Por que perguntas de Cunha não interessam aos jornais?

teteatete

É impressionante  como, por conveniente seletividade, a grande imprensa simplesmente ignora tudo o que pode ser a mais explosiva revelação dos escândalos políticos em que o Brasil mergulho: as conexões entre Eduardo Cunha, o agente do impeachment, e Michel Temer, seu beneficiário, mesmo depois de o primeiro ter fornecido, publicamente, os temas e o roteiro – o que, no jornalismo, chamamos pauta – para que tudo seja investigado.

Perguntas que brotam das perguntas que Eduardo Cunha dirige a Temer para que – se o juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Criminal Federal de Brasília não fizer como Sérgio Moro, vetando aquilo que  possa ser (palavras dele) ameaça ao atual presidente.

Brotam, mas ninguém se aventura a fazê-las.

A primeira é a indicação de Moreira Franco para a Caixa, quando o PMDB da Câmara passou a integrar o Governo Lula. Se foi pedido de Michel Temer não é coisa que só ele possa responder. Dirigentes da Caixa, do Ministério da Fazenda e e da própria Caixa, à época, podem ser ouvidos para saber se corria a informação de que era pedido de Michel Temer. Ao que parece, ninguém os procurou sobre isso.

Depois, a misteriosa Érica, que teria recebido, junto com Moreira Franco, oferecimento de vantagem indevida decorrentes de liberação de recursos do FGTS. Há uma Érica, Érica Ferraz, ex-namorada de Michel Temer e mãe de um de seus filhos – nascido em Londres, para onde ela foi já grávida. Como ela é uma das coordenadoras de uma conta da Secretaria de Comunicação da Presidência da Repúbloca, paga por uma empresa contratada, não será difícil , lá mesmo no Palácio do Planalto, achá-la e perguntar-lhe se sabe algo a respeito.

E as reuniões com André de Souza, do conselho curador do Fundo, aconteceram? De novo, não é só Michel Temer que pode relatar, há o próprio André, mas até agora, 72 horas após a divulgação das perguntas de Eduardo Cunha, não teve uma matéria sequer para dizer que se recusou a comentar.

Menos ainda Fábio Cleto, que foi para a Caixa a partir de uma indicação  de um lobista, Lúcio Funaro, que se pensava exclusivamente ligado a Cunha e agora sabe-se igualmente logado a Geddel Vieira Lima, homem de confiança de Temer.

O rol das perguntas de Cunha é pauta para uma redação inteira. Não é uma apuração fácil para blogueiros, a quem as fontes atuais do Governo não vão dar bola e que n]ao têm condições de se deslocar a Brasília e abordar diretamente as pessoas. Mas para os grandes jornais, é e poderia estar sendo feita há três dias.O fato de Cunha se tratar de um bandido não torna menos relevantes as informações que tenha a dar ou que permita descobrir. Afinal, a Lava jato não foi construída sobre o que disseram ladrões?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Não interessa porque Cunha também poderia fazer perguntas do mesmo calibre aos Marinhos, aos Frias e aos Mesquitas e a Abril todos envolvidos na corrupção até o pescoço, por isso deram toda a cobertura a Cunha e agora querem descartá-lo, todos sabemos qual a função da imprensa brasileira desde a época do império, passando por Getúlio, João Goulart, Dilma, ela é um instrumento antidemocrático de apropriação da riqueza brasileira para essa famílias.

  2. O povo já está começando a se dar conta da canoa furada que foi o golpe.
    Eu, a cada dia mais, fico surpreso é com a inteligência de Lula. Ciente de que não cometera nenhum ilícito e de que as ações do MPF e de Moro contra si são 100% políticas e não criminais, partiu para o ataque no campo da política e está virando o jogo. É claro que o fura-teto Moro pode, em mais uma ação ilegal, condenar Lula, mesmo sem provas, sem testemunhas, sem nada. Mas agora já está claro para a maioria da população que se trata de ação puramente política. Uma ação desse porte, transformaria Lula em mártir e daria imenso ganho político ao ex-presidente.
    Penso que a direita, hoje, está ciente de que não pode vencer Lula nas urnas e de que uma condenação judicial a Lula, irregular, apenas para que ele não dispute eleição, a essa altura, pegaria muito mal. Então, o que a direita, por seu servo mais obediente MT, irá destruir o que resta de governabilidade, acabar com qualquer chance de o Brasil se levantar a médio prazo para, aí sim, permitir que Lula se eleja e assuma o Titanic já afundando. Espero que, caso isso aconteça, que pelo menos desta vez Lula consiga fazer uma redemocratização da mídia.

  3. … O *PiMG e esta ‘PORCA-tarefa’ do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA da ‘Farsa a Jato’ nunca quiseram combater e erradicar a corrupção nesta porra de republiqueta do CUnha do mundo, sô!…
    Acrescente em uma tigela, PGR, TCU, TSE e, por óbvio, o STFede, misture bem, prepare uma sopinha de letrinhas, e “corra às léguas” porque o odor é pra lá de miasmático!
    Puro enxofre!

    *PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista)

      1. … Quem diria:
        não foi no STFede, nem no TSE [hã Tribunal! Hã Superior! Hã Eleitoral!], nem na PGR, nem no MP, nem…
        Foi nas diretorias de dois times de futebol paranaense onde apareceram ‘cabras machos’ a peitar os INFAMES mafiosos filhos do “dotô” Robert(o) Marín(ho)!

        “A Globo pensa que tem um poder que, na verdade, não tem!” Por Luiz Inácio Lula da Silva – declaração proferida quando ainda no exercício da Presidência da República

        ***

        … Ou o que ainda resta do Brasil acaba com a mafiosa Globo Organizações Criminosas ou a mafiosa Globo Organizações Criminosas acaba com o que ainda resta do Brasil!
        Não há meio-termo!
        Não há!

        ***

        Sim:
        POVO NAS RUAS!
        E JÁ passou da hora!
        Mãos à obra!

  4. Ora senhor redator! Não interessam aos PANFLETOS DOS GOLPISTAS e também àquelas pessoas que seriam autoridades,particularmente o JUDICIÁRIO,todos são meramente ,GOLPISTAS! Sem ações do POVÃO,sem medo de ser feliz,nada vai mudar.As CASTAS SE ACOMODAM e afinal,foi para manter privilégios,que deram o GOLPE.E vão vender o país,impunemente!

    1. já estão vendendo o país amigo. na hora que o cunha abrir a boca, não vai ficar pedra sobre pedra.

  5. O MONSTRO USURPADOR NAZIGOLPISTA É LIBANÊS!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    TEMER ATACA OS TRÊS PILARES DA SOBERANIA NACIONAL

    Com a entrega do pré-sal, a venda de terras para estrangeiros e o abandono do projeto do submarino nuclear, o Brasil de Michel Temer ataca os três pilares fundamentais de qualquer projeto nacional: segurança energética, segurança alimentar e segurança militar; Temer vai tocando essa agenda sem sequer ligar para a opinião pública; pesquisas recentes já indicaram que os brasileiros são contra a abertura do pré-sal; outro levantamento apontou que Temer é reprovado por 66,6% dos brasileiros; coincidência ou não, o general Eduardo Villa Bôas, chefe das Forças-Armadas, onde ainda existe um pensamento nacional, disse, neste fim de semana, que o Brasil está “à deriva”

    19 DE FEVEREIRO DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/281131/Temer-ataca-os-tr%C3%AAs-pilares-da-soberania-nacional.htm

    1. … FALANDO SOBRE MAIS UM DOS ‘TRUMPaceiros’ nazigolpistas daqui!
      Enquanto o DEMoTucano ‘Almofadinha’ João Dória ‘Senior’ enjoa precocemente de ser prefeito, aproveita para fazer um tour pelos Emirados Árabes…
      MORAL DA HISTÓRIA TRAGICÔMICA:
      “o mesmo prefeito gari” se ‘DESmoroLIZA’ em pleno início do carnaval!
      Entenda

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      São Paulo acorda com as ruas sujas, e Dória admite problemas no Carnaval
      Lixo de blocos acumulado e transporte ruim

      19/02/2107

      (…)

      FONTE, pasme: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/02/1860196-sao-paulo-acorda-com-as-ruas-sujas-e-doria-admite-problemas-no-carnaval.shtml

  6. Data vênia, Brito.
    Por mais fã que eu seja do seu trabalho, e mesmo entendendo que os questionamentos desta postagem são, de certa forma, uma ironia, não tenho como não fazer esse comentário.
    Infeliz do jornalista que acredita no “jornalismo brasileiro”.
    Explico.
    Jornalismo é uma arte praticada por jornalistas. Ok. Óbvio.
    E mesmo que não exista jornalismo imparcial, há o que se chama de “boa técnica jornalistica”. Esse é o princípio norteador dessa arte. Ou seja, seguindo esses princípios, mesmo sendo parcial, é possível produzir jornalismo.
    Qual é o problema então do “jornalismo brasileiro”?
    O problema é que não existe jornalismo (produzido em escala, com cobertura nacional) no Brasil sem o “meio”: empresa privada familiar.
    E o que essas grandes empresas familiares produzem, em essência, não é jornalismo. É a busca da expansão de um processo circular que elas acreditam ser seu santo graal: lucro, poder e ideologia.
    O jornalismo é secundário. É apenas um disfarce que essas empresas familiares encontraram para alcançar seu santo graal.
    Os jornalistas que acreditam nessa arte (que é produzida de forma livre e qualificada, guardados seus limites, em blogs da internet) são apenas engrenagens de uma máquina que tem por objetivo produzir de forma circular e ascendente: lucro, poder e ideologia.
    Os jornalistas, amantes da arte, são obrigados a se iludir para sobreviver. E se iludem à medida que uma ou outra reportagem, que serve para passar a imagem de uma “empresa jornalística séria”, sai numa capa de domingo ou em horário nobre da TV, p.ex. Meras exceções, necessárias para alcançarem o objetivo central da família.

    Jornalistas, amantes da arte do “bom jornalismo” não se iludam. Lutem contra o “jornalismo brasileiro” (produzido pelas grandes empresas familiares) dizendo na cara o que ele de fato é: uma máquina de produzir mentiras e manipulações ideológicas para expansão do poder e lucro familiar.

    Ah Brizola, pena que demorei tanto tempo para entender o que você queria dizer com seus ataques direto a Rede Globo. Só hoje eu sei: ou a Globo ou a democracia.

    Desculpe o desabafo.

    1. … Ou o que ainda resta do Brasil acaba com a mafiosa Globo Organizações Criminosas ou a mafiosa Globo Organizações Criminosas acaba com o que ainda resta do Brasil!
      Não há meio-termo!
      Não há!

  7. Jornalista Kennedy Alencar: Não cabe a Moro nem a ninguém da Lava Jato fazer julgamento político de Lula

    19 de fevereiro de 2017

    (..)
    Moro passou a tratar de ações ou omissões do PT para analisar acusações concretas contra Lula. Obviamente, está dando razão à acusação de parcialidade contra o ex-presidente da República.
    (…)
    Se essa linha do juiz prevalecer, ele tenderá a dar uma sentença condenatória com base na Teoria do Domínio do Fato. Ou seja, pela posição e pelo poder de Lula em relação ao PT, desvios de agentes do partido no mensalão ou na Lava Jato deveriam ter o aval da principal figura do partido.
    Um julgamento criminal tem de levar em conta acusações concretas e específicas contra uma pessoa. Do contrário, é julgamento político _ algo próprio das ditaduras, não das democracias. E isso não cabe a Moro nem a ninguém da Lava Jato fazer. Está errado. Sinaliza autoritarismo do Judiciário e do Ministério Público. Enfim, é preocupante.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/kennedy-alencar-nao-cabe-a-moro-nem-a-ninguem-da-lava-jato-fazer-julgamento-politico-de-lula.html

  8. Ah, se este questionáriozinhos fossem endereçados a Dilma ou ao Lula, já imaginaram quantas primeiras capas de jornais e revistas tendenciosas do mal não as estariam estampando ou tentando obter as respostas na marra dos dois. Tempos sombrios estamos vivendo. Mas o clarão voltará em 2018 pelas mãos do povo, se Deus quiser e ele quererá.

  9. Não temos mais país. No 17 de abril de 2016 o nosso país foi apunhalado, ficou na UTI até 31 de agosto. Quando desligaram o aparelho de uma suposta democracia. Estão todos no golpe. O judiciário, executivo e legislativo. Dominaram tudo. Abram nossos presídios, diante de tudo isso, eles são réus primários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *