Pedido de anulação feito por Lula tem pouca chance, mas tem alguma

O pedido feito pela defesa de Lula para que, seguindo o entendimento formado pelo STF de que compete à Justiça Eleitoral julgar os casos de doações irregulares a partidos políticos – o famoso “Caixa 2” -, tem lógica jurídica, construída, aliás, pela prórpia “Força Tarefa” da Lava Jato e pela sentença de Sérgio Moro.

Afinal, na falta de um ato de ofício praticado por Lula para “fazer jus” a um agrado financeiro de empreiteira, escolheram jogar tudo como subproduto de uma suposta conta de propinas em favor do Partido dos Trabalhadores e de suas atividades eleitorais, das quais teria provindo a reforma do apartamento que Lula nunca usou ou ocupou.

Logo, juridicamente, a construção da acusação parte de um “crime de Caixa 2” para, derivativamente, ter havido dele um benefício a Lula, mas não por um ato de ofício que estivesse ligado à suposta vantagem recebida.

A origem eleitoral do suposto crime é repetida várias vezes, não só no pedido da acusação, mas na própria sentença de Sérgio Moro.

Mas porque digo, então, que tem pouca chance de ser acolhido o pedido?

Simples. Pela mesma razão de que hoje, com uma decisão monocrática para soltar Michel temer não ser armou o charivari que se fez quando uma decisão igual mandou soltar Lula, meses atrás.

As decisões judiciais no Brasil são como os ternos de alfaiate: feitas sob medida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

15 respostas

  1. Impressionante como os subterrâneos dessa corja que está no poder são imperscrutáveis. Por exemplo: só recentemente ficou claro que o general Villas Boas é um golpista. Há pouco se soube das chantagens feitas contra o supremo. Falta dizer por QUEM.
    Se Lula for solto será uma surpresa daquelas, mas milagres acontecem. O santo a gente só fica sabendo bem depois.

    1. Em plena concordância.
      Neste momento, cada lei brasileira parece ter um “puxadinho” especial, somente para Lula!

  2. PRETENDO IR A CURITIBA DIA 7,MESMO SABENDO QUE A COORDENAÇÃO DO PESSOAL DA VIGÍLIA NÃO GOSTA DA PRESENÇA DE GENTE COMO EU.
    EU NÃO CANTO EU GRITO,EU NÃO DANÇO,MEU MOVIMENTO É DE ENFRENTAMENTO.
    PRETENDO IR A CURITIBA PORQUE NADA NESSA VIDA CONSEGUIU AINDA ME FAZER CALAR A VOZ E PARAR OS MEUS PASSOS.
    EU NÃO VOU A CURITIBA POR OUTRO DIREITO QUE NÃO SEJA OS DIREITOS DE LUIZ INÁCIO.
    TUDO,TUDO QUE O BRASIL MAIS PRECISA ESTÁ HOJE ENCARCERADO,ENCARNADO EM LUIZ INÁCIO.
    A FIGURA DE LULA REPRESENTA MEUS 49 ANOS DE TUDO PELO QUAL LUTEI MAS A ALMA,A ESSÊNCIA DE LUIZ INÁCIO É O QUE NÃO CONQUISTAMOS,NÃO ASSIMILAMOS E NÃO MERECEMOS E DISSO É QUE PRECISAMOS.

    1. Compartilho do mesmo pensamento. Acredito que a fase da negociação se encerrou em 2016. Atualmente precisamos ter a atitude de confrontar golpistas e bolsominions, quer no debate, quer na vida real.

    2. Lula não foi preso especificamente para evitar sua eleição, este foi um objetivo correlato de caráter tático. Lula foi preso porque o Império, entrando em nova fase de luta por sobrevivência, não poderia suportar os prejuízos causados a sua hegemonia pela enorme influência global de uma liderança que era unanimidade mundial e que em nada obedecia a seus interesses. Por esta razão, Lula só será libertado quando o Império der sinais visíveis de enfraquecimento diante daqueles que ele pretende que sejam completamente subjugados. Os agentes internos do Império se colocaram folgadamente acima das instituições nacionais, inclusive acima da Constituição. Mas agora já dão sinais de que seus poderes estão sumindo. Com mais autonomia e com a recuperação paulatina de seus poderes intrínsecos, as instituições poderão vir a soltar Lula. Lula só será solto quando as instituições nacionais se sentirem fortes novamente o bastante para soltá-lo, sobrelevando-se beneficiadas pela perda de poder dos agentes internos do Império que as confrontavam. E estes agentes já estão perdendo poder, aqui e alhures. Isto já está se evidenciando com a incapacidade cada vez mais evidente dos americanos de imporem uma mudança de regime na Venezuela. Os militares brasileiros, por exemplo, que sempre superestimaram seus colegas americanos, tinham absoluta certeza de que eles, os americanos, iriam rapidamente dar um fim à experiência independentista na Venezuela. Com seu fracasso evidente, porém, muitos deles, inclusive o General Mourão que já esperava que o Brasil interviesse depois da “mudança” com uma força de pacificação, ficaram extremamente surpreendidos. Parece que vão ter que entender, finalmente, que o mundo está mudando.

  3. SEMPRE QUE DATAS CRUCIAIS SE APROXIMAM APARECEM ARTIGOS FALANDO DA POSSIBILIDADE DE REVEREM A CONDENAÇÃO DE LULA.
    DUVIDO MUITO QUE LULA ACEITE PRISÃO DOMICILIAR,LULA QUER JUSTIÇA E PRISÃO SEJA QUAL FOR NÃO É JUSTIÇA A UM INOCENTE,A UM PRESO POLÍTICO.
    SEI DE ONDE VEM ESSA TENTATIVA DE DESMOBILIZAR COM ESPERANÇAS VÃS,POIS ISSO É DESMOBILIZAÇÃO.
    ESSES MOVIMENTOS VEM DE SÃO PAULO TERRA DE COVARDES,DE LIDERES DE MERDA CUJA INÉRCIA NOS JOGARAM NO FUNDO DO POÇO,CUJA ATUAÇÃO NOS COLOCARAM SEMPRE NAS CORDAS LEVANDO BORDOADAS.
    EU CONHEÇO ESSA GENTE,EU COMBATO ESSA GENTE A QUASE QUARENTA ANOS.

  4. Lula só será libertado na marra. Falta a esquerda e os progressistas acordarem para perceber que vivemos sob uma ditadura fundamentalista.

  5. As decisões da Justiça, no Brasil, depende da cara do freguês. O famoso corrupto de estimação sempre vence! ????

  6. E se é feita para cada caso não é justiça. Que nunca houve aqui.
    Lembrei-me: como o major lima do temer ainda não foi julgado se o almirante oto da mesma nuclebrás já foi para as grades há um século. E olhe que era militar, e eles ficaram caladinhos.

  7. Eu penso que a defesa do grande Lula erra por abrir muitas Frentes!…

    A Frente tinha que ser una!…

  8. Além do que foi falado aqui , acho muito cedo queimar este cartucho , dizem já está agendado no STF o julgamento referende a a prisão em 2ª Instância no próximo mês . E tem mais os ânimos ainda estão arrefecidos , nenhum juíz no STJ terá a coragem necessário de atender o pleito . Além do que ali está infestando de Bolsonaristas .

  9. Assim como naquele episódio em que o chamado “PT jurídico-judicial” – a máfia que seqüestrou a direção nacional do Partido dos Trabalhadores – abriu mão da candidatura do Ex-Presidente Lula, traindo nosso maior líder político e popular, bem como legitimando a eleição farsesca e fraudulenta, vemos agora essa “máfia da burocracia petista” cooptar também os advogados que fazem a defesa de Lula no âmbito criminal, de modo que a “câmara de gás do STJ”, essa em que o nazifascista Félix Fischer, oriundo da JF-PR, é o presidente possa confirmar (provavelmente por unanimidade) a condenação – SEM PROVAS – do Ex-Presidente. E o STF e as ORCRIMs judiciárias saem “limpinhos” dessas patranhas.

  10. Lula nos dias de hoje ser solto é uma utopia! Mas lembrem-se que muitas utopias hoje são realidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *