Toledo: Ibope só trouxe más notícias a Bolsonaro

Do jornalista José Roberto de Toledo, umdos melhores analistas de pesquisas na mídia (fez isso por anos, no Estadão), na revista Piauí, falando sobre a perda de popularidade de Bolsonaro ter sido mais expressiva nos grandes centros:

(…)É uma má notícia para Bolsonaro, porque os movimentos de opinião pública costumam migrar das capitais para o interior, e não o contrário. Quem sustenta a confiança no presidente são, principalmente, os evangélicos, os mais ricos, os homens e os moradores do Sul.
Movimentos semelhantes aconteceram na avaliação do governo. As taxas de ótimo e bom são maiores entre os mais ricos (renda acima de 5 salários mínimos), entre quem se declara branco, entre evangélicos, e entre moradores do Sul e do Centro-Oeste.
Já as avaliações negativas (acham o governo ruim ou péssimo) são mais frequentes nas cidades com mais de 500 mil habitantes (32%) e nos municípios que ficam nas periferias das regiões metropolitanas (29%).
O Ibope não pesquisou as razões que levam os brasileiros a avaliar bem ou mal o governo. Mas pesquisas de outros institutos que não foram divulgadas para o público em geral apontam pelo menos três motivos para a diminuição da taxa de ótimo e bom de Bolsonaro: sua vizinhança com a milícia no Rio de Janeiro e as denúncias de corrupção envolvendo seu filho Flavio, a falta de medidas práticas que tenham resultado em diminuição da violência urbana e, finalmente, o destempero demonstrado pelo presidente em suas manifestações públicas, principalmente por meio do Twitter durante o Carnaval.
Tudo isso, somado ao cenário de estagnação da economia, aponta para dificuldades adicionais quando o governo começar a se movimentar para aprovar a reforma da Previdência, que vai desagradar a várias camadas da população.

Ou vocês acham que Rodrigo Maia tem pedido (ou exigido, como se noticia hoje) a presença de Jair Bolsonaro na entrega dos projetos previdenciários à toa?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

7 respostas

    1. O Marreco de Curitiba tá virando uma antiga mulher de malandro! Apanha de todos os milicianos!

  1. Rodrigo Maia , Moro, Bozo , Malafaia, Edir Macedo, Globo ???? etc . A hora deles está chegando!

  2. e pensar que essa pesquisa não mediu a ida para os EUA
    nessa passo ele fica pior que Temer em pouco tempo

  3. Essa reforma da previdência é boa só para o mercado, Maia sabe que o mercado tem grana mas não tem voto, estão mexendo no bolso do povo, aí não tem wattssap que segure. Uma batata quente, Bolsonaro, alienado aos problemas do Brasil vai ter que abraçar essa batata, e talvez o Maia vire presidente salvador, bobo ele não é.

  4. “Quem sustenta a confiança no presidente são, principalmente, os evangélicos, os mais ricos, os homens e os moradores do Sul.”
    Traduzindo: “Quem sustenta a confiança no presidente são, principalmente, os estúpidos, os aproveitadores sanguessugas, os machistas e os fascistas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *