Quem vai devolver a paz do professor Hicheur?

ad1

Há 20 dias, a revista Época – uma espécie de sub-Veja das Organizações – publicou uma matéria escandalosa sobre o físico nuclear Adlène Hicheur, identificado na capa da publicação como “um terrorista no Brasil” e com uma foto daquelas de identificação em documentos que fazem qualquer um parecer suspeito.

O assunto foi tratado, aqui, não por mim, mas pela colega Florência Costa, com ótima matéria sobre o cientista que veio partilhar seus conhecimentos com os brasileiros e que, agora, vai embora daqui exposto, humilhado e injustiçado.

Hoje, o jornal O Globo publica que “PF e Abin não encontram evidências contra professor investigado”

“Depois de um ano de investigações, que ainda estão em curso e sob sigilo, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não encontraram até o momento nada contra o professor franco-argelino Adlène Hicheur, pesquisador do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Hicheur foi condenado em Paris a cinco anos de prisão, em 2009, por ligações com terroristas. As investigações foram reveladas pela revista “Época”

A matéria, ainda assim, continua tratando sem respeito o professor Hicheur: qual é o interesse público em discutir se ele pode estar deprimido por um rompimento conjugal, a menos que a separação tenha sido por conta do escândalo causado pela revista?

O jornalismo brasileiro, salvo exceções cada vez mais raras, passou a agir assim com a honra das pessoas.

Acusa, escandaliza, acumplicia-se a policiais de baixo caráter e faz o diabo para obter seus escândalos, não importa a que preço para a honra e o direito à própria imagem que todos temos.

Se o “escândalo” for uma patranha, uma falsidade, apenas faz-se um registro e pronto.

Sempre se encontra um pusilânime como o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, pronto a bajular as suas descobertas e a dizer que o professor “nem devia” ter entrado no Brasil, embora seja um homem livre e sem qualquer restrição judicial.

Os donos do Brasil falam, quem é um ministro de Estado para discordar e ser apontado como “cúmplice” de terrorista, não é?

Todos saem lépidos e faceiros da imundície que fizeram.

Todos, exceto a vítima: embora continue nas funções de pesquisa, Hicheur teve de parar de dar aulas e muito provavelmente vai nos deixar, levando junto seu conhecimento de partículas subatômicas, uma “bobagem” que qualquer um pode aprender no Google, não é?

E só o que podemos fazer, os jornalistas que prezam a dignidade humana é, no máximo, pedir perdão a Adlène Hicheur pelo monstruosidade que alguns colegas de profissão lhe fizeram.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. Provavelmente perderemos esse cientista que necessita de paz para realizar as suas pesquisas, além de formador de dezenas de novos alunos de mestrado e doutorados em um país tão carente de inovações científicas, tudo graças ao fato que as autoridades que lhe deveriam lhe dar o respaldo e não permitir esse aviltamento moral, se acovardam.

      1. Na mosca Regina Maria…CIA na jogada com a vira-latas Época e o canastrão cagão Mercadante que é o tipo Petista dos “jardins Paulistanos”. A troco de que o Brasil desenvolver ciência pra concorrer com gringo…até porque como povo criativo, nós estamos anos luz de distância dos assassinos em potencial…

  2. Fico cada vez mais impressionado como este governo é covarde e desculpe o termo, cagão. Deixam a mídia e a oposição fazer o diabo. A PF virou um polícia política, contra o governo, rsrs. O MP à caça do PT e do Lula. A justiça eleitoral idem, para derrubar a Dilma. O STF nada faz. Que maravilha, hein. Por que a Dilma não entrega logo a cadeira de presidente para o PIG.

  3. Boa tarde,

    aqui todos estão jogando a pedra e nem mais esconde a mão! Perdemos um físico que poderia contribuir com o nosso país, mas isso não importa, pois a cada esquina temos um. Depois vem se falar que o país tá atrás da África, pois nossos alunos não sabe matemática, física e química.

  4. Tudo isso é extremamente repugnante, e, eleva-se ao quadrado, face essa declaração do ministro da Educação, que, convenhamos, bancou bestalhão.

    Cabe ao professor processar essa Revista panfleto de quinta categoria por danos morais.

    Espero que o mesmo mude de ideia e fique no Brasil para continuar contribuindo com a construção do conhecimento cientifico brasileiro.

    O Brasil precisa de talentos, principalmente os raros.

  5. No dia em que essa apedeuta da Época fizer uma única matéria que não seja mentirosa, caluniadora, insultuosa,desinformada ou imoral, eu saio de baiana no carnaval.
    Portanto,…. eu jamais sairei de baiana no carnaval……, sem chance !!!

  6. Esses franceses malvados! Primeiro condenaram aquele anjo do Batisti, agora o pobre professor. Claro que aqui no Brasil ele não fez nem disse nada de errado, o sujeito não seria tão burro de chegar fugido e sair estimulando assassinatos como fazia por lá. Isso significa que ele se recuperou? Talvez, mas eu desconfio que essa história ainda terá um epílogo diferente.

    1. Vc é um completo alienado político. Vou te dar um exemplo: vc sabe que são os verdadeiros terroristas que derrubaram as torres gêmeas? Não? Então veja o documentário: “A grande farsa dos atentados de 11 de setembro/2001 – RTP-2”. Está no Youtube. Esse físico argelino foi condena na França, sem provas de envolvimento com terroristas. Outra coisa: é muito estranho um PhD em Física ser acusado de terrorista, vc não acha? Tanto quanto acreditar que terroristas muçulmanos não são capazes de pilotar aviões de pequeno porte, mas no dia 11.09.2001 foram capazes de pilotar Boeings sequestrados. Essa é a história furada que nossa imprensa canalha está habituada a nos passar – no passar a perna, melhor dizendo.

  7. Pior é que a PF e ABIn nem trabalham para nós. Sao instituiçoes privatizadas há muito tempo.
    Alguém de fora do Brasil é que nao gosta dele, aí usaram o seus “pau-mandados brasileiros” para infernizar a vida do cara.
    Como brasileira ei fico envergonhada com o que fizeram com ele.
    Diria prá ele assim: É que o meu país é um puteiro comandado de fora por gente que nao presta, e alguem lá de fora nao gosta de voce e usa os seus fantoches daqui para fazer a merda prá eles e nos envergonhar.Se voce tiver condiçoes, procure um país decente para viver. O Brasil é terra de ninguém e vai ficar muito pior daqui prá frente. Fomos invadidos de vez.
    Nem para brasileiro isso daqui vai prestar.

  8. Deram um jeito de meter na cadeia (até agora sem provas) o Contra Almirante que formulou o projeto do submarino nuclear brasileiro.

    Agora dão um jeito de empurrar para fora do país outro detentor de tecnologia nuclear sensível.

    Não sei se Dilma ou o PT são honestos ou não, mas tenho certeza de uma coisa: são óóóótimos…

  9. Fora de pauta; mas é importante: Fernando, lembra da matéria no “face”, quando policiais apoiaram o candidato da oposição daquela forma. Será que há alguém no “Triplex? Algo a se verificar. Fortalece mais a nossa tese. Inclusive há uma declaração que serviu de base para matéria no estadão.

  10. Isto sim é um dano irreparável à imagem do país, além de ter tido a participação de um ministro do governo federal. Um vexame total!

  11. Como diz aquele “veículo de informação”: ” um jornal a serviço do Brasil”, acredite se quiser.

  12. Aires Brito e Gilmar Mendes concederam poder ilimitado ao cartel midiático. Um escândalo de utilização de cargos públicos para favorecimento ilícito.

  13. e assim o PIG mostra e confirma q se o professor/cientista Hicheur for terrorista ele não está sózinho…

  14. Enquanto isso, o avião ainda não tem dono, o pó do helicóptero não é de ninguém, a merenda que sumiu também não apareceu … viva o Brasil com essa “imprensa livre” …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *