Tales Faria: emenda propõe eleição direta se Temer cair também

temergolpe

Como se registrou antes aqui, vai se avolumando a impressão de que faltam a Michel temer condições políticas de permanecer no cargo, caso venha a se consumar o afastamento de Dilma Rousseff.

É o que fica patente na reportagem de Tales faria, no site Os Divergentes, dando conta de que já se obteve número para a apresentação de uma emenda constitucional estabelecendo que, no caso de vacância dupla da Presidência e da vice, mesmo depois de passada metade do mandato, o cargo será preenchido por eleição direta e não pelo Presidente da Câmara.

Claro que há o interesse – declarado, aliás – de Marina Silva em disputar novas eleições – quando é que ela não quer? – mas o fato de ter obtido número indica que o movimento vai além. Mas sinaliza que o projeto – mais amplo – que se desenvolve no Senado, estabelecendo novas eleições, independente da queda de Temer, tem espaço para crescer também na Câmara.

Leia o texto de Tales:

O deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) já conseguiu assinaturas suficientes para colocar em tramitação uma proposta de emenda constitucional (PEC) determinando a realização de eleições diretas caso os cargos de presidente e vice-presidente da República fiquem vagos.

Com a crise no PMDB, a possibilidade de eleições diretas tem sido assunto cada vez mais constante no Congresso como uma saída para o impasse político que possa se instaurar no país.A maioria dos parlamentares no momento não aceita a volta da presidente afastada, Dilma Rousseff. Por outro lado, há um temor cada vez maior de que a Operação Lava Jato fira de morte a cúpula do PMDB, o que poderia inviabilizar o governo Temer.

Nesse caso, haveria duas possibilidade para a realização de nova eleição presidencial: um acordo entre todos os partidos para barrar o impeachment, com a presidente e o vice-presidente se comprometendo a renunciar; ou o Tribunal Superior Eleitoral cassar a chapa Dilma-Temer, conforme denuncia feita pelo PSDB após as eleições de 2014.

Se a vacância ocorrer ainda este ano a Constituição prevê eleições diretas. Mas, se ocorrer no ano que vem, portanto na segunda metade do mandato, as eleições seriam indiretas, ou seja, por uma votação no Congresso.

A mudança para eleição direta também na segunda metade do mandato chegou a ser aprovada no Código Eleitoral, mas o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recorreu ao Supremo Tribunal Federal: o Código não pode se sobrepor à Constituição.

“Acho que o Janot fez isso para nos alertar de que precisamos alterar a Constituição rapidamente”, declarou a Os Divergentes o deputado Miro Teixeira. No vídeo, ele explica seu projeto.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. Isso é golpismo de Marina e sua rede de intrigas. Dilma e os 54 milhões que votaram nela foram roubados.

    1. Sim. Fomos roubados e até gente que votou em branco ou nulo também foi. O Brasil coxinha é um país ridículo. Apenas as antas e os vendidos defendem os golpistas.

    2. Não pode haver paz com essa configuração na câmara e senado. Ironicamente, parece que são justo os coxas de lá que impediram a aplicação completa da entrega do Estado aos gringos, ou pelo menos é a fragilidade da situação do temer no congresso que freou um pouco a sanha. Eleição indireta é exatamente o que querem vermes como Aécio e Serra. Eleições gerais, por outro lado, poderiam reconfigurar completamente o congresso nacional. Presumindo que ao desgaste dos macacos velhos seja real. Hoje, no entanto, uma eleição geral onde o financiamento privado é proibido me parece promissora…

  2. Esse opção era esperada. Eu que sou burro já tinha cantado a bola, na blogosfera, de uma pec para mudar o jogo como esta antes da votação no congresso.
    Por isso o golpe precisa ser anulado pelo STF.
    Alias, esta PEC é golpista, desviu de finalidade total.
    Mais um ato criminoso brutal contra a democracia.

  3. Vai demorar muito, mas muito tempo antes que o Brasil volte a ter credibilidade. Acabou. Mesmo com eleições diretas, porque eleas seriam fruto do “rasgamento” da constituição que diz que o mandato presidencial é de 4 anos com direito a uma reeleição. Eleições diretas, eleições indiretas viciadas ou um governo ilegítimo nascido de um golpe midiático-jurídico-parlamentar apenas demonstram que as instituições brasileiras não são sólidas. Ninguém vai levar a sério um país assim, pois nada garantiria que acordos feitos com um governo fossem respeitados também. Os coxinhas imbecilizados com suas camisetinhas da cbf fizeram este grande favor ao país: nos tornaram novamente uma republiqueta de bananas aos olhos do mundo.

  4. Atenção:
    O Brasil esta sendo governado por nazifacigolpistas pilantras.
    O governo golpista, ilegitimo , corrupto, vendilhão vai aplicando golpes dia apos dia.
    A casa grande não respeita a democracia, os teocratas golpistas midiotas alienados, manipulados pelo PIG e demais golpistas vão conduzindo o pais a um pais totalitário nazifascista.

  5. Por que só eleição presidencial?

    Dilma ficará e aí então poderá, se for o caso, propor eleições GERAIS!

    Ou o Miro acha que o problema não está no congresso?

    1. Se e para ter eleições que se faça para presidente, deputados federais, senadores.

      Tambem que mude a forma de escolher ministros do Supremo Tribunal Federal e com com tempo limitado de atuação. Não como hoje que mais parece cargo de Papa. Ficam até a morte.

      1. 10 anos de mandato para ministro do STF seria o ideal e não compulsória aos 75 com a aprovação da PEC do Cunha.

  6. Se avolumaram motivos (e não só impressão) de que faltavam a Dilma condições quaisquer ( não só políticas) de permanecer no cargo de presidente.
    Mas isso não era golpe? Então um “golpe” justifica o outro?

  7. Miro é patrono da mídia terrorista no congresso, estafeta sênior da globo e o responsável por não termos uma misera lei que nos proteja do monopólio da mídia terrorista de desinformação.
    É mais fake que nota de três e “trust” de cunha.
    Só Dilma pode encurtar o seu mandato e a hora é de organizar as manifestações de ruas, concomitante com o processo no senado, para impedir a consolidação do golpe paraguaio, provocar a volta de Dilma e a reforma política com eleição em 2017.
    O resto é golpe hondurenho de quinta categoria.

  8. Querendo mudar a regra do jogo enquanto está sendo jogado? Estão muito gulosos estes golpistas $afadinho$.
    A presidenta Dilma está AFASTADA, mas ainda é nossa presidenta, por mais que tentem esconder. Existe um processo contra ela. Fato.
    O processo teve início e deve ter um desfecho. Mas as tais pedaladas fiscais, motivo do processo, desmancharam-se no ar.
    E se o vice, e toda a corja golpista, é uma m…, que tivessem pensado nisso antes de se aventurarem irresponsavelmente.
    Não aceito eleições!

  9. Também penso como vcs aí na frente. Dilma tem que se livrar desse golpe para poder reorganizar toda a vida política brasileira (se possível com a ajuda do Lula!). Ela deve chamar uma assembleia constituinte exclusiva visando a reforma política e novas eleições GERAIS. Fora STF imundo e golpista; Fora Congresso indecente e Senado podre. O país foi mutilado na alma e não há outra alternativa. Todas as outras propostas são GOLPES !!

    1. Como é que ela vai aprovar isso ou qualquer coisa no congresso com os 365 que foram golpistas, conservadores, violentos e crueis…..???
      Precisamos eleger um governo de esquerda com maioria nas duas casas e ai sim
      fazer uma nova constituição progressista e todas as reformas possíveis.
      De qualquer forma se a presidenta voltar e conseguir fazer qualquer coisa já
      sera uma grande vitoria.

      1. Sim Sissi, só com eleições GERAIS poderemos mudar todo o congresso e o senado. A assembleia constituinte exclusiva é necessária para que ao mesmo tempo sejam feitas as reformas políticas e as mudanças no STF também. A sociedade civil tem que participar de todo processo e pressionar para que possamos reconstruir o estado democrático de direito.

  10. Quem acabou com a lei de imprensa? Ruim com ela; pior sem ela. É uma forma de fazer a elite alcançar o poder.

  11. A Presidente deve ser reconduzida à presidência o mais breve possível e em respeito à DEMOCRACIA e ao sufrágio de 54,5 milhões de brasileir@s. Qualquer posição contrária a isso é uma tentativa de golpe frio. Simples assim.
    #VoltaDilma
    #ForaTemer.
    #Tod@sAsRuas10Junho

  12. MILAGRE!
    Ou será [mais] uma treta para otário(a) brasileiro ver?
    A conferir!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    JANOT PEDE QUE STF PROSSIGA COM INVESTIGAÇÕES SOBRE AÉCIO E CRITICA MENDES

    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta quarta (1º) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o prosseguimento da investigação contra o senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB, e da coleta de provas no inquérito sobre o suposto envolvimento do tucano em um esquema de corrupção em Furnas; o procurador destacou que a decisão de investigar é do procurador e o Judiciário não pode usurpar uma competência do Ministério Público; segundo ele, a suspensão das diligências por parte de Gilmar Mendes pode ser considerada uma “incontornável violação ao princípio acusatório”

    1 DE JUNHO DE 2016 ÀS 21:54

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/235729/Janot-pede-que-STF-prossiga-com-investiga%C3%A7%C3%B5es-sobre-A%C3%A9cio-e-critica-Mendes.htm

  13. E novas eleições no Congresso? Como é que fica?

    E a reforma política? E o fim da reeleição para o legislativo?

    Precisa renovar já. RENOVAÇÃO JÁ!

    É isso que mete medo nessa cambada de político profissional!!

  14. GREVE TOTAL. GREVE GERAL. FORA GOLPISTAS TRAIDORES. “BRAVA GENTE BRASILEIRA!…” Será que é só no hino da independência do Brasil mesmo? Este hino que deveria ser o hino nacional. VAMOS COLOCAR OS BLOCOS NAS RUAS! VAMOS OCUPAR NOSSOS ESPAÇOS. Agora estamos dependentes de GOLPISTAS, todos envolvidos em crimes e ENTREGANDO NOSSA SOBERANIA E DIGNIDADE. A pátria tem de ficar livre de golpistas e traidores. BRASILEIROS LEVANTAI-VOS. FORA TEMER. FORA CONGRESSO DE TRAIDORES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *