Reoneração abrupta da folha pode gerar onda de desemprego

reonera

A aparentemente já decidida atitude do Governo de eliminar, de uma só vez, a desoneração da folha de pagamentos das empresas pode gerar um aumento no já imenso desemprego, sobretudo no setor industrial e, ao contrário, não representar a elevação na arrecadação  esperada pela área econômica.

Explico.

Não há pressão de demanda que force o setor industrial a operar com mais intensidade do que opera hoje, usando apenas 77% de de sua capacidade. Muito pelo contrário.

Contratar, portanto, é coisa fora de seu radar.

Mas demitir, no setor industrial, é algo mais penoso que em outras áreas da economia, uma vez que o trabalhador industrial tem um grau de especialização maior do que em setores como o de comércio e serviços.

A desoneração, embora frustrada como política de manutenção do emprego diante da retração brutal do consumo e, portanto, da queda da produção, ainda representava um “colchão” para manter parte dos empregados, porque aliviava a empresa de pagar diretamente seus encargos trabalhistas.

Eles se diluíam no valor fixo da contribuição previdenciária, calculada sobre o faturamento. Se isso não era vantajoso, a empresa, simplesmente, podia optar pelo regime de contribuição sobre o salário individual. Portanto, a desoneração só interessava quando, por um motivo ou outro, ela representasse economia para o empresário.

De um momento para outro, não representará mais.

Não é preciso ser economista para saber o que estas indústrias farão, com suas margens já apertadas, para fazer frente a essa despesa extra.

Como já estão “enxutas”, depois de dois anos “podando” seu quadro de pessoal, não é provável que promovam dispensas em massa, mas é quase certo que serão generalizadas por todos os setores que gozam de desoneração.

E a soma de pequenas partes podem gerar um grande todo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

3 respostas

  1. Advogado peita o Congresso e joga na cara dos golpistas que eles são golpistas !! O obvio que os leva a loucura; agrediram o advogado pois já estão cagando nas calças. E isso é só o começo do levante, vai ter mais, muito mais … hahahaha… Os crápulas ficaram muito nervosinhos … hahahahahahaha
    Temos todos que fazer o mesmo ! Falar na cara e calar esses ratos de esgoto e derruba-los.

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/287457/Advogado-denuncia-o-golpe-e-%C3%A9-agredido-no-Congresso.htm

  2. Agora este desgoverno está fazendo terrorismo para cima dos industriais intensivos em mão-de-obra…mas como muitos apoiaram o golpe…TOMA! E a economia está recuperando, FB…KKKKKKK!

  3. A desoneração é complementar e validadora da terceirização, pois estimula a troca de empregado por terceirizado.
    Será o vale-tudo na velocidade do créu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *