Rosa Weber vota contra prisão antecipada e indica 6 a 5 no placar do STF

Desfeita a expectativa: a ministra Rosa Weber está votando contra a execução antecipada da pena antes do trânsito em julgado de sentença condenatória.

As vacilações de Rosa Weber, que negou habeas corpus a Lula pelo mesmo fundamento, alegando que, pensando o contrário, não acompanharia a concessão da ordem por “homenagem ao princípio da colegialidade” que formara definição em contrário em outro caso pessoal, sem que isso mudasse sua opinião contrária à antecipação da pena, quando se fosse votar a tese.

Rosa foi coerente e de nada adiantou a “visita de cortesia” de seu ex-subordinado, agora Ministro da Justiça, Sergio Moro.

“As palavras da Constituição não são poesia”, disse ao encaminhar o fim de seu voto, para dizer que não pode ser livremente interpretada.

Com ela, o prognóstico volta a ser o de formação de maioria com, além de Weber, o relator Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Tóffoli, a considerar os julgamentos anteriores.

A normalidade constitucional “ameaça” voltar a existir no Brasil.

Seu teste definitivo será o julgamento da suspeição da atuação de Sérgio Moro revelada pela “Vaza Jato”.

Aí saberemos se ainda há juízes no Brasil.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

  1. A Rosa até que enfim chutou para fazer um golaço ! Antes só chutava na trave ou para fora do gol ! Golaço para o Lula Livre já !

  2. ROSA NÃO VOTOU PELA LIBERDADE DE LULA,VOTOU PELO QUE ESTÁ ESCRITO NA CARTA PRESERVOU DIREITOS DE MILHARES DE PRESO SEM TRÂNSITO EM JULGADO,QUEM DIZ CONSTANTEMENTE QUE BENEFICIA LULA É A MÍDIA,OS LAVA JATISTAS E OS FASCISTAS.
    MEU ULTIMO RECEIO É O COVARDE,O TRAIDOR TOFFOLI.
    VOTAMOS NOS CONSTITUCIONALISTAS QUE FIZERAM A CARTA MAGNA E NÃO EM TOGADOS QUE A DETURPAM E ESTUPRAM.
    ESTES NÃO TEM O DIREITO DE ALTERAR CAUSAS PÉTREAS EM LUGAR NENHUM DO MUNDO,MESMO NESSE CAPENGA ARREMEDO DE DEMOCRACIA.

    1. Ele é um covardão Tofoli (como sempre) pedirá vista do processo , é próprio do se caráter

  3. “Goste eu pessoalmente ou não, esta é a escolha político-civilizatória manifestada pelo poder constituinte, e não reconhecê-la importa, com a devida vênia, reescrever a Constituição para que ela espelhe o que gostaríamos que dissesse, em vez de observarmos”.(R W)

  4. Se a constituição pudesse ser livremente interpretada nao precisaria ser juiz
    Um linguista seria melhor
    De preferencia q fosse alergico a crustaceos.
    Obrigado Chile

  5. Negar a suspeição de Moro é algo inaceitável.
    Suspeição é o que o próprio nome diz, SUSPEIÇÃO. Não significa condenar, sequer necessariamente acusar o juiz de estar sendo desonesto. Significa que existem circunstancias que podem ter influenciado, positiva ou negativamente, a decisão de um juiz. Na dúvida, nada mais natural do que submeter o processo a outro juiz.
    Se eu fosse juíza e houvessem dúvidas sobre a propriedade de uma decisão minha em algum processo, eu seria a primeira a pedir um novo julgamento, para que não pairassem suspeitas sobre meu profissionalismo na decisão.
    Qual o problema de Moro e de todos os que acham que Lula é culpado? Se eles acham mesmo que Lula é culpado, deveriam é querer mesmo um novo julgamento, para que cessem as controvérsias sobre o caso.

    1. O grande problema Emília é o artigo 1.228 do Código Civil. Se você ver a delação do Leo Pinheiro, verá que ele admite que deu este imóvel em garantia para a CEF, com o intuito de garantir a Recuperação Judicial da OAS. Como o 1.228 diz que o proprietário do bem poderá dispor do bem, quando a OAS dispõe, assume que era a proprietária deste bem.

  6. Agora, só se o Toffoli der para trás ou inventar alguma das tais modulações que estão na moda. Como se trata de Brazil, tudo é possível.

    1. Eu acho que ele vai propor a resolução “a Constituição vale pra todo mundo, menos pro Lula”

    1. “Goste eu pessoalmente ou não, esta é a escolha político-civilizatória manifestada pelo poder constituinte, e não reconhecê-la importa, com a devida vênia, reescrever a Constituição para que ela espelhe o que gostaríamos que dissesse, em vez de observarmos”.

    2. Vai ficar empatado e o Tofoli vai pedir prazo e sentar a bunda cima do processo e ai então vai para as calendas. Já estava tudo combinado nos bastidores. Vejam se não é??? Ficou arranjado que o tofinho seria o último a votar.
      Cartas marcadas. (Brito avisa para esta seu pessoal pra deixar de deletar os meus comentários)

  7. Valeu ministra Rosa Weber. A senhora é especialista em direito do trabalho e deu uma aula de direito constitucional. Agora, a minha ex-professora Carmen Lucia sempre foi constitucionalista e, até então, tem se manifestado contra o texto constitucional cedendo a pressões da Lavajato que de limpa não tem absolutamente nada. Lamentável.

    1. Carmen Lúcia mudou radicalmente com o ministério, e já houve quem dissesse que ela estaria sendo vítima de forte chantagem.

    2. A Lava jato é limpa como papel higiênico usado para limpar uma diarréia…, mas devagar com o andor… temos o Noites Toffoli amparado por generais. Temo que teremos uma vitória agridoce.

  8. Que país ridículo. 5 palermas travestidos de ministros vão votar contra a Constituição. Isso se o bala toffe não cagar pra trás.

  9. Mas vocês reclamaram dela ter recebido hoje o Ministro Sérgio Moro. Se ela tivesse votado a favor da prisão em segunda instância, iriam dizer que ela foi influenciada.

    Cabe um pedido de desculpas?

  10. Já pode desencarnar…o mal que tinha que fazer foi feito, agora é só charminho…o mal é como um bumerangue, joga que ele volta.

  11. A não ser que esteja combinado um rodízio e agora seja a vez do Toffoli mudar o voto e manter o presidente preso.

  12. parece que ela aprendeu a lição após ouvir o Moro no Mensalão. Acho que o probo ex-magistrado curitibano está com a moral baixa.

  13. Contra Lula, ela votou pela “colegialidade”, completando o 6 X 5. Agora, provavelmente sabe que o presidente Lula não se beneficiará da decisão. Afinal, foi bem assessorada por Moro durante o mensalão.

  14. Que bom que aprendi a ler o suficiente para entender que ninguém será considerado culpado antes do trânsito em julgado de matéria condenatória. Ufa! Obrigada, D. Lourdes Silva, minha alfabetizadora.

  15. Não é a esquerda ou nem a direita que está senco julgada, é a constituição sem a qual não há democracia e nem objetivo à um STF. Se votarem por rasgá-la, tenham a vergonha na cara para se demitirem por absoluta desnecessidade. Ou agirão como canalhas pelos seus vencimentos?

  16. Doce ilusão….
    É um bando de Golpistas, esses do STF! Como as pessoas esquecem fácil…O que está em jogo é político e não jurídico!!!

    Não vão libertar Lula!!!

    Se voces quiserem, tem que mobilizar, ir para a rua, lutar por isso…

    Para começar, vamos a Curitiba, 27/10
    Lula livre por obra da luta!

  17. tudo costurado…o não tão sonzo toffoli pedirá vistas, fará uns remendos, inventará outros e tais e pimba: vale para 99.99% menos para o lula…o safado está com a rédea curta, rente aos queixos, bem preso à milicada e cag…pra constituição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *