A sangria de Temer ainda vai longe, muito longe

sangria1

Daqui a pouco, às nove da manhã, chega à Câmara a denúncia contra Michel Temer por corrupção.

Como mostrou, ontem, a votação da reforma trabalhista no Senado, também na Câmara, hoje, o quadro é o de recusa da autorização do processo contra o ocupante do Palácio do Planalto.

Mas outro processo, o de sangramento político de Michel Temer, não tem como ser recusado, porque  acontece numa escala que já deixou de ser administrável.

Não apenas porque há novos áudios e delações no horizonte como, sobretudo, porque ele chegou ao ponto do “anti-teflon”: tudo o que se lançar, verdadeiro (e muito há) ou falso, nele grudará.

Há. portanto,  possibilidades de que, de uma hora para outra, tudo degringole e ele tenha uma morte súbita. Mas, como provam os fatos, a agonia tende a ser mais longa.

Mas há, também, alguns indicadores de que a onda policialesca possa perder força e a nova Procuradora Geral da República – pela sua trajetória não dá para reduzi-la a uma mera assecla de Michel Temer – parece  antecipar algum grau de limite sobre a “República de Curitiba” – algo que a decisão do TRF ao absolver João Vaccari, condenado com base apenas em declaração de delatores premiados.

Sob Janot, as vedetes da Força Tarefa da Lava Jato, tiveram total leniência para assumirem papel nitidamente político, ao darem palpites até sobre a transcendência de Deus.

Não há duvida de que a deterioração política vai continuar; há alguma esperança de que freie-se a deterioração institucional e há alguma incerteza se a única “unanimidade” do Governo Temer – unanimidade entre os conservadores, “mercadistas” e os “patistas” fiespinos, bem entendido, possa ser rompida.

Mas isso é assunto do próximo post.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. Um presidente de república que se preze precisa ter respaldo político e isto Temer tem de sobra. Seus conchavos, acordos e conluios são quase indestrutíveis. Dilma por muito, mas muito mesmo, foi arrancada do poder como se criminosa fosse. Este aí,que o crime é evidente ,consegue se equilibrar garbosamente, graças a seus asseclas do mesmo quilate do envolvido sem dar a mínima para quem os escolheu. Eta políticazinha asquerosa essa que temos.

    1. Foi pedir licença pra discordar do amigo. Na minha opinião, O Brasil está apenas começando. Quando em 1808 a corte portuguesa veio pra cá, o Brasil tinha 3 milhões de habitantes. Os governos, historicamente, são marcados pela força e pela pouca participação da população. O povo, até hoje, nem sabe direito o que acontece no Congresso, no Alvorada e no STF. Um país não se constrói rapidamente. O Brasil ainda traz aquele ranço escravocrata das elites dominantes. Penso que os governos Lula e Dilma foram um grande acontecimento. E o mais interessante é que o povo, apesar de sofrer o golpe de MT, já começa, rapidamente, a se dar conta. O segundo golpe que seria ou inabilitar Lula, ou impedir a eleição, está cada vez mais difícil de ser dado. Esperemos pra ver. Este país tem muitas e muitas riquezas. O povo é que precisa assumir o comando e escantear essa meia dúzia de parasitas que se mantém no domínio, nos explorando e comprando proteção dos EUA para que possam continuar sendo os senhores de escravos aqui. Sem esquecer a participação decisiva dos “capitães-do-mato”, né Moro?

        1. Concordo plenamente com tudo que você disse Vicente. O Brasil acorda finalmente; e isso graças ao vislumbre de autoestima e de reconhecimento cidadão que foi dado ao povo pelo governo do PT (Lula e Dilma); governo que apesar dos erros (de boa fé até) conseguiu plantar sementes que brotam de todos os lados (ver a garra do movimento feminino e dos jovens que cresceram com esse governo). Infelizmente esse horror precisou chegar a tal ponto para que toda a “cordialidade autoritaria do chicote da casa grande” fosse expelida. Ha de fato muito trabalho e luta pela frente, hein …

          1. Amigo Fábio, concordo contigo, essa terra dos coxinhas ja era, virou terra arrasada, onde ser bandido compensa, onde nao ter carater é sinonimo de honestidade.
            Se eu pudesse iria embora com certeza disso aqui.

  2. Neste caso, a prosseguir o drama, ja se veem dois pesados colaterais:
    >um desprezo popular e achincalhe publico ainda maior do ‘mundo dos politicos’ – e nem precisa mais de longas satanizaçoes tipo JN
    > um aprofundamento ainda maior da instabilidade econô
    mica, com tudo o que significa e tudo o que vem junto…
    E até um terceiro: a curva para CIMA dos anúncios da Secom na midia.
    Ta na cara.

  3. O que se espera que se faça de imediato porque a sociedade não pode ser sacrificada por um Temer que se cola ao poder para se proteger e, gritante ainda, é que se assessora com Moreira Franco e com Eliseu Padilha, também acusados e investigados… Eles não tem vergonha, nem pudor nem nada. O que é necessário a mais para que o judiciário e a polícia tire esse bando do poder e deixe o trabalhador em paz???? O formalismo burocrático do judiciário é venalmente danoso à sociedade trabalhadora. Por que deputados e senadores protegem Temer? Dadas as provas largamente divulgadas, nãos eria porque ainda poderia pairar possibilidade de inocência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *