O que combater: o terror ou caminhão de ódio?

nice

A melhor denominação dada ao que se fez na carnificina de Nice foi dada pelo Papa Francisco,  condenando ” as manifestações de loucura homicida, de ódio, de terrorismo e qualquer ataque à paz“.

Porque são a loucura e o ódio que, misturados, formam o caldo de onde emergem os monstros.

Porque é isso que se trata, pois até agora, a não ser por uma generalização da provável origem tunisiana do motorista assassino do caminhão, desconhece-se qualquer ligação entre ele e qualquer grupo terrorista organizado, assim como muito pouco disso se encontrou no norte-americano descendente de afegãos que produziu, dias atrás, o massacre da boate Pulse, na Flórida.

A origem árabe diz quase nada. Há milhões de franceses de origem árabe, muitos deles tunisinos, sobretudo no Sul do país. A Tunísia foi, até 50 anos atrás, colônia francesa na África.

O que se tem até este instante é uma pessoa que agiu como quem joga um destes videogames brutais onde se sai atropelando pedestres. O arsenal de “fuzis e  granadas” encontrados na caçamba do veículo, falsos ou “de brinquedo” reforça a impressão que se trata de uma louca morbidez em ser visto como parte de um grupo “terrorista”.

Chegou-se, por toda a parte, inclusive aqui – ainda que em escala menor, felizmente e por enquanto – a um grau de ódio generalizado, que faz com que sociopatas cheguem a ações deste tipo.

A necessidade de rotular e “criminalizar” pessoas por sua origem, religião, ideologia, gênero é uma compulsão desenvolvida pela mídia e pelo conservadorismo ajuda, também, a que haja o mesmo em sentido inverso. O ódio é função direta da discriminação e a discriminação é a perda de reconhecer no outro a sua mesma condição humana, em essência.

O embrutecimento social produz as figuras nefastas como a que guiou o caminhão de Nice.

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. Scarpa, verme. Estanca esse focinho e só o abra em frente do cocho. Pelo que externa sobre o ser humano, tu não é digno de ser humano e, sim, verme.

    1. Que verme, que nada, Walter, essa anomalia que rasteja seu fedor a contaminar o Tijolaço, trata-se de excremento, da mais primitiva origem, em estágio de decomposição avançada.
      Nem para adubo tem serventia.

  2. A ciência demonstra que todos nós nos originamos de um único DNA, e devido a evolução de milhares de anos originou-se diferentes espécies. O ser humano carrega em seus gens, a história dessa evolução e sabemos que somos descendentes próximo do macaco 98% . Embora o ser humano seja capaz de fatos extraordinários como desvendar os cosmos, não se aceitam, lutam entre si, escravizam, destroem, são preconceituosos, gananciosos, trapaceiro e por certo teremos um fim com uma guerra nuclear que nos exterminará. A terra continuará, mas o ser humano não.

    1. Falou! O grande José Lutzemberger já dizia em seus textos brilhantes, principalmente sobre o meio ambiente: O ser humano se destrói, mas não destrói o planeta. Aqui o linck para a Fundação Gaia, onde acham seus textos: http://www.fgaia.org.br/ …Bom proveito e paz!

  3. O Fernando faz uma reflexão, a partir de uma constatação -quase óbvia, mas nem por isto menos importante- dum cara que destila e prega a HUMILDADE, a COMPAICHÃO, o RESPEITO e a TOLERÂNCIA, o Papa Francisco, exatamente para ALERTAR sobre o CONTÁGIO SOCIAL DO ÓDIO e da INTOLERÂNCIA, com àquele que não for o “espelho, espelho meu…” e os primeiros comentários (lá em cima, via faceboock) são de PURO ÓDIO E INTOLERÂNCIA! Daí eu penso, o que leva estes ditos “seres sociais” a virem aqui para ler o post do Fernando para não APRENDEREM NADA??? Se é para fazerem exatamente o CONTRÁRIO do que o “texto” propõe??? Eu, com todo o respeito que devam merecer como seres vivos, devo concluir que são pessoas DOENTES PSICOLOGICAMENTE, próximas talvez ao grau deste PSICOPATA motorista do caminhão. Pena, lamento mesmo! Porquê quanto mais “doentes sociais” menos EVOLUÇÃO!

  4. FB, vc tem razão, essa condição de loucura que o mundo contemporâneo vive é assustadora. A Europa esta conseguindo aos poucos se fragmentar e parece não se dar conta do perigo; além do que isso também é o resultado de suas escolhas e politicas ainda colonialistas. Uma tristeza imensa ver tantos inocentes pagarem pela irresponsabilidade de gente como Hollande, Merkel, Cameron, Obama, etc. etc. Qto ao Facebook esta na hora de começar a barrar essa turma. Como disse Leandro Karmal: a maioria que frequenta o Faceburro foram formados (formatados) para clicar no “like” e dizer “KKKK”… Essa grande maioria de acefalos não deveria ter um espaço para vomitar tanta asneira. Isso é um caso sério de burrice aguda, ou como diz a Chaui, estes seres são uma aberração cognitiva. Por favor, abra uma vaga de trabalho voluntario para que você possa ter um “mediador” e para que esse espaço aqui seja produtivo e interessante para todos. O nivel esta cada vez mais baixo. Em geral nem leio a parte de cima, mas nessa coluna aqui as pessoas estão tão incomodadas que acabam expressando sua insatisfação sobre os acefalos em vez de terem tranquilidade para comentar e aprender um pouco entre si.

  5. Uma ordem mundial em estertores apela para o ódio para tentar alguma sobrevida. Os líderes desta ordem precisam levar as pessoas a este nível de loucura e ódio, para depois direcionarem parte deste ódio para seus fins retrógrados, como o golpe de estado no Brasil. O que mais sofre com isso é o frágil tecido da civilidade e do respeito humano, que é o primeiro a ser rompido e achincalhado como coisa de otários e maricas. Uma enorme parte deste ódio fica descontrolado, e se manifesta contra tudo e contra todos, em todos os lugares e a qualquer hora. Organiza-se em pequenos grupos. Engaja-se em supostos exércitos religiosos de salvadores. Alguns deles chegarão a perseguir, surrar e até matar quem não faça parte de seu modelo racista, machista e homofóbico.

    1. Existe o engajamento informal ao ódio e ele tem uma linguagem. Esta linguagem é bem conhecida de quem se propõe a comentar em qualquer blog político. É uma linguagem escatológica e pornográfica, de crápulas que se orgulham de seu baixo nível civilizatório. São os trabalhadores do ódio e seu lema é: “Não deixem o ódio morrer”.

  6. Ontem foi dia de comemoração na França. A queda da Bastilha. Pelas mesmas razões o povo bem que poderia se unir, iniciando um movimento idêntico aquele dos franceses e promover a queda da Brasília. A Bastilha caiu porque os soberanos do poder esbanjavam a torto e a direito verdadeiras fortunas, importando- se o mínimo com as necessidades do povo. Em Brasília há algo de diferente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *