Pré-sal representaria crescimento de 10% ao ano do PIB, mas está sendo entregue

O engenheiro Roberto Moaraes, em seu blog, usando uma estimativa conservadora – que não leva em conta a possibilidade de novas jazidas gigantes a serem descobertas, apresenta algumas informações sobre as quais deveríamos, agora, estar pensando.

Diz eles que as reservas de petróeo e gás do pré-sal equivalem a 7 vezes o PIB brasileiros.  Dividindo este valor por uma exploração em 20 anos – tecnicamente bem perto do horizonte dos campos de petróleo – isso asseguraria ao país, em média, um crescimento anual de 10% do Produto Interno Bruto.

Para onde os otimistas cruzam os dedos para ter um rídículo 1% de expansão do PIB, vejam que crescimento para o país.

Mas, diz ele, é isso o que está sendo tirado dos brasileiros com a política de entrega destas reservas:

Infelizmente, grande parte disso está sendo entregue a preço vil para as petroleiras privadas estrangeiras (IOCs), depois de ter sido descoberto pela Petrobras.
Como os novos donos desse petróleo e gás extraídos, as petroleiras estrangeiras decidem o que fazer de sua produção e certamente levarão a maior parte para ser beneficiada fora do país, onde suas receitas se multiplicarão, na medida em que o produto processado ganha mais valor.
Da mesma forma, serão eles que decidirão onde e com quem comprar (ou fretar) plataformas, equipamentos, serviços e tecnologia que deixarão de empregar até 8 milhões de pessoas no Brasil (em funções de altas qualificações) na próxima década.

Depois de descoberta por geólogos brasileiros, de uma empresa brasileira, em águas brasileiras, diz Moares, a jóia da coroa está sendo entregue a preço de xêpa.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. Talvez as pessoas entendam porque existe Centro e periferia no jogo mundial. Ainda dá para o Congresso abrir o olho

  2. Nunca vou entender porque tanta gente aparentemente inteligente e bem informada, que não têm absolutamente NADA a ganhar com esse entreguismo, não mostram a menor indignação com o que está sendo feito no Brasil.
    Complexo de viralata não levaria tanta gente a esse extremo.
    Será possível que o preconceito e o ódio ao PT e à esquerda incutido nessas são tão grandes, a ponto de fazer com que percam completamente a capacidade de enxergar e raciocinar?
    Ou será alguma espécie de lavagem cerebral em altíssimo grau?

    1. No BRASIL ninguém é bem informado não, uma colônia com luz apenas isso, infelizmente nos governos PROGRESSISTAS não tentaram fazer nada para mudar, INVESTIRAM mais ainda nestas mídias oligopolizadas não sei se foi por ingenuidade ou por pressão do sistema mesmo, agora é tarde e não adianta chorar pelo leite derramado, vou te dar um exemplo acompanhei os acontecimentos na VENEZUELA pela rede AL JAZERA, vi como a mídia no BRASIL é um LIXO IRRECUPERÁVEL.

  3. Por tudo isso, caso um dia volte ao poder, espero que a esquerda deixe de ter parceria com Renan, Delcídio, Geddel, Eunicio, Temer, Barbalho, Nogueira, Kassab, Valdemar, Judá, Cabral e tantos outros corruptos eleitos no palanque do pt.
    Conciliação e republicanismo dão nisso.
    Político tem que ter lado!
    Querer bancar o Noé levando a fauna toda é tolice.

    1. Minha fatura do celular Tim veio no valor de 50 reais, preço do pacote mensal. Liguei para cancelar e a Tim propôs baixar o preço pra 29 reais e não aceitei. Fizeram nova proposta, agora de 19.00 reais. Aceitei, mesmo sabendo que o custo dessas teles estrangeiras, que faturam bilhões de reais, não pagam dividendos e às vezes nem impostos, cobram dos brasileiros preços extorsivos para que os países que nos exploram tenham grátis serviços de telefonia e dados: ocorrerá a mesma coisa com o ser petrolífero, de gás e derivados….o brasileiro não tem noção da destruição e da política de terra arrasada imposta pelos donos do golpe a partir das Jornadas de Junho de 2013, a primavera do Deus Mercado: éramos felizes e não sabíamos : mas ficaremos sabendo quando cair a ficha e percebermos que, por conta de um golpe, viramos um Grande Haiti…

  4. Crime. Crime. Seguraram o Brasil, amordaçaram e amarram numa cadeira, e estão fazendo um arrastão pela casa toda.

  5. PARA QUE SERVEM GENERAIS DAS FORÇAS ARMADAS?
    Porque esse bando de generais empossados em altos cargos estão calados, enquanto o seu cfão, um simples e boçal capitão está entregando tudo que o país possui de valor aos EUA e ainda faz continérncia à bandeira deles?
    PARA QUE SERVEM VTODOS ESSES GENERAIS EM ALTOS CARGOS ?

  6. Todas as notícias sobre a pilhagem do nosso petróleo, do pré sal enfim, recaem sobre minha pessoa como uma punhalada no peito. Choro a perda imensurável do meu Brasil….

  7. Brito é possível desvendar o segredo de ” Fátima” de quanto barris equivalentes de petróleo esta sendo produzido por bacias geológicas no país?

  8. E essas empresas estrangeiras maximizam lucros e minimizam acidentes (exemplo VALE) elas ainda vão deixar um grande desastre ambiental para nossos pescadores, fauna, flora, reservas biológicas,… Temos que anular tudo que foi feito contra a soberania desde o golpe contra Dilma.

  9. Foi uma “glória” a desse pessoal de roubar do país sua jóia e entregá-la aos do norte.
    Fazem isto com um prazer…!
    Sempre tiveram gana na petrobrás.
    A lavajato completou o serviço. A globo agradece emocionada!

  10. Nenhuma surpresa, ao se pensar que nossas oligarquias sempre estiveram preparadas para fazer isto, em todos os momentos de nossa história. São pessoas que, em sua maioria, permanecem mais tempo fora do que dentro do País, criam seus filhos para serem cidadãos em outros países, adotam maneirismos de outras culturas (apesar de raramente entenderem bem o que estão fazendo, pois lhes falta conhecimento) e, pelo Brasil, tem apenas dois sentimentos: ganância em explorar tudo o que puder ser rentabilizado, para gastar alhures, e desprezo por seu povo, considerado “jeca e atrasado”. Sempre estiveram de costas para o Brasil, nem gostam de apresentar-se como nativos, preferem o cosmopolitismo que o dinheiro compra. E, quando algo de bom tem origem aqui, pensam “é importante demais para ficar nas mãos destes terceiromundistas” e correm para ofertar auxílio aos “civilizados” no processo de expropriação das benesses nacionais, em troca da permissão para serem subalternos em outros lugares. E depois poderem escrever com orgulho “prefiro lavar privadas em Miami que viver nesta merda de país”. Simples assim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *