Paris será tomada sem luta?

capa_franca

Até hoje, o mundo se pergunta porque Paris foi tomada pelos nazistas praticamente sem luta, sem reação.

Em As Origens do Totalitarismo, Hannah Arendt ajuda a explicar esse mistério: o antissemitismo e o fascismo também existiam, com muita força, na França.

Hitler tinha fãs em Paris.

A batalha de comunicação não havia sido ganha, ou melhor, ainda não tinha começado.

Após a tomada de Paris, é que o mundo passou a produzir filmes de denúncia contra o nazismo.

A mesma coisa vale para o Brasil agora.

Vivenciamos o mensalão sem que houvesse a preocupação de produzir material de cultura que explicasse o que aconteceu.

A guerra cultural contra este novo tipo de arbítrio, a condenação sem provas, o linchamento midiático, ainda não começou.

A Globo continua produzindo novelas e séries em que a política, e só ela, é a culpada de tudo.

A mídia, o jornalismo, as elites, são tratadas como vítimas, santos, herois.

O que acontece hoje é instrutivo, para tomarmos consciência do valor da política.

Como ela é capaz de criar, e destruir.

O governo pode estar calado e apático, mas um sentimento novo emergiu em muita gente.

Uma consciência nova, mais atenta ao renascimento do velho golpismo de sempre, com roupas novas, tentando ser sofisticado.

Não sei se bastará para evitar a tomada de Paris.

Mas a tornará mais dolorosa, mais difícil, mais arriscada.

É também a única esperança de reação.

*

Parece que desta vez o PT decidiu não apanhar calado

Por Paulo Nogueira, no DCM.

O Petrolão é o novo Mensalão.

Tudo é parecido, a começar pelo comportamento da imprensa.

Mas deu já para perceber que uma coisa é completamente diferente: a atitude do PT.

No Mensalão, o PT ficou acuado. Agora, como que cansado de apanhar calado, resolveu partir para o contra-ataque.

É dentro dessa nova estratégia que devem ser entendidas as palavras de Lula na festa de 35 anos do PT.

Lula falou em pretensões golpistas da oposição, um “atalho” para o poder. E disse que a imprensa está ocupada primordialmente em “incriminar” o PT. Destacou, ainda, o caráter “político”, muito mais que jurídico, da Operação Lava Jato.

Você pode dizer, com razão: esperava-se que o PT renovasse a pantanosa política brasileira, e isso lamentavelmente não ocorreu.

O PT se juntou ao “sistema”, em nome da governabilidade, em vez de mudá-lo, e só a história poderá dizer se foi um gesto brilhante de sobrevivência na selva ou um ato de completa pusilanimidade.

Mas há na argumentação petista, nestes tempos, um ponto incontestável: há um rigor em relação a tudo que diga respeito ao PT que absolutamente não se vê para os demais partidos.

Isso tem pelo menos dois efeitos.

Primeiro, desmoraliza, deslegitima as acusações contra o PT. Mesmo quando elas têm fundamento, a injustiça de tratamento retira a força dos ataques.

Segundo, você acaba dando ao agredido, paradoxalmente, uma aura de perseguido.

As regras têm que valer para todos, para que a luta pela ética não seja farisaica.

Quer dizer o seguinte, trazidas as coisas para o cotidiano.

Enquanto FHC pontificar sobre a moralidade, ele que se elegeu depois da compra despudorada de votos para a emenda da reeleição, ninguém vai levar a sério a pregação anticorrupção veiculada pelas grandes empresas de mídia.

Elas mesmas: enquanto a Globo – flagrada num delito de sonegação milionária – se atrever a dar lições de moral, a hipocrisia estará triunfando.

Ainda em relação à mídia. Enquanto um jornal como a Folha fugir covardemente da obrigação de cobrir o crime fiscal da Globo, ele estará moralmente impedido de falar de esticar o dedo acusatoriamente para os outros.

Você não pode exigir decência quando age indecentemente. Um dos exemplos mais notáveis disso é Aécio.

Ele não explicou o aeroporto de Cláudio. Não se desculpou por ter colocado dinheiro público nas rádios da família, pelas mãos da irmã, como governador de Minas. Não esclareceu como podia falar tanto em meritocracia quando dava grandes empregos a tanta gente de seu círculo íntimo.

E mesmo assim, com todo esse passivo moral, ousa posar de Catão. E só tagarela porque os amigos lhe estendem o microfone continuamente sem que uma única cobrança lhe seja feita.

Poucas coisas demonstram tanto a miséria do jornalismo nacional como nenhuma empresa de mídia haver coberto o caso do helicóptero de um amigo de Aécio flagrado com 450 quilos de pasta de cocaína.

A omissão, aí, só se entende pelo empenho mórbido em poupar o amigo Aécio.

A mesma especulação já foi feita milhares de vezes, mas ei-la novamente: e se o helicóptero fosse de um amigo de Lula?

É por esse conjunto obsceno de coisas que mesmo pessoas sem vínculo com o PT – eu, se querem um caso – não se comovem em nada com as acusações que jorram dos suspeitos de sempre.

Existe apenas uma coisa pior do que não combater a corrupção. É você fingir que está combatendo-a, como em 1954 e 1964 – com finalidades inconfessáveis.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. A maioria das pessoas não pensa assim. Elas não se motivam por argumentos.
    Muitos dizem que se a eleição fosse agora, o PT tinha sido “varrido” do Brasil, mas discordo, essa onda antipetista crescente só está crescendo descontroladamente porque o governo não se defende, não há mais o horário eleitoral em cena. Se perguntar a 10 desses anti-petistas que expliquem apenas um fato concreto que justifique a sua posição, os 10 vão falar muita coisa, mas não vão apontar nada, vão falar coisas como “olha o mensalão”, “e esse petrolão”, “é muita corrupção”, “Dilma deu salário aos presos, com o nosso dinheiro”… Porque a mídia ataca incessantemente, as pessoas não leem as matérias de jornais e revistas, só a manchete, e olhe lá. Agora com o advento das redes sociais, o que aparece de notícia fake, basta um “enturmadinho” pegar uma foto montada pejorativamente e escrever um texto repulsivo e compartilhar, pronto, se propaga igual barata, uma semana depois isso se torna um mantra na cabeça do povo. Não adianta se defender com argumentos sólidos e fatos concretos, é perda de tempo. Quem defende o governo apanha o tempo todo, e provavelmente já deve estar cansado disso. O governo precisa não apenas se defender pifiamente, precisa atacar com tudo: solta uma Lei de Regulamentação das Mídias, a mídia vai ter de escolher entre bater no governo 100% ou bater 50% e se defender 50%. Solta um Plebiscito pedindo a reforma política, a mídia vai ter que bater nisso também. Lança um plano de reformas sociais, troca alguns ministros, baixa a taxa de juros, cria o imposto sobre fortunas, volta a CPMF, faz qualquer coisa que cause barulho na direita. Esse é o caminho, criar “fatos” que obriguem essa gente a entrar na dança.

    1. alexandre falou tudo …..
      pior isso tudo mantendo um cafajeste traira como ministro da justiça …. ou dilma é burra e gosta de apanhar ou é amante dele …. só pode, chega ….. to cansando de me expor em defender um governo que gosta de ser atacada

    2. Tudo bem, tudo bom, falou com propriedade e exemplos, o quanto é fundamental o governo, em particular a líder, a presidente, fazer política, mas para tanto, antes de qualquer outra ação, faz-se mais que urgente, para ontem, desembarcar, pela prancha, em alto mar, os inexplicáveis Mercadante e Zé Cardozo. Remover novamente Trautman para porta-voz, mas com duas intervenções diárias, como único a falar em nome da presidente, e no lugar do mesmo, na SECOM, Flanklin, fazendo dupla com o Berzô nas Comunicações e realizando mais imediatamente possível o que sagazmente recomendas, lançarem o cronograma para a regulamentação da mídia. Finalmente, no lugar dos “naufragados”, por não saberem nadar no mar político, Jacques Wagner e Tarso Genro. Aldo na defesa e Nicolellis ou outro expert na área cientifica, em seu lugar. E olha que isso dá para ser posto em prática antes de terça-feira, pois não depende nem do Renan, nem do Eduardo Cunha, só é preciso saber fazer política e ter coragem.

  2. “A Globo continua produzindo novelas e séries em que a política, e só ela, é a culpada de tudo.
    A mídia, o jornalismo, as elites, são tratadas como vítimas, santos, herois.”
    Como você falou da França, citaremos Napoleão, num discurso de 1812 ao Conselho de Estado. “Todas as desgraças que afligem nossa bela França devem ser atribuidas à ideologia, essa tenebrosa metafísica que, buscando com sutilezas as causas primeiras, quer fundar sobre suas bases a legislação dos povos, em vez de adaptar as leis ao conhecimento do coração humano e às lições da história”. No caso da Globo e da grande mídia a ideologia é a ” falsa consciência a fim de justificar privilégios de grupos e de classes sociais”-Agassiz Almeida.
    A globo e a grande mídia está inculcando nas mentes dos brasileiros que somente as classes dominantes, os estratos mais altos da sociedade têm idéias para o pais, dizendo dessa forma que eles são os iluminados que nos conduzirão ao paraiso das conquistas sociais e ao nirvana e a uma sociedade onde a justiça social será atingido.

  3. Jornalistas, uni-vos!

    Vocês precisam romper o histórico ciclo de grandes corporações de mídia a serviço de uma elite e dos interesses estrangeiros.

    A nação espera este momento.

    Vocês, jornalistas progressistas” plantaram a semente. É preciso adubá-la, irrigá-la para vê-la frutificar forte. Inabalável.

    Lendo este texto do PN, tive a mesma sensação.
    Mas é preciso mais do que a capacidade de se indignar. Mais do que ações isoladas de abnegados jornalistas. É preciso unir forças para romper as amarras de uma história colonial e elitista.

  4. Na festa de 35 anos o PT,nas palavras de Lula, resolveu partir para o contra-ataque. Até ai, tudo bem. Então,agora, não se pode perder o ânimo, não pode afrouxar-se. Uma vez começada essa atitude tem que ser levada até o fim. Se o PT, depois dessa,vir a perder a coragem e retroceder,tudo estará realmente perdido. A responsabilidade dos correligionários é muito grande. Não pode haver volta, sob pena de se instaurar o golpismo com grande facilidade. “Esse é o trabalho, essa é a fadiga”. Espero que não seja apenas Vox clamantis in deserto.

  5. “É também a única esperança de reação.”
    Quer dizer que o governo “Dilma Republicana” não vai reagir??? já “se entregou-se”???
    “Lula falou…” Lula disse.. mas e??? Ficou 12 anos e nada, nada foi investigado quanto às diversas “não conformidades” dos anos FHC et caterva… nada. “Lulinha Paz e Amor” foi um ato de completa pusilanimidade???
    Estamos como estamos pela completa inoperância de “Lulinha Paz e Amor” e “Dilma Republicana”.
    Não podemos ignorar a mídia, mas…
    A Globo sonegou? Receita Federal nela.
    O helicoptero tem pó? Polícia Federal nele.
    E??? nada.

  6. É Dilma, sua batata tá assando !!!

    Se é para economizar, economize nas propagandas no PIG (Incluindo as estatais).

    Os Olimpíadas vem por aí ! Todos sabem que são nossas estatais os maiores patrocinadores dos atletas !!! Já chega de patrocinar esta mídia… que certamente vai torcer contra o Brasil nas Olimpíadas !!!

    O governo tá enchendo o bolso da famiglia Marinho / Jornal O Globo / Fundação Roberto Marinho / TV Globo / Rádio Globo / G1 / Revistas / Propaganda em novelas … pelo amor de Deus !!! Peço ajuda aos amigos… há mais algum veículo de comunicação dos Marinho para o governo patrocinar / oferecer ?

    (o pior é ver que patrocinamos === com dinheiro do povo === emissoras e programas pensados para humilhar o governo federal e a honra das pessoas que estão no poder, eleitas ou não).

  7. A nossa Presidente precisa vir a público urgente! Acaba com a mídia golpista Dilma, principalmente a Rede Esgoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *