Partidos de esquerda se unem por liberdade para Lula

ll

Sinal de que a perseguição a Lula e sua iminente retirada da disputa eleitoral, longe de colocar em primeiro plano  a disputa pela ocupação de seu espaço, parece ter sinalizado aos partidos de esquerda que, se ele for mesmo impedido de concorrer, a sorte de todos eles está liga ao comando que ele terá no processo de formação da consciência popular. Por isso, na minha opinião, Carlos Lupi, Presidente nacional do PDT; Juliano Medeiros, do PSOL; Luciana Santos, do PCdoB, além de Gleisi Hoffmann, Presidenta nacional do PT, divulgaram hoje um documento conjunto, chamando de “ato de perseguição política, que tende a aprofundar a gravíssima crise econômica, social e política do Brasil” a prisão do ex-presidente de “decisão casuística, politicamente motivada”.

Leia a nota divulgada pelos quatro presidentes de partido:

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feita ao arrepio da Constituição Federal, representa agressão à democracia brasileira e aos tratados internacionais de direitos humanos, os quais consagram, como fundamentos dos regimes democráticos, os princípios da soberania popular, da presunção da inocência e do devido processo legal.
A origem das modernas democracias assenta-se justamente nesses princípios básicos, que têm no habeas corpus sua manifestação mais significativa. Assim sendo, a prisão de ex-presidente pode ser interpretada como uma decisão casuística, politicamente motivada, que cria insuportável insegurança jurídica no Brasil. O encarceramento apressado e injustificado do ex-presidente Lula, contra o qual não há uma única prova minimamente sólida de culpa, agrava sobremaneira o perigoso e crescente clima de ódio e de instabilidade política que tomou conta do país. A decisão, destituída de fundamentos jurídicos sólidos, configura ato de perseguição política, que tende a aprofundar a gravíssima crise econômica, social e política do Brasil.
A injusta cassação política-jurídica do líder nas pesquisas de intenção de voto, significa aposta irresponsável no quadro de caos e incerteza que prejudica toda a população brasileira. Confiamos, contudo, que as forças democráticas, dentro e fora das instituições, saberão reverter esse funesta decisão e libertar Lula. O que fazem hoje com o Lula poderão fazer com qualquer pessoa amanhã. Respeitar a Constituição é respeitar a democracia.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

45 respostas

    1. E consciiência política. Também falta ao nosso povo o sentido do que seja uma nação.

      1. e este o nosso atavismo, o sentido de nação. Leia o que escreveu Gabriel Gárcia Marques: “Por que a originalidade que nos admitem sem reservas na literatura nos é negada com toda a classe de suspeitas em nossas tentativas tão difíceis de mudança social.”

  1. “Esperar por Dom Sebastião, quer ele venha ou não” (Fernando Pessoa). Difunde-se o conceito de Sebastianismo Lulista.
    P.s. Dom Sebastião, rei de Portugal lá pelo séc. XV, saiu com as caravelas para a glória de Portugal e nunca mais voltou. Até hoje há quem acredite que um dia Dom Sebastião vai voltar.

    1. Obrigado pela colagem do Wikipédia, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra.
      Lula está longe de ter sumido, muito pelo contrário, cada vez está mais presente, pelo menos para o mundo civilizado.
      É até candidato ao Nobel, vc sabia ?

      1. Quem compara Lula ao Sebastianismo está de sacanagem ou ignorância histórica mesmo. Em geral são seguidores do Ciro e/ou torcedores do tal “plano B” que não vai chegar a lugar algum.

  2. É Lula ou entregaremos essa espelunca para a Blablarina ou o Bozonazi. Chega! Querem avacalhar? Então que coloquemos fogo no circo. A direita está pedindo e vai levar o que tem de pior na nossa política.

    1. Você realmente acredita que qualquer chapa de esquerda ou centro-esquerda teria a menor chance neste ambiente de golpe judicial e estado policialesco que vivemos? Derrubaram Dilma e prenderam Lula para entregar o governo ao Celso Amorim e ao Haddad? ou a qualquer outro? Somente Lula representa uma ameaça ao status quo golpista e eles sabem disso muito bem.

    1. Você está cega de ódio. Cuidado, pode vir a ter doenças. E canalha é o juiz da República Federal De Curitiba.

    2. Isabel, não grite. Assim eu posso até pensar que vc é da turma do bolsonaro. Aqui somos todos Amáveis, porque a liberdade é Amável. O Fernando Brito é Amável com perfume de Darcy, de Brizola… Fique calma porque somos todos Amáveis.

  3. Tenho 65 anos e sempre votei em todas as eleições no partido e nos candidatos do PT.
    Mas é evidente que existe uma perseguição política (será que descobriram agora?).
    Mas a esquerda tem que ser fria e objetiva nesse momento.
    Noto que há um impasse se Lula será ou não candidato.
    Não acredito em sua candidatura. Acho até que o PT está criando uma ilusão nos eleitores.
    Lula tem uma condenção de 12 anos e mesmo que venha a ser beneficiado com o Habes Corpus
    já existem mais duas acusações prontas para serem julgadas até o fim de maio (além de mais outras três
    a serem marcadas).
    A realidade é dura. Não acredito na história de que não podendo concorrer ele indicará um candidato
    que herdará seus votos na urna. Isso é balela. Quem da esquerda (ou centro-esquerda) tem mais possibilidade
    de chegar ao segundo turno? Só vejo um candidato: Ciro Gomes. Quanto aos outros, nenhuma chance:
    Manuela (alguém a conhecia?) não tem votos para o cargo. E vocês acham, sinceramente, que um partido como
    o PC do B tomaria posse? Boulos (se deixou levar pelo entusiasmo do momento político) poderia antes
    de se aventurar a concorrer a presidente, tentar (e ser testado) em cargo minoritário (vereador, deputado estadual
    ou federal), para ganhar experiência. Ah, e lembrando que seu partido o PSOL, através da Luciana Genro, apoiou
    o golpe contra a Dilma. Ou esqueceram disso? Não adianta o PT lançar Haddad (2% de intenção de votos), sozinho
    não tem musculatura suficiente para chegar (perdeu a eleição da prefeitura para um banana).
    Vejo uma candidatura Ciro/Haddad com muita boa chance de chegar e vencer. Na próxima eleição para presidente
    inverteriam para Haddad/Ciro. Ia ser uma barbada.
    Ciro atrai grande eleitorado do Norte/Nordeste, enquanto Haddad é visto com certa simpatia no Sul/Sudeste.
    Ninguém vai esquecer Lula e o que ele fez pelo país. Mas a luta dele (e nossa também) agora é provar sua
    inocência para a justiça e isso leva tempo (tempo esse que a esquerda não pode perder hoje).
    Pessoal, a esquerda está caindo novamente no jogo da mídia. Não percebem que estão querendo criar a cizânia
    entre Lula e o Ciro, ou seja, derrubam os dois de uma só vez. E se isso acontecer vamos ter que assistir a eleição
    entre Bolsonaro e Joaquim Barbosa de camarote.
    Tenham certeza que se o PT, não abandonar o ego e a humildade para apoiar Ciro nesse momento, provavelmente
    cairá no esquecimento e dificilmente ganhará alguma eleição majoritária durante as próximas eleições.

    1. Tenho 64 anos de idade e voto no PT desde sua fundação. Lutei contra a ditadura militar e agora sou obrigada a enfrentar essa campanhazinha asquerosa pelo Ciro. Ou esses defensores do Ciro são trolls ou analfabetos políticos. Ciro não é de esquerda ou centro-esquerda e nunca foi. Ciro não tem cacife eleitoral algum para a Presidência e também não tem equilíbrio para sobreviver sequer à primeira rodada de debates numa campanha. Vamos deixar de besteira, por favor. E vou dizer mais: não voto em Ciro nem que Lula seja libertado e venha pessoalmente a minha casa para pedir voto.

      1. No momento o executivo precisa de alguém com coragem e conhecimento pra enfrentar o empurra-empurra. O temperamento dele pode ser útil pra evitar que o vácuo de autoridade legitime de vez um novo regime militar. Não vai ter Brasil com um projeto puramente de esquerda nem puramente de direita. Ciro ao menos reconhece isso e tem um projeto mais realista.

    2. Suas colocações tem um pouco de razão somente na parte que fala em unir Ciro e Hadad, porém não me parece vável isto ser feito agora. O certo é levar com Lula como candidato com Haddad de vice até até a boca da urna e caso não seja possivel é só inverter. Hadad vai na cabeça e o proprio Lula na vice. Se não for possível na vice então coloca-se outro do PT para o cargo. Concerteza vamos para o segundo turno. No segundo turno teremos a união de PT, PCdo B, Psol, PDT (se Ciro não passar) e possivelmente do PSB (se Joaquim Barbosa não passar) e outros. As chances de elegermos Lula ou quem ele indicar são enormes.

    3. Quem tem possibilidade de chegar ao segundo turno é quem for o candidato com o número 13 indicado por Lula.
      A pesquisa Datafolha indicou que Ciro não é viável. Ele é bem mais conhecido conhecido do que Haddad ou Manuela, mas mesmo sem Lula ele perde para Marina e fica empatado em terceiro com Joaquim Barbosa e Alckmin.

    4. Concordo com você, Sidnei e parabéns pela paciência e didatismo de suas argumentações. É preciso mesmo paciência quando a viseira ideológica e o entusiasmo messiânico sebastianista dos inocentes úteis que, à socapa, são festejados e incentivados pelos coxinhas começam a atacar a pessoa que emite opinião ao invés de argumentar de forma verdadeira (sim, verdadeira) e inteligente.
      Seu último parágrafo é evidente por si mesmo e só os idiotas cheios de iniciativa (que Napoleão sempre temia) não enxergam. Digo mais: quando estivermos em 2019 com um governo de direita consolidando o golpe e realizando todas estas trágicas reformas que conseguiram fazer apenas em parte até agora, não haverá como reclamar de sua autenticidade, posto que terá sido eleito por eleições sem oponentes da esquerda.

  4. A globosta News com a paneleiros Leilane mostrando o barross com tradução simultânea de ingkin para português que matavmara ! Ele deveria falar também dos auxílios que ele recebe ! Mais prefere fazer o que a globosta pede eles ! Um bando de idiotas! Um horror ! Fascistas

  5. Ministro Barroso com tradução simultânea na globosta news com a Leilane a idiota dos paneleiros

  6. A cooperação entre o Departamento de Estado dos EUAs e agentes do judiciário brasileiro levanta uma indicação forte de que existe um grande negócio sujo de palestras, um mercado milionário aberto para agentes do judiciário brasileiro atuar nos EUAs. Tudo indica que a compra de juizes( Moro não para de viajar para os EUAs toda semana) , delegados e procuradores, inclusive dos tribunais TRF 4, STJ, STF, principalmente aqueles ligados com a operação lava jato se dá por meio da abertura do mercado de palestras em congressos e centros acadêmicos.
    Deade a Lava Jato esses agentes do judiciário brasileiro não param de viajar para dar palestras em congressos e em faculdades dos Euas, como em Harvard, para falar sobre o suposto combate a corrupção, prisão em segunda instância, fim de foros e da operação lava jato.
    Ex PGR Rodrigo Janot saiu da procuradoria para atuar no braço da Lava Jato na América Latina e recebe apoio americano para isso.
    Passo a acreditar com cada vez mais certeza que esses agentes públicos do judiciário estão vendidos, cooptados e corrompidos. Isso precisa ser investigado e denunciado. Traidores da pátria terão que pagar caro por esse crime! É preciso fazer lei para impedir e expulsar essas pessoas do poder judiciário, com punição exemplar para esse tipo de crime de traição a pátria. É preciso lei para proibir a entrada no judiciário de pessoas que foram treinadas fora do país, ou financiadas ou que estudaram ou receberam bolsa nessas faculdades estrangeiras.

  7. Se a esquerda se unir, pode ter certeza que o futuro presidente é dela. Se houver eleições.

  8. A situação está ficando cada dia mais insustentável, já não podemos confiar em nenhum poder constituído que seria, se não fossem poderes corrompidos e lotads de gente rapace, para defender o povo e não para condená-lo a uma vida de incertezas.

  9. não está na hora de fazerem uma visita ao Eduardo Cunha pra ver a cara dele palida, sem cabelos e em que tipo de banheiro ele utiliza?!!!… (ou sqn?!!)…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *