“Retomada” anunciada por Temer foi “vôo de galinha”

ibcbr0817

“O Brasil cresceu e vem crescendo”, escreveu Michel Temer em sua carta apelando aos parlamentares para que o poupem da denúncia da Procuradoria Geral da República.

Isso foi na segunda-feira.

Na terça, ontem, o IBGE divulgou os indicadores do setor de serviços (quase 70% do PIB) durante agosto: recuou 1,0% frente a julho, após queda de 0,8% em julho e alta de 1,3% em junho, na série com ajuste sazonal.

Hoje, o Banco Central publicou o seu índice de atividade econômica, o IBC-Br, que veio em queda expressiva de o,38%, também dessazonalizado (isto é, compensando as variações normais  características de cada mês).

Embora os comentaristas da grande imprensa pequem cada número timidamente positivo – até porque as bases de comparação a que se referem são desastrosas – o fato é que não existe nenhum processo consistente de recuperação da economia, que está sendo sustentada, basicamente, na ideia de que está se dando por conta da inflação baixa.

E esta, por sua vez, está ancorada em dois setores, ambos com grau imenso de risco de volatilidade: alimentos e câmbio.

O Governo Temer tem apenas duas diretrizes econômicas: cortar e vender.

Nos cortes, esbarra na resistência natural da política em aprovar retirada de direitos e na impossibilidade de retirar mais ainda de uma máquina onde falta tudo, exceto o privilégio de suas castas intocáveis. Ou, ainda mais preciso com o já velho termo do ex-Ministro Antonio Magri: imexíveis.

Nas vendas de patrimônio, reside sua esperança de alavancar investimentos, o que não só é ilusório num país que tem taxas de retorno financeiro tão altas como o nosso, como impossível com a descapitalização do BNDES, forçado a entregar os saldos que tinha em títulos do Tesouro e, portanto, tendo de ser mais avaro do que nunca na aprovação de projetos e desembolsos, além do que estes terão taxas muito mais altas com o fim da TJLP, a Taxa de Juros de Longo Prazo.

Em suma: o resumo da ópera do governo Temer, em matéria econômica é o de fazer caixa, reduzindo o déficit público.

E nisso, é só olhar o aprofundamento dos déficits e os malabarismos que se tem de fazer  para alcançá-los, mesmo sendo rombos imensos, para ter ideia de sua “eficiência”.

 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. Um acerto entre golpistas, eu finjo que tá crescendo, escrevo uma cartinha e vocês fingem que acreditam. E vamos enrolando

  2. Os robosinhos da Globo e do PIG pararam de bater panelas contra a corrupção embora está só tem aumentado. O Temer nem precisa pedalar para estourar o Orçamento da União para comprar votos de energúmenos congressistas responsáveis pela continuidade deste governo responsável pela destruição de nossa soberania e liquidação de nossas melhores riquezas minerais. O Pré Sal com toda a tecnologia desenvolvida integralmente no País está sendo entregue de mão beijada aos interesses internacionais. Nossas reservas de petróleo do Pré Sal, ainda parcialmente avaliadas, superam a 30 trilhões de reais (9 trilhões de dólares), quantia superior a 10 anos do total do faturamento brasileiro. Será que esses golpistas e os poderes que administram o País não param um pouco para pensar no futuro de nossas gerações e que o Brasil se insere entre as 5 maiores Nações com condições hegemônicas? Só precisamos de verdadeiros ESTADISTAS E NÃO DE INCONFORMADOS E OPORTUNISTAS GOLPISTAS.

    1. José Silvério, isso é dificil. O Temer é nascido de familia libanesa e não tem nenhum sentimento nativista.Não adianta clamar os ouvidos deles além de surdos, estão tapados.Para o ladrão presidente, ele só está preocupado em aumentar o patrimonio do michelzinho, não importa como.Na verdade, o que mais nos causa especime, é apatia e inanição das nossas FFAA assistindo de camarote, a nossa desgraça…

  3. O país está INCHADO ( crescendo) e inchaço NÃO é saúde. Eu poço até afirmar que JÁ SOMOS a primeira economia do MUNDO! Quem acredita? Ontem vendemos duas dúzia s de bananas e 3 abacaxis pra Europa e com previsão de exportação de latidos de CÃO ( gravados) para afugentar o boi da cara -preta na Asia. Só queria que desse a previsão dos brasileiros pisarem em solo SOLAR! Sugiro irem à noite pq o ASTRO-REI está desligado. Que falta faz CHICO ANYSIO!!!’

  4. A equipe econômica do criminoso que assumiu a presidência é, com certeza absoluta, A MAIS INCOMPETENTE de que me lembro nos últimos vinte anos. Não produziu uma ÚNICA medida digna de registro para mudar alguma coisa no debacle econômico do país. Só os zumbis da mídia criminosa (igual ao presidente) buscam desesperadamente sinais positivos numa economia em ruinas. Quando, meu Deus, vão encarar a realidade? Quando a arrecadação não permitir mais o repasse de generosas verbas de propina, perdão, publicidade para ela, a mídia criminosa?

  5. e o Meirelles tá lá tranquilo… os coxa playba a serviço do imperialismo não cobra nada, não esculhamba o cara, não menospreza ou desqualifica o cara, não compartilham memes esculhambando esse safada… a imprensa corrupta asquerosa que lava o cérebro dos coxinha, bando de idiota imundo, não cobra nada dele, não desqualifica ele, não chama nenhum economista coxa desgraçado pra atacar ele…. já que está aplicando o receituário dos coxa playba sem compromisso nacional… tudo vagabundo safado…
    as taxas de investimento no país só batem recordes negativos… onde esse bando de filho da puta, acha que vai existir crescimento??? tudo culpa dos coxa: agentes de instabilidade, responsáveis pela destruição da construção civil e militar, pela instabilidade politica e insegurança jurídica…
    além disso, o Meirelles deveria ser cobrado quanto sua participação e grana que recebeu da jbs, mas nada disso acontece… ninguém pergunta nada pra ele. e os coxa acha tudo normal, já que são tudo vagabundo gado dessa imprensa imunda.

  6. Que esperar de um ladrão traidor fdp como o temeroso?????mentiras,mentiras.
    A Ban-dida e a tv do pastor enganabobos aposta no traíra e vendem essa imagem à toda massa de imbecis evangélicos e paulistas.

  7. É explicável, o efêmero crescimento da atividade econômica se deve a uma super safra agrícola, que se deve a condições de clima e políticas públicas pregressas. Sem a colaboração de nosso mercado consumidor doméstico não haverá recuperação das atividades econômicas. Não será com temer’ et caterva’. fora temer!

  8. Num era so’ a Dilma sair da presidencia que a economia ia decolar e os investimentos aparecer?!! Quanto tempo tem isso mesmo?! desde abril de 2016… “Panos quentes!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *