Temer, a quem ninguém chorará

Michel Temer parece fadado a ser um destes personagens que a história lançará no quarto de despejo.

Mesmo que Jair Bolsonaro seja um grotesco reacionário, Michel Temer, sem ser tão reacionário como o sucessor, ganha dele porque junto a pompa à mediocridade.

No fecho de seu período como usurpador da Presidência, presenteia-se com memoriais não se sabe do quê e pronunciamentos que ninguém ouve ou lê.

Já não é o homem “bonito” ou “romântico” com que os bajuladores da mídia o alcunhavam – com o perdão do trocadilho – no início, quando tudo seriam flores de pois do “desastre Dilma”.

Alguns colunistas “sinceros” ainda têm a decência de reconhecer que ele prestou “bons serviços”: cortou os gastos sociais, iniciou a preparação da venda de nosso petróleo, entregou a Embraer e o que resta como estatal do setor elétrico para a venda.

De “quebra”, ajudou a desmoralizar a política, com a sua pequenez sempre cercada de imundícies ministeriais.

Mas Temer é um caso perdido para a História, como Café Filho, que reverteu a política econômica varguista com nomes como Eugênio Gudin e Otavio Gouveia de Bulhões,personagens reacionários que, numa definição interessante de Paulo Nogueira Batista Jr, valia a pena ler, mesmo discordando, em lugar dos “gestores” de hoje mais perto da condição de contadores que da de economistas.

Michel Temer é um hiato.

Viverá seus últimos momentos de notoriedade, talvez, com a prisão temporária que algum juiz de 1a. instância, se for surdo aos conselhos de que, pelos serviços prestados, não a merece. Mas logo será relaxada por algum ministro dos Tribunais Superiores, atentos como sempre a quem serve ao verdadeiro poder deste país.

Mas que não se conte muito com isso, porque é costume de quem não tem virtudes a mostrar apontar defeitos alheios. Tanto que, diz a Folha, o novo governo prepara um “pente-fino” para “reavaliar os atos normativos legais ou infralegais publicados nos últimos 60 (sessenta) dias do mandato anterior”.

Ou seja, as lambanças da turma que não tem futuro ou tem apenas o governo João Dória como esconderijo.

Temer, “acostuma-te à lama que te espera!”: bem cair-lhe-ia o verso de Augusto dos Anjos, se à lama Michel Temer não fosse acostumado, nos ambientes de penumbra.

Algum bem, entretanto, Temer deixa ao Brasil. É das poucas figuras que desestimula à sordidez, à traição, à vaidade, ao cinismo.

Ele mérito, com Justiça, reconheça-se: Temer é um bom mau exemplo para as novas gerações.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Como todo traidor e, de quebra, incompetente vai para a lata do lixo da história. Não por falta de aviso, mas por vaidade. Poderia ser um Marco Maciel, mas preferiu ser Judas.

    1. ele até vai pra lata do lixo, mas com muito dinheiro no bolso pra dar e vender….
      ele não fez tudo isso por amor a uma causa

  2. Caro Fernando:
    No pequeno livro APRENDENDO A VIVER COM CONFÚCIO, da AGIr Editora Ltda, no capítulo Nove – Sobre Governar, temos a seguinte frase do filósofo:
    ” Quem é bom servidor público contrata a graça; quem não o é, contrata o ódio “

  3. Temer virou sinônimo de traíra. Mas agora se espalhou que existe um grupo terrorista que ameaça agir na posse do Bolsonaro. Mesmo tratando-se de um inacreditável grupo que pelos nomes e projetos mais parece uma trupe de cômicos medievais, deverá entretanto servir como desculpa para justificar a devastadora ausência de nomes ilustres e de chefes de estado e de governo na tal posse.

  4. não basta os textos sensacionais, o Brito ainda consegue essas charges fantásticas,
    mas esse blogueiro é fora de série mesmo

    abraços – espero que já esteja bem de saude, 2019 vem quente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *