Santayana: asilo de Snowden é armadilha diplomática

O Brasil nunca foi inimigo dos Estados Unidos da América.

A Guerra da Independência que aquele país viveu no final do século 18 foi a inspiração para muitos que desejavam a libertação do Brasil da situação de colônia de Portugal.

Foi, até mesmo, “guru” de estudantes brasileiros na França, que sonhavam com a independência e república no Brasil, embora suas ideias republicanas fossem cheias de limites.

O inverso, porém, não é verdadeiro. Os EUA é que sempre cultivaram, desde a Doutrina Monroe, pretensões de suserania sobre o Brasil e toda a América Latina.

Um suposto antiamericanismo de governos de esquerda, aqui e em outras partes do mundo, sempre foi uma desculpa para a subversão da ordem democrática e a imposição de regimes autoritários e dóceis à colonização econômica.

A “onda” sobre um pedido de asilo que Edward Snowden não solicitou ao Brasil se encaixa neste tipo de armação.

Não que ele não tenha o direito de pedir e o Brasil de conceder.

Mas desqualifica, até por um suposto acesso a informações “secretas” que não nos interessam absolutamente – o que exigimos é que nossas informações reservadas não sejam espionadas, não bisbilhotar os outros – a ação brasileira – correta, firme e bem-sucedida – de ser um dos líderes do protesto contra esta espionagem.

É isso que Mauro Santayanna, com a lucidez e a experiência dos anos de observador da política – a interna e, especialmente, a das nossas relações externas mostra, em excelente artigo que reproduzo abaixo:

*

O Brasil e o asilo a Snowden

Mauro Santayana

Um dos principais assuntos da semana, foi a realização de uma reunião da Presidente Dilma, para analisar o asilo a Edward Snowden, em troca de informações sobre as atividades de espionagem da NSA contra cidadãos e autoridades brasileiras.

O assunto surgiu a partir de uma “carta aberta” de Snowden ao povo brasileiro, publicada na “Folha de São Paulo”, e do lançamento de uma campanha em defesa do asilo a ele, com a coleta de assinaturas e o uso de máscaras que reproduzem sua face.

O texto renovou as denúncias a propósito dos riscos que corremos – nós e pessoas de outras nacionalidades – de termos nossas comunicações interceptadas, todos os dias, e de sermos até mesmo chantageados pelos EUA, por nossas atividades na internet.

Ela foi, também, uma mensagem de gratidão ao governo brasileiro, pela atenção dada às denúncias e pelo empenho demonstrado, nas Nações Unidas, para atuar com firmeza em defesa da privacidade como um direito fundamental de todo ser humano.

O que mais chamou a atenção, no entanto, foi a parte em que Snowden afirmava, com relação às investigações que estão sendo realizadas pelo governo brasileiro:

“Expressei minha disposição de auxiliar quando isso for apropriado e legal, mas, infelizmente, o governo dos EUA vem trabalhando arduamente para limitar minha capacidade de fazê-lo, chegando ao ponto de obrigar o avião presidencial de Evo Morales a pousar para me impedir de viajar à América Latina. Até que um país conceda asilo político permanente, o governo dos EUA vai continuar a interferir com minha capacidade de falar.”

Esse trecho foi interpretado como uma espécie de barganha, por meio da qual Snowden estaria oferecendo sua colaboração e informações, em troca de eventual concessão de asilo, pelo governo brasileiro.

Hipótese que foi rapidamente desmentida pelo jornalista Gleen Greenwald, espécie de porta-voz oficioso de Snowden, que afirmou, que, na verdade, ele estaria apenas explicando sua impossibilidade de vir ao Brasil pessoalmente, devido à implacável perseguição que lhe é movida pelo governo norte-americano.

Ao tratar o assunto como uma questão de Estado, o Brasil poderia estar superestimando o fato e caindo em uma armadilha diplomática e institucional. O asilo a Snowden, só se justifica por razões humanitárias, caso estivesse correndo risco de vida, na Rússia, onde está agora, o que não é o caso. Aceitá-lo, em troca de informações, equivaleria moralmente a equiparar-nos aos EUA, fazendo o que eles fizeram conosco, que foi meter o bedelho em nossos assuntos internos.

A mensagem mais importante da carta de Snowden está no final, quando ele declara:

“Se o Brasil ouvir apenas uma coisa de mim, que seja o seguinte: quando todos nos unirmos contra as injustiças e em defesa da privacidade e dos direitos humanos básicos, poderemos nos defender até dos mais poderosos dos sistemas.”

capitol

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Tem palhaço querendo ver o circo pegar fogo! Dilma não vai escorregar nesta casca de banana. A espionagem e sua divulgação já custaram muito caro para os EUA e Brasil . Ta na hora de baixar bola e afinar as relações entre os países , que pode ser mutuamente proveitoso.

  2. Discordo completamente de Fernando Brito e Santayanna.
    Se Edward Snowden solicitar asilo ao Brasil, acredito (como militante esquerdista e brasileiro) que o país deve conceder.
    Fernando Brito ao escrever: “(..)suposto acesso a informações “secretas” que não nos interessam absolutamente” perde-se no contexto. Snowden possui muitas informações que interessam ao Brasil. Foram muitas licitações promovidas por entes públicos e de economias mistas as quais empresas estadunidenses ou com acionistas dos EUA ganharam, e muitas são extremamente estratégicas. São licitações que ocorreram durante os governos de FHC, Lula e Dilma. Agora se alguém fez algum negócio às escuras, deve pagar (não importa a qual governo pertença).
    Mauro Santayanna também erra ao escrever:”(…)Aceitá-lo, em troca de informações, equivaleria moralmente a equiparar-nos aos EUA, fazendo o que eles fizeram conosco, que foi meter o bedelho em nossos assuntos internos.” Demonstra que o Brasil, caso siga as “recomendações” de Santayanna, vira um placebo de esquerdismo (Só existe no nome mas não tem conteúdo químico). O Equador deu asilo a Assange pelo mesmo motivo. a ALBA também já declarou favorável ao asilo de Snowden. Infelizmente nós temos alguns que se dizem progressistas mas são capachos dos EUA. Estão aqui só para manter a posição de favorecimento aos EUA. São PLACEBOS.

  3. O único problema é que se Snowden vier ao Brasil correrá sempre o risco de ser assassinado.
    Não, não pela CIA, NSA e afins: a canalha fascista tupiniquim providenciará uma fila de seus assassinos de aluguel para destruí-lo e agradar aos patrões do “north”.
    Melhor que permaneça na Rússia onde está mais seguro e a CIA incompetente jamais logrará encostar-lhe as mãos.

    1. Não digo que não teríamos condições; caso é que temos coisas muito mais urgentes para fazermos pelo BRASIL. Não podemos nos dar ao luxo de gastar essa nota preta com escoltas, agentes, aparatos, para protege-lo, né?

      1. Vilasboas, acho que seria inútil, mesmo com qualquer aparato protetivo.
        A quem serve a PF?
        A quem serve a Abin?
        Sei, não, meu caro, mas acho que seria entregar de bandeja para os Eua…
        Melhor não correr riscos desnecessários. Se Snowden quiser passar umas férias aqui, visitar seu amigo, acho que até daria, mas morar, com residência fixa…é fria

  4. Eu sou favorável que se trabalhe nos bastidores, com inteligência e coragem mas com diplomacia; por isto, votei no LULA. Jamais votaria em radicais de esquerda nem em direitistas empedernidos. Para que desgastes e enfrentamentos se podemos ter resultados melhores, confabulando estrategicamente e minando-os, aos poucos, pelas costas? Como fazem conosco; viviam dizendo-se amigos, amistosos e nos ferravam na surdina. Tem que ser feito assim, como Putin faz de maneira esplêndida. Esse radicalismo de esquerda, nunca nos levou a lugar algum. Agora que o trabalhador brasileiro tem uma chance de falar de igual para igual, não podemos correr o risco de insuflarmos o caos e perdermos de vista o real que é: A CONSOLIDAÇÃO da democracia brasileira.

  5. talvez, só talvez… entre os BRIC’S tá rolando um banco porque não um centro de inteligencia e proteção aos mesmos…

    1. Um “talvez” importantíssimo a se pensar.
      Acho que a Rússia e China (ênfase para a primeira) poderiam nos ajudar bastante. Mas confesso, tristemente, que não consigo ver a contrapartida…Nem os Sukois compramos deles.
      A China já fabrica seus próprios Sukois e poderiam ajudar muito. Infelizmente compramos os Gripen da Suécia que não passa de um outro quintal americano.
      Temos que nos aliar ao “outro” bloco…Temos que nos aliar, definitivamente, ao Brics.

  6. Esqueci:
    minha opinião é um pouco do que se pode entender nas entrelinhas do artigo de Santayanna; amo de paixão! Não precisamos mesmo, de confrontos desgastantes e mais: não podemos perde tempo, há muito o que fazer, no BRASIL!

  7. O problema não é o Brasil conseder asilo, más o Snowden pedir ao Brasil. Ele vim pra cá , seria a mesma coisa que esconder uma ovelha na toca do Lobo. Se brincar, a propria Policia Federal brasileira ,ia ajudar a CIA ,a sequestra-lo e leva-lo para os EUA.

  8. Nossa mídia é austuuuuuta… Enquanto inventa um assunto que não existe (Snowden), nossa imprensa oposiocista procura o governador mineiro-quase-candidato-tucano Aecio Neves há 10 dias para falar sobre o desastre que se abateu sobre sua responsabilidade, mas parece que perderam o endereço do palácio… Pena… Eu queria TANTO saber a opinião dele sobre desabrigados… Mas acho que não preciso – na primeira garoa no Rio, eles vão cair matando em cima do Sergio Cabral…

  9. concordo com FB e Santayana, e tem mais o Brasil tem as FFAA que lambe-botas dos americanos, a PF tem um quadro no minimo 50% podres e trairas que servem ao PSDB e amigos??? temos um PODRE JUDICIARIO, vejam os ultimos exemplos do STJ, STF, CNJ, PGR, MPF e TJs…..um balcao de negocios pior que feira livre!!! fora os politicos corruptos que servem os interesses do TIO SAM!!!!
    Fique na RUSSIA, pois ai os EUA nao mexe, senao se fuck!!! quanto ao Brasil da elite podre, vc seria entregue no mesmo dia!!!

  10. Este cara é filhote da Máquina Administrativa dos Estados Unidos.
    Ele sabe o que esta fazendo, fique onde está…que esta de bom tamanho.
    Se lhe faltar opções fique com a alcaida. Ou vá para o Vaticano.

  11. Lógico que é uma armadilha! E nós não temos o “poder dissuador” da Rússia (a bomba atômica). Deixa o rapaz quieto por lá mesmo (por mais que ele queira um calorzinho tropical :)…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *