Sem política, começa tudo outra vez

blackbloc

Acho que a inteligência dos leitores me desobriga de comentar os incidentes de ontem no Rio e em São Paulo.

Os blackblocs, hibernados há dois anos, quase, ressurgem miraculosamente. Estavam em outra dimensão, materializaram-se por mágica.

Não se tinha notícias dele nem mesmo no protesto de jovens em São Paulo contra o fechamento de escolas pelo governo tucano.

A ultraesquerda, aquela que dá a volta ao mundo e se junta, prazeirosamente, à ultradireita.

A mídia faz sua parte, investindo com base em “até agora, nada” sobre o único elemento do governo Dilma que demonstra eficiência política. E que, de quebra, tem o respeito das Forças Armadas, por sua passagem no Ministério da Defesa.

Servem-se do clima criado pela República do Paraná e mais alguns Procuradores, segundo o qual já não é sequer necessário ser acusado, mas apenas ter seu nome mencionado ou ter falado ao telefone com algum suspeito para, imediatamente, ser exposto como “corrupto”.

É o infeliz 2016  da direita que começou.

E a Presidente Dilma discutindo – ninguém nega que seja tema a discutir, mas não o essencial, agora – a reforma da Previdência.

E o José Eduardo Cardozo dizendo que o problema da quase insurreição da Polícia Federal é “sindical”, salarial, o de “querer aumento”. Ora, Ministro, aumento de salário todo mundo quer e ninguém faz sabotagem por isso.

Não haverá sucesso político sem enfrentamento político, embora o único enfrentamento que se veja – e brutal, como sempre –  é o da Polícia Militar, aquela em com que os ativistas de direita tiram orgulhosos selfies.

Não eram, em 2013, já se deveria ter visto, “apenas vinte centavos”.

Nem “apenas 30 centavos”, hoje.

É muito mais, é com nossa liberdade e com a democracia que desejam que o povo brasileiro pague.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

  1. A Direita tem a tecnologia de matar o BRASIL, está acontecendo do mesmo jeito e pelos mesmos babacas que querem passear de ônibus de graça, com o mesmo governador sentando cassetete ou sei lá o que, os mesmos manipulados e os mesmos manipuladores e o mesmo governo, inerte e otário a cair na arapuca conservadora e na má fé de coxinhas travestidos de operadores do bem estar social de possíveis passageiros de ônibus e metrô. Tem hora que acreditar na democracia, causa asco, os tolerantes são na verdade os mais intolerantes, não são capazes de julgar nem o momento e nem a possibilidade e nem a legalidade, vivem num conto de fadas e numa utopia completamente desmembrada da realidade, é a simples vontade de aparecer, nada mais.

    1. João, a sua lucidez é maravilhosa, fruto de quem fez o dever de casa.
      A desestabilizaçao da América Latina é plano em execuçao porque os 3 países cobiçados mundialmente em reservas naturais POR ACASO sao os que estao sob ataque e fogo cruzado ha algum tempo: Brasil, Argentina[que já sucumbiu] e Venezuela que já está num estágio mais avançado do “golpe” porque lá a estratégia em provocar um confronto civil ou militar para “autorizar” uma intervençao yankee sob o pretexto da defesa da democracia e apoio da opiniao pública mundial.
      Aquela tal de “Sininho”, que nada mais era do que uma infiltrada no MPL para desvirtuar o movimento, é, agora, substituida por outro “reserva” infiltrado com o mesmo fim, nada mais do que isso. Tenha certeza, há orçamento estrangeiro, dólares e facilidades, para “comprar” esses “líderes” ou arruaceiros travestidos de militantes. Eles cumprem a ordem e depois somem, deixando prá tras um rastro de bosta, muniçao ao espetáculo midiático, escandalo, desestabilizaçao social e política e muitos jovens inocentes-úteis, que os seguiram esses infiltrados, encrencados com a polícia além da sujeiçao à violencia sofrida nos confrontos com a polícia.
      FBI. e CIA. trabalham para o governo de seu país, os eua, para garantir os seus interesses geopolíticos. Isso é alguma novidade? Nao, inclusive isso já foi admitido pelo chefe do FBI no Brasil em entrevista para a Revista Carta Capital, do Mino Carta. Para ler e entender, acesse http://www.blogdobolche.blogspot.com.br/2016/01/policia-federal-brasileira-recebe.html
      Eles estao fazendo o que o Brasil permite, nada mais do que isso. Em permitir intromissao estrangeira aqui o erro é nosso. Falta-nos vergonha na cara e compromisso com o país e a defesa da sua soberania. Erro é nosso.
      Dilma nao é um ser político, ponto final. A falta desse perfil ´para um Estadista é sentença de morte. Pútin e hugo chaves, Lula por ex, estariam confrontando politicamente essa situaçao vivida atualmente, seja nas ruas, na tv ou internacionalmente. A gritaria ia acontecer, pode ter certeza..
      Dilma escolheu cercar-se de uma gentalha que vai ve-la cair, e pronto!
      Ela era a nossa única saída nas eleiçoes de 2014, fazer o que agora?? Esta metendo o pé pelas maos e insiste em tomar atitudes na hora errada. Discutir Previdencia no exato momento de instabilidade social e política é ser burra demais e demonstraçao de nao ter nenhuma visao política. Inisistindo nisso ela vai perder as ruas e os movimentos sociais, sindicatos e simpatizantes.
      Deus do ceu, como Dilma é sem noçao !!
      Difícil isso..

  2. A origem de todos os males tem nome: GLOBO.

    A Globo é o câncer do Brasil. Sem a Globo, o resto da mídia não se sustentaria. Sem a Globo, os holofotes não teriam luz. É a Globo que deseduca, desinforma, distorce, inventa e manipula. A Globo cria o caos. Faz e desfaz.

    No Brasil, não haverá ESTADO DE DIREITO enquanto existir a Globo.

    O Brizola sempre soube disto.

    O maior inimigo de um Brasil independente é a Globo. O maior inimigo do povo brasileiro é a Globo. Simples assim.

    Para vencer, é essencial identificar o inimigo. A luta é muito mais difícil quando são muitos os objetivos. É a Globo a origem de todos os males.

    Sem a Globo e sem financiamento de empresas nas eleições, o Brasil poderá viver um novo tempo, de uma verdadeira democracia, um verdadeiro Estado de Direito.

    1. Sabedor até onde vai a capacidade de manipulação da Globo, BRIZOLA já dizia: meu primeiro ato será fechar a Globo, ou coisa que o valha. Brito sabe muito bem disso.
      Lula e Dilma, ingenuamente, nunca se propuseram a fazer a reforma das reformas: a da mídia.
      Dilma insiste em valorizar seus algozes de hoje.
      Gandhi derrubou a colonização inglesa na Índia com a resistência pacífica; Dilma inovou: não só valoriza seus algozes como segue-lhes os conselhos.
      Pediram desemprego – Armínio Fraga” algum desemprego é necessário” – e lhes foi concedido.
      Bradam diariamente contra a inflação escondendo a brutal transferência de recursos via SELIC – e o BACEN lhes garante a mamata com juros escorchantes e recessivos numa economia já em recessão.
      Dilma, Dilma, aonde tu nos leva ?

  3. Bom dia,

    a direita no Brasil é igual a radicais do Oriente Médio que aparecem e hiberna dependendo do jogo político que queiram que seja jogado em seu favor e não da maioria da população. Só um lembrete aos ultra direita ( veja a Síria). A esquerda tem muito mais pessoas em prol da maioria. Não ache que vão assumir e fazer do Brasil seu califado, não sejam burros a tal pensamento!!

  4. Fazem o caos, porque a polícia é treinada pra matar pppp…igual que na matriz USA; Caso contrário, bastaria uma pedra num ônibus contendo passageiros e o meliante teria a “mão direita” alvejada e pronto, acabaria a baderna orquestrada. Diferente do que ocorreu com os estudantes de Sampa e os “pitbuls” do Arkimim…aí o pau pegou, porque a gurizada é pppp!

    1. Só para inserir o nome. Mas do Zé da Dilma…esqueçam; ele faz parte do time de lá, acima da linha do equador.

  5. Sou totalmente a favor da democracia, mas também sou a favor da punição para aqueles que aí estão para destruí-la. O Zé Inércia parece uma samambaia ,serve de decoração mas não resolve os problemas. Não sei a qual a inocência do grupo MPL, se são usados ou são realmente uns tolos, que deixam ser infiltrados para descaracterizar o movimento.A única coisa que vejo é a cegueira do governo não dá o primeiro passo e acabar deixando um bando de golpistas tomar iniciativa. Está na hora e não existe outra do governo assumir quem manda e não deixar ser chantageado por ninguém.

    1. Deixa-se chantagear porque nao confronta. Coragem é qualidade num Estadista.
      O ministro da justiça da Dilma é a cara do seu governo: inerte, omisso e que foge do debate político.
      É assim que ela vai enfrentar o golpe contra o seu governo?? Sem enfrentar de frente?? Recolhida no Planalto usando a FolhaSP para se comunicar com o povo??E, ainda por cima, insitindo em discutir a Previdencia justo agora para correr o risco de perder as ruas, os movimentos sociais e simpatizantes??
      Doem um cérebro prá ela, pls!! Doem 2, porque se falhar um terá outro de reserva.!!!!
      Aonde fomos amarrar a nossa vaca, heim??
      Desse jeito ela vai cair antes do que ela pensa. Será que é isso que ela quer? As vezes fico na dúvida. É muita burrice junta.

  6. Defendo a democracia e o direito de governar do candidato vencedor. Mas obviamente Dilma é uma autista política. Se comporta como traidora da classe que a elegeu, e ao mesmo tempo como se padecesse de síndrome de estocolmo em relação à direita. Um desastre político completo, não deixará saudades, e vai enterrar o PT!

  7. Também acredito na política como meio para os grupos sociais ajustarem as práticas que definem a repartição e destino dos recursos na sociedade.

    No entanto, temos um problema grave de representação. Por quê desqualificar os protestos de 2013? O que os faz menor do que milhares de outros protestos realizados por movimentos sociais antes e depois deles?

    Se as práticas da direita levaram o mundo a um cenário de irresponsabilidade social, percebemos que as experiências de esquerda têm dificuldade com práticas de responsabilidade fiscal e relativizam conceitos éticos que lhe eram tão necessários.

    Se reduzimos (com um fundo de verdade) os políticos a um bando de sanguessugas que se apropriam dos recursos do Estado na defesa dos seus interesses e dos seus grupos, alguns pró mercado, outros pró social, quem de fato poderia representar valores universais de igualdade, liberdade, fraternidade e ética?

    Acredito que hoje sejamos menos ingênuos. O véu que encobre relações políticas, sociais e econômicas tem sido descoberto. O problema é que não gostamos do que estamos vendo e não sabemos muito bem como lidar com isso.

  8. A incompetência desse governo que defendemos, em ser governo, é algo assustador. Será mesmo que nossa presidente tem ouvidos e olhos?

  9. Blackblocs, qua qua qua…benvindos a venezuela de 2014, ou argentina, ou equador..as mesmas acoes repetindo-se aqui!! iraque ,siria libia , ucrania,egito,etc..boa sorte …
    Carta Capital: O fato é que aqui parece ser a casa-da-mãe-joana.
    Carlos Alberto Costa: Já sei o que é a mãe-joana, e é isso mesmo. Mas, em relação aos Serviços Secretos nossos, ao FBI, até no Congresso dos Estados Unidos já existe uma controvérsia. Alguns congressistas com mais perspicácia questionam a presença operacional do FBI, uma polícia federal, no estrangeiro. Mas os próprios agentes do FBI nos Estados Unidos requerem operações de lá; operações como se o Brasil fosse uma extensão do território norte-americano. Eu recebia instruções assim: “Localize, conduza a investigação apropriada e prenda fulano de tal…”
    Carta Capital: Recebia documentos secretos que diziam “localize e prenda tal cidadão”, como se você estivesse em Chicago, Miami?
    Carlos Alberto Costa: Isso. Diziam: “Esse fugitivo está no Brasil”. Eu respondia: “Nós não temos autoridade para fazer uma coisa dessas, temos de trabalhar em conjunto com a Polícia Federal”.
    Carta Capital: E qual era a contra-argumentação de Washington?
    Carlos Alberto Costa: Muitos respondiam, indignados:
    “Porra, isso aí é o Brasil! Just do it! (Apenas faça!)”.
    Carta Capital: Imagino como vocês operam, por exemplo, no Paraguai?
    Carlos Alberto Costa: O Paraguai é uma marionete dos Estados Unidos. Isso ninguém contesta. Muitos altíssimos membros do governo têm contato direto com os agentes, é uma ligação direta com a embaixada.
    Carta Capital: Inclusive o presidente da República?!
    Carlos Alberto Costa: (Risos. Apenas risos.)
    Carta Capital: Que estão a “influenciar”…
    Carlos Alberto Costa: Isso é indicativo de que você compra a polícia e, quando pede alguma coisa, tem de ser dado. Veja a preocupação
    número 1, por exemplo, do representante do Departamento de Estado na Seção de Narcóticos, a NAS. A primeira preocupação dele, a número 1, é que a Polícia Federal aceite o dinheiro que ele está a doar, entre aspas. Geralmente, uma quantia que varia, a cada ano, de US$ 1 milhão a US$ 3 milhões.
    Carta Capital: Têm a ver com a CIA?
    Carlos Alberto Costa: Têm a ver, por exemplo, com o Departamento de Estado, que manda, além de jornalistas, outros profissionais para conhecerem os seus iguais. É um intercâmbio… mas voltemos às polícias do Brasil (risos): nós não deveríamos ter, como tivemos e temos, contato direto com as polícias civis, militares. Só deveríamos nos mover com monitoramento da Polícia Federal, e todos se movem aqui como querem. Falamos direto com as polícias, temos relações diretas com, por exemplo, municípios ou polícias civis ou militares. Como eu fazia e como o outro faz ainda.
    Carta Capital: Direto com governadores, secretários de Estado, chefes de polícia, comandantes da PM, soldados…
    Carlos Alberto Costa: Com todos. Se eu faço e ninguém reclama, continuo a fazer porque está a me servir. Eu tinha mais sucesso nas relações com as polícias estaduais do que, por exemplo, com a Polícia Federal, que está muito isolada, às vezes, da realidade da rua, dos acontecimentos.
    Carta Capital: Com você o FBI trabalhava em companhia, em parceria com alguma outra instituição dos EUA?
    Carlos Alberto Costa: Sim. A CIA é o nosso primo na área de contra-inteligência, nós trabalhamos muito em conjunto. Muito mais com a CIA do que com a DEA ou outra organização. O FBI é constituído por uma seção criminal e outra de contra-inteligência.
    Carta Capital: Na contra-inteligência vocês e a CIA se encontram?
    Carlos Alberto Costa: Óbvio, somos colegas, primos.
    Carta Capital: Então essas polícias, entre elas as norte-americanas, estão aqui afazer o quê?
    Carlos Alberto Costa: Toda e qualquer coisa que seja do nosso interesse. Ponto final. Mas isso é o que nós chamamos de ações de Inteligência ou contra-inteligência.
    Carta Capital: Que eu poderia chamar de espionagem?
    Carlos Alberto Costa: Bom, contra-inteligência é uma coisa e espionagem é outra.
    Carta Capital: O.k. A rede que você montou no Brasil, pelas minhas informações, é imensa. E isso eram só você e os seus. E a dos demais Serviços?
    Carlos Alberto Costa: Bem… Vamos para outro assunto. Veja: há alguns dos meus colegas de outros países com funções limitadas;
    eles vêm aqui só para facilitar alguns contatos, por exemplo, na área de drogas, mas eles não estão a comprar. A Espanha tem contatos próprios e não está a comprar ninguém.
    Carta Capital: Como é que era o jogo entre vocês, os russos, a ABIN?
    Carlos Alberto Costa: A ABIN é um órgão que não dá para definir…
    Carta Capital: Não dá para ser definida?
    Carlos Alberto Costa: Não dá para ser definida. A ABIN foi criada com as boas intenções de um Serviço de Inteligência, mas não tem as divisas suficientes para se desenvolver. Quando um Serviço de Inteligência se torna pedinte ante estrangeiros, se expõe, deixa de ser secreto. Corre imensos riscos. A ABIN, como a Polícia Federal, pede equipamentos, recursos, treinamento, a vários países, e não apenas aos Estados Unidos. Pedem para Israel, Rússia, Japão, França, entre outros. A ABIN se prostitui. Quando você recebe equipamentos de serviços secretos, deve saber que é rotineira a clonagem…
    Carta Capital: O que é clonagem?
    Carlos Alberto Costa: É um duplo embutido no seu equipamento, que transfere para o “doador” as informações disponíveis naquele equipamento.
    Carta Capital: Uma outra informação que antes não tive como publicar: a ABIN foi grampeada através de equipamentos que vocês haviam fornecido?
    Carlos Alberto Costa: Não sei… não posso falar… fazer suposição sobre isso, mas…
    Carta Capital: Mas vocês forneceram equipamentos?
    Carlos Alberto Costa: …não sei, mas calculo, pelos meus contatos, que a ABIN tinha também outros países a fornecer equipamentos. Deixa eu lhe dizer uma outra coisa: se eles grampearam ou grampeiam alguém, se eles o fazem com algum equipamento nosso ou alguma coisa, é irrelevante para nós. O uso que outros fazem dos equipamentos não é problema nosso.
    Carta Capital: Vocês, os serviços secretos dos EUA, forneceram equipamentos a ABIN para grampear?
    Carlos Alberto Costa: Sim. Nós prestamos essa assistência aos nossos parceiros. Mas isso não indica que nós vamos saber aquilo que eles estão a fazer.
    Carta Capital: O.k. Agora apenas uma hipótese e não sobre grampeamento direto: se houver a necessidade de monitorar, por exemplo, o que se passa no Palácio da Alvorada num domingo de tarde. Isso é possível?
    Carlos Alberto Costa: É. Essa é uma tecnologia, de satélite, que todos sabem que existe.
    Carta Capital: A propósito de monitoramento por satélite vem à cabeça o Sivam, Amazônia…
    Carlos Alberto Costa: Isso de dizer que os americanos querem a Amazônia é paranóia, é uma invenção dos militares brasileiros para obter verbas. Sempre tive acesso aos documentos secretos e nunca li uma coisa assim, nunca houve esse interesse, nem há. Até porque a invasão da Amazônia seria uma missão impossível.

    Se nós estamos com esse problema no Iraque, que só tem areia, e fomos derrotados na selva do Vietnã, imagine a Amazônia, um território desconhecido, com milhões de árvores… Seríamos comidos. Senão pelos caboclos, pelo pessoal treinado na selva ou pelos índios, seríamos devorados por mosquitos e cobras.

    Esqueçam essa paranóia, a maioria dos norte-americanos pensa que Buenos Aires é a capital do Brasil… Eles não têm a menor idéia do que é a Amazônia. Aliás, tenho a impressão de que o meu ilustre presidente não tem a mais vaga idéia nem do que seja a Amazônia. Muito menos onde ela se encontra.

    A ABIN SE EXPÕE, ELA SE PROSTITUI
    (ABIN = Agência Brasileira de Inteligência)
    http://blogdobolche.blogspot.com/2016/01/policia-federal-brasileira-recebe.html?showComment=1452263001614#c1856913792580812907

  10. Brasil de colores…revolucao laranja…
    Paranoia sobre Amazonia…qua qua qua…entao porque as bases militares rodeando a nossa amazonia..se ja nao estao instaladas dentro do territorio nacional…pergunta para marina blablarina..

  11. Prezado Brito, no seu artigo você mesmo comenta as besteiras avassaladoras e recentes (as antigas já foram esquecidas), as fraquezas, a inépcia, a covardia desse governo. E agora, vai culpar meia dúzia de garotos fazendo bobagem? Negar a canalhice desse governo municipal que o seu PDT apoia? Você deveria ir a uma manifestação dessas e parar de escrever sobre o que não vê e não sabe. Está faltando aí a reportagem, a avaliação. Ficar comentando no ar-condicionado só vale para analisar contratos. Sobre o que acontece na rua, não. Das quase quatro mil pessoas que lá estavam, umas dez decidiram jogar bomba no posto da GM. Eu estava próximo. Isso, infelizmente, obrigou a dispersão dos demais. Os confrontos ocorreram muito tempo depois, foram mínimos e em área restrita, atrás da Central. Tal como ocorre, por exemplo, quando moradores expulsos de suas casas pela prefeitura que seu PDT apoia resolve reagir. Nada além. Não veja fantasmas onde não existem.

    1. Marco, há um equívoco original em seu comentário. Saí do PDT há três anos. Por dever ético que me imponho, evito ao máximo comentar posições do partido a que pertenci durante 31 anos. Não tenho a menor simpatia pessoal ou política por Eduardo Paes, a quem já critiquei por inúmeras vezes aqui. O ar condicionado, felizmente, está funcionando, arrumei no Natal. Você diz que “umas dez (pessoas) decidiram jogar bomba no posto” da Guarda Municipal. Como assim dez pessoas decidiram “jogar bomba”? Está tudo bem com isso? É “democrático”? No meu tempo, quando aparecia um provocador no meio de manifestação, a gente punha ele pra correr. Quanto a PM (Guarda Municipal não havia quando eu era jovem), creio que está bem claro que classifico de brutal o seu comportamento.

      1. Jogar bomba ou qualquer ação de alto impacto, nessas situações, não é “democrático”, é perigoso, e contraproducente. Muito mais eficaz seria falar aos trabalhadores que ali chegavam e esclarecê-los sobre o absurdo aumento das passagens e das condições do transporte público, que lhes rouba tempo de vida. Sobre os provocadores, obviamente, não há controle. Muitos deles, e isso foi amplamente documentado nas manifestações de 2014 e 2014, provêm das próprias “forças de segurança”. Agora, não é por causa disso que vai se deixar de protestar contra esse aumento absurdo. Sobre este e muitos outros absurdos. Em resposta à bomba atirada na base da GM, houve uma resposta desproporcional com o lançamento de várias bombas de “efeito moral”. Os guardas estavam dentro da base, prontos para o ataque. Por que tanta predisposição? Se estavam tão atentos, por que não uma ação específica, contra quem lançou. Por que a generalização da repressão? Insisto que para uma avaliação acurada sobre o que ocorre nessas manifestações tem-se que estar lá. Grato por sua atenção.

  12. Ontem, uma multidão fez manifestação contra os aumentos de trem, metrô e ônibus. Mas, curiosamente, os manifestantes se dirigiram à prefeitura(?)! O correto não era protestar com o governador. Aliás, em diversas cidades de São Paulo, houve o aumento sem manifestação.

  13. Vejam aqui o que é muito pior que meia dúzia de garotos com cabeças-de-nego na mão: https://www.youtube.com/watch?v=MyeJPNX6bUw. Sem falar o aumento em si, que é uma bomba de alto teor no bolso dos pobres. E também a megatônica política econômica do Governo, que está demolindo empregos e esperanças. E os culpados são os garotos de preto atrás da Central do Brasil?

  14. PF DIZ A CARDOZO QUE NÃO HÁ FALTA DE DINHEIRO PARA LAVA JATO
    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/212671/PF-diz-a-Cardozo-que-n%C3%A3o-h%C3%A1-falta-de-dinheiro-para-Lava-Jato.htm

    “A ação do gestor (Superintendência da PF no Paraná) não adveio de escassez de recursos, e, sim, com vistas ao interesse público visando desonerar o erário”, escreveu Galloro.”
    VISANDO DESONERAR O ERÁRIO?????!!!!!! PF DEIXOU O CARDOZO NU EM PUBLICO!!!

    “Ministro disse nesta sexta-feira, 8, que “a resposta da Polícia Federal põe um ponto final nessa especulação, porque deixa claro que não havia falta de recursos que possibilitasse a interrupção dos serviços da Superintendência no Paraná nem que inviabilizasse a continuidade da Lava Jato”

    ATÉ QDO DILMA ACREDITA QUE VAI GOVERNAR SEM MINISTRO DA JUSTIÇA???

  15. Num momento político delicado no qual o país atravessa, a presidenta Dilma ao se manifestar pela reforma na previdência, insiste, infelizmente, em querer receber o seu diploma de “Idiota”.

    1. Além desta idiotia, há outras: segurar o preço dos combustíveis e fazer a Petrobras bancar; conceder subsídios e financiamentos monstruosos às empresas privadas e não exigir nadinha de inovação, manutenção de empregos e produtividade; adotar renúncia fiscal às indústrias obsoletas; não dar a mínima atenção às populações indígenas ameaçadas; não reagir à investida da mídia golpista; fazer uma política de conciliação de classes que não dá certo em lugar nenhum; não reagir às investidas criminosas das polícias estaduais; desmobilizar os sindicatos; e anuir com a privatização do serviço público. E a culpa disso tudo é dos rapazes de preto que jogam cabeças-de-nego nas manifestações. Vá entender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *