Só havia algo exuberante na economia: a Bolsa. Não é mais…

Há um bom tempo – e muito, muito antes do coronavírus – a Bolsa era o carro alegórico da “retomada da economia” porque, mesmo nos melhores meses, os indicadores da economia real, produção e consumo, não eram nenhuma Brastemp.

O índice Bovespa era o monocórdio argumento da turma do “agora a coisa vai”.

A qualquer crítica sobre a ausência de políticas econômica que não fossem a de dono de botequim incapaz – cortar despesas e vender as cadeira do bar – e uma queda de juros que se preocupava apenas em reduzir a dívida e não de dar crédito à clientela, vinha logo a resposta:

Mas a Bolsa bateu os 100 mil pontos! Os 110 mil pontos! Vai chegar amanhã a 120 mil! No fim do ano, 150 mil, até 200 mil!!!

A especulação se apoiava, claro, no fato de estarmos, no mercado de ações, pendurados na exuberância de Wall Street, que batia recorde sobre recorde na economia de papel.

Com esta falsa prosperidade, cresceram e se espalharam as casas de investimento, trazendo para si centenas de milhares de poupadores, expulsos das aplicações bancárias convencionais por uma taxa e remuneração frequentemente negativa.

Agora, esta multidão está desorientada só não é maior a fuga destes negócios porque a Síndrome do Cassino faz o perdedor ficar na esperança de que, na próxima mão, vai recuperar o que perdeu.

Neste momento, há ordens de compra de gente que comemora o fato de que a bolsa de NY cai “só” 2%.

Claro que pode, em espasmos, algo subir. Para, em seguida, cair, porque a incerteza, agora, é apenas se os efeitos da crise ficarão além do primeiro semestre, porque não está refluindo, mas se espalhando.

O óbvio não lhes cai às vistas, porque a cegueira do dinheiro as obnubila.

Nem começamos a sentir os efeitos econômicos da epidemia.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. O terrorista Eduardo Falzi Richard Cerquise [1], que explodiu em dezembro o escritório do Porta dos Fundos e foi avisado por milicianos do governo do RJ/BSB a tempo de escapar de ser preso e poder fugir para a Rússia, foi esquecido até pela mídia progressista, que assim, de certa forma, ajuda a direita a passar pano para o Capanga de Miliciano do ministério da justiça.

    Por que a mídia progressista não volta a tratar do assunto e questiona o Capanga se foi pedida e a quantas anda a extradição do terrorista bolsonarista da Rússia para o Brasil?

    https://i2.wp.com/urbsmagna.com/wp-content/uploads/2019/12/TERRORISTA-INTEGRALISTAS.jpg?resize=1140%2C641&ssl=1

    – – – – – – – – –
    [1] https://www.conversaafiada.com.br/brasil/suspeito-do-ataque-ao-porta-dos-fundos-e-filiado-ao-psl

    1. Quem não tem cão, caça com(o) gato. Vc tem de achar uma bengala. Outro dia, um cidadão respondia um comentário meu e dizia que duas provas irrefutáveis da retomada eram os lucros da Petrobrás e da CEF. Dizer o que para esse gênio?

    2. Quem não tem cão, caça com(o) gato. Vc tem de achar uma bengala. Outro dia, um cidadão respondia um comentário meu e dizia que duas provas irrefutáveis da retomada eram os lucros da Petrobrás e da CEF. Dizer o que para esse gênio?

  2. Dois frangos foram criados; Joaquim comeu os dois e Manoel ficou passando fome. Na média, os dois estão alimentados.

    Não sou formado em economia, mas sempre me incomodou a macroeconomia ser tratada como o Santo Graal.

    Na área microeconômica, bastava ver a inacreditável sequência de c@g@d@s para antever que essa euforia na bolsa não se sustentava – totalmente descolada da economia real. A última dessas c@g@d@s, o enorme represamento de benefícios do INSS pós-reforma, onde milhares de viúvos estão sem receber o benefício do (a) parceiro (a) falecido (a). Viverão essas pessoas de vento?

  3. Muito bom quando os rentistas e a especulação financeira quebram a cara, eu comemoro, to achando pouco até. Tem que se ferrar muito mais.

  4. O pior é ainda ver gente defendendo o Governo Bolsonaro. E eu tenho colega professor de Matemática, defendendo o Ministro da Educação. Ele diz em rede social aberta que Haddad é corrupto, nunca fez nada pela educação e que o Weintraub é honesto e não deixam ele trabalhar… É com isso que estamos discutindo. Complicadíssimo.

    1. Entre no site Notícias Agrícolas, seção Fala Produtor e verá coisas como “essa perseguição da mídia contra Bolsonaro se deve a sua postura firme contra a corrupção”.
      Alí está a fina flor do latifúndio e vc lerá coisas que o farão duvidar dos seus olhos.

    2. Entre no site Notícias Agrícolas, seção Fala Produtor e verá coisas como “essa perseguição da mídia contra Bolsonaro se deve a sua postura firme contra a corrupção”.
      Alí está a fina flor do latifúndio e vc lerá coisas que o farão duvidar dos seus olhos.

  5. De longe, o vírus Bozo17 é mais letal que o Corona.
    Basta ver sua composição; STF, MPF, PFs, FIESP, FFAA, Febraban e etc.

    1. Meu caro, esse vírus já sofreu mutação: Não é mais Bozo17, é o terrível germe Bolso/Aliança.

    2. Meu caro, esse vírus já sofreu mutação: Não é mais Bozo17, é o terrível germe Bolso/Aliança.

  6. Dois frangos foram criados; Joaquim comeu os dois e Manoel ficou passando fome. Na média, os dois estão alimentados.

    Não sou formado em economia, mas sempre me incomodou a macroeconomia ser tratada como o Santo Graal.

    Na área microeconômica, bastava ver a inacreditável sequência de c@g@d@s para antever que essa euforia na bolsa não se sustentava – totalmente descolada da economia real. A última dessas c@g@d@s, o enorme represamento de benefícios do INSS pós-reforma, onde milhares de viúvos estão sem receber o benefício do (a) parceiro (a) falecido (a). Viverão essas pessoas de vento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *