A recuperação econômica e os truques de linguagem e de estatística

graf

Até a reta final do impeachment, qualquer número positivo em relação à economia era apresentado seguido da expressão “apesar da crise”.

Agora, com a recuperação econômica anunciada pelos jornais graças aos magníficos esforços e á exuberante credibilidade do governo Temer, os números negativos são exibidos seguidos de um “mas a retração (ou queda, ou redução) é menor”.

Não é mentira, mas o arranjo de palavras encobre uma ilusão estatística.

É a seguinte, resumidamente: as taxas de retração da economia se acentuaram fortemente no segundo semestre do ano passado, quando começou a “bombar” a safra de frutos podres das políticas do ministro Joaquim Onde Anda Você Levy.

Ou seja, cair mais lentamente do que caía há 12 meses,  quer dizer que cai ainda mais fundo, embora com velocidade menor, porque comparado com um período onde as coisas despencavam de patamares ainda relativamente altos.

É o caso, por exemplo, da “comemoração” do fato de terem “melhorado” de  menos 12,9% para menos 10,5% as vendas do comércio varejista em São Paulo.

O primeiro índice, junho de 2015, comparava com 2014, quando a crise se iniciava. O segundo compara já com a vendas mergulhando no poço.

A arrecadação segue o mesmo padrão de comparação (e o mesmo padrão nos títulos das matérias, como a ‘Arrecadação federal cai 5,8% em julho, mas reduz ritmo de queda no ano“, publicada semana passada pela Folha), neste caso com o “agravante” de terem ‘esquecido’ de mencionar que houve o recolhimento atípico de pouco mais de R$ 2 bilhões em Imposto de Renda e Contribuição sobre o Lucro Líquido dos bancos e instituições financeiras. Sem isso, a queda teria sido de 7,8%, maior que a do ano anterior.

Mais revelador é olhar os fatos  reais da economia, como o fato de a Fiat ter colocado de licença – isso depois de já ter  concedido duas férias coletivas este ano – quatro mil trabalhadores de sua fábrica em Betim. Segue o exemplo da Volks, da GM e da Mercedes e de outras menores, como a chinesa Cherry.

É que a Fiat não é boba como a imprensa brasileira, que aceita explicações como as dadas hoje no Estadão pela entidade das montadoras: as vendas caíram em agosto por causa das Olimpíadas do Rio!!!!

Será que o pessoal desistiu de comprar carros por ter visto o Isaquias Queiroz voar na água com sua canoa?

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. ……Pouco a pouco, nas barbas de todos, o que poderia ser uma chance de moralizar o país, a Lava Jato, vem se mostrando um completo escárnio. Estivéssemos em um país sério, a parcialidade escancarada de judiciário e MP apenas demonstram o quão caminhamos a passos largos para o autoritarismo.

    Nossa única chance seria o povo nas ruas para enxotar essa gentalha ( da mídia e das instituições) que há séculos protege as elites em detrimento à maioria do povo brasileiro.

    Nada que ainda não possa piorar. A cereja desse indigesto bolo será a absolvição do rato-mor da nação: Cunha! Pobre país.

  2. TODOS AS RUAS JA !!!! Semana decisiva na vida de todos os brasileiros !!!! Nessa semana saberemos se o fim do precipicio ja chegou ou se os progressistas BUNDA MOLE vão continuar a correr atras das manipulações da midia nativa. Gente ACORDA ACORDA ACORDA !!! O Brasil indo pro ralo e vocês discutindo as virgulas das tramois dos golpistas… ??!!!!! Olha ai a Dilma na luta querendo segurar esse pais do lado da democracia; o que vcs ainda querem para ACORDAREM do teclado preguiçoso ??? As Ruas Todos Sem Arrego !!! O Brasil pertence ao povo brasileiro e não a uma turma de golpistas safados canalhas e vermes. Alô Alô Alô Alô… Alguém ainda vivo ou ja estão todos mortos ???!!!…. DILMA VAI A ATO CONTRA GOLPE A DIREITOS SOCIAIS

    http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/251130/Dilma-vai-a-ato-contra-golpe-a-direitos-sociais.htm

    1. Vai lá, Lenita, comanda as massas. Você está sempre ameaçando e nunca vemos nada. É hoje que vocês vão, finalmente, fazer barricadas e enforcar os burgueses? Diz o horário para a gente ver o espetáculo na Globo News. Por enquanto, o único show de humor garantido é o depoimento final da Ré no Senado. Se é que ela não vai fugir na última hora como sempre faz.

  3. Olha ai uma noticia para aquelas velhinhas reacionarias que queriam que a Dilma tivesse morrido na ditadura e pediam os militares de volta. Veja como elas e muitos dos babacas barrigudos e das peruas da Av. Paulista vão levar na cara !!! Eita turma burra e tacanha, além de perversa e autoritaria. Agora terão que lamber as botas dos golpistas. Merecem cada uma das medidas do vampiro. Deviam se lambuzar nessa lama sem fim dos golpistas.

    http://plantaobrasil.net/news.asp?nID=94598

  4. O que mais me assusta é a passividade desses 11 milhões de desempregados pela crise, que se fossem à ruas fariam uma manifestação e tanto! Mas o Brasil é isso aí, o povo sai às ruas para depor uma presidente eleita, mas fica em casa assistindo à consolidação do golpe pela TV! E para maior espanto eu não vejo mobilização social para contrapor ao que aí está posto!

  5. FB, calma! Não há nada que a meritocracia, a mão invisível do mercado e a destruição criadora não resolva…daqui a pouco estaremos todos no paraíso…não temos nada a temer…he…he…he…

  6. Extra, Extra !!!! O Davi Coimbra da RBS está dizendo em ZH de hoje, que o Brasil melhorou.Mas que coisa mais sensacional, índio velho !!!

  7. Não importa se o arrombador dos pilares da ordem democrática possa eventualmente se valer de uma maioria parlamentar corrompida e mal-cheirosa ou de juízes parciais e desacreditados.Quando a injustiça e a corrupção se fantasiam de direito e moralidade, a justa indignação e a resistência se tornam obrigação.

    Por fim, uma brevíssima oração: que Deus não os perdoe; vocês sabem muito bem o que fazem! Mas os mantenha vivos e com saúde pelo tempo suficiente para a reflexão e o mais avergonhado arrependimento.

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/251285/Carta-aos-propagadores-do-%C3%B3dio-e-da-mentira.htm

  8. No matter if the safe cracker of the pillars of democratic order can possibly make use of a corrupt parliamentary majority and malodorous or partial judges and discredited.When injustice and corruption fantasize of law and morality, righteous indignation and the resistance make must.

    Finally , a very brief prayer that God will not forgive them; you know very well what they do! But keep them alive and healthy long enough for reflection and more shameful repentance.

    to The entire World to see!

  9. Que piorou a gente sabe,basta ir ao supermercado,ao açougue ou padaria para constatar. O chato é ter que aturar o pior pela-saco que é o pobre de extrema direita,repetindo tudo que ele viu e ouviu no jornal nacional na noite anterior, eu mereço.

  10. Coxinha acredita em números manipulados. E isso é o que interessa para a Groubo e para a Espia. Afinal, coxinhas são facílimos de manipular.

  11. CARTA AOS PROPAGADORES DO ÓDIO E DA MENTIRA

    Subprocurador-geral da República durante o governo FHC e AGU no governo Lula, Álvaro Ribeiro Costa escreve uma carta com críticas duríssimas aos golpistas que agem para derrubar a presidente Dilma Rousseff; “A História não esquecerá nem apagará o nome de vocês do rol das iniquidades e das vergonhas. E não adianta fingir que não há golpe; todo mundo já sabe”, diz ele; para Costa, hoje procurador da República aposentado, “não importa se o arrombador dos pilares da ordem democrática possa eventualmente se valer de uma maioria parlamentar corrompida e mal-cheirosa ou de juízes parciais e desacreditados. Quando a injustiça e a corrupção se fantasiam de direito e moralidade, a justa indignação e a resistência se tornam obrigação”; ele faz, ainda, “uma brevíssima oração: que Deus não os perdoe; vocês sabem muito bem o que fazem!”; leia a íntegra

    23 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 14:09

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/251285/Carta-aos-propagadores-do-%C3%B3dio-e-da-mentira.htm

  12. A crise é maior que se fala. Há um crescente contingente de emburrecidos. Sabem ler até, mas preferem as narrativas prontas da imprensa do jaba (mídia). Saí do “Feicibuqui” por não suportar “amigos” que não refletiam os textos ou o vídeos postados.
    Não assisto TV e não leio portais de “notícias”. Isolo-me para não me entristricer mais com os supostos juízes, os donos do capital (golpistas ignorantes e invejosos), puliça fedemal e procuradores usurpadores.
    Quem não sabe a História, aceita qualquer estória.
    Telejornais, novelas e filmes repetem e repetem as mesmas estórias e visões inventados por poderosos e milhões assistem e aceitam bovinamente, inclusive parentes meus… TVs evangélicas e católicas contam estórias que não se sustentam, quando confrontados com a História. Mas isso não tem importância, verdade morreu.

    1. Rogério, a verdade nunca morre, ela so’ se esconde qdo é manipulada. Gente perversa sempre existiu e sempre existira, basta conhecer o Brasil para saber onde doi o calo. Não se isole não, procure os blogs mais ativos, mais guerreiros, mais engajados. O Tijlaço é legal mas não para instigar a luta e a preservação da verdade. FB perde uma oportunidade como todos aqueles que ficam cozinhando suas picuinhas partidarias em vez de olhar o pais como um todo, como parte de nos mesmos, como responsabilidade nossa. Diga isso tudo aos seus familiares e amigos e diga-lhes também que vc sabe que eles sabem da verdade. Isso so’ ja basta. Depois tente unir-se e encontrar-se com o pessoal do Povo sem Medo e do Frente Brasil Popular. A luta é vida e quem não luta não merece nem sequer comemorar a vitoria dos outros. Vamos à luta, so’ jogaremos a toalha depois de mortos. Soldado bom morre de pé !!! Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *