Rumo ao PIB zero

Semana passada, o Itaú reduziu a perspectiva de crescimento do PIB brasileiro para 1,4%. Ontem, o Citibank fez o mesmo.

Em quatro meses, cortou-se à metade a precisão do início do ano.

Hoje, o IBGE jogou uma pá de cal nas perspectivas de uma variação positiva do PIB do primeiro trimestre de 2019  sobre o trimestre anterior, ao anunciar uma queda de 1,3% na produção industrial de março, o dobro do que era esperado pelo mercado.

As instituições financeiras também vão revisar suas previsões: esperavam 2% de expansão na indústria e e, em um quarto do ano, o que têm é uma redução  da produção industrial de  0,7% no primeiro trimestre deste ano frente ao quarto do ano passado e  e um recuo de 2,2%, comparada aos primeiros três meses de 2018.

Hoje mesmo o Goldman Sachs disse que o número do IBGE nos coloca próximo de um “PIB negativo”.

É cedo ainda, acho, para dizer isso, mas certamente não é para dizer que este é o rumo que se está tomando.

Nossa situação só não é pior, neste campo, porque a desvalorização do câmbio têm sustentado alguns ramos da indústria que, de outra forma, estariam arruinados com as perdas de exportação para vizinhos como a Argentina.

Tudo isso ocorre e nem por um minuto o governo se afasta do seu “samba de duas notas”: reforma da previdência e intervenção – senão militar, ao menos belicista – na Venezuela.

Nenhuma das duas, claro, tem capacidade – muito ao contrário – de estimular produção e consumo.

A resposta do governo à crise econômica é o elogio ao “cada um que se vire”.

O que funciona muito pouco em quase todos os setores e que, de nenhuma forma, funciona e matéria de política industrial.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Mas que perspectiva de crescimento poderia alguém enxergar nesse governo?
    Deveriam fazer uma perspectiva de caos. O índice ia estourar.

      1. Essa mulher sem-vergonha e pilantra chamada Ana Maria Brega não pretende usar mais esse colar de tomates, mesmo que o preço do tomate já tenha superado a barreira do oito reais. Essa murixaba não quer que a gente se lembre do descontrole inflacionário causado pelo miliciano Bozo. Muito menos os milhares de patinhos da fiesp, coxinhas e bolsominions que votaram com ódio no coração e insanidade na cabeça e elegeram o Bozo.

  2. O Bozo não está preocupado com o emprego do Brasileiro. Ele está cortando tudo na carne . O PIB será zero e a consequência disso é o aumento da inflação.

    1. Ou o inverso.
      Mas, dizem os especialistas, a deflação por falta de consumo é ainda pior para a economia do que inflação alta.

    2. Ele está preocupado com a Argentina. Para ele, o caos tem que ser lá e aqui. Se lá houver por lá uma possibilidade de sair do caos, vão querer seguir o exemplo e também eleger por aqui uma Cristina. Tentar sair do caos, para quem se alimenta do Mal, é um retrocesso.

  3. O que o imbecil careca da Havan estará fazendo? e os gravatinhas da fiesp e outras covas de maçons ?pensando em especular financeiramente? não no Brasil por certo ,de algúm lugar tem que sair a riqueza a ser transferida aos especuladores e isto ( o Brasil) está a caminho da falência.
    Elite burra ,reacionária e suicida ,estão matando a galinha dos ovos de ouro,só pra o deleite do senhor da senzala que habita no seu imaginário imbecil.
    E a massa ?,a vítima,direto pro matadouro sem emitir nem um pío.
    Não por cruel,deixa de ser merecido..

    1. Se tem uma pessoa que sinto ódio, é desse dono da Havan.

      Estava eu navegando num site qualquer de internet, quando aparece um vídeo de propaganda dele em que aparece usando um daqueles chapeuzinhos cônicos típicos de aniversário, segurando uma vela e comemorando o primeiro ano de Lula na prisão. Junto à referida vela, um bolo em que em cima estava um boneco do Lula vestido de presidiário, dentro de uma gaiola.

      Tripudiar desse jeito em cima dos outros, é inominável. E sinto ódio sim, pois não sou adepto do “humanismo chinfrim”, em que um lado tripudia o tempo todo e outro só toma no “toba”. Que ele receba em quíntuplo toda a infâmia em que investe contra Lula.

      1. Se um destes fdp tivesse sangrado ,como acontecia lá nos 60/70 não teríamos esse deboche ,esse sadismo explícito com a certeza que no dia seguinte estarão vivos.

        1. Sempre digo que o importante não é vencer a guerra, mas não deixar barato para eles.

          Até agora, todos os golpes que o povo brasileiro sofreu, foram um “passeio no parque” para os golpistas.

          Quantos líderes rurais, comunitários, indígenas, sindicais são mortos anualmente por essa cambada? Quantos políticos de esquerda, jornalistas e radialistas também são mortos? Por outro lado, alguém se lembra de algum vereadorzinho sequer, que seja da direita e tenha sido exterminado?

          Muitas pessoas da esquerda dizem que essa ideia não é boa, pois têm medo do fechamento do regime como resposta a uma possível radicalização. OK, é verdade, mas é preciso ter em mente que quando se dão os anéis a eles, achando que se conseguiu uma trégua, pouco tempo depois eles retornam e querem os dedos. Ou não tem sido assim que as coisas têm funcionado? A nossa dita democracia realmente conseguiu viver em paz durante esse tempo? O entulho da ditadura, a Globo, é um bom exemplo.

          É cruel dizer isso, mas a “abertura democrática” foi mais uma negociação entre os EUA e os militares do que propriamente uma conquista da esquerda.

  4. Para mim, o único partido pro capitalismo no Brasil é o PT. Temos um pais onde o capital industrial prefere se tornar importador sem criar mercado interno, ja que o destruíram com o desemprego de milhões de brasileiros.

  5. Bozo, além de incompetente, é um presidente fraco. Não vai entregar a tal reforma e será descartado. O problema é o que virá depois.

  6. Ufa, até que enfim alguém com coragem e lucidez para falar isso: o PIB esse ano tende a ZERO. Isso se não ficar negativo.

  7. Era para salvar o país da ruína mas desde que a Dilma foi afastada a Dívida Pública Federal subiu um trilhão de reais. O golpe não seu certo é quem poderia nos salvar está na cela. O atual presidente é um condutor cego mas ainda tem quem acredite que ele vai nos lavar a uma situação melhor: puro delírio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *