Se tirar Lula da eleição, a Justiça será julgada. Por Mauro Santayana

lulasantayana

De volta em seu blog, o implacável raciocínio do velho mestre Mauro Santayana:

Não se sabe se, sendo candidato em 2018, Lula seria eleito pela população.

Assim como não se sabe se, assumindo mais uma vez a Presidência da República, ele teria forças para resisitir a um novo golpe – inspirado de fora – semelhante ao que derrubou Dilma Roussef.

As intenções de voto que o colocam em primeiro lugar na preferência do eleitorado, da ordem de 35%, correspondem ao percentual histórico de votos da esquerda no Brasil, e anormal seria, considerando-se as circunstâncias políticas e o descarado lawfare movido contra ele pelo Ministério Público e a Operação Lava Jato, que o ex-presidente tivesse menos que um terco da preferência da população.

Considerando-se isso – que a esquerda está onde sempre esteve, do ponto de vista eleitoral, e que estrategicamente está sendo sustentada pela lei da inércia, que também funciona no universo político – o ex-presidente da República, para voltar ao Palácio do Planalto, precisaria enfrentar inúmeros desafios.

O primeiro deles o de romper a inação da esquerda, que parece determinada a existir apenas dentro de seus guetos e a deixar a iniciativa estratégica nas mãos dos adversários.

O segundo e mais importante, o de convocar a militância e seus simpatizanttes para a imprescindível quebra do discurso único, mentiroso e hipócrita que foi montado pela direita e a extrema direita nos últimos 3 anos, que vai não apenas da seletividade e exagero do Ministério Público e da República de Curitiba na campanha que movem contra Lula, a outros falsos paradigmas que não se sustentam moralmente, nem na realidade, como o do anticomunismo tosco, anacrônico, absurdo, abjeto e entreguista, viralatista, que tomou conta de parte da opinião pública, e outras calúnias e meias-verdades como a que dá conta de que o PT teria quebrado o país nos últimos anos quando ele deixou – sem aumentar a dívida pública-PIB com relação a 2002 – 340 bilhões de dólares – ou mais de um trilhão de reais – em reservas internacionais, nos cofres do Banco Central e quase 400 bilhões de reais no caixa do BNDES, sem falar na quadruplicação do Produto Interno Bruto e da Renda per Capita, ou na consolidação do Brasil entre as 10 maiores economias do mundo, por exemplo, nos anos em que esteve no poder.

No plano jurídico,a justiça alega – entre outras inúmeras tentativas lafontanianas de o lobo comer o cordeiro – que Lula ia comprar um apartamento em condições privilegiadas e que depois, para não ser apanhado – teria desistido no meio do caminho.

O seu principal concorrente nas eleições presidenciais do ano que vem recebeu 200.000 reais para sua campanha, recursos que teriam saído da JBS – mas também teria desisitido no meio do caminho e mandado “estornar” a quantia, e depois trocá-la por outro depósito do mesmo valor, dessa vez supostamente oriundo do fundo partidário da agremiação a que estava filiado à época.

Isso quer dizer, seguindo o raciocínio – com o qual não concordamos – esdrúxulo e retorcido do Juiz Moro e do Ministério Público – que tanto um como o outro iam cometer, como no filme “Minority Report” – um “crime futuro”, mas desisitiram, mudando de rumo, para não ser apanhados com a boca na botija.

Com a diferença de que um deles, Lula, foi condenado a quase 10 anos de prisão – que o MP quer converter agora em mais de 20 – e o seu principal concorrente sequer foi investigado por ter recebido, e depois “estornado”, por meio de seu partido, dinheiro originado de uma empresa que financiou campanhas políticas e candidatos de todas as tendências e que depois se transformou em símbolo e sinônimo de corrupção aos olhos da opinião pública, no contexto da geléia geral macartista da hipócrita e desestabilizadora caça às bruxas instaurada no Brasil nos últimos 3 anos.

Dito isso, quem de direito pode colocar ordem na casa e diminuir o grau de interferência da justiça sobre o processo político, que foi fundamental, também do ponto de vista doutrinário, para o êxito do golpe jurídico-midiático-parlamentar de 2016, e permitir um mínimo de condições para que se façam eleições presidenciais limpas, com a presença de todos os candidatos que disputam o cargo, garantindo que o mais votado, qualquer que seja ele, chegue ao Palácio do Planalto.

Ou pode permitir , em uma decisão já praticamente antecipada aos quatro ventos, que se condene Lula em segunda instância por esse e por outros supostos “crimes” absolutamente surreais – como se um sujeito que ocupou por oito anos o cargo de Presidente da República fosse se vender por um apartamento que não recebeu ou em troca de um imóvel emprestado, durante alguns anos, principalmente quando se quer relacionar essas tremendas “propinas” a vantagens supostamente obtidas em negócios com a Petrobras, cujo faturamento passa de 300 bilhões de reais por ano – o que equivaleria a uma intervenção direta da justiça no processo político-eleitoral brasileiro, e no próprio resultado do pleito de 2018.

Ao fazer, ou permitir que isso ocorra, o Judiciário – considerando-se o que indicam as pesquisas de opinião – a reboque de uma parcela do Ministério Público parcial, partidária e irresponsável – não apenas entregará o país ao fascismo em 2019, aceitando alterar conscientemente o curso da História, impedindo a sagrada, livre, democrática, manifestação da soberania popular por meio do voto, como será, por isso, implacavelmente julgado, e, com certeza, condenado pela própria História no futuro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

60 respostas

  1. Então era tudo mentira! Nos governos Lula e Dilma não roubaram nem um pouquinho da Petrobrás (Diretores nomeados por quem? e para quê?), a devolução de dinheiro de Bancos Suiços por parte de alguns deles foi um teatro, a Odebrecht não deu nem um tostaozinho para o PT, os pobres comiam mesmo só filé e andavam de avião o tempo todo! Pasadena foi “um nada”, uma bobagem! Perdoar dívidas de países com Ditadores Africanos também foi questão de solidariedade (dinheiro que saiu só em parte, lavagem de dinheiro p/campanha política e paraísos fiscais? Não, de jeito nenhum! )
    BNDES também só emprestou para quem desenvolveu mesmo nosso país, …ah financiamos portos em Cuba? Mas são nossos aliados contra o capitalismo! O Brasil pode esperar!
    Sou servidor público e independente do que dizem os blogs coxinhas ou dos mortadelas, ou dos petralhas ou a TV Globo, senti e sinto no bolso e na vida o peso do governo Petista e seus aliados, que continuam no poder e tentando nos prejudicar tanto quanto esse maldito PTraíra!

    1. Acredito que o senhor deva ser funcionário público recente, deve ter entrado em algum concurso neste governo petista que agora está criticando. Digo isto, porque se já fosse servidor, como eu, no governo FHC, teria, com certeza opinião diferente. Foi no governo do tucano que os servidores sofreram as maiores perdas como o fim dos anuênios, licença-prêmio, incorporação de gratificações, etc..
      E agora sob o governo golpista voltamos a sofrer ataques como o aumento da alíquota do INSS. Já está mais do que demonstrado e provado que em todos os governos de direita (seja na esfera municipal, estadual ou federal) o servidor público é sempre o primeiro a ser perseguido e tomado como bode expiatório dos males da administração. Portanto, meu caro, a menos que você goste de sofrer, pense nisto e reflita um pouco antes de criticar um governo que não tirou nenhum direito dos servidores e ainda promoveu vários concursos para suprir as carências do setor público deixadas por FHC.

    2. Os esquemas de corrupção das grandes empreiteiras existem desde os anos 50 do século passado, mas só foram investigados agora para serem usados como arma política contra a esquerda. Para se saber se Lula e outros petistas estavam envolvidos basta ler os autos dos processos e das investigações contra eles. É simples e objetivo. Se houver provas eles estavam envolvidos, se não são inocentes. Como não há prova nenhuma depois de 3 anos de investigação contra Lula, como ocorre em qualquer país civilizado, o correto seria que ele fosse inocentado. Mas como estamos no Brasil… Obs. Eu lí os autos do processo.

    3. Fio, só pra seu entendimento, o que vc está sofrendo no bolso AGORA, é graças ao golpista sujo do temer.
      Quer um exemplo? A alta constantes dos combustíveis, ninguém fala nada.. Vai lá bater panela por conta disso pelo menos, quero ver se tem culhão pra isso!

    4. Você falando de Pasadena enquanto esses marmotas que te representam tão vendendo o pré-sal por quatro centavos o litro de óleo leve que as reservas contém. Parabéns, seu raciocínio merece um prêmio. Pena que não é o Prêmio Darwin da Seleção Natural

    5. Claro que ele não acha o porto errado. O Mauro Santayana é oriundo da Rádio Havana, um profissional em espalhar as mentiras e as deturpações que interessam à ditadura socialista assassina e seus filhotes bolivarianos. Destaques do artigo acima:
      – Tentativa de minimizar o desastre da dívida e da baderna deixadas pelo PT.
      – Tentativa de comparar a doação eleitoral de 200 mil com os bilhões que o PT expropriou do Brasil (eles não roubam, expropriam; não matam, justiçam).
      – Tentativa de defender o Lula na base do “acharam tão pouco”. Por essa lógica torta, o assaltante do banco só pode ser preso se você achar tudo que ele roubou, quem esconder bem a grana pode roubar à vontade. E é esse tipo de cara, com esse tipo de raciocínio e com o currículo que ele tem, que quer julgar o Judiciário.

      1. Cada dia aparecendo mais tarde no trabalho. Hummm não sei não. Vai acabar perdendo a boquinha
        tic tac tic tac
        Já comprou passagem pra maiãmi, acho que vai precisar….Quer dizer so Trump deixar…
        tic tac tic tac
        imagina que parceria os anticastristas com os antipetistas
        tic tac tic tac
        A idade média vai parecer algo bem menos trevas do que essa dimensão anticomunista em que os acéfalos ensistem em viver.
        tic tac tic tac
        os acelomados do mbl/rl vão perder a boquinha e vão ter que rebolar, rebolar, rebolar

      2. Raivinha né ?!!! Pode espernear bastante que o PT vai voltar ao poder, embora preferisse o Ciro ninguém tasca essa eleição de 2018.
        Só espero que vá o Lula ou um poste mais qualificado que a Dilma.
        De resto, pode espernear bastante enquanto não cortam sua energia por falta de pagamento, filhote do mbl.

      3. Arnrestinha
        Sua mãe já está disponível? E sua mulherzinha? Mande-as. Preciso fazer uma mènage com elas.
        Pode ser também um boquetaço. Elas são demais.
        XIBUNGO DESCARADO !

      4. Mauro Santayana é um pseudo-intelectual, pois ao se colocar como intelectual de esquerda, se esquece que ou o sujeito é intelectual, ou é de esquerda. Não dá pra ser as duas coisas.

        1. sempre divertido ver um analfabeto funcional e um analfabeto político empostando a voz para falar de intelectual, esquerda, etc.. É como remediado falando de luxo, tem o mesmo efeito…
          tic tac tic tac
          já encontrou o príncipe encantado para tomar outra surra nas urnas..
          tic tac tic tac

    6. Vê voltou Adirsa
      Sua mãe taí? Sua mulherzinha? Mande-as aqui pra me fazer um boquetezinho.
      Tá com raivinha é XIBUNGO?
      Vai destilar sua raiva em outras paragens, filho de puta !

    7. Cê voltou Adirsinha ?
      Sua mãe taí? Sua mulherzinha? Mande-as aqui pra me fazer um boquetezinho.
      Tá com raivinha é XIBUNGO?
      Vai destilar sua raiva em outras paragens, filho de puta !
      Filho de uma arrombada !

    8. Adirson, vc é tão sem noção que dá até desânimo fazer um comentário sobre o monte de imbecilidades que vc vomitou.

  2. Apenas para relembrar. Nelson Mandela ficou preso em uma cela e penitenciária de segurança máxima na África do Sul por 27 anos. Sai da cadeia e foi eleito presidente da África do Sul.

  3. Perfeita a análise de Santayana…Na minha modesta opinião, peca apenas no final, quando sugere que o “Judi$iário Golpista será julgado e condenado pela História no Futuro “…E desde quando a Ca$ta Jurídica Golpista está PREOCUPADA COM O “JULGAMENTO FUTURO DA HISTÓRIA” ? É, ingenuidade ameaçar IMORAIS, com o “JULGAMENTO FUTURO DA HISTÓRIA”!!!O Futuro que interessa aos MILHÕES DE DESCAMISADOS, é AGORA !!! O Futuro de quem está perdendo todos os direitos Trabalhistas, é AGORA !!! O Futuro de um País que está perdendo suas RIQUEZAS E SOBERANIA…é AGORA !!! É AGORA QUE TEMOS DE INTERROMPER O A$$ALTO PROMOVIDO PELO GOLPE !!! No “FUTURO”…nossos NETOS poderão sim dizer: “QUE FILHOS DA PUTAS E COVARDES FORAM NOSSOS AVÓS QUE PERMITIRAM QUE NOSSO PRESENTE SEJA DE UM PAÍS SUBDESENVOLVIDO E COLÔNIA AMERICANA” !!!

  4. Ernesto, Alisson, Adirson…bolsonazis da facção evangélica ( malafaia, pastor everaldo ) ou da facção francischini ?

  5. Mais uma postagem tentando nos explicar que Lula está acima da Lei e que possui o direito faraônico, ou divino, de ser candidato, ainda que criminoso condenado em segunda instância.

    1. Warinha
      Cê voltou menina ? Tá discutindo política, meu bem ?
      Vamos falar de coisa séria. Mande sua mãe e sua mulherzinha. Marquei com elas uma SURUBA a três. Elas devem estar excitadas. Faz tempo(15 dias) que não fazíamos “isso”.
      NÃO ESQUEÇA!
      XIBUNGO !

    2. acima da lei só teus últimos candidatos derrotados nas urnas, Careca, Santo, Pó para Governador

  6. No interior de Minas, um velho agricultor olhou para mim admirado quando falei algo a favor de Lula. Admirado, porque ele já entendeu que existe uma luta de classes e que não sou da classe de Lula. Ele retrucou com um ar indignado: “Se tirarem o Lula, não vou votar em ninguém. Não voto mais em ninguém!”

      1. Warinha
        Cê voltou menina ? Tá discutindo política, meu bem ?
        Vamos falar de coisa séria. Mande sua mãe e sua mulherzinha. Marquei com elas uma SURUBA a três. Elas devem estar excitadas. Faz tempo(15 dias) que não fazíamos “isso”.
        NÃO ESQUEÇA!
        FILHO DE PUTA!

    1. Só que com esse povo amorfo e domesticado pela Rede Globo,derramamento de sangue é algo que muito dificilmente irá acontecer.

  7. A falta de mobilização para derrubar esse governo ilegítimo tem origem numa esperança: a esperança de que em 2018 esse pesadelo acabe e Lula eleito consiga o milagre de reverter a situação em que esses canalhas estão colocando o país. Aguentando calados o chicote no lombo esperando o dia da redenção…
    Não se enganem parlamentares, juizecos e procuradorezinhos de MERDA; se tirarem a última esperança, a única coisa que ainda resta ao POVO, a ‘coisa vai feder’ pros seus lados. Não duvido nadinha de que possa correr até sangue…

    Não digam que eu não avisei… As suas mortes (física ou moral, tanto se me dá) serão apenas e tão somente LEGÍTIMA DEFESA.

  8. Esperar algo de civilizado desse judiciário que tem como ícones nomes como moro, bretas, carmen lucia, Gilmar, celso de melo e congêneres é acreditar na volta do Cristo…balela pura.

    Ou se toma as ruas e se derrama muito sangue impuro ou a escravidão que já voltou só vai se avolumar. Mas o que esperar de uma população que só se mobiliza via twiter ?

    Um povo que não se importa com o esfacelamento do futuro da nação perpetrado pela pior escória que já ascendeu ao poder mas que é capaz de perseguir até a morte se necessário for quem verbalizar uma frase racista ( e odienta ) . Nada contrário, pois o Waack deveria responder a processo criminal ( embora o judiciário branco ou embranquecido a fórceps jamais o condenaria) mas cadê o ativismo em coisas mais concretas ?

  9. O PR pode até ter participado de desvio de dinheiro público e o PSDB não fez o mesmo??? Há uma diferença, porém, ou seja, o PMDB e o PSDB estão acabando co. Todas as conquistas e direitos dos trabalhadores e a população de direita e de extrema direta não enxergam que ela será a mais prejudicada.

  10. Nem vou comentar o que esses otários com uma panela enfiada no fiofó vomitam por aqui. Mas se alguém souber a resposta de como pode existir gente tão burra e tão canalha como esses FDP, favor me informar.

  11. BRITO, atenda ao pedido da maioria: BLOQUEIE definitivamente esses asquerosos inúteis. Eles não tem nada a oferecer, é a mesmice de sempre. Ninguém aguenta mais a canalhice desses otários. Sou paciente com a burrice alheia, mas esses chatos já encheram o saco.

      1. Alisson-Tisso/Ernesto/iSKRA-Borgas-Bator/Capiau = todos trolls pitbulls protegidos pelo articulista do blog.

  12. Essa turma da “justiça ” não está preocupada com futuro . A grana tem que entrar agora , os acertos são a vista , quiça antecipado pois só tem caloteiro .

  13. Manter estes comentaristas de aluguel é repetir a frouxura do Zé e de muitos outros. Democratismo que vá à PQP…

  14. Em.breve comentaristas de aluguel assumirão seu empregos intermitentes…o famoso funcionário prateleira….e quando perderem a serventia…..darão o rabo por aí…..se é que já não estão fazendo isso…..oh vida inútil e sem valor ser comentarista pró MBL….

    1. Talvez porque vocês não queiram o contraditório,mas sim só irritar e provocar os usuários daqui. Nenhum diálogo teu e de seus parceiros tem algo de minimamente sensato e inteligente. Só provocações e repetições de baboseiras.

  15. Enquanto esses vagabundos estiverem escrevendo aqui no Tijolaço, eu estarei respondendo com textos de baixíssimos calão, até eles se retirarem ou que sejam bloqueados. Para o bem de todos, autorizo o Fernando Brito a me bloquear junto com os CANALHAS!
    Tenho paciência. Sou aposentado , tenho tempo de sobra.
    Peço desculpas à maioria dos que aqui escrevem.

  16. Sergio, vc não precisa se bloqueado!
    Apenas defenda suas idéias con respeito e civilidade, como fazem aqueles que vc repetidamente ofende de forma adolescente…

    1. Capiau
      Mande sua mãe ou sua mulher chupar meu pau.
      Não quero nenhum tipo de prosa com você, filho da puta!
      Vá procurar uma rola xibunguinho!
      Vá tomar no centro do CU !

        1. Warinha , Arnesta, Capiau e os demais XIBUNGOS.
          Mande suas mães ou suas mulheres chupar meu pau.
          Não quero nenhum tipo de prosa com vocês, filhos da puta!
          Vão procurar rolas xibunguinho!
          Vão tomar no centro dos CUS !

        2. Se o Fernando permite aberrações como você e seus parceiros capiau,ernesto e cia,porque não permitiria que o Sérgio ou qualquer outro mandasse você pra aquele lugar?

  17. Mauro Santayanna é mestre e disso nenhum de nós tem dúvida. Mas os mestres também estão sujeitos a cometer erros. E um dos erros do mestre citado é considerar que, após 12 anos de tentativas de golpe, 4 anos de um golpe em curso e 3 anos de implacável perseguição e caçada judicial contra o Ex-presidente Lula, de intermináveis tentativas de aniquilar e proscrever o PT e toda a Esquerda Política Democrática com viabilidade eleitoral, Lula figurando com – no mínimo – 35-36% das intenções de votos esteja no lugar onde a Esquerda sempre esteve.

    O trecho abaixo mostra que mesmo alguém com a experiência e conhecimento de Santayanna está sujeito a cometer erros básicos de análise.

    “As intenções de voto que o colocam em primeiro lugar na preferência do eleitorado, da ordem de 35%, correspondem ao percentual histórico de votos da esquerda no Brasil, e anormal seria, considerando-se as circunstâncias políticas e o descarado lawfare movido contra ele pelo Ministério Público e a Operação Lava Jato, que o ex-presidente tivesse menos que um terço da preferência da população.

    Considerando-se isso – que a esquerda está onde sempre esteve, do ponto de vista eleitoral, e que estrategicamente está sendo sustentada pela lei da inércia, que também funciona no universo político – o ex-presidente da República, para voltar ao Palácio do Planalto, precisaria enfrentar inúmeros desafios.”

    Tanto a tese como a hipótese/premissa estão equivocadas; portanto a conclusão só pode ser equivocada. Se o IBOPE e outros institutos controlados pelos golpistas apontam Lula com, no mínimo, 35-36% das intenções de voto (num universo eleitoral em que apenas cerca de 75% dos votos são válidos, excluindo brancos e nulos) isso quer dizer que, na estatística desses institutos golpistas, o Ex-Presidente Lula têm, no mínimo, 47% dos votos válido, com viés de crescimento. Depois das fraudes perpetradas pelo DataFolha e outros institutos ligados ao golpismo da direita, um pesquisa feita de forma honesta e científica deve mostrar o Ex-Presidente Lula com mais de 40% das intenções de voto (ou mais de 53% dos votos válidos). Há mais de dois meses tenho comentado que Lula já superou os 45% das intenções de voto (605 dos votos válidos) e a continuar na toada atual, quanto mais o perseguirem ,mais ele crescerá, podendo atingir 70% dos votos válidos em outubro do ano que vem, vencendo a eleição no primeiro turno.

    Dizer que cerca de 1/3 do eleitorado vote em Lula, independentemente do que se apure contra ele, é chamar de fanáticos os que declaram votar no Ex-Presidente operário; definitivamente, esse não é o caso. Ao contrário, são as pessoas mais politizadas, mais bem informadas e com maior capacidade de análise, além da classe trabalhadora – que mesmo sem muita instrução formal se mostra politizada e consciente – que formam o eleitorado de Lula. O PT tem seus defeitos e erros; mas erram os que afirmam que o partido está liquidado ou que a inabilitação política do Ex-Presidente Lula pelo tapetão judiciário inviabilize uma candidatura competitiva do partido. No jogo político, é claro que, oficialmente o PT não admitirá possuir ‘plano B’, além da candidatura do Ex-presidente Lula, pois isso significaria capitular diante dos abusos, ilegalidades e crimes cometidos pelas hostes golpistas do sistema judiciário, para tirar o Ex-Presidente da disputa da próxima eleição presidencial. Mantendo as fichas em Lula, o PT e a Esquerda transferem á responsabilidade o ônus político de inabilitá-lo para as ORCRIMs judiciárias. E o mundo está de olho na perseguição e caçada judicial que fazem contra o Ex-presidente operário; o sistema judiciário brasileiro está na lama e na fossa e não goza de qualquer credibilidade e respeito perante o mundo; inabilitando Lula, esse sistema judiciário chafurdará ainda mais nessa lama e esgoto fétidos em que se encontra.

    Inábil e antipático – por falar demais e na hora errada – Ciro Gomes não obterá os votos dos eleitores de lula, caso o Ex-Presidente seja impedido de disputar a eleição presidencial. O PC do B, com Manuela d’Ávila – por mais nobres e legítimas que sejam as intenções – não conseguirá mais do 2-3% dos votos. O PSOL, que se pensa uma ‘esquerda puro sangue’, sem as ‘máculas’ pragmáticas que acometeram o PT, não possui em suas hoste qualquer candidato viável, capaz de conseguir percentual de votos além de um dígito. A REDE da hipócrita Marina Silva está tão viva quanto o PSDB.

    A direita não tem candidato e não há perspectivas de que consiga fabricar um Collor ou um João dória até agosto do ano que vem. Jair Bolsonaro – esse boquirroto nazifascista e incompetente assumido – não é, nunca foi e não será o candidato da direita ‘cheirosa’ e ‘pó-de-arroz’, além de não ter a simpatia do PIG/PPV, que não demoliu até agora porque ele ainda se mostra necessário a fazer o papel de anti-Lula. Alguns analistas consideram que uma suposta legião milionária de seguidores doe boçalnaro nas redes sociais digitais façam com que el tenha vôo próprio e não dependa ou não esteja sujeito a ser derrubado pelos ataques do PIG/PPV, quando estes veículos lhe apontarem a pesada artilharia. Bolsonaro, assim como Marcello Crivella, atual prefeito do Rio, não foram fustigados para valer. Se o PIG/PPV tivesse usado, desde o início, artilharia pesada contra Crivella, ele não teria sido eleito; o esboço que fizeram contra o bispo licenciado da IURD foi apenas para mostrar que os veículos da mídia golpista têm munição suficiente. Na verdade NENHUM veículo do PIG/PPV desejava que algum candidato que pudesse representar a Esquerda (no caso Marcelo Freixo, do PSOL) vencesse a eleição numa grande capita, como o Rio. eleito prefeito, a Globo e outros veículos selaram um pacto de não-agressão com o pastor-bispo-licenciado da IURD; não se vêem matérias ou editoriais contundentes contra Marcelo Crivella, assim como não se vêem, não se lêem e não se ouvem notícias sobre a exploração de espaços públicos pela Fundação Roberto marinho, como o Museu de arte do Rio e Museu do Amanhã. Nem Crivella nem os veículos do PIG/PPV dão qualquer notícia sobre o ‘queridinho’ Eduardo Paes, hoje ‘refugiado’ em mansão no exterior, que está sendo preservado e cevado para disputar o governo do estado na próxima eleição.

    1. Apesar de meu posicionamento político ser muito diferente e divergente do Santayana,eu o respeito e admiro muito.

      E só discordo da parte que o Ciro não herdará os votos de Lula,os dois evidentemente não se bicam mas na hora que o Lula for barrado pelo golpe,não tenho nenhuma duvida que apoiara Ciro e transferira seus votos integralmente pra ele.

      E não duvide do que a mídia é capaz e do que pode fazer. Ela já mostrou que é capaz de tudo,e tem muita influência(assustadora demais pro meu gosto) sobre uma parcela maciça da população.

  18. E importante observar como agora certos jornalistas da grande midia, principalmente os da Folha de São Paulo estão tratando aquela carnificina congressual de 2016 literalmente como golpe parlamentar. Nossa, tinham tantos cuidados em suas menções para justificar o impeachment e agora a maioria os retrata como um verdadeiro golpe. Porque será? O golpe, sem sombra de dúvidas, foi encomendado, tramado e projetado junto as mídias em geral. Agora alguns tentam tirar o corpo fora mas o efeito devastador da maior vergonha do século no Brasil ninguém vai conseguir apagar. Não venham pousar de santos, senhores jornalistas, o que foi feito está feito, vocês foram diretamente responsáveis por este desgoverno que está aí. Tratem de extermina-los pelo bem de todos que os acompanham.

    1. Com certeza esse não é o caso do Mauro Santayana, que não é da Folha de S. Paulo e foi limado da grande imprensa justamente por não se vender e não aceitar se curvar aos patrões.

  19. Irretocável, como sempre, a análise de Santayana, baseada exclusivamente em dados fáticos e não em especulações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *