Presidente do TST diz que trabalhador se fere de propósito por indenização

gandraacid1

Depois do Ministro Luís Roberto Barroso, que culpou a Justiça do Trabalho pelo atraso do Brasil, é o próprio presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Yves Gandra Martins Filho quem diz, numa audiência no Senado registrada pelo site Justificando, , que indenizações altas levam trabalhadores a se ferirem de propósito.

É inacreditável que a mais alta autoridade na regulação do trabalho, num país que é o quarto colocado no mundo em mortes provocadas pela atividade profissional, venha a público dizer que o trabalhador é deliberadamente  responsável pelos casos de mutilação física.

Só pode ser chamado de monstro um sujeito que diz isso e sabe tudo, por dever de ofício, sobre os acidentes de trabalho no Brasil.

Todo ano, segundo o IBGE, mais de 700 mil brasileiros sofrem acidentes de trabalho, o equivalente a uma grande cidade inteira. A grande maioria, jovens até 35 anos, porque expostos a trabalhos mais precários.

O Dr. Yves acha que um rapaz, no auge da atividade, bota a mão numa máquina de propósito para perder uma parte dela e ganhar um dinheirão?

acidentestrab

Ou que os acidentes são, quase todos, brincadeirinhas que se curam com um bandeide?

Se acha, olhe a tabela ao lado, para ver que fraturas, traumatismos e amputações são quase tão comuns quanto os ferimentos superficiais, simples escoriações.

Mas leia o que ele diz:

“Se você começa a admitir indenizações muito elevadas, o trabalhador pode acabar provocando um acidente ou deixando que aconteça porque para ele vai ser melhor”.

Melhor, doutor? Ninguém ganha indenização por alegar uma dorzinha de cabeça, uma espetada no dedo com o grampeador do escritório…

Os números mostram que falamos de ferimentos muito sérios.

Quanto é que vale a sua mão, Doutor, o seu braço, a sua perna. Quanto o senhor mereceria receber por um pedaço de seu corpo que foi deformado, esmagado, arrancado?

A mão de um juiz vale mais que dezenas de mãos de gente humilde para que se fale em indenizações “elevadas demais”?

Não será nada espantoso se o Doutor Gandra passar a ser citado como argumento para que empresas neguem ou rebaixem indenizações a seus funcionários que se ferirem e pedirem reparação. Não se estranhe se apareceu uma petição

 “Data vênia, inadmissível o pedido de R$ 50 mil feito pelo autor, simplesmente por ter perdido um pé, configurando-se, no caso, a macabra hipótese enunciada por Sua Excelência, o próprio presidente do TST, Yves Gandra Martins Filho, de que, em busca de pecúnia, o indigitada mutilação possa ter sido um expediente para o enriquecimento pessoal do reclamante”.

E pensar que quase tivemos – e estamos arriscados a ter, ainda – um cidadão deste tipo de Ministro do Supremo.

Assista a fala de Gandra…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

34 respostas

  1. Beep boop boop Beep

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/05/1884633-50-do-trabalho-no-brasil-pode-ser-feito-por-robo-diz-estudo.shtml

    Brasil tem grande potencial para automação…

    Alem de ter seus direitos abolidos pelos golpistas ainda vamos sofre com
    a modernização dos setores de produção que por sinal são atrasadíssimos
    , com máquinas e processosdo século passado, etc…

    https://www.youtube.com/watch?v=vyUoCxjnXHE
    https://www.youtube.com/watch?v=BtvlIRuamgI

  2. Esse idiota, calado, é uma Sinfonia de Rachmaninoff… Mas a besta teima em zurrar incessantemente para a vara do PIG

  3. Pensar que esse capeta transvetido de homem se diz tão religioso que adotou o celibato e mora nas dependências da famigerada Opus Dei.

    1. De que lado ele é celibatário? De frente ou de trás…a la Rita Lee? Opus DEI…vai dar assim lá na China!

  4. É bem óbvio que ele faz uma clara referência a Lula ao dizer que “é sempre um ferimento na mão esquerda, um dedo”, a direita adora insinuar que esse acidente foi provocado e que a indenização foi milionária… todo energúmeno da direita hoje em dia tem no anti-petismo seu escudo favorito.

    Mas é necessário lembrar que esses cidadãos tem auxílio moradia, auxílio terno e um monte de penduricalhos no salário muito superiores aos demais trabalhadores que, segundo ele, arrancam partes do corpo para não trabalhar. Pelo jeito, ter um terno para ele é mais importante do que ter uma mão para o trabalhador.

    Outra coisa curiosa… adoram dizer “Nos EUA não tem Justiça do Trabalho!”… doce inocência… se um operário americano escorregar em uma poça no local de trabalho provavelmente vai ter uma indenização superior à família de um trabalhador morto no Brasil… logo lá… onde quem cai na calçada pode processar o dono da casa por não ter limpado o gelo direito… que bom que lá não é necessário Justiça do Trabalho, a justiça normal já da conta do recado… a justiça americana é uma piada no mundo todo devido aos processos idiotas e milionários… aqui um catador de lixo vai processar quem? alguém que cata lenha para carvoaria vai processar quem?

    No chão de fábrica de uma multinacional americana por exemplo, na Matriz em New York você pode almoçar no chão sem a menor preocupação, tamanha a higiene e organização… na filial brasileira você não entra sem protetor contra radiação, barulho, poeira e mesmo assim tem que tomar cuidado para não ser atropelado por uma empilhadeira.

    1. Há alguns ano, numa loja de móveis, vi um sofá com aquecimento elétrico e nele podia-se ler, em inglês, um aviso para não usá-lo embaixo do chuveiro. Imagine o que aconteceria se a pessoa perdesse um braço ou algo que o valha.

  5. Esta é só a expressão, paroxística é verdade, da utilização do discurso moral para entender a realidade. O moralista parte de princípio que, à exceção dele e dos que considera como iguais, todos os outros seres são capazes das atitudes mais absurdas para atingir os fins que desejam, cabendo à lei impedir que o façam.

  6. É o que dá, colocar a raposa para tomar conta do galinheiro, ou alguém esperava atitudes diferentes, deste canalha indicado pelo MT,para o TST este é para da engrenagem quê visa acabar com as leis e os direitos trabalhistas.

  7. É o que dá, colocar a raposa para tomar conta do galinheiro, ou alguém esperava atitudes diferentes, deste canalha indicado pelo MT,para o TST este é parte da engrenagem quê visa acabar com as leis e os direitos trabalhistas.

  8. Este moço-velho não passa de um ser humano com problemas de cognição e raciocínio.
    Não pode ser levado a sério jamais. Perfeito para ocupar este cargo neste governo golpista e entreguista radical.
    Já que ele é tão fervoroso crente de seu destino pós vida, certamente irá para onde merece: o inferno.

  9. Esse sujeito é um ultra católico, do ramo eclesiastico que abençoa os que aceitam sua miséria; da escola de plinio salgado; do tempo de bento III quiçá IV ou gregório alg coisa; da cruzada em que Deus manda matar e que, se pudesse, botava na fogueira todos os que acha comunistas.

  10. cNo caso de ele ir para o STF seria mais , não existiria a divergência . Esse gandra filho é verdadeiramente um filho ……… Vindo dele isso não é novidade. Ele bloqueou milhares de processos trabalhistas de trabalhadores terceirizados na administração pública federal , cujas empresas não recolhiam FGTS , ISS , e outros impostos . Cujo governo contratante é solidário nessas ações . Milhares de trabalhadores estão sem a contagem de tempo de serviço para se aposentarem devido ao não recolhimento por essas empresas , sem contar o não pagamento refente ao inss da parta empresa. Em manobras fraudulentas com prepostos do governo . as empresas recebiam e recebem suas faturas mensais normalmente , sem se certificar os recolhimentos dos impostos conforme previsto na lei.
    Esse é o tipo de homem público que nós temos , esse é o tipo de juiz atual . O juiz neoliberal , partidário e com lado definido .Faz parte da serìe de Moros que estão por aí.

  11. Com defensores do direito que pensam assim, não há mais necessidade de inimigos, carrascos demônios ou assemelhados … O inferno de Dante é aqui!

  12. No caso de ele ir para o STF seria mais , não existiria a divergência . Esse gandra filho é verdadeiramente um filho ……… Vindo dele isso não é novidade. Ele bloqueou milhares de processos trabalhistas de trabalhadores terceirizados na administração pública federal , cujas empresas não recolhiam FGTS , ISS , e outros impostos . Cujo governo contratante é solidário nessas ações . Milhares de trabalhadores estão sem a contagem de tempo de serviço para se aposentarem devido ao não recolhimento por essas empresas , sem contar o não pagamento refente ao inss da parta empresa. Em manobras fraudulentas com prepostos do governo . as empresas recebiam e recebem suas faturas mensais normalmente , sem se certificar os recolhimentos dos impostos conforme previsto na lei.
    Esse é o tipo de homem público que nós temos , esse é o tipo de juiz atual . O juiz neoliberal , partidário e com lado definido .Faz parte da serìe de Moros que estão por aí.

  13. O quarto Reich dá um mergulhão no Atlântico e emerge num gabinete “franciscano” do TST.

  14. O BRASIL ADOECEU. SOMENTE UMA LIMPEZA COM MUITO SANGUE PARA TIRAR ESSE TIPO DE GENTE DO PODER. ESTAMOS SENDO GOVERNADOS POR TIRÂNICOS SATÂNICOS E AINDA TEM “pastor” QUE APOIO ESSE GOVERNO COM SEUS ASSECLAS. A DESGRAÇA ESTÁ ARMADA. AGORA, OU É MORRER OU MORRER.

  15. Esse é um filho da puta que mede os outros pela sua própria régua. Se lhe fosse feita a proposta, talvez desse dois dedos da mão pra virar ministro do STF. Aliás, seria bom que ele se auto-mutilasse por dinheiro, mas que cortasse o pescoço.

  16. Tem um antigo adágio popular que diz que o melhor juiz julga por si. Talvez esse personagem queira nos dizer que se recebesse um salário médio do trabalhador brasileiro e ainda tivesse de trabalhar por isto, usaria este subterfúgio. Na vida real, são poucas as pessoas que tem este desvio de conduta, muitos trabalham mesmo doentes ou lesionados!

  17. Tambem acho que não se pode permitir pagar tão ALTOS auxilios isso, aquilo aqueloutro e mais outro para juizes, datavênios e assemelhados, porque eles acabarão inventando escolas, furúnculos, alimentações, viagens, moradias extras para receber as bolada$.

  18. Olhem bem para este sujeito. É um cidadão educado. Provavelmente tenha um título de mestrado ou doutorado em Direito ou coisa que o valha; se não tiver mais. Daí, fica forçoso perguntar: o que é mesmo que ele aprendeu estudando tanto tempo?

    É de arrepiar, amigo. É tanta bobagem, tanta ignomínia saindo de bocas e mentes de gente deste nível educacional – gente que está e, na verdade, sempre esteve no poder – que é preciso fazer uma outra pergunta. O que será de nós?

    Só nos resta apelar para o que Patrão Velho – como nos referimos nós gaúchos ao Pai Celestial – tenha misericórdia, pois se deixarmos a coisa nas mãos desses letrados ….

  19. Tempos difíceis. É de impressionar como tanta mente podre se acha no direito de ter seus 15 minutos de fama no nosso país.

  20. Luciano M Silva · Colégio Militar de Manaus
    “O molusco fez isso. Sacrificou o mindinho para se dar bem.”

    Pela quantidade de bobagens que vem escrevendo já há tempos, tudo indica que o Luciano M Silva resolveu amputar o próprio cérebro

  21. Este vagabundo nunca pegou um martelo na mão.Fanático religioso,este, como todos eles (não importa qual a religião) não passa de um bos–ta.
    Vai trabalhar vagabundo,vai trabalhar…

  22. Querem acabar com o “custo” da justiça do trabalho? é bem simples,OBRIGUEM AOS EMPRESÁRIOS ESCRAVOCRATAS A RESPEITAR A LEI.Simples assim

  23. Existem trabalhadores que se imolam para receber indenizações e existem presidentes do TST que extraem o cérebro e dizem absurdos, assoprados a eles para continuar a receber todo mês uma indenização paga pelo povo brasileiro.

  24. Não foi por se destacar na defesa do mais fraco, o trabalhador, como é da tradição da nossa Justiça do Trabalho, que Yves Gandra reuniu condições para chegar à presidência do TST. O que faz parecer, é que sua investidura está obedecendo ao planejamento geral do Golpe de 2016. Seu objetivo parece ser criar condições para a dissolução e o desmonte final da própria Justiça do Trabalho, mas Gandra não se limita a isso. Ele resolveu também se engajar nesta última investida épica geral golpista contra o ex-presidente Lula, nem que para isso ofenda milhões de trabalhadores.

  25. Nojo. A vontade que dá é pedir para esse infeliz pôr um dedo numa tábua e dar um só golpe, seco, com uma faca de cortar carne. Quero ver se tem coragem, como acha que um trabalhador tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *