Pré-sal: o milhão de barris/dia está chegando

nave

A Petrobras divulgou ontem a sua produção média diária média de petróleo e gás.

A de petróleo foi de 2,14 milhões de barris/dia, 2,6% acima dos 2,09 milhões diários produzidos em junho: mais 2,6% no mês. Já a de gás subiu 0,9%, passando de 73,9 milhões de metros cúbicos diários para  74,5 milhões.

O crescimento da produção vem do pré-sal, que segue aumentando sua produção em ritmo galopante: em julho, foram 6,9% a mais na produção de petróleo (sem contar o gás, cuja produção não foi divulgada), passando de 751 mil barris diários para 798 mil a cada dia, em média.

Mesmo considerando crescimento zero na a produção de gás, com os valores do mês passado (equivalente a 175 mil barris de petróleo equivalente/dia), a produção passou de 926 mil barris para 973 mil barris/dia.

O milhão de barris de óleo e gás está para ocorrer este mês, com o início da operação, do mês passado, do primeiro dos oito poços que serão ligados ao navio-plataforma Cidade de Itaguaí, progressivamente.

Isso, na média, porque já foi alcançado como pico diário, no dia 8 do mês passado, quando só o óleo extraído beliscou a marca de 865 mil barris em um dia.

E é por isso, nada além do que por isso, que querem não apenas “beliscar” o pré-sal, como já podem fazer se associando a Petrobras para explorá-lo.

Querem abocanhá-lo inteiro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. Tá.. legal…
    E quando veremos o dinheiro investido em educação, como foi prometido????
    Pode tirar 1 bilhão de barris por dia, se não for convertido em benefícios para a população, de nada nos adianta!

    1. Independente do dinheiro da educação,
      a Petrobras já é uma empresa que gera inumeros beneficios a economia e portanto a sociedade brasileira…Afinal,
      que outra empresa brasileira paga ao governo em impostos, contribuições fiscais e participação acionária, quase 100 bilhões de reais anualmente?

      1. Sim.. mas como já sabemos, nossos impostos são pessimamente utilizados.
        Ter dinheiro para “tapar buracos” é uma coisa. Ter dinheiro para educar as pessoas para nem deixar o buraco abrir é outra.
        Por isso a educação deveria vir em primeiro lugar, acima de qualquer outro investimento, pois a longo prazo, economiza-se em saúde, em segurança, ou em qualquer outro setor.
        Mas parece que nenhum governo quer isso, pois é com os investimentos “tapa buracos” que vemos nosso dinheiro ir pro ralo.
        Infelizmente, se resolverem investir AGORA em educação, só veremos os resultados daqui 25-30 anos (numa situação perfeita) e provavelmente não estarei mais vivo.

        1. Bruno, infelizmente para muitos políticos, educação não é sinônimo do voto e para este governo isso não é diferente. Quando você, eu, etc…decidimos votar em alguém, temos nossa expectativas, a minha, é que, em algum momento sejamos governado por alguém que realmente pense no país, investindo principalmente em educação, aprendendo inclusive com os paises que já deram esse salto de qualidade.

  2. Pessoal, quem vai participar da manifestacäo de 5° feira, procure levar uma ou duas pessoas, pessoas que näo votaram em Dilma, tenta explicar a importancia desta presenca. Tem pessoa que näo votou em Dilma, mas também näo gosta de Aécio. Temos de explicar para ela que a manifestacäo näo é do PT e sim dos trabalhadores, dos estudantes e das donas de casa.

  3. Excelente notícia

    Infelizmente, o preço do barril do petróleo está muito baixo, chegando aos patamares de 2008.

    Fernando, qual a perspectiva para melhoria deste cenário?

  4. Caro Fernando Brito,

    Sempre vejo dados de extração do petróleo. Mesmo sabendo de tipos de petróleo (leve ou pesado) nunca sei o quanto de barris de petróleo o Brasil gasta por dia. Você teria esta informação?

    Sei que a mudança do leiaute foi para tentar melhorar o blog. Mas o tipo de letra escolhido é horrível…ficou mais difícil pra ler.

  5. Fernando Brito o que houve no site que não tem o botão de compartilhar via Twitter? E também já enviei um email que faz 4 meses que apresenta problema para acessar o site via Smartphone. Eu digito a página e do nada fecha sozinho.

  6. Previsão da Midia sobre o Pré sal a dois anos atrás:
    Sademberg- Economista do O Globo
    Pré sal só existe na campanha do governo
    Miriam Leitão- Guru dos coxinhas
    O Brasil está seguindo o caminho de outros países subdesenvolvidos na exploração do petróleo na camada do pré-sal. Está trocando o modelo de exploração de concessão, adotado por EUA, Inglaterra, Noruega, pelo regime de partilha, que é usado por Nigéria, Líbia e Angola. Por que exatamente isso está sendo defendido pelo governo brasileiro nem mesmo os especialistas conseguem explicar.
    Washington Post matéria sob inspiração dos vira-latas tupiniquins: “Petróleo do Brasil, da euforia à dura realidade”. O “Post” dizia que a “euforia” brasileira com o pré-sal era tiro de festim, pois a existência das reservas era questionável e, caso o petróleo existisse, iria “demorar a jorrar”.
    Agora mudou, querem se apropriar e para isso tem que derrubar a Dilma.

  7. Vamos ver se a Petrobrás não vai fazer uma grande divulgação em todos os meios, para divulgar o feito.

  8. Bom dia,

    e a galinha continua a botar “ovos de ouro”!! Por isso o gigante não quer deixar ela com João, mas mesmo assim terá que baixar o topete.

  9. ALDEIA MARÍTIMA
    by Ramiro Conceição

    Construíram uma aldeia… no mar.
    Construíram uma esperança no mar.
    Construíram uma civilização no mar.
    Mas muito cuidado… com os piratas
    que vilipendiam qualquer educação,
    qualquer esperança, qualquer aldeia
    marítima.

  10. de Carlos Cassaro

    FHC está puto da vida com a manifestação coxinha. Eles pediram a volta da Monarquia, a volta da Ditadura e até a volta de Sarney, mas ninguém pediu “Volta FHC”. Nem coxinha quer saber de FHC. Tá dura a vida.

  11. Ainda bem que você avisou.
    Veremos o que a comunicação da petrobras e do governo dirão à população sobre essa excelente notícia.
    Mas não basta divulgar, tem que gerar significado, tem que explicar o que a sociedade ganha com o pré-sal exclusivo da petrobras.
    A bola será colocada na cara do gol, mas esse time da dilma só tem zagueiro…

  12. Chevron só salva com pré-sal

    A petrolífera americana Chevron se desmancha junto com os baixos preços do barril de petróleo. Projeto com valores estourados e aditivos de US$ bilhões, no litoral da Austrália aumenta a despesas e come os lucros. Acidentes na Bacia de Campos, incêndios em suas instalações na Nigéria e Califórnia aumentam os problemas.

    Acidente na semana passada na cidade chinesa também atingiu uma fábrica lubrificantes da Chevron na região de Tiajin. Assim, a Chevron decide demitir 1.500 trabalhadores e vê seus lucros por barril ficarem abaixo das demais. Observem que o lucro por barril da Shell e da Esso também caíram bastantes.

    Enquanto isto, por aqui se diz que o problema é a Petrobras que é obrigada a enfrentar a Operação Lava Jato. Ainda assim, ela consegue retirar petróleo do Pré-sal a um custo total, incluindo impostos e royalties, a US$ 32.

    A matéria que traz o infográfico abaixo e comenta a atual situação da Chevron é do Wall Street Journal.

    Postado por Roberto Moraes às 18:06 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *