Temer assume o golpe político. Impeachment não é avaliação jurídica, diz a estrangeiros

popular

O presidente interino Michel Temer assumiu hoje que a aprovação do processo impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff “depende de uma avaliação política, e não jurídica”.

Com isso, assumiu o golpe político de Estado que, ao que tudo indica, o levará a cumprir um mandato que não lhe pertence.

Isso foi o que fez.

O que poderia ter feito, se o Brasil tivesse um Judiciário que se respeitasse e à Constituição teria sido anular, com essa declaração, todo o processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Porque o impeachment é um processo político jurídico, como é qualquer imputação a quem ocupa o cargo de Presidente da Reública.

É político porque depende de autorização política, expressa em dois terços dos votos da Câmara, para admitir o processo, e do Senado, para fazê-lo prosseguir.

Após isso, é jurídico, porque tem de ser estabelecido o crime de responsabilidade e não, simplesmente, o eventual “desgosto” do parlamento pelo processado.

Isso é claríssimo na lei do impeachment e admitir que qualquer outro conceito que não o de seu cometimento possa ser o fator decisivo do veredito é, escancaradamente, a violação da legislação que rege o impeachment e da Constituição.

Pelo resumo apresentado no jornal O Globo, este foi a mais grave declaração de Temer aos correspondentes estrangeiros, em entrevista, hoje.

O resto são desculpas esfarrapadas.

Como dizer que é a demora do impeachment se consumar o que “está atradando a saída da crise”, porque estaria impedido de tomar medidas.

Em que está? Não nomeou como quis os ministérios, não modificou sua estrutura, não fez o Congresso aprovar uma ampliação imensa do rombo orçamentário, não abriu os cofres para dar moratória à dívidas bilionárias dos Estados, não concordou com reajustes para as categorias já mais bem aquinhoadas do serviço público, não fez tudo o que quis fazer?

Lorotas de um omisso, que não tem como explicar sua notória covardia em distribuir “bondades” até que o osso da predêcia nõa lhe esteja firme entre os dentes.

E tudo coroado na estúpida frase que encerra a matéria e que define bem como é primário o usurpador que ocupa a cadeira presidencial.

“Estou mais interessado em tirar o país da recessão e ficar popular”.

Também aí diz mais do que ficou claro na patética cena colegial armada com o próprio filho. Mostra o que a busca de popularidade domina a mente do  homem que se achou “capaz de unir o país” e  que sabe que não é.

Talvez seja a única verdade em tudo o que disse.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

26 respostas

  1. A mensagem dos juizes contra a ida de Lula a ONU não gruda, igual a mensagem do Villa.

    Lula é o perseguido. Ele não quer barrar a justiça, não. Só se defender.

    Acho que a associação levara um ridículo dos jornais estrangeiros. Eles juizes vivem fora da realidade ha muito tempo. Digo, a realidade dos comuns. Eles vivem na virtual.

  2. Com o recurso de lula à onu o judiciário brasileiro sairá desmoralizado. Quando a imprensa internacional começar a vasculhar os salários, privilégios da máfia judiciária e o peso dela no pib do país comparado com outros paises a desmoralizacão será grande. Moro não sairá por menosrbitrariedades dele caucionadas pela máfia judiciária provocarão escândalo nos países civilizados e a tentativa de torná-lo um herói da pátria vai pelo ralo. Com isso o golpe passa a ser considerado o que é: puro banditismo de uma quadrilha a serviço da cia.

  3. O que acontece é que as garantias individuais estão suspensas no Brasil. Está assumido o estado de exceção. Se para derrubar uma Presidenta eleita de maneira legítima não é preciso que exista um crime para justificar, a constituição não vale mais nada. É só um amontoado de palavras que pode ser substituído a qualquer momento pela vontade dos poderosos. Só uma revolução com direito a paredão e tudo mais salva este país de se tornar uma corruptocracia.

  4. MiShell Temêr nem sabe o que está fazendo ali.
    Não passa de uma marionete descartável do Pentágono.

  5. Réu, pouco é bobagem no Gangolpe.

    Réu por estelionato,Massaini no Ministério da Cultura!

  6. O recurso na ONU não vai desmoralizar nosso judiciário. Ele já está desmoralizado. Basta analisar o que os togados tem feito na política e na vida civil. Isso é uma vergonha, como diria aquele velho senhor da Band. Só que, neste caso, ele não tem peito para dizer isso. O Kajuru é quem sabe!

  7. A Andrade Gutierrez nunca atuou em Minas, nem nasceu lá. Não conhece Aécio, não se relacionou comFurnas, ou Azevedo não viu?

  8. TEMERÁRIO assumiu que é golpe político. Para tudo. Alô STF. O que mais falta para por fim a esta palhaçada? Golpe? Lei de Segurança Nacional. Cadeia neles. Ah, esqueci que é o judiciário que deveria tomar providências. Ato falho.

  9. O Brasil é campeão mundial na interpretação da Constituição Federal de acordo com as conveniências do momento. Ou seja, a cada situação e a depender do freguês se interpreta a Constituição Federal afrontando o que dela claramente emana para satisfazer interesses escusos. E isso se dá sem qualquer repúdio eficaz de seus cidadãos. Uma democracia não se constrói estuprando leis e Constituição de um país.

  10. Golpe é contra a constituição. A presidente deveria reunir tropas leais e dar voz de prisão aos golpistas políticos e do judiciário. Aprendesse com Endorgan.

  11. político com p minúsculo; Golpe com G maiúsculo! Quando é que a massa vai acordar para esta pantomima de quinta categoria? Quando o país virar uma geleia geral? Daqui a pouco o guarda da esquina vai se achar no direito de, sem mais nem menos, nos agredir por ter ouvido falar que o sujeito é “petista”…

  12. Julgamento político? Que palhaçada é esta? O que estão discutindo então aqueles senhores do senado ha mais de 90 dias! Seriam abobrinhas ou tro-lo-lo? E o tal crime de responsabilidade tão propalado pela madane Jana, Pascoal e Bicudo? Ah, entendi. Era conversa pra boi dormir. Acho que nem o boi dorme mais, de tanta vergonha que tá passando.

  13. Desde que minha finada avó nasceu eu disse que o GOLPE ERA JURÍDICO. É O STF O RESPONSÁVEL POR TUDO DE MAL QUE ESTÁ ACONTECENDO E VAI ACONTECER AO NOSSO BRASIL . JAMAIS VOU ESQUECER ISTO E PRA MIM O JUDI$IÁRIO BRASILEIRO É O MAIS PODRE, MAS ABJETO, MAIS ELITISTA, MAIS ARROGANTE E MAIS CARO DO MUNDO. UM PODER NOJENTO. SÓ DE VER A IMAGEM DO STF, COM AQUELES MORCEGOS RIDÍCULOS DE CAPA PRETA, SINTO VONTADE DE VOMITAR OU DE IR AO VASO.

  14. Às vezes penso que Temer é apenas um coitado. Viveu nas sombras de cargos indicados na ditadura, foi eleito várias vezes, depois da redemocratização, em acordos obscuros e, pensava em se aposentar na sombra , onde sempre viveu.

    Esse cargo de vice interino o expôs de forma à romper completamente com o programa do qual foi eleito vice e, não tem força nem disposição (é só um velhinho que tem um filhinho de 7 anos), milionário sim, mas temerário do que poderia acontecer à ele e e sua família caso contrariasse interesses poderosos.

    É uma marionete refém dos oligarcas que permitiram ele estar ali. As medidas que ele toma hoje, contra todo o programa que elegeu a chapa dele, mostra o quanto fraco é, não tem como dizer não, ou seja por suas maracutaias que Cunha ainda esconde, ou seja pelo fato de, conhecedor dos métodos da elite que ele frequenta, que ele sabe não poder agir de outra forma á não ser adotar a agenda conservadora entreguista.

    Se eu estivesse n o lugar dele eu pensaria duas, tres vezes ou mais, pois, se tem inimigos na elite, os fará muita mais no povo!

    Numa sociedade totalmente dividida, é difícil tomar qualquer decisão saudável. Às vezes é melhor ser decorativo, a responsabilidade fica só pro titular!

  15. “Boa-noitemente”, ‘fOOOOOra’ ‘temer’!

    Calma, gente!
    No primeiro dia do seu memorável retorno, a brizolista e absolutamente honrada e impávida presidenta Dilma Rousseff expedirá três medidas, digamos, preliminares:
    1- torna nulas, sumariamente, todas (TODAS!) as deliberações do MONSTRO LIBANÊS (A)moral usurpador reles/infame interino decorativo dos(as) nazigolpistas;
    2- “renunciar” ad eternum – a bem do serviço público – LIBANÊS abjeto (ex) vice-presidente TRAIDOR!
    E providenciar-lhe uma solitária em uma penitenciária de segurança máxima!
    Na Antártida!
    Ou na Sibéria
    E enquadrar na Lei de Segurança Nacional todos(as) os(as) escroques criminosos(as) que participaram do golpe, desde o GANGSTER mafiosíssimo eduardo ‘CU(nha)’, passando por “juristas” (Jana, Reale ‘Senior’, Catta Pretta…), procuradores da ´PORCA-tarefa’ da operação midiático-golpista ‘Lava [DEMoTucano/PMDBosta a] Jato’; o fascista militante (ir)responsável pela ‘Guantánamo do Paraná’; agentes terroristas do TCU; ‘penas amestradas’ a $oldo IMUNDO dos delinquentes contumazes patrões barões do *PIMG; dePUTAdos(as), [supostos(as)] senadores(as)…

    *PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista

    3- Rever aquela Concessão!
    Plim plim!

    1. Juiz que tornou Lula réu foi acusado de atrapalhar investigações da Operação Zelotes

      Postado em 29 de julho de 2016

      Abaixo, um texto da Carta Capital de 2015 que joga luzes sobre o juiz que tornou Lula nesta sexta réu da Lava Jato:

      Titular da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, o juiz Ricardo Augusto Soares Leite será investigado pela Corregedoria por conta de suas ações à frente da Operação Zelotes. Responsável por desarticular uma suposta organização criminosa a atuar no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, a operação da Polícia Federal tem dificuldades desde seu início por conta da ação do juiz.
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/juiz-que-tornou-lula-reu-foi-acusado-de-atrapalhar-investigacoes-da-operacao-zelotes/

  16. Deputado Sílvio Costa (PT do B/PE) chama o ‘miniSTRO’ (DES)augusto ‘nARDES’ nos Infernos de ‘MALOQUEIRO’!
    O’ nARDES’ nos Infernos do Tiaguinho Cedraz MENSALEIRO (R$ 50.000,00) da QUADRILHA do Ricardo Pessoa da UTC no TCÚÚÚÚÚÚÚúúúúú
    https://www.youtube.com/watch?v=nhOC5xJFr94

  17. Pergunta-se: o que é mais fácil, acertar na Megasena ou encontrar uma pessoa honesta no judiciário, pmdb, psdb?

    Por João Neto
    em
    ‘Juiz que tornou Lula réu foi acusado de atrapalhar investigações da Operação Zelotes’

    em 29 de julho de 2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/juiz-que-tornou-lula-reu-foi-acusado-de-atrapalhar-investigacoes-da-operacao-zelotes/

    LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

    Resposta:
    acertar na mega-sena e na loto e na quina simultaneamente!

    Passa a régua!

    1. O Brasil é um país que o juiz deixa a toga em casa e vai pra rua apoiar o golpe!
      Por Moko
      em
      ‘Juiz que tornou Lula réu foi acusado de atrapalhar investigações da Operação Zelotes’

      29 de julho de 2016

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/juiz-que-tornou-lula-reu-foi-acusado-de-atrapalhar-investigacoes-da-operacao-zelotes/

      LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

      … e ainda “os(as) juízes/as” vão nus/nuas!

      Sim, “A Republiqueta [das FRAUDES] do ‘CU(nha)’ do Mundo” é aqui!
      E a nossa contemporânea pré-Idade Média festiva e canalha!

      Pano rápido!

  18. Agora assume a posicao de canalha. Nao combinaram com os brasileiros iludidos de que era crime? Quero ver os coxinhas os ricos do pescoço para cima, irem as ruas dia 31. Agora mais esta canalhice, estao entregando de graca, o nosso maior patrimonio com a desculpa da corrupcao , o petroleo, justo para o noruegueses que fazem poupanca para as proximas geracoes e lá tudo do petroleo é do ESTADO, repito, do Estado,,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *