Tarifa do leite em pó: o protecionismo não era um “lixo ideológico”

Os jornais noticiam que Jair Bolsonaro desautorizou Paulo Guedes e mandou repor a tarifa antidumping às importações de leite em pó da União Europeia (de 14%) e da Nova Zelândia, (de 3,9%).

É só uma pequena mostra do quanto a “abertura selvagem” do Brasil pode nos trazer de prejuízo.

Em meados da década de 90, com a liberalização das importações, o Brasil, mesmo sendo um dos maiores produtores de leite, era o terceiro maior importador de produtos lácteos, com um déficit, na virada do século de quase meio bilhão de dólares.

A proteção tarifária enfrentou isso e em 2004 o Brasil passou a ter superávits crescente em produtos lácteos.

A produção não é concentrada, abarca boa parta da agricultura familiar e envolve 1,17 milhão de produtores de leite, quase todos eles micro, pequenos e médios.

A pressão assustou Bolsonaro, porque atingiu um setor simpático ao ex-capitão.

Vai demorar até isso ser reposto, porque as regras para o estabelecimento de alíquotas de importação exigem um trâmite burocrático.

E é uma derrota prática dos que defendem o escancaramento do país às importações, que planejavam cortar tarifas indiscriminadamente. Os que, na linguagem do ministro olavista das  Relações Exteriores, Ernesto Araújo, fazem no comércio exterior “sem ideologia” .

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. Um tanto off-topic, mas como pode um país com a iminência de um conflito próximo a suas fronteiras (Venezuela) estar sendo governado por um paciente no hospital?

    1. Num governo formado por pessoas em razoável estado de saúde mental, isso seria, de fato, impensável.
      Contudo, lembre-se, estamos sob um governo cujo integrante mais lúcido seja a Doidamares, aquela que viu Jesus numa goiabeira. E ainda tem o presidente-miliciano.

    2. Iminente só se for para as potências. O Brasil entrar nessa furada não tem o menor sentido. Seria Marcos matando Pedro, Pedro matando Lucas, Lucas matando João, João matando Mateus e assim sucessivamente se concretizaria a chacina Apostólica Romana!
      E para quê, se nem com o nosso petróleo conseguimos ficar, entregamo-lo todo!? Estamos na idade do petróleo, e estar na idade do petróleo sem petróleo e como estar na idade da pedra sem pedras!
      E digo mais: o petróleo não é passado: é o futuro!

      1. Mesmo que o Brasil não se envolva (o que acho que deveria ser o caso), uma tensão desse naipe em países que fazem fronteira conosco é algo que não se vê há muito tempo.

    3. Ele não governa, evidentemente. O controle é da ala selvagem da banca internacional e, aqui dentro, para lidar com os nativos, quem manda é meia dúzia de milicos estilo Heleno e Mourão. O resto é palhaçada pra distrair a platéia, incluindo as asneiras do Guedes. Ele é só um pau mandado bem medíocre.

  2. estou adorando isso
    o povim medonho que elegeu esse traste, agora tem que reclamar muito pra reverter o desastre,, hoje está rolando no Twitter, um vídeo do cara que recentemente apareceu pedindo que fosse revertido, na época da campanha falando maravilhas de bolsonaro

    agora a sinistra do agro negócio tbm reclama
    pega fogo cabaré
    só resta saber até quando o traste vai aguentar tanta pressão, vai ser muita gente reclamando de tudo, a cadeira já está fervendo

    1. ele será só o marionete, o Heleno já está com tudo em cima, comandando o Brasil na sombra do moleque, só não vê quem não quer, portanto, já estão e plena ditadura sem dizer que estão. Pensam que o mundo não está vendo isso? Agora estão mexendo no leite, isso abram a porteira, agora nós da europa estamos mandando leitinho em pó para o Brasil que era grande produtor ahahahaha

    2. O que me impressiona é como tem gente que não tem o menor pudor em se passar por ridículo: Num primeiro tempo, apoiando o Boçal Nato; num segundo, se passando por corno, como o caso desse produtor de leite.

      1. e lembre que ainda estamos em fevereiro, e o traste está internado desde janeiro, aguarde o resto….

    3. Os apoiadores de campanha de Bolsonaro são, tomados dois a dois, como gregos e troianos, sempre com interesses díspares e cada um olhando para o próprio umbigo. Seus ministros seguem o mesmo padrão.
      Um dia, o presidente miliciano vai descobrir que não há como agradar a gregos e troianos.

    4. Mais uma confirmação de que o Guedes não se conforma em destruir apenas a indústria brasileira: Ele também quer destruir o agronegócio.

      1. eles querem destruir o Brasil com tudo dentro
        é uma cambada de ogros devoradores
        é muita grana envolvida

  3. A IDIOCRACIA segue seu curso irreversível e imponderável, como um Titanic governado por macacos.

  4. Bozo faz a manobra do gato : dá o tapa, esconde a mão. É a República do faz de conta …E fica por isso mesmo…

  5. Éh. Nós avisamos quando a vaca mirava seduzida os caminhos para o brejo. Agora que ela (vaca) se afundou no brejo, vamos consumir leite em pó oriundo de Nova Zelândia, Europa e sabe-se mais de onde… Miniun, já TOMASTE teu leitinho, comeste o teu queijinho hoje ?

  6. Vai querer mostrar pra canalhas o que é ou não é “lixo ideológico” ou ainda falar para os seus (nós) das virtudes do progressismo ? …

    Mas… mudando de cassetete para mau…

    O canalha malafaia (sic, minúsculas) é mesmo phoderoso: Boechat mandou ele, o canalha, malafaia, ir caçar rola e vejam só o que aconteceu…

    :.:

  7. :
    : * * * * 04:13 * * * * * : Elles (Ou Mal lutar é lutar mal)

    Nunca se viu povo tão idiota
    militando contra a própria sorte!…
    Mesmo toda paciência se esgota
    quando os “fracos” idolatram o “forte”.

    E ainda esperam alguma cota…
    Coitados! Que o tempo não lhes corte
    a memória em meio à tal rota
    da vida indo ainda mais para a morte…

    ……………………………. Cláudio Carvalho Fernandes
    ……………………………. (Poeta (anarcoexistencialista))

    Poema dedicado ao eleiTORADO brasileño, no pós-eleições de 2018…
    (Se é que não houve participação ativa da maquininha caixa-preta do TSE nos resultados de 2018…)

    :.:

    Poema “Z”

    Para Dilma, Lula e o PT e todos/as os/as progressistas do mundo inteiro. Sinta-se homenageado/a, também.

    Penso

    Logo(S)

    ReXisto

    :.:

  8. BOSÓS SÃO NÓIAS FUNDAMENTALISTAS MESSIÂNCIOS JIHADISTAS IDIOTAS E TELEGUIADOS!
    RECENTEMENTE, AINDA EM 2018, DONALD TRUMP, O “MAIOR CAPITALISTA DO MUNDO”, ENCHEU OS RABOS DOS FAZENDEIROS IANQUES COM BILHÕES DE DÓLARES PARA APOIAR OS PRODUTORES IANQUES DE SOJA, CARNES, FRUTOS DO MAR, FRUTAS, LEITE E DERIVADOS, ETECÉTERA, ETECÉTERA E TAL!
    BOSÓS NEOLIBELISTAS TEM COCÔ NA CABEÇA!
    LEMBRAM DE SETEMBRO DE 2008… QUANDO OS IANQUES LIBELISTAS TORRARAM 1 TRILHÃO DE DÓLARES PARA SALVAR OS BANCOS NORTE-AMERICANOS? ÓÓÓÓÓÓHHHHH ! NÃO LEMBRAM?
    DISCURSO BOSÓ É COISA DE NÓIA FASCISTA!
    BYE, BYE, BRAZIL!

  9. Comércio exterior “sem ideologia”, escola “sem partido”, relações internacionais “sem ideologia”…estamos entregues a um bando de “sem noção” total.

  10. Que ninguém nos ouça! Eu mentalizo para que Bolsonazi possa governar em vez do Mourão. O Bolsobosta não consegue completar uma frase. Vai ser um colosso o seu governo! É Jesus na goiabeira, crianças na Europa sendo ensinadas a se masturbar com 7 meses segundo a ministra. Com esta equipe de notáveis imbecis, não precisa de inimigos! Desejo para quem votou neste lixo, que todo mau que vocês desejam para os pobres e pessoas do campo progressistas volte em dobro e que suas vidas vire um inferno!

  11. José Dirceu disse “a cadeira da presidência queima”. O homi vai ficar igual uma barata tonta com inseticida no lombo.

  12. Os imbecis que os fascistas elegeram não entendem nada de governar um país,
    e por enquanto só deu merda em todos setores e parece que vai feder muito mais
    entre eles mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *