Prévia do PIB “encolhe” e BC tem dupla pressão: dólar e juros

ibc18

Muito mais que o “mercado” esperava, o número negativo do Índice do Banco Central – medida da atividade econômica semelhante à do PIB – recuou fortemente em março: 0,74%.

Em tese, algo que estimularia a continuidade – esperada pelos agentes financeiros – da queda dos juros.

Mas, de outro lado, a pressão cambial indica o contrário: o “prêmio” de juros pagos ao investidor estrangeiro, em relação aos dos títulos do Tesouro norte-americano, descontado o câmbio, tendeu a zero.

Logo, desinteressantíssimo.

No “manual”, como fez a Argentina, isso recomendaria uma alta da Taxa Selic ou, pelo menos, a interrupção de sua queda.

O mais grave, porém, é que a degradação do cenário econômico mundial parece longe do fim e não deve mitigar a cada vez maior imprevisibilidade do cenário eleitoral brasileiro.

É impossível, claro, fechar prognósticos absolutos em cenarios econômicos e não se pode prever em que grau a crise econômica se aprofundará.

Mas a seta é para baixo e tão baixo já estamos que o desastre mora ao lado.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Não estou entendendo. Não era só tirar a Dilma e o PT “num acordo com o Supremo e tudo” que o Brasil melhoraria? Eu acho que o Bonner mentiu e a Miriam Leitão se enganou de novo. #SomosAArgentinaAmanha

    1. Mas o Brasil melhorou. Para os EUA e seus capitães-do-mato aspirantes ao “green card”.
      William Bonner não mentiu. Ele apenas diz as “verdades” que é pago para dizer (venal, até tem nome de pistoleiro, embora eu duvide que tenha melhor noção de honra do que a possa ter tido a versão original).
      Quanto a Miriam Leitão, dizer que ela errou de novo até faz parecer que já acertou alguma.

  2. Enquanto a China fechou o primeiro tri com 6,8% de crescimento nós estamos perto de zero ..

    1. A China cresceu só 6,8% vindo de um patamar de 15% há 3 ou 4 anos atrás… Ninguém está crescendo… só diminuindo ou usando estatísticas manipuladas, como gastos com pesquisa em armamentos como “crescimento do PIB”, quando antes era despesa (diminuição ) do PIB…

  3. Quero mais é que a gasolina chegue a 10 e dolar chegue a 20. Um povo, e aí me refiro à classe média xucra e aos pobres de direita, só bate panela se ficar revoltado. A revolta contra o PT e Dilma foi criada artificialmente pela mídia e lá se foram os imbecis pras ruas fantasiados com o manto sagrado da corrupta CBF. No que as coisas ficarem realmente ruins, nem a mídia vai conseguir segurar a manada. A xucraiada está ameaçando fazer a burrice de eleger bolsonaro, as coisas irão piorar mais ainda. Depois disso, o brazil vai chegar ao período da barbárie. Depois avançaremos em direção à idade média, ao renascimento e, quem sabe, algum dia o que sobrou do país chegará aos tempos modernos.

    1. ai eles chamam o PT pra consertar.
      É foda. por isso não quero Lula presidentes.
      Que se fodam os coxinhas.

      1. Mesmo porque, se agora ganhar um Lula, ou mesmo um Haddad, Ciro ou alguém assim, em 4 anos não vai conseguir consertar muita coisa nem mesmo impedir a desgraça eminente que nos espera para os próximos anos. Os próximos anos serão ingovernáveis. Se alguém da esquerda ganhar, vai acabar sofrendo outro impeachment, ou vai acabar queimando mais a imagem da esquerda e perpetuando essa ideia de que só um presidente da direita pode resolver todos os problemas.

        Não vou votar na direita, mas uma parte de mim quer mesmo é que ganhe alguém da direita pra terminar de arregaçar tudo, pra só então o povo se tocar.

        Lamento que, até lá, muita gente vai perder o emprego, a casa, a esperança; muitas crianças vão morrer de causas evitáveis (a mortalidade infantil subiu com o fim da era PT, depois de décadas de queda contínua) e vai ocorrer privatização em massa de atividades estratégicas. Mais quatro anos de um governo de direta vão deixar sequelas irreversíveis.

        Mas ainda assim, acho que precisamos disso. Melhor amputar uma perna podre do que ficar tratando ela com Anador e deixa a infecção se espalhar pelo corpo todo.

  4. Acho difícil que o Brasil escape de uma tragédia que já está anunciada. Pra ser sincero acho que a crise nem começou ainda pra valer. A situação internacional é de absoluta “farsa cambial” que, quando desmoronar, não vai ficar pedra sobre pedra.

  5. O golpe recuou o Brasil 20 anos em democracia, 20 anos em desenvolvimento, 200 anos na justiça, mas eu gostaria que voltasse 2 anos só para eu ver de novo a cara dos coxinhas paneleiros e muito idiotas.

  6. Com a desapreciação cambial e o risco de elevação da taxa dejuros dos EUAn a alternativa lógica seria aumentar a taxa Selic.
    Mas como elevar a Selic no momento em que se confirma retração da atividade econômica? Isso aceleraria a retração. Seria como dar um tiro no ouvido esquerdo de alguém já baleado no ouvido direito: não rebateria a outra bala, apenas acabaria de matar.
    E, assim, a economia brasileira continua crescendo ao estilo Rabo de Cavalo: para baixo.
    Também, o que mais esperar quando se tem o País sob o domínio de bandidos togados a serviço de criminosos interesses estrangeiros e a Presidência da República usurpada por um verdadeiro filho de uma égua?

  7. O crédito do stf que permitiu tudo isso só cresce.
    Destruíram o país e com a condenação infame do LULA querem que isso permaneça.
    Responsável por tudo de ruim que temos, stf, responsável pelo desastre imprevisível que virá a frente sem LULA, stf.
    Impedir LULA é pedir abismo à frente.
    Incomensurável desastre, stf!

  8. Tudo isso só é possível com a Fantástica Fábrica de Mentiras que se chama rede gRoubo !!

    O movimento, entretanto, é intencional….desejam que o Brasil volte a cair nas garras do FMI, com suas inspeções e plano de metas.

    Vão destruir a nação, mas os imbecis só sabem zurrar asneiras, tais como…”nossa bandeira , jamais será vermelha” e “a culpa é do PT”.

    Paredão é pouco !!!

  9. Apesar da queda nominal da SELIC, os juros reais médios nos últimos 12 meses ainda estão elevados.

  10. PÂNICO KOXINHA SE ESPALHA… FALÊNCIA DE LOJAS EM SHOPPING CENTERS LEVA OS KOXINHAS AO PÍNCARO DO MEDO!
    A QUEBRADEIRA É IMENSA E MUITAS LOJAS SÓ NÃO FECHAM AS PORTAS PORQUE ESTÃO PRESAS EM CONTRATOS E PRECISAM PAGAR O “ALUGUEL”!!!!!!!
    E, QUEM VIVIA DE RENDA E MAMADEIRA CHEIA, AGORA SÓ CHUPA AR!
    POBRES KOXINHAS PANELEIROS…
    O GOLPE DEU RUIM…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *