PF vira mamulengo de milícia. Por Luis Costa Pinto

Do Facebook do jornalista Luís Costa Pinto, a crua tradução do noticiário da expedição punitiva da PF sobre Luciano Bivar, o agora inservível presidente do PSL.

O episódio que transcorre esta manhã, busca e apreensão na casa do presidente do PSL Luciano Bivar, representa a ascensão mais súbita e mais grave na escalada fascista, antidemocrática e antiinstitucional por que passa o Brasil.

Antes de seguir, necessário separar de joio de trigo e nesse enredo não há trigo, só joio.

Bivar tem extenso prontuário como usufrutuário de situações que tangenciam crimes – eleitorais, de colarinho branco, de chantagem, entre outros passeios pela floresta de capítulos dos códigos civil e criminal. Mas, como sempre teria de ser, o Estado não poderia pôr o aparato policial contra um inimigo de quem o conduz qual manobrista de marionete.

O Estado Democrático de Direito não pode servir de fantoche para um pretenso autocrata nascente travestido de paladino da moral. E é isso o que Bolsonaro pretende parecer ser.

Bivar não escapa ileso de um baculejo da Polícia Federal e do Ministério Público seja em sua vida política, na vida privada ou em seus negócios empresariais.

Contudo, o conveniente e descarado cronograma da PF chefiada pelo ex-juiz e protofascista Sérgio Moro, empreendendo buscas e apreensões contra o ex-aliado e hoje grande desafeto político do presidente que escorrega na ladeira do descrédito público, parece – e é – uma agenda persecutória indigna de uma democracia.

Bolsonaro precisa provar que desconhecia a operação de hoje já há uma semana, quando advertiu a um dos patetas que foram tirar foto com ele diante do Alvorada a necessidade de conservar distância de Bivar. À luz dos acontecimentos desta manhã, é óbvio que o presidente da República fora informado pelo seu títere da Justiça que a polícia política sob seu comando faria o que fez.

Chama-se Operação Guinhol, diz a PF, porque seria nome decorrente do Teatro de Bonecos. Na verdade, como se dá no Recife, cidade onde há larga tradição desse tipo de manifestação cultural e artística, o batismo é de fato Operação Mamulengo. E o boneco conduzido ao sabor das vontades de seu mestre (despreparado, inculto, abusivo e escroque, mas “mestre”) é a própria Polícia Federal.

A PF se converteu numa DINA chilena, numa KGB soviética, numa Gestapo nazista, num FBI de J. Edgar Hoover.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Tudo consequência do golpe.
    Não que o Brasil já não estivesse envolvido em diversos tipos de falcatruas, mas não eram a mola mestra do governo, nem eram feitas à luz do dia, para que o povo se acostume e considere esse tipo de coisa algo normal na política.

    1. Consequência claramente previsível do golpe. Desde as suas origens, no mensalão, estava óbvia a tentativa de manipular o Estado de Direito e partir para o jogo fascista de usar o Judiciário e o MP como instrumentos de perseguição política. Partidos de esquerda, notadamente o PT, nada fizeram para cortar o mal pela raiz, enquanto os direitistas do tucanato ajudaram a insuflar o golpe esperando ser os seus beneficiários. Hoje, arrependida, a oposição ao fascismo está completamente desarticulada.

      1. Concordo em parte. Não podemos deixar de considerar que a situação do PT estava mais para “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Se tivesse sido mais atuante na tentativa de cortar o mal pela raiz, é bem possível que o resultado tivesse sido ainda pior para o partido, pois o jornalismo de guerra acusaria o PT, ainda que injustamente, de estar sendo antidemocrático. O PT nunca ganhou em primeiro turno, o que mostra que para mais da metade dos eleitores o PT não era sequer a primeira opção. O golpe teria acontecido de qualquer maneira e da acusação de tentar afrontar a democracia provavelmente o PT nunca se livraria. E hoje as críticas ao PT seriam pelo motivo oposto. A verdade é que o fato do excessivo republicanismo não ter funcionado não significa que uma postura mais firme teria funcionado.

        1. Creio que ambas têm razão. Entretanto, não podemos descartar o caráter imprevisível das redes sociais, que poderiam ser fortemente alimentadas pelo PT, enquanto governo. Creio que o Lula “baixou a guarda” depois dos 87%, preocupado em se “descolar” da Dilma, chamada de poste exatamente para forçar esse descolamento; e deu certo.

  2. Só que desde 2016 não vivemos mais sob um Estado Democrático de Direito e, no que tange ao “çupremo”, não há nenhuma disposição de restabelecê-lo.

    1. Para isso está lá o “assessor” militar do Toffoli: garantir que o çupremo não terá essa disposição tão cedo…

  3. Essa é a turma que ia combater a corrupção. Voce acreditou? Voce votou neles? kkkkkkkk sem comentários.

  4. O DNA democrático prevalece em no máximo 25% da Polícia Federal.
    É uma instituição que necessitará de uma faxina, passado o período do Capitão.

  5. Nunca a Prato Feito foi tão prato feito quanto agora, nem mesmo nos tempos de Serra ao destruir a candidatura de Roseana Sarney. Vexame e vergonha nacionais como o exército entreguista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *