Trump proclama-se ‘vencedor’ do ‘caucus’ democrata que deu chabu

Na arrogância que lhe é peculiar, Donald Trump proclamou-se o grande vencedor o caucus (modalidade de eleição primária) do Partido Democrata em Iowa, que acabou numa enorme frustração pelo colapso da apuração das preferências eleitorais, da qual até agora nós se sabe o resultado.

Grosseria à parte, de fato foi, por conta do arcaico sistema de votações norte-americanas, que deixa a escolha de delegados nas primárias por conta de chefes locais, quando não suspeitos, incompetentes com frequência.

É isso o que Trump explora em sua mensagem no microblog, como você vê acima.

E se os democratas como um todo saíram perdendo, um deles saiu-se pior ainda: o ex-vice-presidente Joe Biden que, ao que parece, amargou uma quarta colocação e viu surgir o azarão Pete Buttigieg como, ao menos na largada, um concorrente de centro para o senador Bernie Sanders.

Numericamente, Iowa, um imenso milharal – produz tanto milho quanto o Brasil inteiro – pouco representa: 1% dos delegados à convenção democrata.

Mas o caso ficou como um chabu na largada pela indicação do candidato que enfrentará o trumpismo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. Incrivel ao meu ver um estado predominantemente rural em uma epoca do ano onde a tarde alcança temeratura de 6 graus negativos em plena segunda feira ter um evento desses
    Curioso e achar q pode haver tido uma interceptaçao na transmissao de dados

    Agora q a Biden e Bloomberg devem ter levado uma surra…
    Ontem na TV Espanha disseram q os cidadaos de Iowa escolheriam quem se sairia melhor contra Trump. Eu acho q eles so estao escolhendo quem vence Trump.

  2. Vai rolar muita coisa “estranha” nessas eleições americanas em que, pela primeira vez, um candidato mais à esquerda tem reais chances.

  3. O fato é que a plutocracia dirigente do partido democrata prefere um segundo mandato de trump do que a eleição de Sanders.
    Como já fizeram na eleição passada, jogam a máquina partidária para impedir a indicação de Bernie Sanders. E em caso de não conseguirem, como é o temor deles, buscam desgastar e desqualificar as vitórias de Bernie. Os problemas em Iowa tem que ser vistos neste contexto.

  4. Incrivel ao meu ver um estado predominantemente rural em uma epoca do ano onde a tarde alcança temeratura de 6 graus negativos em plena segunda feira ter um evento desses
    Curioso e achar q pode haver tido uma interceptaçao na transmissao de dados

    Agora q a Biden e Bloomberg devem ter levado uma surra…
    Ontem na TV Espanha disseram q os cidadaos de Iowa escolheriam quem se sairia melhor contra Trump. Eu acho q eles so estao escolhendo quem vence Trump.

    Pesquisa mais recente em New Hampshire

    New Hampshire Democratic Presidential Primary WHDH/Emerson

    Sanders 32
    Biden 13
    Warren 13
    Buttigieg 12
    Klobuchar 12
    Gabbbard 4
    Yang 5
    Steyer 5

  5. E sinceramente, o Trump, como político, está certíssimo. Por que perder essa oportunidade maravilhosa de esculachar seus adversários quando eles pagam um mico dessa dimensão ? Que político perderia essa chance ?

  6. Meu comentário não foi aprovado, ok isso é critério do editor, mas acho que caberia uma observação para destacar, como alguns democratas pró Sanders vem fazendo nos EUA, que é mo mínimo “suspeito” que uma firma ligada a direita do partido tenha sido responsável pelo fiasco. Eu não sou adepto, em princípio, de teorias da conspiração, mas o fato deve ser no mínimo observado e reportado. Caberia ao leitor julgar.

  7. O que é mais espantoso é que o Guaidó ainda possa ser considerado potencialmente um trunfo eleitoral. Ele apareceu ao lado do Trump em seu discurso anual para o Congresso, como se fosse a própria imagem do anjo libertador. Se o Guaidó ainda pode render votos para o Trump, é porque os gringos não fazem ideia de que ele hoje, para os latino-americanos, não passa de uma figura extremamente ridícula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *