A política de quem não faz política: absolvido preso, delator solto. Por Bob Fernandes

bpbpolitica

O comentário de Bob Fernandes, ontem, no Jornal da Gazeta, é a versão modernizada do Canto de Ossanha, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, que há mais de 50 anos nos ensinava: O homem que diz sou/Não é!/Porque quem é mesmo não diz.

Pois é política, muita política, que fazem nossos “gestores”, procuradores e juízes fazem o tempo todo, sob o manto do “técnico-jurídico”. Mas é política, política como a definem oS dicionários: ” “arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados”.

Leia, a seguir, e assista, ao final, o que diz Bob Fernandes.

Quando alguém  que disputa ou já está em cargo público e alardeia não fazer política, não ser político, é bom saber: está mentindo. E está fazendo política.

Menos a Velhinha de Taubaté, do Veríssimo, todos já sabem quem e o que são Temer e os seus.

O Procurador Janot decidiu fatiar as acusações contra Temer. Para esticar o processo. Ao fazer isso o Procurador está fazendo Política.

Política para desgastar Temer ainda mais. Junto desgasta o Brasil, sua vida econômica, política, e social. Exatamente como fizeram com Dilma por um ano e meio.

Paralisação aquela com custo brutal. Esperava-se que, além dos vermelhos, também os azuis e os amarelos tivessem percebido a dimensão dos custos. E aprendido.

Acusar Temer sem apresentar a já célebre “prova cabal”, tantas vezes ausente, é ato político. Que soa para além da procuração e aquém do achado e do escândalo.

Não só ele, mas exemplo Supremo no Tribunal, Gilmar Mendes faz Política. De manhã, de tarde, e principalmente de noite. Dentro e mais ainda fora do Tribunal.

Em muitos dos seus púlpitos o procurador Dallagnol tem feito Política.

Como fez o juiz Moro ao permitir gravações além do prazo legal, e com quem não era investigado. E com vazamento no mesmo dia.

Assim procuradores e juízes abrem a guarda e espaço. Para que se perceba a Lava Jato, importantíssima, como um tribunal político. E pilotado pelo midiático.

Ex-tesoureiro do PT, Vaccari foi condenado cinco vezes por Moro. Quatro sentenças aguardam a 2ª Instância.

Da 5ª condenação, juízes do Tribunal Federal da 4ª Região absolveram Vaccari. Por falta de provas nas delações.

Os delatores foram Barusco, Youssef, Augusto Mendonça. Eduardo Leite e Paulo Roberto Costa. Pelas delações os cinco foram soltos, ganharam regime aberto.

Pela condenação a 15 anos, Vaccari está há dois e meio na cadeia.

Não sendo tal decisão apenas antivírus para um ponto futuro, restam velhas lições: delação não é prova. E política quem faz é político.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. A necessidade de provas cabais para se processar e julgar alguém é ponto pacífico. A questão, para mim, é quem vai atrás dessas provas cabais e, se elas existirem, quem garante que não ficarão esquecidas dentro de uma pasta inútil no fundo de uma gaveta que ninguém abre.

    1. Então FB, seguindo o rigor jurídico do tal do Aurélio, Dilma voltará e Lula será absolvido, right ? É por ai que deveríamos lutar todos sem mais delongas com as novelas da direita. Seus objetivos são claros e límpidos. A esquerda progressista deve assim estabelecer objetivos claros é límpidos também. Ficar, como muitos aqui ficam, se automutilando parece só dar mais munição para o inimigo. Qdo o reibosta é atingido, devemos sim defender a legalidade e o direito de expressão de todos, mas jamais abrir as portas de nossa casa para vermes destruidores. É nesse sentido que a esquerda precisa acordar. Esse “caldo” cultural, como muitos gostam de dizer, nos fez iguais demais; razão pela qual o subalterno não consegue se ver parte e elemento importante do jogo do outro. Dar espaço para o PIG é importante para a desconstrução do mesmo; mas, reproduzi-los diariamente seguindo suas pautas significa posição de subalternidade. Qdo estaremos prontos a sermos chefes de nos mesmos ? Pautas importantes não faltam. Nossos líderes estão vivos. Lula está vivo e mais lúcido do que todos os blogs sujos juntos. Dilma continua na trincheira e na luta. O PT está vivo e lutando. A CUT está viva e fez greve geral com a traição da força sindical. Qdo é que se debate aqui nesse espaço o que essa liderança está fazendo? Nunca !!! Vocês querem que eles existam sem dar-lhes a atenção devida ? Lula corre o Brasil para poder estar perto do povo através das rádios; os blogs sujos fazem o quê? Alguém aí convidou Mino Carta para uma entrevista? Alguém ai teve tempo de convidar Lula ou abrir um espaço para a militância no estilo jornalistas livres/mídia Ninja, etc.? O que fazemos como leitores além de chorar, resmungar e seguir como gado o post de cada dia? Não’ me refiro ao grito dos exaltados e histéricos que aqui escrevem, mas aqueles com ideias e vontade de sair desse maniqueísmo absurdo: o mal da direita só consegue ser operacional porque ela tem sido a base da educação e formação das cabeças progressistas: controle o bem cristão no chicote! A relação é de dependência naturalizada. Defender a Casa Grande (PIG, Reis, Aurélios) nos tira o pouco que temos: nossa dignidade.

  2. Brito,
    Apenas um reparo no post: o magistral canto de ossanha é, diferente do informado, de Vinícius de Moraes e Baden Powell.
    Abraço.

  3. Querem mais provas do que a gravação em vídeo da mala de rocha loures e do áudio do diálogo entre joesley e o temer, e o vídeo do “primo fred(rico)” e o áudio de aecio?! E a interferência de temer no ministério da cultura para atender aos interesses de Gedel?!

    Pra condenar Dirceu, a Ministra rosa weber não precisou de provas cabais, disse que a literatura juridica a permitia condenar…o Mensalão dito do PT, foi baseado no “domínio do fato”, e a forma como foi aplicada recebeu críticas do alemão Claus Roxin, o autor dessa teoria, mas poderia ser aplicada a temer, pois ao que parece, ele teve conhecimento dos fatos delituosos e no caso de A(n)écio, ele deu as ordens, o “longa manus”…

    Querem condenar Lula(e vão), com base no domínio do fato e na teoria estatística do “probabilismo e explacionismo”…”justiça seletiva do dois pesos e duas medidas”, onde “pau que dá em Chico, não dá em Francisco”!

    E vossas excelencias os magistrados seguem a cartilha “Aos amigos os favores, aos inimigos a lei”, mesmo que seja o uso indevido da lei aplicada de acordo com o réu…ou rei! (Solta o som):

    “Numa terra de cegos quem tem um olho é rei
    Quem tem um olho é rei
    Quem tem um olho é rei
    Quem tem um olho é rei”

    “Foi aí que Júlio César convocou o senado
    E proclamou-se Deus
    E proclamou-se Deus”

    Mas as instituições estao funcionando, pra uns… estenda-se o tapete vermelho no gargarejo!

    E o Show tem que continuar: ” todo menino é um rei/ eu também já fui rei/ mas qua’/ despertei!”

  4. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta de sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria, com dois c(h)ifrões, de $$ neonazista) dos e das canalhas direitistas…
    .

    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:

    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressimo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .

    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    .
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    .
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    .
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    .
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    .
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    ,

    E MAIS :

    Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção

    O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo

    O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria

    Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!

    A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres

    O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora

    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    .:.

    Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
    U m homem simples como as coisas boas da vida
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira
    I magem perfeita do homem de si senhor
    O humano defensor de humana lira

    L uz de nossa gente, lutador incansável
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro

    D igno e sincero, fraterno e muito humano
    A migo do povo, honesto e sempre lhano

    S eja o meu/nosso canto para te louvar
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
    V itória da melhor sorte no número treze
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )

    .:.

    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.

    .:.

    L ula livrou 36 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes

    .:.

    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

    .:.

    .:.

    NÓS

    A tv me promete
    o leite da moça,
    o prazer em pó,
    líquido,
    instantâneo,
    integral…

    Que faremos de nossos olhos,
    de nossas mãos?

    ………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    B……………………………A
    …I………………………I
    …….S………………C
    ………..T………N
    …………….Â
    tele……………………..visão

    tele……………………..vazão

    tele……………………..vazio

    ………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)

    .:.

    ReXistência

    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    :
    Diga “NãO” à Rede Goebbels

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    Globo

    PATRÃO
    PADRÃO
    LADRÃO

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
    .
    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
    .
    …………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )

    .:.

    Se você não for cuidadoso / cuidadosa
    .
    “Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
    .
    …………………..………………………………. ( Malcolm X )

    .:.

    ( En la lucha de clases )
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    .
    …………………………………………….( Paulo Leminski )

    .:.

    ( Não é a beleza )
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    .
    …………………………………………….( Salamah Mussa )

    .:.

    A existência precede a essência.
    .
    …………………………………………….( Jean-Paul Sartre )

    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4

    .:.

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  5. o que não se diz é quem foi mesmo que implementou tal lei que estava dormindo nos cafundós da república, letra morta? Teria sido FCH e anteriores que , além se super equipar a PF, ainda criaram vários órgãos e processo e ratoeira para pegar corrupto? Foram, bando de ingênuos, os governos petistas que fizeram tal desgraça ao invés de incentivar para que todo tivesse a mesma oportunidade de roubar e ficar igualmente impune

  6. Eu comparo as nossas instituições Executivo, legislativo e judiciário, como um rebanho infestado de carrapatos, o STF o STJ, TCU e AGU, TSE, são rebanhos a solução dá um tiro na testa de cada um, tá resolvido problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *