Se estatais dão lucro, privatizar é matar galinha dos ovos de ouro

Os números publicados hoje pelo Valor, registrando que são crescentes os lucros produzidos pelas grandes estatais, mostra o contrrassenso da corrida por privatizá-las que o atual governo desenvolve.

Foram R$ 132 bilhões, no ano passado, parte deles transferidos ao Tesouro na forma de dividendos.

Claro, influiu neste resultado não aó a paralisia dos investimentos feitos por elas como o “desinvestimento” representado pela venda de parte de seus ativos.

Ainda assim, desmonta-se o discurso de que elas são ralos de dinheiro público.

Não há nenhum projeto “estratégico” na alienação das empresas, há apenas a ânsia em “fazer caixa” para compensar a perda de arrecadação tributária que a estagnação econômica gera.

Vende-se o amanhã para pagar o hoje.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. É o tal de”liberalismo” apregoado pelos gravatinhas do mercado e sua mídia massiva que usa o Estado (nós,pagadores de impostos e da criação do patrimônio).
    Nos estates a terra dos sonhos desses sabujos ,ainda que lá sejam só “cucarachas”,a crise das hipotecas de 2008 foi contornada por participação do Estado e o dinheiro do Tesouro.
    Assim ,venderam na Argentina com o fantoche Macri ,a ilusão do desenvolvimento sem os populistas no governo.
    No Chile,tão propalado como o “paraíso” do liberalismo ,este se converteu num simples fornecedor de materia prima (cobre,frutas,etc) quantos produtos de alta tecnología são produzidos no Chile ?,nenhum,não é esse o perfil que o império deseja.E os aposentados e a capitalização das aposentadorías??hoje o Estado se vê obrigado a participar na renda dos aposentados lesados.
    Por que ainda hoje ,centenas de cidadãos chilenos estudam na Argentina (de graça)?????.
    O problema não são eles,os bandidos,é a massa IMBECIL que acredita no canto da sereia.

  2. Seria a mesma coisa que em época de grande desemprego fazer acordo com o patrão para ser demitido e receber o FGTS para pagar as dívidas. E depois como fica? Vai vender o que depois, os filhos, a esposa, a moradia?

  3. Eu já vi esta história no governo FHC . A vale , embratel , etc. etc , algumas teles superavitárias , etc, etc , .Os caras são os mesmo as idéias as mesmas . Voltaremos ao FMI com certeza , mas antes vamos torar as reservas .

  4. Brito, a missão desses canalhas é rapinar o Estado, tirando tudo o que tem de bom e lucrativo. Eles estão se lixando pra déficit público. Pra que deixar esse lucro todo nas mãos do Estado se ele pode ser “transferido” aos amigos a preços módicos??

  5. Eu sempre argumento que essa ideia louca de privatizar tudo como solução para a crise tem um grave problema: o que vamos fazer na próxima crise? Porque em Economia as crises chegam, sempre.

    1. Voltar a pedir dinheiro emprestado para o FMI, quem sabe até propor tornar-se colônia do Tio Sam, leiloar a Amazônia e abolir a abolição da escravidão. É o SONHO desse pessoal… :(

  6. E, a meu ver, o aspecto lucro, em casos como a Petrobrás e Eletrobrás, não é o fator mais importante

    1. Muito bem observado! Petróleo e eletricidade são ESTRATÉGICOS, não dá pra largar nas mãos do deus-mercado!

  7. O que o capitão e o Tchutchuca querem é privatizar os lucros para agradar aos banqueiros. O povo que se ferre.

  8. A ânsia em “fazer caixa” é a ganância diante da oportunidade de roubar trilhões do povo.
    Já vimos esse filme sob o título Privataria Tucana. Roubaram a Vale junto com o grosso dos incalculáveis recursos minerais do Brasil. E nós ficamos com os buracos, com os desastres ambientais, com as mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *