUNCA MESMO, PRESENCIEI TANTO PARTIDARISMO E CANALHICE PARTE DO TSE E DO STF! A COISA É TÃO VISÍVEL E TÃO SIMPLES QUE CABERIA UMA CASSAÇÃO IMEDIATA DA CHAPA FASCISTA. E O PT, COMO SEMPRE, SE PORTA COMO BOI DORMINDO: SÓ DESPERTA DA SONECA QUANDO A VAQUINHA AMADA FOI PRO BREJO. PREPAREMO-NOS…

  13. O que a juizada tá esperando pra prender o filho do Bolsonaro. Afronta ao órgão máximo da justiça não dá cadeia Não? Quer dizer que se pode deitar, rolar e tripudiar sobre os tribunais e nada se faz. Acho que o Lula tinha razão mesmo. Contra o Lula eles foram valentões e contra o Bolsonaro não?

  14. Ah pois é. O Bolsonaro pai disse que já puxou a orelha do seu garotinho e que ele esta precisando de um psiquiatra, pois fechar o STF ainda mais com um soldado e um cabo é coisa de demente. E os um milhão e oitocentos mil eleitores que votaram no maluco são normais?

  15. Quando Rosa Weber justificou que o candidato já havia desautorizado o vídeo, falou como se estivesse dando uma desculpa para o candidato. A sua manifestaçao a seguir nao me convenceu. Por outro lado, em outro momento, ela disse que não fazia a mesma leitura que o ministro Fux sobre a possibilidade de anulação do pleito em função de fake news. Sinceramente, eu não me admiraria se a família, netos e amigos dessa ministra fossem bolsonaristas para não dizer ela mesma. A elite e os jovens coxinhas sao todos bolsonaristas. Se assim for, certamente ela não estaria preocupada com as ameaças do filho de Bolsonaro a ministros do STF. Afinal, o capitão não vai perseguir aliados e nem aqueles que lhe forem úteis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *