Tofolli porá a Justiça de joelhos e vai manter Lula preso?

Depois de ter as rodilhas marcadas de lama, não há grande esperança de que a Justiça não vá, outra vez, por-se de joelhos e inventar outras chicanas que impeçam que Lula, como é da lei, responda em liberdade, em grau de recurso, às armações que lhe preparou o hoje ministro da Justiça do entrante governo, Sérgio Moro.

Dias Tofolli, é verdade, é daqueles que fazem a corte suprema vergar-se mansamente, sem que sequer se precise ouvir o estalar do chicote, como os domadores fazem aos leões.

Mas, ao contrário do que aconteceu quando a liminar do desembargador Rogério Favretto foi atropelada e anulada à força – e só depois no Direito, mesmo na sua versão torta ali reinante – agora a situação é mais difícil.

Não há decisão de outro ministro sendo contrariada, o que poderia ajudar a simular um “conflito de competência”.

Como não se trata de decisão expressamente voltada para o ex-presidente Lula, será preciso, para anulá-la, usar-se de fraca argumentação do “perigo” que isso causaria, porque a decisão tomada pelo ministro Marco Aurélio não manda soltar indiscriminadamente, mas “ante exame de apelação”, no qual o juiz de execução deverá, para manter recolhido o preso, expor quais as razões de fazê-lo como prisão preventiva, por ameaça à ordem ou garantia do processo penal.

Assim, para anular “por cima” a decisão de Marco Aurélio Mello, Tofolli terá de assumir, expressamente, aquilo que informalmente todos já sabem: há uma “justiça especial” para tratar Lula, que inscreve como sua regra máxima a de que o ex-presidente não pode ser  solto.

A alternativa mais simples seria fazer a juíza designada como executora da pena, Carolina Lebbos, ou o TRF-4, ambos notoriamente pertencentes ao “Direito Penal de Curitiba” encontrarem uma forma de dizerem que Lula, a esta altura, representa uma ameaça ao Estado, à vida social ou ao funcionamento dos tribunais.

E terá de ser rápido porque, como se disse, a defesa de Lula já protocolou seu pedido de soltura porque, como se disse, “seu encarceramento não está fundamentado em nenhuma das hipóteses previstas no art. 312 do Código de Processo Penal [que trata da prisão preventiva], torna-se imperioso [portanto] dar-se imediato cumprimento à decisão emanada da Suprema Corte”.

Talvez nisso, sim, haja certa verdade. Juiz algum, mesmo do Supremo, tem o direito de tratá-lo com a lei comum.

PS. Perdão, outra vez, pela ausência. Não é simples escrever dentro de um hospital, do qual conto sair amanhã ou depois, para “aguardar em liberdade” o resultado de exames , para definir a continuidade do tratamento. Mas, assim que colocado em “prisão domiciliar”, ao menos, retomo, na extensão possível, o ritmo do blog. 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

57 respostas

  1. Será que Marco Aurélio já não debateu isto entre quatro paredes antes ? Se não, ele está colocando o supremo em check novamente. Vamos ver se ficam de quatro novamente para o golpe.

  2. Nobre jornalista, nada é mais importante do que a nossa saúde, física e mental, boa recuperação.

  3. Boa noite Brito, espero que os exames lhe tragam luz sobre esses problemas, é unico meio de se encontrar uma solução – saúde em primeiro lugar. No mais, ainda acho que Lula estará melhor em um bunker golpista do que em seu apartamento modesto em São Bernardo. Sabe Deus aonde chegou a loucura dos fascistas em seus delírios de poder, aposto um braço que há possibilidade de 100% de ocorrer um atentado contra a vida do ex-presidente. O assassino com certeza estaria sonhando com um placa de ouro junto ao túmulo do Ulstra. Nunca menosprezemos a estupidez desses idiotas.

    1. Os ministros do STF são merecedores (Levandowisk) daquilo que um passageiro de o mesmo voo lhe jogou na cara: Ele disse que tem vergonha de ser brasileiro, tem vergonha do STF. Vejam ai se não é o que a maioria dos brasileiros pensam.

  4. OS DELINCUENTES MAIS UMA VEZ TERÃO QUE MOSTRAR A CARA.
    ESTÃO TODOS OS QUADRILHEIROS GOLPISTAS DE TODAS AS VERTENTES ,POLITICA,JUDICIÁRIO .MÍDIA .UNIDOS PARA NÃO PERMITIR A LIBERDADE DO CARA QUE FAZ O ESTRUME DELES CORRER PERNA ABAIXO !!!!!!
    ,UM HOMEM SÓ !!!!!!!!!!
    QUE PODER TEM O CARA!!! QUANTO MAIS O PERSEGUEM MAIOR ELE FICA!!!!
    NÃO SOU PETISTA E NUNCA SERIA,MAS O LULA É ADMIRÁVEL,COLOCA EM TODA A CORJA DESTE PAÍS , MEDO , PAVOR !
    CAMBADA DE DELINQUENTES !!!!!!!!

  5. É PROVÁVEL QUE SE ISTO ESTIVESSE ACONTECENDO NA ARGENTINA ,A MASSA JÁ ESTARÍA NAS RUAS EXIGINDO A LIBERDADE DO LULA ( já aconteceu 17 deOutubro de 1945 con Perón).
    E AQUI ????

  6. Canalha que é e membro da justissa, Dias Tóffoli deve cumprir a determinação do Jim Jones Moro e manter o herói do povo brasileiro na cadeia ad eternun. Essa é a justissa de Temer, do Bolsonaro, da famiglia Marinho, da seita evangélica de Edir Macedo e de muitos outros canalhas, canalhas, canalhas. Infelizmente o Brasil está nas mãos de uma corporação criminosa que criou a justissa e enterrou a justiça.

  7. Não tenha pressa de retornar. Se recupere, que estamos aqui. Aqui quanto á decisão do Marco Aurélio, liminar é ora ser derrubada. E, como o próprio disse que, se o supremo valesse alguma coisa, a decisão dele seria respeitada, podemos concluir, mais uma vez, que o supremo não vale nada. Mas nos custa muito

  8. Obrigado pelo esforço e sacrifício, Fernando! Isto é exemplo jornalismo que merece o reconhecimento de todos!

  9. Saúde, Fernando! Que você tenha alta amanhã. Seu texto como sempre enxuto e preciso.
    Não confio no boneco Toffodi, quem manda nele “dietro le spalle” é o general

  10. Temos o que comemorar! Liberdade de Lula da prisão e de Fernando Brito do hospital. A luta vai recomeçar.

  11. Brito para ministro do Supremo… nunca se omite quando a demanda de cidadania é maior que os limites do corpo.
    Sobre a decisão, Marco Aurélio junto com Freveto outrora acaba de insurgir e dizer que aceita o linchamento publico de seu nome, sabendo que a história o absorverá!
    Espero que a sua coragem seja um marco na virada da resistência ao carcere que está imposto as esquerdas, a cidadania e particularmente ao Lula!

  12. Caro Fernando. Que Deus esteja contigo. Sou seu fã. Acho vc genial. O melhor. Tudo de bom pra vc.

  13. Precisamos da sua contribuição no debate tanto quanto vc precisa de auxilio para realizar esse trabalho primoroso.
    Convoque outras armas para a trincheira, esse espaço é fundamental

  14. Boa notícia Fernando Brito! Aguardemos pois sua ´soltura´ que, ao contrário de Lula e ainda bem, não depende de certos membros do STF.

  15. Que volte logo e fique saudável, precisamos de vc.
    Quanto ao judiciário não confio mais, temos um novo Brasil e uma nova justiça
    Aguardemos os fatos

  16. Ontem o STF absolveu um condenado que ficou 10 anos preso injustamente e que foi eximido pelo DNA. Então para quem sabe ler um pingo é letra e a decisão de Marco Aurélio não deveria surpreender. Agora , surpresa vai ser Toffoli cassar a liminar de marco Aurélio depois disso. Então é urgente o PT trazer a baila o julgamento de ontem. Milhares de brasileiros estão correndo risco de ficarem presos só por causa de um único homem que não por acaso é Lula. O Brasil virou um república de bananas podres. A propósito, cadê o motorista?

  17. A notícia está na Folha de São Paulo de ontem : “STF absolve condenado por estupro que passou 10 anos preso e foi eximido pelo DNA”.

  18. Tudo ilusão de periferia colonizada. Se quiserem ter esperanças de que Lula venha a ser liberto em tempo ainda próximo, a única maneira viável para isso é recorrer à Suprema Corte dos Estados Unidos da América – Supreme Court of the United States. Não parece existir qualquer outro meio.

    1. Brito, há poucos meses saí do hospital depois de um internamento de 20 dias, processo que começou com uma simples gripe. Não tente abreviar o internamento, só saia quando os exames estiverem dizendo que tudo está realmente bem. Boa recuperação.

  19. Saúde, Brito.
    Mas Lula não será libertado.
    Se ocorrer, ele terá que pedir asilo, caso contrário será morto pelos bolsominions.

  20. O que houve, amigo? Fique bom logo. Estamos na maior agonia, mas também receando que não permitam a liberdade de Lula. Monstros, cínicos e corruptos!!!! Bjs

  21. Que BOM receber notícias tuas Brito!
    Rápida recuperação são os meus votos!
    PS: tenho “entrado’ todo dia aqui e clicado nos anúncios.

  22. Saúde, Brito. Não tenha pressa com a recuperação.
    Mas não se preocupe com a prisão domiciliar, na verdade todo brasileiro digno se sente preso. Temos uma justiça do avesso, prende os dignos e elege os batedores de carteira, tipo aqueles que roubam dinheiro de funcionários do estado.

  23. Melhoras , Brito. Creia-me, quando soube da noticia; uma hora antes havia passado pelo blog e lá ainda estavam os jacarés no topo, disse com firmeza, essa levanta o Brito. Rsrsr. Melhoras.

  24. “Tofolli porá a Justiça de joelhos e vai manter Lula preso?”
    Já o fez!!
    Após reunião dos militares, seguiu a cartilha! Aliás, pq os militares odeiam tanto o Lula?
    Canalhas! Canalhas! Canalhas!!
    Guilhotina neles!!

  25. Estamos torcendo muito pelo seu restabelecimento!!!! O Presidente Lula só será solto quando o povo for para a rua!!

  26. Recuperação total, Brito. Diminua o ritmo.É difícil, eu sei, diante das barbáries que estamos vivenciando, onde até cerimônia de diplomação acaba em pancadaria. Não por acaso, protagonizadas por aqueles que se dizem fartos da violência e “acham” que a população terá mais segurança se tiverem armas.

  27. Bom, em primeiro lugar, aguardamos ansiosos pela sua recuperação, não se apresse, reestabeleça-se, nós o estaremos aguardando sempre, quanto a essa decisão, sabiamos que jamais ia se concretizar, ainda mais com o governo eleito…Cada vez mais nítido, que quem está no controle são os Militares do Exército, só não vê quem não quer, enquanto isso tirou-se o foco da “delação premiada” do Queiroz…Tudo pra acalmar os Minions….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *