Previdência: mobilização pode definir futuro de Temer

recife
O fiasco das manifestações “coxinhas” do último final de semana dobram a importância dos atos de hoje contra a reforma previdenciária e, por extensão, as perspectivas à frente do governo Temer.

Embora ainda seja uma mobilização preliminar, a presença de uma quantidade expressiva de manifestante pode aprofundar a sensação da própria base governista de que já não existe mais um “rolo compressor” parlamentar para obter os dois terços de votos para, pelo menos, aprovar alguns pontos fundamentais para o projeto governista.

A crescente impopularidade de Temer, que é uma das causas desta degradação de sua máquina parlamentar vira, através dela, o perigo de que ele venha a perder sua única serventia para onde seu apoio é decisivo, os interesses do mercado.

Não pense que, por mais criticáveis que sejam, a s raposas da política sejam insensíveis. Os movimentos de dissenção feitos por Renan Calheiros – inclusive o de criticar  o “pacotinho do rombo” anunciado pelo Governo – veja aqui –  é sinal de que, pelo menos no Senado, já não dá para pensar nos dois terços suficientes para a previdência.

E isso repercute sobre a Câmara, desanimando muitos de se exporem a um vexame público para aprovar a cassação de direitos para, afinal, a reforma ser rejeitada.

As ruas cheias, hoje, tanto quanto foram vazias domingo, será uma pressão extra, que pode catalizar esta processo.

Sem a reforma, Temer tem poucos horizontes pela frente. E o professor Gilmar pode até fazer um burro falar, no TSE.

O mapa das manifestações

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. Filho de pais pobres, Trabalho desde os dez anos, vendendo banana, alho e frango na porta das casas. Depois trabalhei como engraxate na Praça Ozorio em Curitiba. Agora que estou pra me aposentar, querem roubar minha aposentadoria. VAI TER GUERRA.

    1. Também sou de Ctba, tenho vergonha da chamada ” República de Curitiba” e do seu justiceiro parcial protetor de tucano. A bancada paranaense é um desastre completo, salvo raríssimas exceções, são anti-povo. Trabalho intensamente pelo voto cidadão e representativo! Sou professora e ninguém vai me impor uma mordaça com reforma nenhuma de ensino!
      Meu pai, petroleiro aposentado, deu o sangue pra evitar o desmonte da Petrobrás no anos 90 para essa corja voltar ao poder via golpe e doar nossas riquezas, humilhar o povo trabalhador e retroceder no tempo 100 anos em direitos conquistados à duras penas.
      De golpista quero distância e tenho boicotado tudo que tem origem golpista. O Levante Popular está nas portas da rede golpe no RJ, e hj é só um esquenta. Vai ter guerra sim!

  2. Todos às Ruas do Brasil Que Queremos para o Povo e não para Golpistas Bandidos Canalhas ! ForaTemer vampiro mordomo decorativo !!! Volta Lula !! Diretas Gerais Jà !! Nao às reformas da previdência e da CLT ! Não à entrega de nossas riquezas para os abutres imperialistas ! Fora morinho jagunço do tio sam ! Fora STF oligarquia podre e golpista ! Fora PIG indecente golpista : trairas, vendidos e colonizados pelo tio sam !! Enfim FORA TODOS ESSES VIRALATAS QUE ESTAO DESTRUIINDO O BRASIL !!

    Abraços de Luta para todos ! Obrigado FB !!

  3. TODOS A RUA CONTRA ESSA DESGOVERNO GOLPISTA, CONTRA A CUMPLICIDADE DO STF, CONTRA OS ALIADOS E CÚMPLICES DO GOLPE, CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO, CONTRA TEMER E SUA QUADRILHA, CADEIA PARA AÉCIO E SUA CORJA, A FAVOR DO BRASIL. CONTRA A LAVA JATO, CONTRA A CORRUPÇÃO, A FAVOR DO POVO BRASILEIRO. VAMOS À LUTA BRASIL. O MOMENTO É NOSSO. VIRAMOS O JOGO.

  4. Terceirização tupiniquim: trocar o patrão por um capitão do mato.Em dez anos , todos os profissionais estarão ganhando um salário mínimo e não encontrarão depósito do FGTS e nem recolhimento ao INSS , o lucro deles está justamente aí. Milhares de processos correm na Justiça contra nossos atuais estelionatários terceirizadores .

    1. Quem disse que o salário mínimo se manterá nos níveis em que hoje se encontra? Sua desvalorização é certeza se o país continuar nesta mesma estrada.

  5. Uma prova que ele consegue fazer um burro falar ?, e só recorrer ao espelho mágico ” espelho , espelho meu parla Gilmar ” . E o Gilmar sai falando sobre processos e dando e antecipando seu voto , opinando sobre isto e aquilo da política e outros assuntos . Mas para falar a verdade burros somos nos que ficamos em casa no conforto do lar , não estamos nas ruas , e nem mesmo contestamos aqueles 180 deputados financiados com propinas recebidas pelo Cunha para se tornar presidente da câmara e compor maioria para o impeachament de Dilma , esses caras tem que ser identificados e cassados seus mandatos .Ninguém toca neste assunto porque seria a reversão do impeachament.

  6. dr.gilmar gostei…….aquele que sabe tudo che do judiciario de fato e de direito……

  7. Daqui a pouco se completará um ano de previsões sobre a queda iminente do interino ilegítimo e golpista e nada acontece de significativo. O traíra continua tirando novidades de seu saco de maldades e as instituições “republicanas” blindam seu desgoverno desavergonhadamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *