2ª mentira: vídeo desmente versão de que chacina não foi guerra de facções

chac

Há uma segunda mentira evidente do ministro da Justiça, Alexandre Moraes: a de dizer que não houve origem no confronto de facções criminosas na chacina de Roraima.

Desta vez, quem o desmente é um vídeo horropilante , onde um dos presos exibe cadáveres e diz claramente que é uma vingança: “vocês não mandaram matar nossos irmãozinhos?, pergunta, enquanto exibe corpos ensanguentados pelo chão.

Por que Alexandre de Moraes vive repetindo  que não há uma guerra de facções, quando todo mundo está vendo que há?

Todo o resto passou a ser secundário, mas posto abaixo o que estava escrevendo sobre o Plano Nacional de Segurança, que não durou nem algumas horas, porque ou o ministro vai-se embora ou não terá autoridade para implantar coisa alguma.

Plano nacional de Segurança começa
por mudança mental, não com presídios

Há quanto tempo você ouve dizer que precisamos aumentar as penas ou tornar tal ou qual crime hediondo?

Adianta?

Alguém deixa de cometer crime porque a pena é um ou dois anos maior?

Mas nós estamos aplaudindo há anos o prende-prende-prende, que nestes últimos  tempos teve como suas estrelas Sérgio Moro e a decisão do Supremo de mandar encarcerar antes do trânsito em julgado de sentenças.

Os 650 mil presos mostram que o Brasil não prende pouco e solta muito.

O Brasil prende muito e prende mal, justamente pela deformação mental de que prisão é a solução da criminalidade.

Não há investimento em educação e colocação dos jovens no mundo do trabalho. Não há acompanhamento dos desvios de conduta – não “morais”, mas criminais – por falta de pessoal nas unidades educacionais de 2° grau, que se tornou uma necessidade evidente a qualquer um que trabalhe com educação de jovens.

Não há uma política de corregedorias policiais que reduza a promiscuidade entre policiais e criminosos, que é uma regra, não uma exceção.

Não há uma política judiciária que filtre a necessidade de  de encarceramento e acompanhe os que são liberados para cumprir medidas socioeducativas para que não reincidam nos mesmos crimes.

A “meta” de resolver o problema da superpopulação carcerária em 15% em dois anos é ridícula, porque temos 70% de superpopulação e reduzir 15% deste contingente significa reduzir em 10 mil o número de presos.  Se temos 650 mil  presos, dá pra vez como é risível achar que isso resolverá alguma coisa.

Sem contar que, segundo os dados da CPI do sistema carcerário, 25 mil pessoas entram nas cadeias por ano.

É preciso falar a verdade: não há dinheiro para fazer uma  revolução na qualidade dos presídios. Presídio é caríssimo e tem que ser feito, apenas, para promover o desmantelamento das organizações criminosas que lá se formam, frequentemente com a conivência de servidores ligados à custódia dos presos.

Ainda mais quando se ouviu o ministro da justiça dizer que “os recursos já estavam todos no Orçamento”. Ora, sem dinheiro novo, não há plano de emergência nenhum, só o alinhamento de medidas de gestão previstas antes.

Nem como paliativo serve.

PS. Só que, agora, com a comprovação de que Moraes mentiu escandalosamente ao dizer que o Governo de Roraima não havia pedido ajuda para o sistema prisional, ele e seu plano já não têm importância alguma. Ou porque ele cai do Governo ou porque, se ficar, não tem moral para implementar coissíssima nenhuma.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. Dentre todos os ministros golpistas, Moraes é o que me causa mais perplexidade e uma profunda desconfiança. Afinal ele é ministro de quem e do que?

  2. Ouvi a contragosto a entrevista desse idiota. Não disse nada a não ser mais repressão contra os presos. Tudo mundo já sabe que mais presídio não vai resolver. Acredito que os presídios no Brasil foram construídos, pelos que se deliciavam com o tempo da chibatas no couro dos negros. Esse ministro é a cara desse gov. golpista, um farsante que em poucos meses já tem sob sua responsabilidade mais de uma cetena de mortos e mutilados, em qualquer lugar do mundo esse facínora ja estaria respondendo pelo que fez, menos aquí, nos circos dos horrores sob o comando do Temer e da globo

  3. Caro Fernando,

    Sua pergunta: “Por que Alexandre de Moraes vive repetindo que não há uma guerra de facções, quando todo mundo está vendo que há?”

    Minha resposta: porque vivemos em tempos de pós-verdade.

  4. Acorda PT , acorda….. ! Esquece 2018 , falta 1 ano e 8 meses para as eleições. Mexam-se , criem lideranças, programas, projetos. Faça o Povo acordar. Vão esperar até quando? Se 54.000.000 votaram na Dilma, temos todos eles a serviço da Democracia. Caramba, que lerdeira. Parem com acusações, ataques e defesas inúteis. Partam pra cima e mostrem que querem consertar a burrada.

  5. Esperar o que do Lex Luthor.
    Dá uma tristeza lembrar que tínhamos um Aragão e Dilma e agora temos isso ai no governo do golpisto.

  6. “ESTARIA TUDO DOMINADO?”

    “O PCC NO PODER?”

    “DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO?”

    “MAS, SEMPRE DE OLHOS BEM ABERTOS!”

    “AO MENOS, NOTA-SE EXISTIR CONSCIÊNCIA DO GOLPE!”

    “FELIZ ANO NOVO MEUS BROTHERS E SISTERS (APESAR DOS PESARES)!”

    “FELIZ ANO NOVO MEU BRASIL VARONIL!”

    “OLHE O “LAWFARE – MIDIÁTICO” AÍ GENTE!”

    “O GOLPE SE AGIGANTA MAIS E MAIS!”

    “URGE UM FREIO DE ARRUMAÇÃO JÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

    “BOM DIA QUERIDA DILMA DO BRASIL!”

    PARABÉNS QUERIDÍSSIMA DILMA DO BRASIL!

    MUITOS E MUITOS ANOS DE VIDA E MUITA SAÚDE PARA A NOSSA ETERNA LEGÍTIMA PRESIDENTA ELEITA DILMA ROUSSEFF!

    “SALVE, SALVE NOSSO LULA DO BRASIL!”

    “A NAÇÃO BRASILEIRA, PRECISAMOS TODOS, DE MAIS LULAS DO BRASIL E MAIS DILMAS DO BRASIL!”

    Bom dia meu Brasil varonil.

    Bom dia meus brothers e sisters (apesar dos pesares).

    “URGENTE!” “URGENTÍSSIMO!”

    “FORA TEMER/CUNHA!” “MAIOR INIMIGO DA NAÇÃO BRASILEIRA!”

    “FORA TEMER/CUNHA!”, “MAIOR INIMIGO DO BRASIL!”

    “FORA TEMER/CUNHA, JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

    “FORA VENDILHÕES DA PÁTRIA MÃE GENTIL!”

    “OS DANOS JÁ CAUSADOS PELO GOLPE À NOSSA DEMOCRACIA, ESTÃO SE TORNANDO IRREPARÁVEIS!” “HOMI!”

    “O FAMIGERADO, O AVARENTO, O CRIMINOSO, O FACÍNORA “TIO SAN”, PARTIU PRA CIMA DAS NOSSAS RIQUEZAS NATURAIS E PATRIMONIAIS COM TODAS AS GARRAS, COM TODA FEROCIDADE, E DESTROÇANDO DE MORTE A NOSSA DEMOCRACIA!”

    Despertem mesmo e estejam ligados na vida. Movam-se. Vão à luta. Resistir! Resistir! Resistir!

    Não vão nos dizer que DILMA DO BRASIL não volta ao cargo de presidenta eleita porque esse tal senhor Moro e seus fidelíssimos vestais, EMPEDERNIDOS ANTI-PT OU ANTI-ESQUERDAS, não querem que isso aconteça?

    “É o que se pode concluir!”

    Então esses tais senhores não querem que DILMA DO BRASIL ELEITA VOLTE?

    “ACORDA PRESIDENTA CÁRMEN LÚCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL!”

    “SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ACOVARDADO?” “HOMI!”

    “COLOCA O PROCESSO DE ANULAÇÃO DO GOLPE EM PAUTA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ PRESIDENTA CÁRMEN LÚCIA!”

    “JUSTIÇA TARDIA É INJUSTIÇA!”

    “A NAÇÃO BRASILEIRA À BEIRA DE UM PRECIPÍCIO INFINDO!”

    “MUITO CHORO E RANGER DE DENTES!” “HOMI!”

    “A JUSTIÇA É INFINITAMENTE MAIOR QUE ESSES TAIS SENHORES MORO E SEUS FIDELÍSSIMOS VESTAIS EMPEDERNIDOS ANTI-PT OU ANTI-ESQUERDAS!”

    “NÃO HÁ O QUE ESPERAR!”

    “DILMA DO BRASIL DE VOLTA, DEMOCRACIA RESTABELECIDA!”

    “A HORA É ESSA, A DEMOCRACIA TEM PRESSA!”

    “FORA TEMER/CUNHA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

    “FORA TEMER/CUNHA!” “MAIOR INIMIGO DA NAÇÃO BRASILEIRA!”

    “HOMI!” “ABRA DO OLHO!” “BABADO NÃO É BICO NÃO!” Juízo gente e jáááááááááááááá…!!!

  7. O video mostra que não era mesmo guerra de facções, como disse o EX-advogado do PCC. Apareceu escrito no chão: “Aki quem manda é o PCC”. Então, pela lógica mentirosa dos golpistas, aquilo foi uma montagem, feita pelos próprios presos que filmaram tudo com celular. E nem vou me referir ao áudio, pois esse fala por si. É que eles estão acostumados a mentir para os coxinhas. Mas nós não somos coxinhas. Prá cima de nós não, violão.

  8. Eu acredito que a mudança no sistema penal brasileiro deve passar pela descriminalização da maconha e fim do encarceramento de viciados em outras drogas em geral que a policia insiste em chamar de traficantes enquanto os traficantes de verdade trafegam em seus helicópteros livremente.Se legalizar a maconha os impostos advindos da venda poderia ser usado em campanha anti drogas e na manutenção de centros de recuperação, ao contrario de hoje onde não há recursos para o tratamento mas as pessoas se viciam do mesmo jeito, fato.Só isso já reduziria em muito o numero de encarcerados no sistema prisional.outra coisa que precisamos urgentemente é passar a investir pesado em investigação criminal, ciência forense pesada.Talvez para isso precisássemos da desmilitarização da PM já que em sua formação é prevista o policiamento ostensivo que matematicamente é ineficiente e não a investigação.O Brasil precisa melhorar a vergonhosa estatística de apenas 8% dos homicídios solucionados se quiser melhorar o quadro de sensação de impunidade que impera no país.Aliado a essas ações, acredito que deveriam implementar um sistema onde não se encarcerassem pessoas por furtos de baixa monta por pessoas que não são reincidentes, como por exemplo diversas historias que tomamos conhecimento de cidadão encarceramos provisoriamente por terem furtados um pedaço de carne ou um sabonete.Deveria se implementar para estes casos, obrigatoriamente penas alternativas ou mesmo confisco de bens para se pagar o valor roubado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *