Por que xingam Ana Luiza?

analuiza
Ana Luiza é quase uma menina, como se pode ver na imagem.

Quase, porque é uma mulher e vai ser uma médica de verdade, não uma comerciante da saúde.

Ela fez, no aniversário do Programa Mais Médicos, um discurso de agradecimento pela instalação de um curso de medicina em sua cidade: Caicó, no sertão do Rio Grande do Norte.

E curso pra lá de concorrido: foi, na primeira parcial do Sisu este ano, a escola de medicina com a maior nota de corte: 868,98.

Lá, ela está no segundo ano de medicina.

O que ela disse que pudesse ofender alguém?

Falou que uma neta de agricultores, como ela, agora pode realizar o sonho de estudar medicina.

Que pode fazer algo de bom por sua comunidade.

Que tem orgulho do que faz.

Por isso, Ana foi pessoal e violentamente agredida em mensagens do Facebook, onde ela narrou, num desabafo:

“Fui atacada em minha página pessoal brutalmente por MÉDICOS E FUTUROS MÉDICOS, além de outras pessoas. O machismo e a elite mostraram sua cara. Fui chamada de vadia, de MÉDICA VAGABUNDA DE POBRE, ignorante, não merecedora de cursar medicina. Me foi dito que iam fazer de TUDO pra que eu não conseguisse emprego depois de formada. De que eu não sabia com QUEM estava lidando. Que eu merecia LEVAR UMA SURRA pra aprender a deixar de ser corrupta. Me mandaram CALAR MINHA BOCA NOJENTA DE POBRE E DE VADIA.”.

Depois, por conta de gente capaz de dizer isso a uma menina do interior que sonhou com a profissão e caminha para ela, a categoria médica não quer que surjam situações como a publicada ontem pelo UOL, que registra uma pesquisa da Universidade Federal  de Minas Gerais apontando que “Em dois anos, cubanos ganham preferência a médicos brasileiros“.

E na injustiça que isso representa com milhares de médicos brasileiros que merecem este nome, como o meu querido José Carlos, que, quando médico do Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, desabafou comigo que tinha colegas que sentiam “nojo do paciente”. Ou com a Dra. Diane, que nem desconfia que sou blogueiro ou que fui do Governo e tem a delicadeza de me levar até a porta do consultório do posto de saúde – a mim e a todos – perdido na beira de uma lagoa.

Ana Luiza é quase uma menina, mas não precisa de defesa de ninguém, porque sabe se defender.

Sabe que é inútil falar ao ódio e o melhor que podemos pretender é que o ódio se cale, desmoralizado, e vá minguando, como deve ser, para minúscula condição dos vícios humanos, contra os quais a gente tem de se vacinar todos os dias.

Assim como fez a  Ana:

Minhas palavras foram pros profissionais de saúde que dão o sangue todo dia, mesmo com condições péssimas de trabalho, com salários atrasados, numa saúde abandonada e caótica. Eles sim, são verdadeiros heróis.Minhas palavras foram direcionadas àqueles que acreditam e lutam por um mundo transformado a partir da educação e do amor. Minhas palavras foram um agradecimento aos professores, a classe Trabalhadora com T maiúsculo!! Que têm seu serviço desvalorizado ao máximo, mas toma a linha de frente na luta pela transformação diária do futuro de milhões de jovens sem oportunidade no país.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

44 respostas

  1. Ana Luíza de Lima, sua coragem nos representa.

    Fique firme, pois já dizia o poeta: “Estes que aí estão/atrapalhando o meu caminho/eles passarão:/eu passarinho”.

  2. Mocinha cheia de valor atacada vilmente pra quê? Em vez de valorizar jovens como ela, atacam! Tudo que há de bom é atacado, não sei o que está acontecendo, uma coisa estranha, parece que o bom ofende.

    1. O problema foram as palavras gentis e verdadeiras dirigidas a Presidenta Dilma. Infelizmente vivemos um momento em que a política foi resumida em uma guerra de torcidas organizadas como no futebol. O que importa são as cores da camisa. E o panelaço é justamente a expressão disso. Não há espaço para diálogo.

  3. Não sei quem são esses animais que se dirigiram a Ana Luiza dessa maneira. Digo ainda que a classe médica, como inúmeras classes, tem gente boa, a maioria, e gente ruim.Mas os representantes dessa classe, parecem todos ruins. Ontem, num discurso para médicos recém-formados, no cremesp (São Paulo), discurso de “nobre” da classe, conclamou os jovens a lutar contra o Governo e o Mais Médicos.Depois se queixam de serem chamados de “mafia de branco”.

  4. È que eles,os médicos não vão ao banheiro ,engolem e o substrato vai direto ao cérebro.Importa não Ana.

  5. Eles,os médicos Coxinhas,não são burros.Sabem muito bem que atendem os pacientes com nojo e desprezo e só visam lucro.Daí a reação contra uma menina idealista que honrará a profissão .Sentem vergonha de serem os vermes que são…

  6. Ana Luiza, liga pra essas babacas não, minha filha. Isso é puro ódio de classe. É por ter dado oportunidade a pessoas como você que os coxinhas e a máfia de branco odeiam o Lula. Liga não. Lembre-se daquele velho ditado árabe: Os cães ladram e a caravana passa.

  7. O fato de ter descendência negra, ser uma futura médica, ser mulher e ser agradecida a um governo que defende excluídos é demais para Oligarquia, que vê seus privilégios diminuídos e seus pretensos méritos intelectuais igualados e em geral superados. Lembra os anos 50 nos USA quando a Klux-Kan queriam barrar os negros nas universidades Americanas. Como dizia alguém. Invejo a burrice e a estupidez pois são eternas.

  8. A questão não é mais se Dilma fica ou sai. O fato é que, fruto da manipulação midiática ou não, a maioria do povo brasileiro que carrega no seu cotidiano as marcas da senzala, e que foi o alvo das políticas de inclusão do governo trabalhista, está com a elite gritando Fora Dilma! Fora PT! Se alguém conseguir compreender, de como os beneficiários de uma política pública odeiam quem as fomentou, este terá descoberto a solução para o Brasil. Dilma fecha o ciclo pós ditadura e nada há de novo no horizonte a não ser retrocesso. É o Brasil mostrando a sua cara, como pediu Cazuza.

    1. Eu acho que é justamente pelo sentimento de cidadania. Quando entramos pra valer no mercado de massa (anos 80), cidadania se confundiu com consumo, era cidadão quem podia consumir. Durante FHC, especialmente após o Real, a classe C começou a aumentar e a D/E a diminuir. Mas isso só se deu com força mesmo no governo Lula, que teve um aumento real de 70% de gastos públicos (educação, saúde, seguro desemprego, etc.). Agora cidadania não era só consumir, tornou-se também bem-estar via políticas públicas. A crise e os cortes ameaçam essa cidadania e a Lava a Jato atualizou um passado que se pensava não existia mais, aquele em que os poderosos se locupletam e o povo se dana. Por isso eu acho que houve a queda de popularidade da Dilma em todas as classes, como um protesto não talvez em todos os casos dirigidos pessoalmente a ela, mas a todo um sistema que pode colocar a recém conquista e ampliada cidadania. Bem, é uma hipótese.

      1. Ôps, a todo um sistema que pode colocar em risco a cidadania recém conquistada e ampliada. A Lava a Jato trouxe uma questão moral forte (nosso povo de classe C é trabalhador, honesto, honra seus compromissos…) e de certa forma fragilizou a questão da cidadania, mostrou o quanto ela ainda pode depender da atuação dos poderosos e como inclui muita coisa – Petrobras, partido do governo, outros partidos e empresários, criou essa revolta, com razão.

  9. Então estamos formando uma geração de “médicos Caco Antibes”, que têm horror à “pobre” e só prestam consulta para madames?

    1. Infelizmente, até a classe média baixa recebe atenção superficial dos médicos que não fazem parte do sistema de saúde. Tente marcar uma consulta com um médico qualquer pelo plano de saúde. Se você der sorte ou for cliente antigo, pode conseguir para 15 dias depois, se for particular, consegue para o mesmo dia ou dia seguinte, no máximo.
      E, no dia da consulta, marcada para as 10h, por exemplo, você espera uma a duas horas além do seu horário para ser atendido.

  10. Parabéns, menina linda! Linda em todos os sentidos! Que sua garra e lucidez sejam permanentes, para continuar ajudando o povo brasileiro.

  11. Dizem que haverá manifestação contra Dilma nos dias próximos organizado pela Mídia. Nesses momentos veremos os herdeiros da Casa Grande sair a rua manifestar o seu horror a inclusão, geralmente nela os negros e pobres não são bem vindos. 400 anos de escravidão no Brasil marcaram a nossa identidade como nação com a intolerância, preconceito e estupidez.

  12. VIVA DEUS! ALÉM DE MÉDICA ANA LUZIA, com ajuda dos coxinhas que a xingaram, poderá se tornar uma nova força política, sangue novo.

  13. Temos que continuar nossa luta para ir devagar derrubando esse mundo velho. O PT quer queira, quer não, apesar de alguns equívocos, tem contribuído forte para isso, dai o ódio de algumas pessoas a ele. Precisamos de mais pessoas como Ana Luiza para ir aos poucos mudando esse cenário.

  14. Ana Luiza, conheci a sua cidade Caicó há muitos anos e tenho amigos lá. Era antes um curral eleitoral dos Maias e Alves, um local remoto e, quando aí estive, há muito tempo, julguei que nem dentro de um século aquela região paupérrima e atrasada, incrustada no poligono das secas, sairia da indigência.
    Em um ano de seca levas de retirantes miseráveis acampavam sob as tamarineiras em frente à igreja de Santana, prontos para saquear a cidade empobrecida, movidos pelo desespero e pela fome.
    Então surgiu um sujeito em quem eu nunca acreditei antes, por julgá-lo semi analfabeto, um ex-torneiro mecânico de nome Lula. Ele fez pelo nordeste o que não se fez nos 500 anos pregressos e não se fará nos 500 anos futuros. A classe abastada paulista e a sua cópia borrada, a classe média, consideram que nordestinos talentosos como você nasceram para lavar os pratos e arrumarem as camas dos filhos da elite. Lula mudou isto tudo.
    Não demora e vocês não passarão fome e sede porque terão a água do São Francisco em suas torneiras, neste sertão onde de verde só se vê “pano de bilhar e pena de papagaio” como cantava Luiz Gonzaga.
    Saiba que o tucano FHC botou chapéu de couro na cabeça, elegeu-se com votos daí e, em seguida, mandou parar estas obras e outras mais para favorecer a sanha de mão-de-obra barata do empresariado paulista à cata dos chamados paus-de-arara ou “baianos” e deixou o nordeste na miséria, transformando Natal, Fortaleza e Manaus em pontos de turismo sexual infantil. De vez em quando visito páginas de blogueiros de Caicó para ter noticias, porque aí tenho amigos e fico entristecido de ver a ingratidão de alguns que copiam as posições da rede Globo e de coxinhas paulistas que só pensam em interromper o ciclo de equiparação do nordeste ao sul, freando o desenvolvimento e investimentos sustentados e continuados, que a oposição de viés voltado ao sudeste eliminaria no dia seguinte à sua eleição.
    Agora está bem patente o que a coxinhada do impeachment não quer, filho de pobre a formar-se doutor para cuidar daqueles que os doutores filhos dos ricos privilegiados se negam a atender. Sem o saber eles estão a temperar o aço do seu caráter, Ana Luiza, alguém que saberá ser atenciosa com os pobres e honrar o juramento de Hipocrates. A ascensão socisl veio para ficar, é irreversivel, gostem ou não dela. Não desista nunca, eles vão ter de continuar engolindo pobre a viajar na poltrona ao lado, nos aviões.

    1. José Medeiros, este teu IRRETOCÁVEL comentário e o exemplo desta menina fizeram-me ganhar o dia! Obrigada aos dois e ao Brito por nos proporcionar alguma alegria nesses dias sombrios!

  15. … Uma das razões desse ódio descomunal!
    “‘Os penas amestradas’ [a $oldo] fazem a cabeça [oca] dos(as) ‘coxinhas’!”
    Especificamente, a maioria dos(das) médicos(as) brasileiros(as) reproduzem a “grande” mídia nativa:
    arrivistas, reacionários, intelectualmente preguiçosos, fisiológicos, corporativistas, reacionários, retrógrados, mercenários…
    ENTENDA

    Na edição de hoje do programete panfletário-terrorista ‘MAU Dia Brasil’ do rádio, o infame Alexandre Garcia “das organizações Globo do FIFALÃO &$ da sonegação bilionária” vomitou – mais uma vez – todo o ódio figadal:
    “Será votada em segundo turno a emenda Constitucional que reduz a maioridade penal no Brasil! Os defensores da tese de que criminoso menor de 18 anos não merece cadeia, e sim Escola, Centro de Recuperação… Esses defensores desta tese talvez desconheçam o exemplo de educação que foi apresentado ao país nestes últimos 12 anos [de governos petistas]…”

    EM TEMPOS NAZIFASCISTAS:
    como se demonstrando ter escutado os [supostos] ‘pitos’ proferidos pelos patrões Marín(hos), o Garcia “da Globo” passou a defender a tese da renúncia da presidente Dilma Rousseff!
    Ao que parece, o *ex porta-voz da ditadura militar abandonou – espontaneamente (risos) – a tese do “impítim é ‘meuzovos'”!
    *e boçal [pseudo]jornalista

    NOTA FÚNEBRE: aqui em Feira de Santana, Bahia, o programete fasciterrorista e antinacionalista ‘MAU Dia Brasil’ é retransmitido pela Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade AM 970.
    Emissoras da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.
    Empresas católicas [do lucro!].
    E agora também a serviço do ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’.

    República Desses Bananas Fascinazistas, Terroristas, Antinacionalistas e [mega]Corruptos até a enésima geração
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    1. errata desprezível

      … Especificamente, a maioria dos(das) médicos(as) brasileiros(as) reproduz a “grande” mídia nativa:

      … [A maioria] reproduz…
      em vez de (a maioria) ‘reproduzem’…

  16. Caro Fernando,

    Discordo do seu arremate: não podemos pretender que o ódio se cale, por isso a melhor forma de agir é cobrá-lo na justiça, com a ofendida interpelando os autores de afirmações criminosas ou discriminatórias.

    1. José Medeiroa
      que boas comparações fizeste, da Caicó do passado (dos Maia e Alves e talvez do tempo do FHC?) com a atualidade. Valeu. E para Ana Luiza um abraço, muita coragem e persistência.

  17. KKKKKkk, os coxinha tão desesperado!Pregam a meritocracia mas proponho um exercício de imaginação:

    Vamos propor um país em que, todo o ensino é gratuito e igual pra todos, será que teríamos essa configuração na sociedade, a distribuição dos empregos e das carreiras profissionais seria a mesma?

  18. Dra. Ana Luiza de Lima, não se detenha nem se rebaixe a estes pseudos doutores. Não são gente nem doutores, apenas graduados mal formados e mal pagos.
    Para eles a dedicação extra exigidos na formação e exercício da profissão são peso e opressão. São mercenários travestidos de médicos. Hipócritas que amam mais o dinheiro que as vidas. São insensíveis. Incapazes de expressar amor e zelo pelas vidas.
    São covardes que agridem e atacam calouras e se curvam a seus opressões. Se auto intitula cultos e médicos, mas são ignorantes que se opõe a revolução que tras melhora da saúde pública no Brasil, ou seja, são obtusos que se auto intitulam cultos e médicos e não são nada.

  19. INFELIZMENTE, O ÓDIO E O PRECONCEITO CONTRA A CLASSE POBRE, CONTRA A RAÇA NEGRA E CONTRA OS HOMOSSEXUAIS ESTÁ ESPALHADO EM NOSSO MEIO PELOS FASCISTAS E REACIONÁRIOS DE PLANTÃO…A QUESTÃO BÁSICA É QUE A “ELITE DOMINANTE” NÃO ACEITA QUE OS(AS) FILHOS(AS), NETOS(AS)ORIUNDOS DE CALSSE POBRE ESTUDAM EM UNIVERSIDADES E SE TORNAM DOUTORES(AS)PRIVILÉGIO APENAS PARA MEIA DÚZIA DESSA ELITE ANTES DO PT SER GOVERNO… DAÍ TODA ESSA RAIVA E ESSE ÓDIO INSANO, DESCABIDO, DESPREZÍVEL DESSA MEIA DÚZIA DE MÉDICOS E ESTUDANTES COM RELAÇÃO À MOCA EM QUESTÃO QUE É UM BELO EXEMPLO PRA TODOS NÓS…SIGA EM FRENTE!PARABÉNS!… ENALTEÇO OS BONS PROFISSIONAIS DA MEDICINA QUE CUMPREM BEM O SEU PAPEL DE SALVAR VIDAS E QUE NÃO MEDEM ESFORÇOS PARA ATENDER A NOSSA POPULAÇÃO MAIS CARENTE…VIOLÊNCIA VERBAL E FÍSICA É PRÓPRIO DE QUEM NÃO TEM ARGUMENTO…..

  20. A MEDICINA, com todo este glamour de
    nobreza que a envolve, é isto mesmo: uma atividade eminentemente
    aristocrática.
    Mesmo no Canadá, segundo palestra recente proferida no Sesc pela prof. Denise Spitzer da uOttawa, o sistema socializado da medicina corre perigo.
    Perigo de privatização (a face mais terrível da mercantilização), que ronda até o sistema de saúde inglês, em golpes sucessivos capazes de destroçar ambos com o tempo.
    O pior da influência da medicina dos EUA –não obstante esta ter sido ranqueada em último lugar num levantamento britânico recente acerca de 11 países dominantes — é uma herança maldita consumida amplamente no Brasil.
    No horizonte de boa parte dos profissionais médicos, nada de
    benemerência ou populismo com os pobres, mas sim muita
    grana, prestígio social e padrão de vida nas alturas, segundo os cânones da meritocracia ou medicocracia.
    O que esperar de uma categoria que em parte significativa identifica-se com o ortopedista ultra-reaça Ronaldo Caiado?

  21. A MEDICINA, com todo este glamour de
    nobreza que a envolve, é isto mesmo: uma atividade eminentemente
    aristocrática.
    Mesmo no Canadá, segundo palestra recente proferida no Sesc pela prof. Denise Spitzer da uOttawa, o sistema socializado da medicina corre perigo.
    Perigo de privatização (a face mais terrível da mercantilização), que ronda até o sistema de saúde inglês, em golpes sucessivos capazes de
    destroçar ambos com o tempo.
    O pior da influência da medicina dos EUA –não obstante esta ter sido ranqueada em último lugar num levantamento britânico recente acerca de 11 países dominantes — é uma herança maldita consumida amplamente no Brasil.
    No horizonte de boa parte dos profissionais médicos, nada de
    benemerência ou populismo com os pobres, mas sim muita
    grana, prestígio social e padrão de vida nas alturas, segundo os cânones da meritocracia ou medicocracia.
    O que esperar de uma categoria que em parte significativa identifica-se com o ortopedista ultra-reaça Ronaldo Caiado?

  22. O minha (linda) com todo o respeito…..queria que as suas palavras fossem absorvida por alguns (Nacionalistas)….mas vejo que um dia o sol vai brilhar(e não pessoas desse naípe)pensando que o mundo é só deles e patendo panelas………….coisa ingrata, com os brasileiros e as pessoas como vc lutando pra melhorar o BRASIL…..não se curva diante desses…..um abç de todo coração…

    Wagner

  23. Precisamos todos lutar diariamente contra o fascismo e o nazismos desenfreado que nasce no Brasil. São pessoas imbecilizadas, sem qualquer compromisso com o ser humano, que não enxergam um palmo na frente do focinho, que defendem privilégios, porém, não se beneficiam dele, já que são apenas uma massa porca de manobra das elites podres. Ou acabamos com esses fasci-nazistas, ou eles acabarão com o Brasil. Apoio integral a esse menina-médica.

  24. Nossa! Cheio de microfones da Joven Pan, SBT, BAND, CBN e GLOBO na boca da menina. Prova que nossa imprensa é imparcial e cobre tudo.

  25. é por essas e outras que o governo deveria fechar todas as faculdades e mandar todo mundo fazer em Cuba, pois além de saírem de lá mais humanos , aprenderam a manejar metralhadora como ninguém

  26. não faz muito tempo que Marina passou por massacre bilhões de vezes pior e não vi nenhum desses ¨humanistas¨ defendendo-a. Como dizia Tião Macalé: NOJENTOS!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *