Tragédia em Goiânia: é esse o “modelo” dos EUA que queremos para cá?

cont2

Há poucos dias, o senhor Jair Bolsonaro se apresentou nas redes sociais praticando “tiro ao alvo” com uma pistola “ponto 50” que, dizia ele, iria entregar para cada policial brasileiro.

Hoje, um policial brasileiro, major da PM goiana, está sofrendo, certamente, o desespero de ver o filho ter pego sua arma “ponto 40” e, por motivo fútil, de um desequilíbrio adolescente, ter matado dois colegas, de 12 e 13 anos e ferido outros quatro, dos quais três estão em estado grave.

A “ponto 50” bolsonariana faria um estrago muito maior.

Embora a pistola fosse, provavelmente, a funcional do policial, e que possa ter  ocorrido um descuido fortuito em sua guarda, dá pra imaginar se os pais que fossem engenheiros, médicos, bancários, servidores civis, vendedores, todos pudessem ter em casa a sua arma, no discurso do “precisamos nos defender”.

Quantos adolescentes poderiam repetir o gesto deste infeliz rapaz, por serem jamados de “fedorento”, ou “dentuço” e “quatro-olhos”, como eu fui, ou por perder uma namorada/namorado. Ou por qualquer outra bobagem que, quando se tem 13 anos parece o “fim do mundo”?

Ah, mas a arma pode ser guardada desmuniciada, numa caixa trancada, com as balas escondidas em outro local…Doce ilusão de que não se esqueceria a chave, ou que não se acharia o pé de meia onde estavam os cartuchos, na última das prateleiras. Além do que, se fosse preciso usa-la para repelir um assaltante, levaria tanto tempo para juntar as peças que o pobre infeliz, provvelmente, levaria antes um tiro do invasor.

Arma, aliás, sempre foi um fetiche para adolescentes, um falo metálico, uma afirmação de poder.Nos países onde sua venda e posse é liberada, como os EUA, as tragédias se acumulam, às centenas, fazendo parecer “pouco” o massacre retratado no famoso Tiros em Columbine, de Michael Moore, exibido há exatos 12 anos, em outubro de 2012.

Esse o lado coletivo da tragédia, que deveria, a esta altura, estar matando de vergonha, se vergonha tivessem, os apologistas do armamento generalizado.

Mas há outro lado, o lado desta quase criança.

Ele tem 14 anos, a idade que os defensores do rebaixamento da “maioridade penal” querem para que se responda plenamente por atos criminosos.

Vai se dar a ele tratamento ou atirá-lo numa cadeia ou num destes “abrigos de menores” igualados a presídios?

O cuidado que se deve dar a ele é diferente porque é um filho de policial e um rapaz de classe média e não um mulato, filho de pedreiros?

Os defensores da bala e do encarceramento generalizado de menores que desejam nos fazer iguais aos Estados Unidos nas suas piores e mais desumanas práticas deveriam pensar duas vezes o quanto pode ter influído na cabeça deste rapaz o discurso do “diferença se resolve a bala”, não necessariamente em casa, mas certamente, como todos estamos vendo, em toda a sociedade e  nas redes sociais.

Todos somos respónsáveis por seu desatino, quando resolvemos viver na sociedade da intolerância.

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

42 respostas

  1. Carregarei, prpvavelmente, até o fim da minha vida as sequelas dos bullying que sofri. Bobagem?

  2. Lamentável este ocorrido, simboliza a degeneração do toda nossa sociedade, desnuda o grau de aberração a que nossas crianças, adolescente e jovens estão expostos, mesmo onde teoricamente deveriam estar seguros.

    Mais um dia triste, talvez a lembrar que devemos deixar de semear ventos ou em último caso, fazermos nós mesmos a tempestade, pois definitivamente, anda insuportável sermos sempre as vítimas.

    1. “Ninguém nasce odiando [as pessoas são incitadas ao ódio], e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”
      Nelson Mandela

      1. É verdade. Percebo essa incitação faz muitos anos. Mas destruir sempre foi mais fácil que construir. Destruir é para os pobres de espírito, bestas.

  3. Coxinhas e analfabetos políticos geralmente idolatram os EUA. Alguns devem até imaginar que a capital dos EUA seja Miami… Já pensou que maneiro se a gente tiver um massacre num show de duplas sertaneja que nem aquele que um lunático fez num show de música country? Nós vamos virar notícia no mundo igualzinho os massacres dos EUA viram, mas como somos uma republiqueta de bananas infestadas de cucarachas que falam português, não vai ter campanha do facebook para colocar a bandeirinha do brazil no lugar da foto de perfil.

  4. NÃO GOSTEI DA ASSOCIAÇÃO ,DA EXPLORAÇÃO DESTE FATO PARA EXPÔR UMA VISÃO POLÍTICA.
    Nada tem a ver com BOSTA-NARO.
    Temos memória ruim ,mas, precisamos cultiva-la.

    Atirador do shopping———–
    Um dos casos considerados mais emblemáticos é o do ex-aluno de medicina Mateus da Costa Meira, que disparou contra pessoas que estavam em um cinema em um shopping de São Paulo, em 1999.

    São Paulo———
    Em 2003, um ex-aluno de 18 anos entrou em uma escola em Taiúva, a 363 km de Salvador, baleando sete pessoas. Depois, o rapaz se matou. De acordo com as investigações da polícia, quando estudava no colégio o rapaz sofria bullying

    Bahia————-
    Apesar do ministro da Educação Fernando Haddad ter considerado o ataque a tiros em uma escola municipal do Rio de Janeiro um fato “sem precedentes” no Brasil, alguns casos de atiradores em escola já foram registrados no país, ainda que em menor escalas. Um deles, em 2002, foi em Salvador, quando um estudante de 17 anos matou a tiros duas colegas em um escola particular no bairro de Jaguaribe.

    Além do triste caso na escola municipal no RJ,EM TEMPOS DA GESTÃO FERNANDO HADDAD COMO MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

    Óbvio, que um acesso facilitado as armas como proposto PELO PRIMATA BOSTANARO ,provocará um aumento da violência .Mas reduzir isto a uma avaliação política é pequeno demais.
    O problema é MAIOR,MUITO MAIOR,e diz a respeito da sociedade.
    Hoje o CONTROLE DE ARMAS SÓ AJUDA A DISFARÇAR ESTE PROBLEMA..

    1. A relação é simples, quanto maior o número de armas circulando, maior será a quantidade de eventos danosos. Qume defende distribuir armas a rodo ???

      Simples assim ….

      1. ———Óbvio, que um acesso facilitado as armas como proposto PELO PRIMATA BOSTANARO ,provocará um aumento da violência .Mas reduzir isto a uma avaliação política é pequeno demais.——————

        Está no meu comentário.

        1. Meu caro, a hora de discutir eh justamente agora quando os potencias efeitos de um liberou geral no porte de armas sao evidenciados pela tragedia. Nao subestime a memoria curta do brasileiro.

  5. os ignorantes em história que desejam para nós medidas semelhantes à dos EUA como essa doa posse de armas, deveriam verificar que nos EUA a sociedade precedeu a constituição do Estado Americano já que formado majoritariamente em seus primórdios por imigrantes que fugia da perseguição religiosa e que também tiveram que organizar-se e armarem-se para conseguir a independência frente à Inglaterra em 1776!!!!!

  6. Liberar a venda e porte de armas e diminuir a maioridade penal estão na ordem do dia daqueles com interesses na indústria de armas e na exploração privada de presídios. Qualquer semelhança com o candidato a Fuhrer é mera coincidência.

    1. Pelo contrário. Hitler, antes de dominar a Alemanha, promoveu o desarmamento da população. Stalin, Pol Pot, Fidel Castro e Chavez fizeram o mesmo. Não distorça as coisas, sweet heart!

  7. O estudante que atirou no filme do Batman comprou um fuzil moderno pela Internet.
    O doido que matou as crianças na escola do Rio comprou a arma de um conhecido.
    Ambos cometeram ilegalidades, mas para quem quer matar alguém isso é o de menos.

    Quanto ao garoto de hoje, é claro que será tratado como um coitadinho, é a lei.
    E faltou a principal pergunta: E se a lei fosse dura para assassinos de qualquer idade?
    Se tivesse visto outros moleques pegando perpétua, ele teria cometido o crime?
    O que mais o levou a matar não foi a arma, foi a certeza da quase impunidade.

    1. Visão de jibungo, a origem da violência é a certeza da impunidade !!!!!!!! Os motivos apontados pelos excelentes profissionais pesquisadores da mente humana, da sociologia e de outras áreas do conhecimento ,NÃO SÃO CORRETOS !!!!!!.
      Vc matou a charada !!!!!!!!! é a certeza da impunidade(pasmem).
      Aplicando essa tua “conclusão”,no país do teus donos ,os states,com leis extremamente rigorosas( até com crianças) a “culpada”também é a impunidade????
      Vá comer a veja,vá,a tua ração está servida.

      1. Ai, ai, deixe-me destacar: “O que MAIS o levou a matar…”
        Se você prestar atenção verá que eu estava perguntando o que teria acontecido se a lei fosse diferente e dizendo que, entre o acesso à arma e a fraqueza da lei, esta pode ter tido um peso muito maior.

        Claro que ter leis mais duras não impediria todos os crimes. Não existe uma solução definitiva para essas coisas. Só quem acredita nisso são aqueles palermas doutrinados nas “humanas” da vida, para quem tudo é uma questão de acabar com o capitalismo ou coisa que o valha.

        1. Alguem ai sabe alguma coisa sobre os indices de criminalidade nos EUA ???

          São parecidos com os do Brasil ????

          1. Vamos segmenta-los por cidades, indico Saint Louis e Detroit para começar. Pode também pesquisar a periferia de Boston e Chicago.

            Caro, essa notícia deveria deixar a todos entristecidos, sejam coxinhas, liberais, republicanos, petistas, evangélicos, católicos…..etc. Enfim, entristecer a todos que ainda tenham alguma humanidade dentro de si.

            Mas definitivamente quando leio você e o ernesto como sempre, cuspindo a merda que deve ser a existência de vocês, sinceramente, tenho certeza que só uma guerra salva esta bosta de país.

            Ou vocês ou a humanidade.

    2. ernesto, se prisao perpetua e minoridade penal servissem pra reduzir o numero de tragedias, os EUA nao estariam no topo da lista dos massacres por armas de fogo, nao eh? O grande adversario do lobby da bala sao as estatisticas…

  8. Quantos massacres acontecem em países em que não existe facilidade para adquirir armas de fogo em relação aos países em que existe esta facilidade? O argumento hipócrita de que a arma não mata sozinha não leva em conta que se a facilidade de acesso a elas, pessoas teriam mais dificuldade em usa-las para matar. A verdade é que raramente uma arma protege como a pessoa se ilude. Na maior parte das vezes, ela serve par fazer merda. Isso quando o dono não acaba morto pelo criminoso que acaba levando a própria arma. Aliás, o próprio boçalnaro foi assaltado estando armado e não adiantou nada.

  9. O articulista compara Brasil com o estaites como se o Brasil não possuísse uma elite e classe média totalmente instigadoras e entusiastas da matança dos quatro Ps = preto, pobre, puta e PT. O Coronel Cabra Macho oportunista do Ciro Gomes também agrada o articulista desse blog. Afinidade politica e cultural, mesma visão de mundo. O Brasil assim não tem mesmo chance nenhuma, virou abismo de todos os lados.
    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/323456/Teixeira-responde-Ciro-precisamos-de-mais-progesterona.htm

    1. Rafael, com todo respeito a sua opinião, mas bem vimos onde chegamos com toda progesterona de Dilma Rousseff.

      Ciro 2018 !!!!!

      1. Graças à inteligência e integridade de Rousseff o Brasil está mostrando toda obscenidade antes escondida : racismo, machismo, autoritarismo, homofobia, ignorância, enfim, as mazelas constitutivas desse país conduzido pelos Donos do País, os mesmos de sempre. Rousseff corajosamente deixou trogloditas de várias espécies completamente Nus ! Vemos hoje homens deformados, ridiculamente babadores de ódio, incompetentes e profundamente mediocres.
        Ciro Gomes é modelo arcaico a ser extinto, e não demora não.

  10. Tem Tiroteio quase todo dia na mídia golpista.
    Essa novelinhas de merda fazendo o papel de simulacro com enredos e tiroteio a toda hora.

  11. Eu queria o modelo americano de saneamento básico para o Brasil !!

    Ah, e talvez o modelo americano de educação pública também seria bem vindo !!!

    1. Sobretudo a parte da educação pública que não sabe em que continente estão os países, ou quem sabe o festival de drogas e acidentes em todas as sextas-feiras do ano.

      Ademais , para que o saneamento e educação sejam bons faz-se necessário aumentar o poder de fogo do Estado, coisa que vocês ditos de direita, até onde sei, são contra.

  12. Babaquice!

    A liberação das armas existe em vários países e a criminalidade não é medida por isso.

    Temos entre 60.000 e 90.000 homicídios por ano sem liberação das armas.

    Temos 3 milhões de armas legalizadas

    Os EUA têm 300 milhões.

    Quer comparar os mortos daqui com os de lá?

    Nos poupe dessa tentativa de doutrinação gramsci-marxista, Fernandinho!

    Você devia ler mais Olavo de Carvalho.

          1. O termo homem se refere a humano, não tem conotação de gênero.

  13. diante dessa tragédia só podemos nos condoer dos pais e das mães doa meninos mortos. e também do pai e da máe do menino que os matou. ele também merece compaixão. essa é uma tragédia horrível.

  14. Num país de ignorantes manipulados violentos,mal educados, fanfarrões, bêbados sedentos por violência gratuita ,seria um velho oeste piorado este Brasil nas mãos deste, Bolsonaro.

  15. Brito, não acho que seja pouco o que o garoto em tese sofreu (digo em tese porque não sei o grau de bullying). É sabido que essa fase da adolescência é terrível, mas há alguns que extrapolam os limites e muita gente faz vista grossa.

    Normalmente a coisa se resolve com o fim da escola, deixando chagas psicológicas profundas no futuro adulto qie será problemático. Outras, não tão raras assim, resultam em suicídios que muitos julgam inexplicáveis mas que se mostram inevitáveis quando a verdade aparece.

    Mas há aqueles casos em que o bullying resulta em uma tragédia de grandes proporções, como foi Columbine e, aparentemente, ocorreu em Goiânia. É claro que nada justifica tirar a vida de outrem, mas quando o bullying é ignorado, minimizado ou até mesmo negado, mesmo com todas as evidências, ficam mais que explicadas as consequências.

    Não sei o que de fato aconteceu, e o episódio trágico serve para novamente discurtirmos a livre presença de armas nas mãos de uma população despreparada, mas acho importantíssimo não ignorarmos a questão do bullying no caso.

  16. O problema não sao as armas, as drogas, os mísseis, os tanques, a alta tecnologia pra armamento, o problema ta na cabeça da pessoas, vamos então condenar os carros que matam e nao os mototistas, o alcool utilizado pra queimar as crianças em minas, e a fiorino que estava as crianças de 03 anos mortas e extrupadas. O problemas ta cabeça das pessoas. Se nao tem arma, tem a espada, se não tem espada, tem a faca, se não tem faca, tem a madeira pontiaguda, se não tem, tem a pedra atirada pela mao das pessoas. O problema é bem maior do que imaginamos.

  17. Justamente Eva, assisto um canal em específico do canal a cabo sobre crimes. Tanto no EUA e na Europa quando há um crime no qual o réu consegue se livrar do crime por brechas das leis, eles tapam essas brechas com novas leis para que caso aconteça novamente não tenham que absolver um réu novamente. Aqui é diferente um bêbado mata, qual a diferença dele para um criminoso ( não estou falando mal de quem bebe, pois eu bebo e bebo bem) falta é vergonha na cara desse do outro do próximo governo de fazerem política para quem precisa e em relação a arma ser ou não legalizada aqui e hipocrisia se vende arma em qualquer lugar em qualquer esquina de norte a sul, leste a oeste. Mas já que aqui é uma democracia façam outro peblicito

  18. Fazer continência a bandeira americana é continenciar o ódio, a morte e a destruição. E ainda mais como um louco como Bolsonaro que reverencia Trump, o mais terrível de todos os americanos em todos os tempos. É ódio puro este Bostonaro. E tem idiota que vem aqui enaltece-lo e apresentá-lo como o salvador da pátria. Tem cabimento?

  19. Tem gente que acha que os EUA são desenvolvidos.País desenvolvido é o que a polícia não precisa de armas.Onde até a população está armada até os dentes não pode ser exemplo para ninguém.Mas parece que as pessoas se acostumaram com o lixo americano , como Coca-cola e McDonald’s, que vende ração para cachorro, lavada com amônia , como se fosse carne.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *